DA MUDANÇA NO INSS AO GARFO NA CASSI.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

A mudança no pagamento do benefício do INSS, de origem governamental, traz alguns transtornos para nós , pois diminui a margem consignável para o ÉS, aumenta o imposto de renda para quem fazia com base na fonte unificada. E vai exigir a comprovação presencial no banco escolhido.


O Estatuto novo daCassi já foi registrado e está vigente desde o dia 10. A Cassi já se apressou a fazer a cobrança dos dependentes.

Quem tem esposa ou companheira apenas, nenhum outro dependente, vai pagar mais dois por cento, no caso de aposentado, e um por cento no caso dos ativos.

Então façam as contas e vejam como vai ficar o holerite a partir de janeiro.

Se nem com essa visão terrível houver interesse em participar do protesto judicial eu confesso que entrego os pontos,pois significa que não estão se dando conta do que está ocorrendo e vai acontecer. Alienação total.

Mas ainda tem pessoas que acreditam em mim.  O protesto tem 410 adesões. Por outro lado, os que entraram com ações Esses estão sendo beneficiadas por alvarás que estão resolvendo ou aliviando sua situação financeira, um verdadeiro presente de Natal.

É muito bom ver o sorriso nos rostos dos colegas quando recebem a notícia de que os valores arduamente ganhos na Justiça estão depositados em suas contas. E são valores expressivos. E alguns contemplados nem tinham mais esperança. Houve quem salvou a casa em hasta pública. Outro resgatou o carro. E outro pagou os estudos finais do neto, possibilitando a formatura. Emocionante.

Eles ficam felizes e essa felicidade é que me motiva a continuar trabalhando. Vivo e trabalho pelo bem deles.

E é assim que vamos que vamos.

36 comentários:

Anônimo disse...

Impressionante, tem gente trabalhando contra o protesto. Que idiotice. São votou no não tem que fazer o protesto. Quem votou sim contrariado, apenas para dar sobrevivência a Cassi também tem que protestar. Ora enquanto só 400 aderiram ? Muito pouco. Não faz nem cócegas no BB.

Anônimo disse...

Nosso pessoal é acomodado. Mas 400 já é um bom número.

Anônimo disse...

Mas é necessário observar, quanto aos dependentes:

a) O valor máximo de contribuição por dependente (teto) será de R$ 300,00.

b) A correção anual da contribuição será feita com base no reajuste salarial.

Então o teto, em janeiro, deverá sofrer reajuste.

Anônimo disse...

Complementando minha observação sobre a cobrança por dependentes, cumpre lembrar que o reajuste dessa contribuição (por dependente) será efetuado anualmente com base no aumento concedido pelo patrocinador a seus funcionários.(Art. 20 - II - § 2º).
Significa que se o patrocinador der um reajuste superior ao da PREVI estaremos mais uma vez "ferrados". Ou não?

Everton disse...

Aos defensores do sim - aqui em Franca a Cassi acabou de descredenciar o único hospital que atendia. Prezado participante,

A partir de 15/1/2020, o prestador de serviços SÃO JOAQUIM HOSPITAL E MATERNIDADE LTDA, CNPJ 50.486.026/0001-60, deixará de fazer parte da rede assistencial desta Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, tendo em vista solicitação do mesmo.

Todos os serviços contratados serão mantidos inalterados até 14/1/2020.

Os participantes que necessitarem de serviços de saúde após esse período, podem buscar o prestador indicado abaixo ou consultar a rede assistencial no site da CASSI (www.cassi.com.br) na Internet ou por meio da Central CASSI (0800-729-0080).

Jair Mário Bork disse...

O que é isso, Medeiros? Falando em entregar os pontos? Não faça isso, não. Não é você que sempre falou que não está morto quem peleia? Vamos pra luta que estamos contigo.

rafa disse...

INSS X CONTRIBUIÇÃO PARA A CASSI?
Com a desvinculação do valor do INSS da fopag da PREVI, como ficará o recolhimento da contribuição CASSI???
Com certeza milhares de colegas deixarão de contribuir, nem sempre conscientemente, porque a maioria dos aposentados e pensionistas é de idade avançada e nem tem conhecimento dessa obrigatoriedade ...
E convenhamos: nas atuais circunstâncias, o valor do INSS não é desprezível!

Anônimo disse...

O STJ determinou, por unanimidade, a revisão dos benefícios do INSS considerando as contribuições anteriores a 1994. É a chamada Revisão da Vida Toda.
O Assunto deve subir ao STF, mas já é uma boa notícia.

rafa disse...

VELOCIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS MALDADES CONTRA NÓS

Percebem que, quando se trata de adotar medidas de INTERESSE DO BB/GOVERNO/PREVI/CASSI tudo acontece a toque de caixa??

PREVI: Fim do convênio Prisma: notícia parece o FIM DO BET ( também em dezembro ), de uma hora para outra, teve um único comunicado da Previ e PIMBA! As consequências? nem sabemos direito ...
Associações fizeram pedidos, cartas, 0800, listando uma serie de medidas para minorar a situação dos assistidos, e responderam aquele "não logrou atendimento por motivo de ordem regulamentar" de sempre. kk
CASSI: resultado proclamado ( até com alguma contestação etc ) em 29.11 e já em 10.12 o novo estatuto estava registrado em cartório !!!
Estava tudo pronto??

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


A PIRRALHA GRETA THUNBERG, está provando que UMA PESSOA SÓ, PODE MUDAR O MUNDO! No passado, tivemos uma outra figura histórica que COMEÇOU SÓ, e depois. ARRASTOU MILHÕES para o ABISMO! E JESUS! E os 300 de ESPARTA?. Caro Mestre, o Sr. está em “melhor situação”, pois já tem 400.

MAUS disse...

|"rafa disse...
INSS X CONTRIBUIÇÃO PARA A CASSI?
Com a desvinculação do valor do INSS da fopag da PREVI, como ficará o recolhimento da contribuição CASSI???
Com certeza milhares de colegas deixarão de contribuir, nem sempre conscientemente, porque a maioria dos aposentados e pensionistas é de idade avançada e nem tem conhecimento dessa obrigatoriedade ...
E convenhamos: nas atuais circunstâncias, o valor do INSS não é desprezível!
12 de dezembro de 2019 15:11 "

NAO - A CASSI É SOBRE A BASE previ + inss = os SISTEMAS CONVERSAM, INDEPENDENTEMENTE de inclusão do INSS na FOPAG previ.

INCLUSIVE, VERBAS DE AÇÕES DE REVISÃO GANHAS DO INSS, O CRÉDITO A PREVI ABOCANHA.

MAUS disse...

VEJO MAIS VANTAGENS que desvantagens NA DESVINCULAÇÃO DO INSS À PREVI.

IRRF no INSS À PARTE, PAGO 100,00;

- VALOR LIQUIDO DO INSS À PARTE É MAIOR QUE SE PAGO PELA PREVI.

- (NA DIRF PESA, MAS DESPESAS COM SAÚDE ANULAM).

ES PREVI RENOVAÇÃO, para quem utilizava o INSS PARA FORMAR a MC do ES:
- ACHO QUE DANÇOU.
- MAS O INSS DIRETO EM CONTA do BB, CEF, ETC., vai criar CDC NOVO.
- acho que abre margem para R$25-30.000,00

SERÁ ESSE O MOTIVO?

A SRF vai perder IRRF, não recebe depois (BASTA SER CRIATIVO).
- SE tem dedo do Governo, FOI UM TIRO NO PÉ.

.... CABEM MAIS ALGUMAS OBSERVAÇÕES DE COLEGAS.


Fernando Lamas disse...

Ilustre Doutor Medeiros, "irmão mais velho de muitos", saudações respeitosas. Primeiro, quero-te agradecer, por manteres este espaço tão importante. Permita-me informar ao estimado Rafa que, com a desvinculação dos benefícios, as contribuições, para a Cassi, seguirão o seu rumo normal, sem qualquer dano e nenhuma providência será necessária, pelos beneficiários. Você e todos verão uma nova verba, a BE23 que é a soma dos benefícios, Inss mais Previ que será a base, para as contribuições. Tudo como hoje. Sem qualquer dano, para a Cassi. Então, nenhum temor e confiança na rápida adaptação. Grato por tudo e tudo de bom e um sincero PAZ E BEM!

"A graça do Senhor Jesus esteja com vocês." Fl 4,23

Fernando Lamas disse...

Ilustre Doutor Medeiros, faltou: as novas contruições, para a Cssi, valerão, já, em dezembro. Grato. PAZ E BEM!

"Deus é nosso refúgio e nossa força, defensor, sempre, alerta, nos perigos."
Salmo 46,2

Anônimo disse...

Se para cobrança da mensalidade da Cassi e do Ir a Previ sabe o valor do INSS entendo que serve também para a MC não sendo necessário diminuir a margem do ES.

Anônimo disse...

Nada disso. A previ tem que descontar o ES e o Ei na conta senão ela vai ficar ilegal e fora da lei.

Anônimo disse...

Como já foi comentado por outros colegas INSS não cria margem para empréstimos em outros Bancos para quem tem mais de 70 anos. Eu tenho meu INSS separado da Previ e até a Alfa Cash me negou empréstimo por eu ter completado 70 anos.

Anônimo disse...

Disse a Previ: A Previ está negociando com o instituto a manutenção do pagamento do benefício no Banco do Brasil, na mesma conta atualmente utilizada para o crédito de proventos.
Precisa negociar? Qualquer um pode indicar em qual Banco/conta deseja ter o crédito do benefício sem negociar nada.Quando eu tirei o INSS da Previ indiquei o Itau e recentemente solicitei para mudar para o BB.Sem problemas.

MAUS disse...

"Anônimo disse...
Se para cobrança da mensalidade da Cassi e do Ir a Previ sabe o valor do INSS entendo que serve também para a MC não sendo necessário diminuir a margem do ES.
13 de dezembro de 2019 06:49 "

Colega, o IRRF é responsabilidade da fonte pagadora.
- verba P300/PREVI = tem IRRF próprio.

SE a Previ lhe repassa o Benefício do INSS junto com a verba P300, o IRRF deveria ser sobre o total(*).

MEU BENEFÍCIO RECEBO DIRETO DO INSS - IRRF incide sobre a base de 3.100,00...

(*) BD do PB1 - 7.000,00 + 3.000,00 = 10.000,00
- alíquota média de 13%: 1.300,00

NO MEU CASO:
- PREVI 7.000,00 x 13% = 910,00
- INSS** 3.000,00 x ... = 100,00

** TENHO 2 BASES DE ISENÇÃO no IRRF

PORÉM, NA DIRF, CONSIDERA-SE UMA SÓ:
- PAGO IR ou RESTITUO MENOS.

WILSON LUIZ disse...


ZÉ FINI

Declaração do presidente do BB, Rubem Novaes, na câmara dos deputados: “privatização do banco
foi descartada pelo presidente Bolsonaro, ASSUNTO ENCERRADO”.

Anônimo disse...

Acabou o Prisma, agora temos que receber o INSS fora da folha de pagto. dá Previ. Então fui orientado pela Previ a solicitar a transferência para outro Banco o que fiz. A nova agência solicitou então a transferência ao INSS , e o INSS negou a transferência.
E agora o que se faz. E não esclareceram o porque. Vai entender.

rafa disse...

SUSPENSÃO DO ES X GARFO DE 15 DIAS DO INSS X AUMENTO CASSI

Será que existe alguém que tenha contato com o "presidente" do BB, dos ministerios responsáveis ( corrida de obstáculos para coisas do bem para aposentados e pensionistas da Previ )e pleitear, pelo menos por 2 meses ( fevereiro e março, ou março e abril/2020) a SUSPENSÃO DA COBRANÇA DAS MENSALIDADES DE ES APENAS PARA AQUELES QUE PRECISAREM E QUISEREM A FIM DE MINIMIZAR OS IMPACTOS DAS MEDIDAS DO BEM ADOTADAS?

Seria uma forma dos aquinhoados ajudarem os milhares de colegas e/ou viúvas etc que se endividaram por conta de aumento do custo de remédios etc x descredenciamentos da CASSI etc.

Será que uma MEDIDA EMERGENCIAL passaria pelo crivo dos que produzem as RESPOSTAS CHAPEADAS ( LEMBRAM DA MAQUINA DE CHAPEAR CHEQUES?:) DO TIPO "NÃO LOGROU ACOLHIMENTO POR FALTA DE AMPARO REGULAMENTAR" ? rsrs

Everton disse...

Doutor Medeiros, como suspender judicialmente esse estatuto em relação a Franca-SP, até que tenhamos prestadores de serviço credenciados novamente ou como fazer para migrar da CASSI para a UNIMED?

Jair Mário Bork disse...

Como os juros atuariais do Plano 1 da PREVI foram reduzidos para 4,75% a.a., será que isso afetará os Empréstimos Simples "em ser" ou só nos próximos? Parece pouco, mas na atual conjuntura os centavos contam. Alguém saberia responder?

Anônimo disse...

Anônimo 13 de dezembro de 2019 14:45 disse...

"Disse a Previ: A Previ está negociando com o instituto a manutenção do pagamento do benefício no Banco do Brasil, na mesma conta atualmente utilizada para o crédito de proventos. Precisa negociar? Qualquer um pode indicar em qual Banco/conta deseja ter o crédito do benefício sem negociar nada.Quando eu tirei o INSS da Previ indiquei o Itau e recentemente solicitei para mudar para o BB. Sem problemas."

Isso, colega, quando mantidas as condições do convênio Prisma.
Agora vai ser diferente, pois dito convenio foi denunciado. Então, se a PREVI não conseguir manter os créditos do INSS no BB, teremos que, um a um, num total de 100 mil assistidos, pedir a alteração para crédito no BB. E isto não é brincadeira. Imagina só o trabalho e a despesa que vai gerar.

MAUS disse...

CDC INSS.
- TAXA BOA É DE até 1,70 am. (72 MESES)
-PODE/DEVERIA SER MENOR SE EM 60 MESES.

- JRS MENORES + AMORTIZAÇÃO DE CAPITAL MAIOR = SALDO DEVEDOR MENOR APÓS 12 MESES.
- VALE A PENA COMPARAR.

CEF, ITAU... COMPARE.
- VÁ ATÉ o BB e CEF, PERGUNTE.


No BB o CDC CONSIG INSS não era contratado pela agência - TINHA QUE SER POR UMA CENTRAL... ???

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


UNS dizem que “não haverá problemas com o INSS”, para manutenção da conta no BB, OUTROS que será “super facil”, escolher um Banco de sua preferência. Quero PIAMENTE ACREDITAR, mas pelo que CONHEÇO e VIVO dessa Terra de Santa Cruz, como diriam “outrora” acho que A VACA VAI TOSSIR.

Unknown disse...

Alguém poderia me informar pensionista de 88 anos pode fazer empréstimo consignado?

Anônimo disse...

Colega Jair,

A taxa de juros do ES não é flutuante.
Então se desejar que seja aplicada tal redução em sua dívida, terá que efetuar uma renovação o empréstimo.
Aliás, foi assim quando saiu do IGP-DI para INPC.
Para adequar minha dívida ao reajuste pelo INPC fui obrigado a renovar o ES.

Anônimo disse...

A nova taxa de 4,75% para contratação do ES, só passa a valer a partir de 02.01.2020.
Assim, as operações feitas neste mês de dezembro ainda vai considerar 5%.
A minha dúvida é: Se você contratar ou renovar no final desse mês e a data do crédito ocorrer somente em 02.01.20, qual será a taxa? O parâmetro é a data da contratação ou a do crédito?

Anônimo disse...

Ao anônimo de 15/12 - 10:03

Dizem que a Previ está negociando com o INSS a manutenção do pagamento no BB na mesma conta onde é creditado o valor líquido da Fopag/Previ, mas, caso isto não seja aprovado pelo INSS basta você ir na sua agência do BB e solicitar a transferência do crédito do INSS para a sua conta naquela agência.

Anônimo disse...

Unknown (Anônimo) de 10:22

Em geral os bancos costumam liberar um novo empréstimo ou cartão de crédito consignado para pessoas com até 80 anos e 11 meses de idade, desde que tenham margem consignável disponível. Porém, quanto maior for o risco operacional representado, menor o limite do valor liberado.

Beneficiários com até 79 anos e 11 meses podem fazer empréstimo consignado de até R$ 80 mil em alguns bancos. Já para aqueles que têm 80 anos e 11 meses, o limite pode chegar a R$ 30 mil em outras instituições.

Apenas alguns bancos oferecem empréstimo consignado para Aposentados e Pensionistas com idade mais avançada. Por isso, quem deseja contratar empréstimo consignado INSS, deve sempre pesquisar antes as melhores linhas de crédito e bancos que atendem a sua necessidade.

Dica: existem no mercado plataformas de empréstimo consignado online que facilitam essa pesquisa e até comparam as ofertas oferecidas, para identificar as taxas de juros mais baratas.

Fonte: Internet

Anônimo disse...

Quem estiver com nome no Serasa não pode fazer empréstimo pelo INSS.

Felipe Osório da Silveira disse...

Anonimo 15 de dezembro de 2019 19:41

Pode fazer consignado sim mesmo com nome sujou pois é feito desconto direto na folha como o ES.

Aristophanes disse...

Medeiros, amigos e colegas do Blog.

A transição para um NOVO ANO é marco temporal singular: celebra a vida, balanceia perdas e ganhos e renova esperanças. Compartilho com vocês essa felicidade, animado pela alegria da festa cristã do NATAL.
Abraço cordial, Aristophanes Pereira

Telma disse...

Tem que entrar com ação judicial pra que haja essa revisão?