O FUTURO DO BB

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Tem gente preocupada com o futuro do BB.  Será que o BB vai mesmo ser privatizado ?  Como vai ficar a nossa aposentadoria ?  A Previ tem sustentabilidade ?  A Cassi vai sofrer intervenção? Vamos ter que recorrer ao SUS ?


Outroscolocam suas esperanças num alongamento do ÉS ou num reajuste dos benefícios através de índices mais verdadeiros do que o atual.

Alguns dados preocupam, como, por exemplo, a enorme inadimplência dos empréstimos imobiliários da CARIM.  As hipotecas não cobrem os prejuízos.

Outros falam dos problemas gerados pelo nosso envelhecimento que torna mais oneroso o pagamento de nossas aposentadorias e pensões.

Tudo muito negativo.

Para complicar mais o cenário as mudanças impostas pela tecnologia estão liquidando com a carreira do bancário tradicional. Já existem agências totalmente geridas por robôs em outros países.

O maior perigo para os  grandes bancos está na veloz expansão das fintechs. As novas gerações preferem as fintechss.

O BB procurou conquistar as novas gerações com uma publicidade corajosa. apostando na diversidade. Mas o presidente capitão não gostou, se intrometeu indevidamente, e ilegalmente porque agrediu a lei das estatais, cortou a propaganda e demitiu o diretor do BB.

Bolsonaro decididamente não sabe governar. Sabe atrapalhar. 

Assim não dá presidente.  Vamos ficar sem clientela. Aí o BB não vai ser privatizado. Vai fechar.

Intervenha na escolha dos conselhos do BB. Veja quem tem conflitos de interesse. E demita quem escolheu as raposas no galinheiro. Esse é o papel que lhe cabe.

E hoje, assim como na Petrobrás, o presidente trapalhão derrubou as ações do BB ao reclamar dos juros cobrados e implorar por uma redução.

Tá difícil.  E o STF tripudia de nós encomendando lagostas, bacalhau e vinhos nobres. Que coisa !

Assim não dá, presidente.  Por que não se cala ? E´  a encarnação da Dilma de saia ?

43 comentários:

Anônimo disse...

Publicidade corajosa ?
Por que ?
O sentido foi outro. Nada com captar "novos clentes".

Anônimo disse...

Doutor Medeiros
Muito boa sua leitura do quadro atual. Preocupante o que se passa. Nossas famílias sentem os problemas. Tá difícil.

MAUS disse...

"Alguns dados preocupam, como, por exemplo, a enorme inadimplência dos empréstimos imobiliários da CARIM. As hipotecas não cobrem os prejuízos."

SMJ, há que se debruçar sobre esse problema, analisando o histórico dos FINANC IMOBILIARIOS da CEF e de outros Fundos, buscando soluções de REVISÃO dos cálculos.

- EXPURGO DE ENCARGOS, C.M. DE PLANOS, ELASTECIMENTO DE PRAZO...

- tudo em consonância com preceitos jurídicos como "TEORIA DA IMPREVISÃO" e "EXCESSIVA ONEROSIDADE DE ENCARGOS" = estes podem estar extrapolando os índices de reajustes da PREVI!


É APENAS UMA SUGESTÃO - não tem como criticar a CARIM da PREVI sem conhecimento de causa.

AB

Anônimo disse...

Realmente, o desencanto com o Bolsonaro está se extinguindo. E em apenas 4 meses. A continuar nesse ritmo, logo estarão circulando carros com adesivos "VOLTA LULA" ou quem sabe "VOLTA TEMER". Quem viver, verá.

Anônimo disse...

Acho que é pontual, VOLTA LULA Deus me livre. Mil vezes qualquer um do que Lula.

sss disse...

Pedir a volta de Lula ou Temer, eu não faria, mas são apenas homens, e o pior, são políticos. Somos 200 milhões de patos.

Renato Sant Ana disse...

Será que o plano não é acabar com o BB ao invés de privatizar? Ou melhor: desvalorizar ao máximo para privatizar pelo mínimo dos mínimos ? Os “jenios” que votaram neste iluminado para presidente, que com 28 anos como parlamentar não fez nada, que respondam.

Anônimo disse...

Pegando um gancho no comentário do Renato, das 17:55, se o Bolsonaro não fez nada em 28 anos como parlamentar, agora em compensação, como Presidente, faz e muito. Uma besteira por dia.

Anônimo disse...

Tem que internar quem quer a volta do LADRÃO MOR. Pelo amor de Deus. Deixem o demiurgo de Garanhuns mofar no xilindró.

Anônimo disse...

Acho que o anônimo das 15:20 esta certissimo. A continuar nesse rítmo não demora vão começar a aparecer os adesivos de "VOLTA LULA" . Afinal como dá para dar crédito a um presidente que quer incentivar o turismo oferecendo as mulheres brasileiras???

Anônimo disse...

Volta LULA!

Anônimo disse...

Parece que muita gente está acordando para quem e de fato o "mito", se não, um político que em sua vida política só fez mamar nas tetas do governo, sem contribuir em nada para essa nação, e que continua nessa sua saga. Entretanto, o "mito" sabe como ninguém emitir preconceitos e descriminação por onde passa, foi só o BB fazer uma propaganda para captar novos clientes, em nossa sociedade que é diversa e plural, que ele mostrou que é.

Fernando Lamas disse...

Ilustre Doutor Medeiros e caros colegas, saudações cordiais. "Irmão mais velho", em favor do balancete da Previ, esperemos que não haja caneladas, hoje, 30 que atinjam a Bolsa de Valores. Tudo de bom e grato por tudo e um sincero PAZ E BEM!

"Disse Jesus: 'Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e se bateram contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava construída sobre a rocha." Mateus 7,25

Anônimo disse...


Realmente, o desencanto com o Bolsonaro esta se extinguindo ? Anônimo começou a gostar do Presidente, que bom. Quer dizer Lula nunca mais, ou Ele confundiu encanto com desencanto?

Unknown disse...

Colegas,
Dois fatos mudaram substancialmente a forma de atuar da Previ:
1) o BB ter o direito em ficar com os ativos da Previ quando não houver mas benefíciiarios vivos;
2) os colegas completarem as suas despesa domésticas com o ES.
Na hipótese 1 a pergunta que fica é: porque o BB iria distribuir superávits? Isto estaria reduzindo o patrimônio da Previ que, no futuro, será dele.
Na 2' estava óbvio que chegaria um momento que os proventos de aposentadoria não suportaria mais incremento nas mensalidades do ES. Claro que muitos o faziam esperando novas distribuições de superavits. Mas, devido à hipótese 1 acima, o BB fara tudo para manter a situação atual, ou seja, pagar apenas as aposentarias, além de ver o patrimônio da Previ crescendo devido nossa cota mensal de 4,8 % para a Previ.
E o que eu acho.
Celio

Anônimo disse...

"Realmente, o desencanto com o Bolsonaro está se extinguindo."

...

"Quer dizer Lula nunca mais, ou Ele confundiu encanto com desencanto?
30 de abril de 2019 08:45"

Pois é 08:45, liga não.
Afinal. de quem ainda admira a dupla JUMENTO e ANTA podemos esperar o que?

Por falar em FAZER NADA, a dupla acima FEZ: QUEBROU a BR, BNDES, CEF, FUNCEF, ECT, POSTALIS, na sombra da ideologia Comunista, fez proliferar a legião de Zumbis LGPT, BOMBOU os super salários das Estatais, Funcionários Públicos Federais dos 3 PUDERES e Saúde&Educação - FALIU A PREVIDÊNCIA!

12 ANOS FOI POUCO!!!

POR QUE A GORDA TEME CPI DO BNDES?

Anônimo disse...

Caro anônimo das 08:45
Realmente, me enganei. Queria dizer encanto, fica aqui a correção. Aproveitando, VOLTA LULA.

WILSON LUIZ disse...


ELE NÃO VAI TER TEMPO

O assunto empréstimo simples vai embolorar na gaveta do diretor de seguridade. Segundo O Globo on-line, ele acaba de ser nomeado, junto com o presidente da PREVI, para o conselho de administração da Vale.

FOGO AMIGO

Estas “trocas de farpas” entre colegas que deveriam ter o mesmo objetivo comum, a melhoria de nossa situação, só interessa ao pessoal de cima, que quer manter o “status quo”.

Além de tudo, é um debate estéril, não adianta alguém dizer que é inconstitucional, outro retrucar que é ilegal. Em um país onde uma resolução modifica uma lei complementar e tem uma corte suprema que semeia a insegurança jurídica, os poderosos podem interpretar leis e regulamentos de acordo com seu interesse.
Deveríamos, todos, remar para o mesmo lado, unindo forças para o bem comum.

Anônimo disse...

Mas então, ilustre Dr. Medeiros, quem sabe governar? O PT? Seus últimos posts mais parecem um desabafo de investidor contrariado. Continuo preferindo um bando de trapalhões a um bando de ladrões governando o país, se a eleição fosse hoje votaria em Bolsonaro novamente. Reconheço que não era o melhor candidato, nem será um grande administrador, mas era a única alternativa que tínhamos para tirar os petralhas do poder.

Medeiros disse...

Minhas postagens não são só de um investidorcontrariado. São De um eleitor decepcionado que está assistindo a repetição de todosos erros da Dilma. São de um viajante que está vendo o dólar nas alturas. A inflação avançando. A insegurança das ruas não melhorou. Não quero o PTde volta. Mas se o Bolsonaro continuar sem rumo e se metendo na economia para atrapalhar o PT vai voltar, pois o povo vai ter saudades Tempo do Lula. Nesses cem dias já estacomprovado que o país não melhorou, só deu pra trás.infelizmente. Nenhum empresário está animado é-o dia do trabalho não tem nada para ser comemorado pois o desemprego está grande. Desculpem, mas é o que eu penso.

Anônimo disse...

A publicidade do BB tem sido de muito mau gosto, tempos me via perseguida por aquele travestido de mulher com bobis, um horror.
Depois melhoraram com a Giovana Antonelli mas não durou nada, e agora essa?
Quando vejo as do Itau ou Bradesco dá vontade de mudar de banco.

jair mario bork disse...

Não é só o que você pensa, Medeiros. Esta tua última postagem, infelizmente, retrata a realidade atual que estamos vivendo. É só comparar as estatísticas: há 4 meses atras, nosso país estava melhor do que está hoje.

ricardo o.c. albuquerque disse...

Medeiros,
Certíssimo. ricardo

Aristophanes disse...

Prezado Medeiros.
Você construiu uma “carta de inquietações” com motivos gerados num passado que vem de longe e parece esquecido. E joga culpas, sem condescendência, nos ombros do tosco presidente recém chegado. Nem tanto à terra, nem tanto ao mar. Conheço as contradições do presidencialismo, daí a minha opção parlamentarista.
Temos dois outros poderes – um oportunista e insensível à magnitude de nossos grandes problemas e outro(com seus apêndices) mergulhado em artimanhas, vaidades e gastronomia sofisticada – que fogem da construção prioritária de um projeto de comunhão nacional, para enfrentamento dos enormes gargalos que pararam o Brasil.
Sem as reformas, a começar pelo “abre alas” da Previdência; sem a desestatização radical e desaparelhamento da máquina pública não teremos um Estado saneado fiscalmente, menos corrupto e mais devotado às carências da Sociedade e da Federação: Educação, Saúde e Segurança.
Quanto ao Banco do Brasil, suas considerações são pertinentes, vivemos uma nova era financeira e monetária. Nós, ex-combatentes, somos um honroso exército em extinção. Temos direitos pós laborais, e devemos monitorá-los e lutar por eles, mas o BB do século e XXI é outro, e evoluirá se souber se adaptar, com competência, aos novos tempos.
Quem viver verá!

Anônimo disse...

Me desculpe doutor, tá pensando errado. Acho q o presidente escolheu um dos melhores ministérios de toda a história e não vai dar errado. O senhor está se atendo em questões pontuais, laterais enquanto o presidente vai no cerne. Quem viver, verá.

anonimo disse...

Concordo com o Senhor Plenamente muito sensato e ponderado

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiro,
A única burrada do Bolsonaro é não utilizar a rede nacional de radio e televisão e anunciar o que está fazendo e planejando. Há muita coisa sendo feita e anunciada, mas a mídia tendenciosa não divulga, mesmo que as medidas contemplem açoes que antes ela cobrava.
Nunca vi, em meus 70 anos, uma mídia centrar fogo em um presidente cujo único defeito foi dizer que não continuaria com a velha politica que vinha acontecendo no Brasil, depois que os militares deixaram o poder.
Quando eu penso que Lula e Dilma já nos governaram, eu penso: "Meu Deus, que pais é este"???

Anônimo disse...

Prezados colegas,
O governo Bolsonaro é tao bom, mas tao bom, que as pessoas e a mídia cobram coisas que nem em 15 anos o PT realizou.
E ele tem pouco mais de 100 dias de governo. Mas as cobranças fazem crer que ele já governa há 3 anos.

Quando se tem um congresso como o nosso e uma mídia como a nossa trabalhar em prol do pais é um verdadeiro trabalho de parto.
Bolsonaro, em tom de brincadeira, pediu ao presidente do BB, para baixar os juros do credito rural. As ações caíram porque a imprensa não divulgou que de fato aconteceu.Depois, quando os fatos foram esclarecidos, as ações do BB voltaram a um patamar pouco superior à cotação de antes do "pedido" do presidente. Onde esta o prejuízo? Se o nobre colega interpreta assim as noticias dessa imprensa tendenciosa imaginem o cidadão comum...

Anônimo disse...

Prezados colegas,
Prefiro um Bolsonaro a 100 Lulas e 100 Dilmas juntos.
Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.

Anônimo disse...

09:36

Sua decepção é compreensível, mas, caro doutor, nunca mais quero ver aqueles comunistas/bolivarianistas e outros dessa laia rondando nossa Pátria Amada. BRASIL!!!!

Anônimo disse...

Sobre a proposta da CASSI, considerando o momento político-econômico, acredito ser palatável, mesmo porque já contribuímos com 4% (3+1) e, no caso dos aposentados, que geralmente detém um único dependente (esposa ou marido), o acréscimo é de 2%, porém com limite de R$ 300,00 e, no global, 7,5%.
Ao aprovarmos a proposta estaríamos, no mínimo, afastando uma possível portabilidade obrigatória, a critério da ANS, e não sei em qual operadora próxima da falência acabaríamos caindo.
Ainda acredito na CASSI.

Anônimo disse...

JÁ ESTAMOS COM SAUDADES DR. MEDEIROS! NÃO DA DILMA, MAS DOS ANOS DE LULA.

sss disse...

Que slogan mais hipócrita!!!

sss disse...

Putz! Que puxada, bem?

sss disse...

A reforma da previdência se faz necessária, é inegável, mas não dá forma como proposta. Sabemos que essa reforma da previdência da maneira como quer o Paulo Guedes, trará mais desgraças aos idosos pobres. Os que já estão aposentados estão c...e andando para os que não estão aposentados, e estão sob essa terrível ameaça. Se liguem, pois nem mesmo os aposentados estão 100% seguros. Pensem.

O Brasil precisa, antes, de uma reforma política bem abrangente, moralizadora.

sss disse...

Mas é exatamente isso, nem precisa se desculpar. Certamente os fideísta dirão que não. Direito deles.

Anônimo disse...

"Segundo O Globo on-line, ele acaba de ser nomeado, junto com o presidente da PREVI, para o conselho de administração da Vale."

Por que será...

Engrossar o coro da "Boa Governança Corporativa"?

A mesma desculpa que a Samarco utiliza há 3 anos para NEGAR O PAGAMENTO DE INDENIZAÇÕES DE MARIANA MG!

Em Brumadinho a história se repete - acordos espúriaos extrajudiciais.

Ilegalidades a justificar indecentes BÔNUS ANUAIS-SEMESTRAIS.

ab

Anônimo disse...

Deus, perdoe quem quer a volta do lula. Eles não sabem o que querem! Coitados! Dá dó.

marcelino maus disse...

"Assim não dá presidente.
Vamos ficar sem clientela.
Aí o BB não vai ser privatizado.
Vai fechar."

DD., está totalmente equivocado.

A clientela do BB sempre foi a elite do funcionalismo federal, Empresários, Produtores Rurais.

Há 200 anos, esses clientes (e acionistas) são os que NÃO TÊM o perfil do comercial.

MUITO MENOS se prestam a usar brincos no nariz, tatuagens, selfis com biquinho.

Esse comercial barato só pode ser coisa de agência desqualificada.

SE agrada as minorias, desagrada os CENTENÁRIOS CLIENTES que fazem do BB o maior Banco do Brasil.

SMNJ, Você, pisou na bola.

AB

Anônimo disse...

"Boa Governança Corporativa"

PENSANDO MELHOR, CONCEDO O BENEFÍCIO DA DÚVIDA!

SE considerarmo os que os aventados "acordos extrajudiciais injustos" podem (ou devem) estar sendo feitos com vantagem ilícita à VALE... ou a "devogados de plantão"... sabe-se lá quem leva mais vantagem...

Então, para NÃO PAGAR MAL AGORA e PAGAR DE NOVO EM JUÍZO, a BOA GOVERNANÇA que o DD Diretor estará levando para a VALE creio, sinceramente, que é um fato positivo.

Nesse sentido, admito que trata-se de uma medida assertiva da PREVI junto à VALE.

Não vislumbro motivo, por ora, para acreditar no contrário.

Ass. o mesmo anônimo-
02/05/2019 11:12.

Anônimo disse...

Mais uma do Bolsonaro. Condecorou com a Ordem do Rio Branco o Olavo de Carvalho e os filhos. Pode ?

Anônimo disse...

16:40

Pode.
Jânio Quadros não condecorou o comunista Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul?

Anônimo disse...

Cuidado, Dr. Medeiros, daqui a pouco o senhor entra na lista dos comunistas, professada por esses anciões cegos e falsos moralistas...