PIOR É NADA !

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Ontem fiz palestra na Afabb Rs e esclareci aos colegas que compareceram todas as dúvidas a respeito do protesto judicial, demonstrando a eles porque cheguei à conclusão que se trata do melhor remédio jurídico para enfrentar a proposta de reforma estatutária da Cassi.


As principais indagações foram as seguintes.

Até quando pode aderir ?  Quanto antes melhor. Não deixe para a última hora. Você pode ficar de fora. O prazo vai até o dia que for anunciado o novo plebiscito para votar a alteração estatutária. 
Vou fechando grupos de cem.

Por que avisei que o BB ia reiniciar a mesa de negociação depois que anunciei o protesto no blog e isso não aconteceu ?  Porque o BB está acompanhando a adesão. Quer saber da repercussão.  Conforme sentir a adesão virá com uma proposta melhor ou pior. Delírio meu ?  Não é.  O BB quer pisar firme desta vez.

O protesto adianta ?  Adianta sim. O protesto anterior provou isso. Houveram casos de colegas que utilizaram o protesto para fundamentar suas ações contra o BB e ganharam a causa e recuperaram valores gastos em hospitais e exames caros e desenquadrados. Pode ser útil, sim.

A quantidade dos participantes no protesto importa ?  É de fundamental relevância. No protesto da Previ em 1997, impediu o BB de fazer a migração do nosso plano de benefício definido para contribuição definida. Naquela época mais de dez mil fizeram o protesto. Quem me disse hoje é ministro do STJ.

Quem fez o protesto anterior em 2008 agora tem que fazer de novo ? Tem. As alterações atuais são diferentes e mais graves do que aquelas de 2008.

Quais os riscos de represálias por parte do banco ?  Nenhum, por se tratar de notificação. Não se trata dê ação. O protesto não gera represália porque não é considerado litígio.

Se a maioria aprovar as alterações o protesto pode não valer nada ?  O processo de votação pode ser considerado viciado juridicamente pelo terrorismo imposto pelo banco.

Qual o valor do protesto ? O protesto é um instrumento a nosso dispor para ser utilizado quando necessário. Uma arma, cujo calibre depende do número.Quem fizer sempre estará melhor municiado do que aquele que não fizer É bom, bonito e barato. BBB x BB. Conhece a história do "peor es nada". Devia conhecer. Conhecendo, a adesão é imediata.

PIOR É NADA. VENHA CONOSCO. ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.

Obs. Este é o ultimo post sobre o protesto. Outros assuntos aguardam. E tenho uma viagem a fazer.





15 comentários:

Aristophanes disse...

Colegas.
Os aspectos jurídicos do protesto estão claramente explicados, e em boas mãos.
Atentem, ainda, para a situação vergonhosa a que chegou a CASSI, que respinga em todos, com consequências letais. Essa é a única forma de nosso grito de alerta e repulsa. Quem cala consente!

JOSÉ BENEDITO MONTEIRO disse...


Quero saber se a minha documentação chegou e está tudo certa?
JOSÉ BENEDITO MONTEIRO
MATRICULA 53139402.

Anônimo disse...

alguem sabe dizer se a cooperforte ou a previ vai baixar a taxa de juros ?

Anônimo disse...

A Cooperforte não sei, mas a PREVI certamente não. É INPC mais 5,00% ao ano, e fim de papo.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezados anônimos de 06/09/2019 18:34 e 19:44, e demais Colegas

Se os dirigentes da Cooperforte acharem por bem reduzir suas taxas de juros, tudo bem, é uma questão interna da entidade, e não existe taxa mínima estabelecida pela legislação vigente.

Já a nossa Previ, uma EFPC, não pode reduzir sua taxa de juros abaixo do rendimento mínimo atuarial dos PB1 e Futuro (hoje INPC + 5% a.a.), sob pena de afrontar os §§ 1º e 2º do artigo 76 da LC 209/2001:

Art. 76. As entidades fechadas que, na data da publicação desta Lei Complementar, prestarem a seus participantes e assistidos serviços assistenciais à saúde poderão continuar a fazê-lo, desde que seja estabelecido um custeio específico para os planos assistenciais e que a sua contabilização e o seu patrimônio sejam mantidos em separado em relação ao plano previdenciário.

§ 1o Os programas assistenciais de natureza financeira deverão ser extintos a partir da data de publicação desta Lei Complementar, permanecendo em vigência, até o seu termo, apenas os compromissos já firmados.

§ 2o Consideram-se programas assistenciais de natureza financeira, para os efeitos desta Lei Complementar, aqueles em que o rendimento situa-se abaixo da taxa mínima atuarial do respectivo plano de benefícios.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezado Dr. Medeiros, nossas entidades representativas (ANABB, FABB e associadas) e todos os demais Colegas, especialmente do PB1 da Previ,

SUGESTÃO PARA NÃO FICARMOS ALIENADOS

Tomo a liberdade de sugerir a todos o acompanhamento da Cisão Parcial da Litel e a Incorporação da Parte Cindida pela Litela, por se tratar de nosso maior investimento em renda variável (ações da Vale S.A.).

Em 1997 (anos das privatizações, governo FHC), os fundos de pensão PREVI, FUNCEF, PETROS E FUNCESP, criaram nada menos que 5 fundos de investimentos em ações e mais 4 sociedades anônimas de grande porte (patrimônio líquido acima de R$ 1,5 bilhão), UMA VERDADEIRA FÁBRICA DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS E TRIBUTOS FEDERAIS QUE, PARA O BEM DE SEUS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS,JAMAIS DEVERIAM EXISTIR.

Dr. Medeiros, em outubro de 2014, apresentei um trabalho de minha autoria n'uma reunião no Hotel Nacional, em Brasília/DF, para as nossas entidades de aposentados vinculadas à FAABB, sobre a tal FÁBICA DE DESPESAS DESNECESSÁRIAS com os chamados investimentos-meio (LITEL, LITELA, LITEL B E VALEPAR), criados pela Previ e demais fundos de pensão citados.

A Colega Isa Musa (FAABB), Rui Brito, você e a grande maioria dos dirigentes das associações de aposentados estavam lá e receberam uma cópia do meu singelo trabalho a que dei título de... Posso enviar uma cópia desse trabalho a quem interessar, basta enviar para o meu e-mail genesiofguimaraes@bol.com.br o e-mail do interessado.

A PARTIR DA CISÃO EM CAUSA, A LITEL FICARÁ MUITO MENOR E A LITELA, QUE EM 2019 FOI TRANSFORMADA EM UMA SOCIEDADE DE CAPITAL ABERTO, FICARÁ MUITO MAIOR...

Mas, poucos sabem disso, tudo isso tem um custo altíssimo e absolutamente desnecessário. E quem paga a conta somos nós, participantes e assistidos do PB1 da Previ. As vantagens vão para a União Federal (tributos federais), Banco do Brasil, Bradesco, FUNCEF e outros. A elite do BB e da Previ, assume os cargos importantes de empresas de grande porte que não tem um único funcionário, não produzem nada (nem um prego!), aliás, produzem e ensacam grande quantidade de fumaça com os recursos que garantem os benefícios de aposentadoria e pensões dos velhinhos (velhinhos uma ova!).

Aos interessados (e será que tem alguém aí que não se interessa por sua aposentadoria ou pensão?) vai o endereço abaixo, é só colar e clicar:

http://siteempresas.bovespa.com.br/consbov/ArquivoComCabecalho.asp?motivo=&protocolo=707755&funcao=visualizar&Site=C

Se procurar no site da CVM também acha tudo sobre a Cisão da Litel:

http://siteempresas.bovespa.com.br/consbov/ArquivoComCabecalho.asp?motivo=&protocolo=709520&funcao=visualizar&Site=C

Abraço fraternal para todos

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Em tempo:

Esqueci de registrar o nome de meu trabalho sobre as despesas criadas pelos fundos de pensão, sob a batuta da Previ:

FUNDOS DE PENSÃO TÊM INDÚSTRIA DE DESPESAS ADMINISTRIVAS E TRIBUTOS FEDERAIS.

Quem quiser basta enviar mensagem para genesiofguimaraes@bol.com.br, que envio uma cópia deste documento por anexo.

Alexandre França Filho disse...

Como proceder para aderir ao protesto. Grato.

Medeiros disse...

Quem quiser aderir obséquio entrar em contato com a Afabb Rs, telefone 51 32122920 ou por e-mail , conforme consta em postagens anteriores.

JOSÉ BENEDITO MONTEIRO disse...


Ainda não me responderam se a minha documentaçao está em ordem?
JOSÉ BENEDITO MONTEIRO - MAGTRIC. 5.313.940-2

Medeiros disse...

Está em ordem, José Benedito

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Como INGRESSAR EM QUALQUER PUGNA, em que nossos DIREITOS PODEM SER SOLAPADOS, tendo o Mestre como CONDUTOR, é GARANTIA DE DIREITOS ASSEGURADOS, por isso, enviei ontem (09.09.19), toda a documentação relativa ao PROTESTO JUDICIAL.

Anônimo disse...

Hoje fui surpreendido com um sms para avaliar o atendimento de um empregado de um bebê guloso
Gostaria de saber da avaliação é da direção

Anônimo disse...


Não e da Direção. A Avaliação e, somente,
sobre o Atendimento prestado pelo funcionario.

jair mário bork disse...

Bom dia, Medeiros. Informo que transferi para tua conta hoje 200,00 rfte. saldo da ação de protesto judicial relativa à CASSI. Estamos quites, OK?