MAIO CHEGOU

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Abril demorou a passar, com suas mazelas, confinamentos, crises políticas, dificuldades financeiras, economia em pandarecos, país travado, medos, angústias, com sete mil mortos pelo coronavírus,  enfim um abril para a gente esquecer. Dizem que foi um abril que não abriu.


Mas maio chegou . Um mês risonho, mês das flores, mês das mães, cuja data se comemora no próximo domingo. Maio é o mês de Maria. Treze de maio é dia de Nossa Senhora de Fátima. Dia 24 de maio é dia de minha madrinha e protetora, Nossa Senjora Auxiliadora. É dia 26 de maio é o meu aniversário. Faço 82 . Estou bem na área de risco máximo.

Temos um cenário pessimista pela frente. Estamos no meio do furacão. Uma tempestade plena, política, econômica e de saúde.

A Previ divulgou resultados de janeiro e fevereiro. Um déficit de seis bilhões. Odeficit acumulado ficou em quase quatro bilhões. Marco vai ser pior. A bolsa desabou em março. Cálculo que o déficit deve andar acima de dez bilhões. Mas os diretores asseguram que estamos seguros, nossos recursos estão bem aplicados. Oxalá.

A Cassi também divulgou seus números do balanço anual. Existe um longo parecer restritivo do conselho fiscal. Aconselho a leitura antes de votar as contas.

E a Cooperforte divulgou seu pacote, que não atingiu aos mais necessitados e inadimplentes. Em razão disso recebi alguns xingamentos, mas fiz o que pude, e agora estou recorrendo para o espírito solidário dos dirigentes.

Desejo uma mensagem de amor e de respeito a todas e todos neste mês de maio, especialmente às mães. 

Que Deus nos proteja e guarde.

É preciso ter esperança em dias melhores. Sempre.

Vamos que vamos.

41 comentários:

Anônimo disse...



..........pois é Dr. Medeiros,
Vamos que vamos, pois, como dizia o físico Albert Einstein: "A vida é como andar de bicicleta. Para se manter em equilíbrio é preciso seguir em frente".

Um fraterno abraço

torbes gambarra disse...

Uma grande verdade: "A vida é como andar de bicicleta. Para se manter em equilíbrio é preciso seguir em frente".

Unknown disse...

Bem que a COOPERFORTE poderia rever o HELP.
Achei bem fraquinha a intenção de nos socorrer .
Sem falar ter ignorar os cooperados inadimplentes .
Espero que o Dr. Medeiros continue a ,digamos, cobrar mais da Cooperforte
Quem sabe a gente consegue um HELP mais consistente .
Vamos que vamos.

Deus seja sempre louvado .

Anônimo disse...

Parabéns antecipados pelos seus 82 anos. Vou comemorar 45 anos de casado também neste mês. Abrirei meu vinho sangue de boi, desfrutando de seu excelente sabor, acompanhado de notas de torrada, alcaçuz, alfazema, cereja e ameixas maduras, e toques de carvalho.

Anônimo disse...

Bom dia Dr. Medeiros! Realmente foi pífio o anúncio da Cooperativa. O senhor fez a sua parte, como sempre faz. Siga em frente, com saúde!

Medeiros disse...

Caro Colega anônimo das 8,11


Gostou da minha descrição do vinho que ganhei de presenteie Natal, não é? Mas eu tomo um português, do Douro, da adega Bacalhoada, bem baratinho, que é sensacional.

E vou te ganhar porque em 24 de maio eu faço nada mais nada menos do que 57;
Anos de casado com a Ana. E vou comemorar com uma champanhe francesa comprada no free shop por 22 reais, que é fantástica e eu servi nas minhas bodas ouro. Parabéns para ti e tua esposa pelos 45, e que avancem sinal como nós.

Anônimo disse...


ECONOMIA & NEGÓCIOS
Entidades solicitam à Febraban suspensão de empréstimos consignados para servidores públicos durante pandemia
06/05/2020

Portal WSCOM

A Associação Nacional de Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Ansemp) e a Federação Nacional de Servidores do Ministério Público (Fenamp) encaminharam ofício conjunto a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) solicitando a suspensão dos empréstimos consignados tomados por integrantes da categoria até 31 de dezembro de 2020.

Por nós ninguém faz nada pois somos ricos aposentados da Previ.

Anônimo disse...

Por favor, tenho uma dúvida..
Se Dr Medeiros ou qualquer um dos amigos interlocutores puder me tirar..ficaria, desde já , muito grato.
Eis a dúvida..
Quem recebe aposentadoria pela Previ é obrigado a manter o recebimento de sua aposentadoria no Banco do Brasil?
Ou pode solicitar a transferência para o outro Banco? Por exemplo, Caixa Econômica Federal.?
Outra dúvida: na esteira dessa possibilidade , ele pode fazer a portabilidade de eventuais empréstimos do BB para a Cef, por exemplo?
Fizeram-me essa pergunta e fiquei sem saber o que responder .
Não é o meu caso, mas de um senhor aposentado do BB , cuja esposa me indagou..
Se alguém puder ajudar..

Anônimo disse...

Os falsos ricos aposentados da Previ têm também empréstimos consignados contraídos por conta da omissão do nosso fundo de pensão em socorrer dignamente os seus associados.

Jeanne disse...

Caro Medeiros, a atual taxa selic é 3% depois do novo corte. Na sua opinião, a Previ irá também cortar os juros também? Abraços, Jeanne.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros e demais,

A COOPERFORTE fez pouco, mas FEZ.
O BANCO DO BRASIL do senhor RUBEM NOVAES, nada FEZ.
Absolutamente NADA.

Anônimo disse...

Com o resultado do copom ontem dia 06.05 reduzindo a selic para 3% a.a. caiu mais uma vez a rentabilidade da poupança, com isso bem que a COOPERFORTE poderia tomar como BASE PARA REDUZIR OS JUROS DOS EMPRESTIMOS.

Anônimo disse...


Ao anônimo de 6 de maio de 2020 das 16:02

Para sua compreensão, transcrevemos o artigo do Regulamento do Plano de Benefícios que trata do assunto:

Art. 61. Os benefícios e rendas de que trata este Regulamento – ressalvados os casos de resgate de reserva em parcela única – serão pagos em prestações mensais e consecutivas, pelo prazo de duração do benefício, no mesmo dia em que o patrocinador Banco do Brasil S.A., fizer o pagamento dos salários de seus empregados.

§ 1º – Os pagamentos devidos pela PREVI em decorrência deste Plano de Benefícios serão efetuados por meio das agências do Banco do Brasil S.A, na forma definida em norma interna da PREVI.

Entretanto, sugerimos verificar a possibilidade de transferência automática do crédito do benefício para a conta-corrente de outro banco ao cadastrar o “Termo de Opção Bancária” no Banco do Brasil.

Anônimo disse...

Impressionante como as pessoas pensam de forma diferente.Referente a questão de ter fé em Deus eu confio que Ele sempre quer o melhor para nós mas que é inevitável que coisas ruins nos aconteçam.Deus sempre nos proteje mas quer que façamos a nossa parte.A vida é o maior bem que Deus nos deu e por isso temos obrigação de cuidar dela.Evitar perigos e qualquer risco não significa não ter fé mas cumprir nossa parte.Minha vizinha reza todos os dias, colocou um terço na porta mas mesmo sendo idosa sai de casa várias vezes, não usa mascara e faz festinhas e reuniões com familiares e amigos.Acho que ela confia na fé.

Anônimo disse...

Desde que a Previ aboliu a sistemática de pgto. de benefícios por orpag, já há alguns anos, recebo o benefício em conta na caixa.
Fiz o termo de opção bancária e todo dia 20, de manhã, o BB efetua a transferência. Exceção em datas que o dia 20 recai em dia não útil, quando a transferência é feita no primeiro dia util.
Assim, consegui que o BB guloso parasse de se apropriar de quase todo benefício mensalmente.

Anônimo disse...

Realmente, SELIC a 3%aa, a tx de jrs do ES deve cair, inclusive das operações em ser, salvo melhor entendimento.Estou com uma operação de ES em andamento e não consigo cancelá-la.

Anônimo disse...

Deu no Jornal de Brasília , coluna Esplanada :

"TE CUIDA, BB

Há pelo menos nove ‘potenciais riscos’, assim classifica relatório do Tribunal de Contas da União, no processo de vendas de ativos altos do Banco do Brasil. O report está na mesa do ministro Bruno Dantas. Entre os tópicos mal explicados estão “seleção do ativo para desinvestimento”, “rito do processo competitivo”, “ausência de critérios de seleção dos interessados”, “transparência do processo competitivo de alienação”. É negócio que pode render mais de bilhão de reais."

Anônimo disse...

Ao anónimo de 07 de maio de 2020 , 10:48
Sobre a dúvida que suscitamos.
Muito obrigado, meu irmão, pelos seus esclarecimentos.
Perfeita exposição.
Que Deus o abençoe

Paulo disse...

Ao anónimo de 07 de maio de 2020 , 10:48
Sobre a dúvida que suscitamos.
Muito obrigado, meu irmão, pelos seus esclarecimentos.
Perfeita exposição.
Que Deus o abençoe

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Recebi uma mensagem da Cooperforte agora, à noite, informando-me que:

"Você tem crédito pre-aprovado com taxa a partir de 0,68% a.m. e carência mínima de 60 dias. Contrate agora! https://cooper.vc/FacilitamosasuaVida"

Pensei: mais uma ajuda do Dr Medeiros junto à Cooperforte, entretanto, a internet não dá acesso ao endereço citado na mensagem recebida, ou seja, https://cooper.vc/FacilitamosasuaVida. Acessei o autoatendimento no site da Cooperforte e lá está registrado: "sem limite disponível"

Pode isto Dr. Medeiros?

Anônimo disse...

hoje teve uma palaestra da PREVI online, o que interessa os assuntos, nunca ligaram para os associados, suspeito que é por causa da proxima eleição.
Nunca fizeram nada pelos associados e agora vem com essa palestra online, tou pouco me lixando.

Anônimo disse...

Prezado Anônimo de 15:25

TE CUIDA BB

Artimanhas de RUBEM NOVAES e PAULO GUEDES.
Estao minando o BB.

Anônimo disse...


Dr. Medeiros, estou tentando aletrar os beneficiários do Peculio e não consigo. Não existe atendente para me orientar. Me casei recentemente e não posso incluir minha esposa como dependente. A Cassi só admite dependente que é inscdrito na Previ.

JOSE BENEDITO MONTEIRO disse...


Dr. Medeiros, tentei alterar os beneficiários da Capec, mas o sistema não aceitou. Tentei falar com atendentes mas não existe nenhum. Casei recentemente e gostaria de incluir minha esposa, mas não consigo. A Cassi só aceita dependentes que são inscritos na Previ

Anônimo disse...

Sou o anônimo de 07/5 - 19:51 h

Dr. Medeiros,

Telefonei hoje para a Cooperforte buscando esclarecimentos pela mensagem recebida disponibilizando-me a possibilidade de contratação de empréstimo sendo que não tenho limite disponível. Fui informado que aquela mensagem é destinada a quem tem limite disponível para renovação/contratação e que, no meu caso, a mensagem foi equivocada. Pode isto Dr. Medeiros? Para onde foi a competência profissional daquela antiga Cooperforte? Obviamente que não fiquei iludido com a mensagem em comentário tendo em vista o pouquinho de inteligência que tenho, mas e se eu fosse um idiota o que teria sentido com esta falha inaceitável?

Anônimo disse...

A Cooperforte envia email disponibiizando empréstimo até para inadimplentes que logicamente não podem tomar empréstimo.Totalmente sem controle.

Anônimo disse...

Dr

A Cooperforte pode tornar realidade a mensagem equivocada.

Basta abrir um crédito suplementar de 20%
do limite atual para pagamento em 48 parcelas com taxa reduzida.

Alguém tem ilusão de que a epidemia e só isso?

Duas parcelas para a PREVI, antecipação do benefício aniversário para a Cooperforte?

Acordem.

Isso foi perfumaria.

Abracos

Anônimo disse...

Também recebi mensagem no celular dizendo que eu tenho um crédito.Quando entrei o que informa é sobre a suspensão da prestação pelo aniversário de 2021. Não me interessa.

Anônimo disse...

DOUTOR MEDEIROS

O Senhor já obteve mais informações da COOPERFORTE a respeito de sua reclamação conforme informado em seu comentário de 30/4 23:54? Como o Senhor sabe até hoje não houve nenhuma publicação de novos benefícios aos associados em virtude dessa pandemia.
Obrigada pelos esclarecimentos.

Anônimo disse...


INPC de abril/2020: -0,23%, ficando o acumulado no ano (até abril) em 0,31%.

MAUS disse...

'Santa Catarina tem 65 óbitos. Joinville, a cidade onde moro tem 700 mil habitantes e apenas 06 óbitos.

09/05/2020 10:49'

O SUL è MEU PAIS.

PR SC RS tem 350 ÓBITOS ACUMULADOS no ANO !!!

Em SP e RJ morre MAIS do isso TODOS os DIAS !!! ???
- é o PT-PSDB cumprindo a meta do PCC Chinês.
- tem muito óbito engordando a lista por Covid, tudo para aumentar a fatia dessas UFs, na divisão dos 120 bilhões da MP da "Guerra".

Com certeza em SP-RJ-AM-MA-PA-CE-PE a Saúde Pública é precária e FUNCIONÁRIOS de HOSPITAIS PÚBLICOS não têm EPDis e estrutura adequados.

Contudo, nos contratos sem licitação desses Partidos, ocorrem superfaturamentos de 300 a 700 por cento - busque no google.

Não bastou a exportação intencional do C-19, a China continua alimentando a morte.
- a ironia fica por conta que lá eliminaram 30, 300 ou 3.000.000 indigentes.
- aqui indigentes das UFs campeãs de Covid engrossam a lista do Dória&Witzel&Cia.

Vai faltar massa de manobra nas Eleições.

https://www.defesa.tv.br/crise-do-covid19-a-china-inunda-a-europa-com-materiais-medicos-defeituosos/


Anônimo disse...

Essa queda na taxa SELIC para 3% não ajuda a Previ ?
A taxa atuarial teria que ser revista ? Hoje a Previ tem que obter rendimentos superiores a 4,75% (só a Selic). Reduzindo a 3% não ficaria mais confortável?
82 só ? Tá novinho ! Congratulações.

Anônimo disse...

COVID - fugindo do assunto atual do blog, mas considerando que a maioria que participa são de idosos, vejam o que pode nos esperar se tivermos o azar de necessitar de internamento hospitalar: "https://istoe.com.br/a-escolha-de-sofia/". Um tipo de nazismo disfarçado, quando na segunda guerra mundial mataram milhões de judeus e aqui pela pandemia vão dar preferência para pessoas jovens e preterir os idosos no atendimento hospitalar, e isso dito descaradamente e pelo jeito já está acontecendo.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Anônimo de 9 de maio de 2020 20:43

Na atual situação da pandemia, onde há falta de médicos, equipamentos, remédios, etc., se você fosse médico e pudesse salvar apenas um dos doentes, quem você salvaria: o mais jovem ou o mais velho?

Genésio - Uberlândia/MG.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezado JOSE BENEDITO MONTEIRO 8 de maio de 2020 14:05

Faça o seguinte:

1. Durante a pandemia a Previ somente está atendendo pelo Fale Conosco. Acesse o site http://www.previ.com.br/home.htm, clique em Fale Conosco, registre sua senha, e solicite as informações necessárias para incluir sua esposa como sua dependente.

2. Após inscrever sua esposa na Previ, inscreva-a como sua dependente na Cassi pessoalmente em qualquer unidade Cassi (na sua cidade tem Clinicassi?) ou pelo site da Cassi ww.cassi.com.br – Perfil Associados/ Menu serviços para você/Atualização Cadastral/Dependentes para homologação.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG.

Anônimo disse...

Colega Genésio,

Permita um adendo em seus oportunos esclarecimentos.
O colega Jose Benedito Monteiro deve verificar no item Cadastro do link http://www.previ.com.br/menu-auxiliar/noticias-e-publicacoes/noticias/detalhes-da-noticia/previ-cria-caixas-postais-para-receber-documentos-digitalizados-1.htm

Anônimo disse...

Suponhamos que algum de nós, infectado pelo Covid-19 e com dificuldade de respiração seja socorrido pelo SAMU e levado a um Hospital que não tenha convênio com a Cassi e seja conduzido à UTI, quem pagará a conta? Uma diária particular em UTI pode chegar a 6 ou 7 mil reais. Como a permanência média é de 15 dias, é complicado.

Anônimo disse...

Dr.

A Cooperforte pode fazer mais.

Chegou a 150.000.

Aumento dos limites em 20% 48 parcelas juros 1,35% ao mês

Os 150.000 associados, detentores do capital ('e uma Cooperativa) somos nós.

A antecipação do aniversário não convence.

Ela pode mais.

Abraços.

Anônimo disse...

Senhores,

Tem uns cidadãos que estão pedindo redução das aposentadorias no PREVI.
Valha-me Deus, vai ter colega que não terá dinheiro nem para a comida, pois gastam muito ou quase tudo com remédios, para continuar vivo.
Nunca vi disparate tão violento.
Querem por semelhança ao que se propõe fazer com os funcionários públicos, que ganham acima dos salários dos ministros da Corte Suprema.
Por favor, nivelemos por cima sem aderir ao comunismo castrador e mortal para as famílias (dos outros, não as deles).
Em que pese minha avançada idade ainda terei que ler desvarios, quem sabe por muito tempo, se o Covid19 não me pegar.

Paulo Beno disse...

PREVI - PLANO 1 - QUANTOS SOMOS POR FAIXA ETARIA :

DE 45 A 49 ANOS...2.822 ATIVOS + 229 APOSENTADOS
DE 50 A 59 ANOS...4.382 ATIVOS + 16.365 APOSENTADOS
DE 60 A 69 ANOS.....678 ATIVOS + 41.985 APOSENTADOS
DE 70 A 79 ANOS......62 ATIVOS + 16.181 APOSENTADOS
DE 80 A 89 ANOS.......8 ATIVOS + 6.903 APOSENTADOS
DE 90 A 99 ANOS.......NENHUM E 1.023 APOSENTADOS
DE 100 A 104 ANOS.....NENHUM E 15 APOSENTADOS

TOTAL DE 18.973 PENSÕES, 7.952 ATIVOS E 82.701 APOSENTADOS = 109.626 PARTIC.

fonte: "Painel Informativo" (dezembro/2019)

Anônimo disse...

Colega de 00:14

O SAMU só encaminha pacientes para hospitais que atendam pelo SUS.
Para hospitais privados só se for medida adotada pelos familiares e mediante uso de ambulância de serviços de emergência particulares (HELP, etc.).
Sou cardiopata e certa vez sofri ameaça de infarto em escritório de colega advogado. Fui socorrido pelos bombeiros e o hospital particular não me aceitou, tendo sido reconduzido para o Instituto de Cardiologia do Estado (SUS).
Não esquecer que os governos municipais, estaduais e federal estão atentos e já compraram vagas de leitos em hospitais particulares para atendimento da COVID-19.
E no mais, se a CASSI não cobrir a fatura, sempre cabe o recurso à via judicial, pois se trata de pandemia, que tem, com certeza, tratamento especial por parte do Poder Judiciário.
Faço votos, contudo, que a pandemia não nos atinja.