NOVIDADES SOBRE A CASSI E A PREVI

segunda-feira, 10 de junho de 2019

As pessoas andam ultimamente um tanto perdidas. Muita confusão. Algumas expectativas frustradas, esperanças perdidas. Os estrangeiros saindo da bolsa.  A economia estacionada. As dívidas vencendo. A Justiça lenta e se arrastando. Um quadro bem deprê.

Ninguém gosta de um panorama depressivo. Quer notícias boas, uma luz no fim do túnel.

Como é que está a Cassi depois da reprovação das alterações estatutárias ?  A Cassi vai quebrar ?  Vai haver intervenção ?  

No ano passado por ocasião do evento do Encontro de Camboriú, em Santa Catarina, os nossos eleitos anunciaram que as alterações precisavam ser aprovadas, senão a CASSI ia quebrar em setembro.  Era o terrorismo para fazer aprovar as medidas impostas pelo BB, que terminaria com a solidariedade na CASSI e imporia a cobrança por dependente, entre outras coisas.

Pois não é que a CASSI não quebrou ?  E já faz um ano dessa ameaça ?

Agora no dia 5 de julho irá se realizar um novo Encontro das AFABBs do Sul em Camboriú.  Vão participar do evento os presidentes da CASSI e da PREVI, que já confirmaram as presenças.

E´ uma ótima oportunidade para ouvi-los, num ambiente bem informal e bastante íntimo, para saber das novidades que rondam a CASSI e a PREVI.

Tendo em vista o momento que vivemos, pleno de interrogações, já existem diversos dirigentes das nossas principais entidades que estão se inscrevendo para participar 
do Encontro de Camboriú.

Creio que este ano os debates serão bem proveitosos. Ambos os presidentes não tem ainda acesso próximo com os associados e participantes. Camboriú facilita a proximidade.

Com relação ao Judiciário ontem tivemos uma grande derrota na questão contra a resolução CGPC 26. A sentença favorável de primeira instância foi derrubada na segunda instância. Os patrocinadores dos fundos foram considerados aptos a usufruir também dos superávits. Que porcaria !

Quer saber das novidades ?  Vá a Camboriú no dia 5 de julho.

26 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente temos que saber atraves de colegas que tem condicoes de ir a Balneario Camboriu, passagem um pouco cara para sair do nordeste.

Anônimo disse...

Colegas,

Infelizmente nossa mesa de negociações esta totalmente viciada. Seus membros, muito deles, são velhos componentes da "dança das cadeiras" que nunca deixam os cargos na CASSI, PREVI, ANABB e suas tantas diretorias (previdencia, habitação, etc.) além de sindicalistas que deixam a desejar. Precisamos mudar esse "status quo". Precisamos de gente como o Dr. Medeiros (RS), o Rossi (GO), Marcos Cordeiro (PR) e tantos outros com credenciais para participar de uma mesa de negociações. Credenciais em capacidade e isenção e não essas credenciais aceitas pelo Banco através de representatividades chula das associações "credenciadas" para tal mister. Por isso sugeri em outra mensagem a criação de notáveis para participar de uma assessoria especial numa associação participante e comprometida com seus associados.

Anônimo disse...

Dr. medeiros diz ai uma dica e ação ?

Unknown disse...

Conforme seus próprios comentários, não podemos confiar no que é dito por esses senhores...

Medeiros disse...

Não comungo desse sentimento. Nossas representações não são chulas nem viciadas. São colegas dedicados e esforçados. O que acontece é que o método empregado para negociar com o BB é que está equivocado. Precisamos de mais autonomia e ousadia. Isto sim.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Embora já não seja TÃO ARDOROSO DEFENSOR da ANABB, tendo sido um de seus fundadores, mesmo assim continuo seu associado, como gratidão das benesses recebidas no passado.
FAVORES IMPAGÁVEIS, devo a AFABB-RS, e, se puder, através de familiares/descendentes, CONTINUAREI SEU ASSOCIADO.
Sou também da ANAPLAB, e se abrirem uma Associação perto de mim, eu LOGO ME ASSOCIO e propugno sempre pelo seu FORTALECIMENTO, pois delas SEMPRE TIVE O MELHOR.

Anônimo disse...

Ola, Boa tarde!
Se o Tribunal de Segunda Instância decidiu que os Patrocinadores estão aptos a usufruir de parte dos superavits, com certeza os "AUTOPATROCINADOS"/ cONTRIBUINTES eXTERNOS TAMBÉM ESTÃO APTOS A RECEBER A SUA COTA-PATRONAL, visto que sempre contribuiram em dobro, pois o BB ou a própria PREVI em nada participam desse tipo dee associados "externos, autopatrocinado" ?????

Anônimo disse...

Dr Medeiros, tenho acompanhado com generosa sensibilidade o apelo de muitos dos srs e sras colegas Que, não raro, voltam ao tema da possível melhoria das condições do empréstimo simples Previ, com destaque para elevação do limite de crédito e ampliação do prazo.
Embora isso não resolva questões estruturais de endividamento mas , de certo, atenuaria a situação de muitos colegas, alguns dos quais já assumindo despesas de filhos e netos.
Daria fôlego a muitos desses colegas, até que se chegasse a janeiro de 2020 com o reajuste anual.
Solicito, com o devido apreço, sua preciosa e generosa interlocução junto ao Presidente da Previ para o tema.
Seria oportuno, creio.
O Sr tem imensa credibilidade e poderia ser fiel da balança nessa matéria.
Que Deus o ilumine

Anônimo disse...

Dr Medeiros,
Explica por gentileza, como funciona o Judiciário
A maioria leiga fica imaginando que os julgamentos são feitos de acordo com o CGC.
Veja só: a imparcialidade da cegueira justa, jamais pode ser questionada ...

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...


Prezado Anônimo 11/06/2019, 15:08,

Você poderia citar maiores informações sobre a decisão do "Tribunal de Segunda Instância" que decidiu que os Patrocinadores estão aptos a usufruir de parte dos superávits?

Também sou autopatrocinado do Pb1 desde agosto/1995, e vejo claramente que de lá pra cá a Previ entregou de mão beijada ao patrocinador BB a metade dos superávit que legalmente me pertencia, em razão de minhas contribuições dobradas (contribuições pessoais + patronais). àqueles que vertem contribuições dobradas, logicamente que também tem proporções contributivas dobradas, por isso deveriam ter recebido BET de 40%, sendo 20% pelo mérito de suas contribuições pessoais + 20% pelo mérito de suas contribuições patronais (aquelas que, antes da opção pelo autopatrocínio, eram vertidas pelos patrocinadores BB ou Previ).
Logicamente, se um dia o PB1 apresentar déficit a ser equacionado pelos patrocinadores BB e Previ, com certeza os autopatrocinados serão chamados a verter contribuições extraordinárias em dobro, pois assim está claramente previsto no Estatuto da Previ (não me lembro o artigo, mas está lá) e no artigo 21 da LC 108/2001.

Abraço fraternal para todos.
Genésio Guimarães - Uberlândia/MG - genesiofguimaraes@bol.com.br

MAUS disse...

"quando receberes um tapa, ofereça a outra face"

Muito bonito, mas o PT pensa o contrário.
Desde 2016 vociferam falando mal do Temer e Bolsonaro, CRIMINALIZARAM a Revolução de 64 que baniu a cachorrada que queria se apossar do País.

Agora, seus filhotes continuam gritando contra os que os CRITICAM, impondo judicialmente a mordaça da qual tanto reclamam:

==========================================================================

"Proibido aqui falar na diretoria"

Tá, então como não há elogios a postar e não podemos criticar...

Vamos falar o QUE de QUEM?

Vou passar a reproduzir CAUSOS e PIADAS vividas no BB.

Posso?

Ou deveria fazer como a Gorda a imitar os ilibados do CN:
-"supostamente" V.Exa. é um FdP! (*).

(*) = NÃO ME REFIRO ao D.D. Ari Zanella.

SUPOSTAMENTE, Diretorias de Estatais e seus Fundos estão cooptadas com autoridades, travando a Justiça.

A PROVA:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/06/11/pf-cumpre-mandados-em-operacao-contra-fraudes-em-fundos-de-pensao-no-rj.ghtml

Postalis..."suspeita de extorsão", afirma a GLOBO.
- ninguém é corrupto sozinho.
- "A polícia calculou, que junto com operadores do esquema, eles receberam pagamentos de até R$ 1,5 milhões."

Quem destruiu o Postalis?

Com certeza os demais Fundos cumprem à risca toda a legislação.

ab.

Anônimo disse...

Nobre Doutor,
Sua combatividade sempre foi reconhecida pelas pessoas que se interam dos assuntos relacionados à nossa luta contra a insaciedade do Neném Guloso.
Vejo, não de hoje, jovens executivos, sem nenhuma qualificação querendo desmerecer sua irretocável trajetória.
Percebo nesse embate não só inveja pelos brilhantes feitos, mas também, o incômodo que um homem capacitado e honesto traz aos propósitos não republicanos.
Sonho enquanto ainda é permitido, que possa acontecer nalgum momento, o encontro dos "medeiros" de todos os fundos de pensão. Que eles se reúnam é deliberem em qual caminho devemos percorrer, para nos libertar das cadeias que nos amarram, levando-nos para as profundezas da desesperança.
Que o clamor das viúvas ecoem levados pelo vento, atingindo alguma alma caridosa detentora de poder, afim de trazer alento a idosos tão maltratados por quem deveria deles cuidar.
O desenvolvimento do país será verdadeiro quando não se fizer caridade com o chapéu alheio. Quando as flores do mal pagarem pelos seus erros.
Muita saúde e paz para o Nobre Doutor

Anônimo disse...

A cada dia que passa, minha esperança, em dias melhores, só diminui.
Desde janeiro de 2014 a gente passa por perrengues.
Náo ha´luz no fim do túnel.
Aliás, nem túnel se vislumbra.

Anônimo disse...


Ao colega de 11 de junho de 2019 das 13:17

As benesses recebidas são obrigações das associações para com seus associados e não um favor. Associações que se prezam tem como objetivo central o atendimento do que cada um espera ao se associar de acordo com os objetivos sociais do estatuto. Você reconhece que nós precisamos dessas associações ao se associar a várias delas com a nobre missão de fortalece-las para que cumpram os seus objetivos esperados. Nós sabemos daquelas que cumprem com seus objetivos e outras que são usadas.
Boa sorte.

Anônimo disse...

Qualquer colegiado que se formem para mobilizar representantes de todos os fundos de pensão de estatais, resultarão infrutíferas, eis que infiltrações, cooptações ou outros velhos expedientes conhecidos ocorrerão para enfraquecê-las e desvirtuá-as das pautas em prol da continuidade do status quo dos dominantes. Abundam entidades e instituições dito representativas de nossa classe, sem falar da inócua PREVIC, cujas agendas estão lotadas de eventos regados à coquetéis, geralmente de finais de ano, com vistas ao cumprimento, digo, zeramento dos gastos orçados, e com pautas, até relevantes,que inflam os discursos, mas que não se concretizam na prática. Investigações, geralmente intempestivas, deflagradas no estágio em que as malversações já se consumaram e os participantes já penalizados com contribuições extras, se perdem em tantas complexidades ardilosamente criadas pra despistar as diligências, que se esvaem com o tempo ou por falta de provas circunstanciais.
Senão, leiam essa matéria:
https://www.discrepantes.com.br/2019/06/13/irregularidades-e-deficit-em-fundos-de-pensao-preocupam-debatedores/

Anônimo disse...

Sr Medeiros, que seja um encontro do qual resultem boas novas, principalmente no tocante ao ES

Anônimo disse...

Sr Medeiros, há muito , temos observado manifestações aflitas de vários de seus interlocutores no tocante à revisão dos parâmetros do Empréstimo Simples da Previ, com destaque para ampliação de prazo e elevação do Limite de Crédito .
Pois bem, embora não se constitua solução definitiva, tal revisão atenuaria muito a angústia de boa parte dos que a esperam, ajudando-os na travessia até que chegue o reajuste anual previsto para janeiro/2020.
A maioria são idosos, e , não raro, provedores de filhos e netos..
Nesse sentido, solicitamos seus esforços no sentido de advogar em favor dessa causa tão justa, tão nobre.
Vejo -o como alguém de generosa sensibilidade , cuja trajetória o credencia para ser a voz de seus pares.
Nem todos precisam, mas, os que precisam encontram-se em situação de grande fragilidade.
Que Deus o ilumine na tentativa de sensibilizar o presidente da Previ nesse encontro em Balneário de Camboriú

ADEMIR M MARTINS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jair Mário Bork disse...

Infelizmente o TRF2 (2ª Instância) anulou sentença anterior que nos era favorável no tocante à distribuição do superavit da PREVI. Ficou determinado que, como o patrocinador tem responsabilidade sobre eventual deficit, também tem direito a participar de eventual superavit. Em outras palavras, a vaca foi pro brejo.

MAUS disse...

SOBRE a "vitória" da ABRAPP

"O DESEMBARGADOR APENAS DECIDIU QUE O MPF SE "ESQUECEU"(*) DE PEDIR A CITAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NUMA EVENTUAL OBRIGAÇÃO DE DEVOLVER OS 50% DE SUPERÁVIT EMBOLSADOS!!! "

CITAÇÃO DE TODOS ???
- por que o Desembargador não exigiu que a ABRAPP nominasse TODOS ???
- a ABRAP representa TODOS !!!
- ENTÃO, CITANDO A ABRAPP, TODOS ESTÃO CITADOS !!!
- é questão de analogia com as Ações de Direitos Homogêneos ?!

O que os Patrocinadores fariam para eximir-se dos rigores do crime praticado sob o MANTO DE LEI, NORMA ou RESOLUÇÃO QUE FERE PRECEITOS CONSTITUCIONAIS ???

S.P.J. a Decisão do TRF2 se assemelha ao caso Postalis, cuja ferida estourou nas denúncias de suborno, propinas, etc.
Mas a raiz está na COOPTAÇÃO havida pelas nuances jurídicas que cercam o caso.
- o crime maior que foram os desvios no Postalis, a PREVIC deveria ter evitado.

MAS foi a PF (Nosso Xerife) que conseguiu algum resultado:
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/06/5652169-delegado-e-preso-em-operacao-contra-quadrilha-que-atua-na-sede-da-pf-no-rio.html

E nos fundos das Estatais que a ABRAPP representa quem faz o CONTRA-PONTO?

O nosso Xerife: MPF

Mas deveria ser também a PREVIC.
- Que nome se dá à NÂO atuação dessa Senhora em nossa Defesa?
- por ora a PREVIC tem agido com muita indolência.

(*) É UMA VERGONHA JUÍZES SE AGARRAREM A REMÉDIOS PURAMENTE PROCESSUAIS, 5 ANOS DEPOIS DO INICIO DA AÇÃO.

DE IGUAL REMÉDIO O BB SE VALEU PARA NEGAR OS 40% DE AUMENTO QUE O TST, EM 09-1988, NOS CONCEDEU POR EQUIPARAÇÃO À FALSA GRATIFICAÇÃO CONCEDIDA AO BACEN – QUANDO FOI REAJUSTE SALARIAL NEGADO O BB, QUANDO A FOPAG DO BB+BACEN RODAVAM JUNTAS, COM O CUSTO DA FOPAG BACEN ERA REPOSTO AO BB PELO MF.
- O BB ARGUIU QUE “NÃO ERA A VONTADE DE TODOS” RECEBEREM OS 40%, ANULANDO A “REPRESENTATIVIDADE” DA CONTEC... QUE PROPÔS A AÇÃO DE INTERESSE COLETIVO!

Peço aos Doutos colegas que corrijam prováveis erros de Análise Jurídica.

AB

Medeiros disse...

Hoje o CD da Cassi está analisando a proposta da diretoria de aumento da co participação.

Anônimo disse...


Ao Anonimo 14 de junho de 2019 12:13

A resoluçao nao fere Preceitos Constituicionais. Ja foi submetida a apreciação do STF. O Ministro Celso de Mello analisou o caso. E decidiu que não e da alçada do STF. Segundo ele, por não existir vinculação a Constituição.
Julgou aquele MInistro que a Resolução fere principios legais. Isto e a precedencia das leis diante de simples Resolução.
No Caso o julgador deveria ser o STJ. O Instrumento legal utilizado, pelo Ente Contestador, não foi o adequado.

Anônimo disse...

Não há Luz no fim do túnel. A vaca foi para o brejo. Da Previ não espero nada. Frases que colecionei em comentários de colegas. Lamentável mas é a pura verdade. Imaginar que essas ações no Judiciário venham a ter desfecho que possa corrigir algo a nosso favor somente se vivessemos em um País sério. Aqui tudo está posto para beneficiar os poderosos. Imaginar que o Banco vai nos devolver superávit. Imaginar que a Previ vai nos pagar o resto do Bet ou vai promover melhorias em benefícios ou vai aumentar prazo e limite de empréstimo que eles mesmos criaram para nos endividar é sonhar num mundo fora da realidade em que vivemos. Lamento muito ter de dizer e mais não digo porque vivemos numa época estranha onde fazer críticas pode levar a notificações extra judicial ao dono do blog. Os exemplos estão aí. Daqui a pouco vamos falar de música, religião, futebol porque não gostam de críticas. Hoje o presidente disse a jornalistas que os fundos de pensão foram assaltados. Sem dominar. Será que alguém vai processa-lo? Será uma inverdade?

ADEMIR M MARTINS disse...

Coparticipação não foi analisada pelo Conselho Deliberativo da Cassi

Em 13/6, a ANABB enviou uma carta ao presidente do Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência se posicionando contra a decisão da Diretoria de reajustar os índices

Em 14.06.2019 às 17:29 Compartilhe:

Dando continuidade à atuação da ANABB sobre a decisão da Diretoria da Cassi de aumentar a coparticipação, informamos que a reunião do Conselho Deliberativo daquela entidade, prevista para acontecer nesta sexta-feira (14/6), não foi realizada por falta de quórum.

Em recente reunião, a Diretoria da Cassi decidiu por aumentar a coparticipação dos associados para 50%, em consultas, sessões de psicoterapia e acupuntura e visitas domiciliares, e para 30%, nos serviços auxiliares de diagnose e terapia, que não envolvam internação hospitalar.

Em 13/6, a ANABB enviou uma carta ao presidente do Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência se posicionando contra a decisão da Diretoria de reajustar os índices. A Associação defende que a coparticipação não pode ser considerada uma receita, e sim um fator moderador de utilização dos serviços de assistência médica – portanto, um redutor de despesas.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

100 bilhões é o somatório apurado pela equipe de Paulo Guedes, referente aos fundos de pensão das estatais.
Parece que criar-se-á a Operação Lava Fundos.
Ao que consta, já se sabe como e quem foram os causadores do roubo.
Será? Sinceramente não acredito, mas quem sabe os que gostam de processar provem do próprio veneno

Anônimo disse...

Do jeito que as coisas rumam,

Muito em breve a gente haverá de comemorar

Que a FOPAG foi creditada dia 20.