OTIMISMO OU PESSIMISMO

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Todos sabem que sou um otimista incorrigível. Sempre procuro acreditar em que as coisas vão dar certo e a vida vai melhorar. Parece que o Paulo Guedes também é otimista. Sábado ele falou que após a queda o Brasil vai ter um crescimento acelerado e anunciou para o segundo semestre três ou quatro privatizações.

Mas o cenário não está tranquilo, muito pelo contrário. Os analistas calculam que nosso PIB vai cair quatro por cento e tem até quem prevê que a queda será de dois dígitos. O dólar anda batendo nos seis reais. O comércio está apavorado. O desemprego avança. As mortes pelo coronavírus também avançam. Como se manter otimista nesse panorama ?

É preciso muita coragem e pés no chão nesta hora.  Estamos no meio duma baita tempestade. Jamais o mundo passou por situação igual. Equivale a uma terceira guerra mundial.

E como idosos vulneráveis estamos na linha de tiro com alto risco de sobrevivência, inclusive seguidamente lembrados de que seremos preteridos em caso de superlotação hospitalar.

Acabei de vender todas as minhas ações da bolsa. Existe quem está arriscando e aproveitando as oportunidades. Eu estou ressabiado, com medo de um colapso, e sem apetite para o risco.

Sempre tem lances. As ações do BB hoje estão subindo, estavam a 27 e agora estão a 28. Vendi.

Nesse ínterim estamos no meio da votação do relatório da Cassi. Tem restrições no parecer do conselho fiscal. Mas eu acho que desaprovar agora não é aconselhável, é criar mais confusão, inoportunamente.

Vamos em frente. Coragem. Sempre devemos manter a esperança. Sempre.

27 comentários:

Anônimo disse...

Dr

Tenho esperança que a Cooperforte

crie uma linha de crédito de 20% do

do limite atual para pagamento em

48 parcelas para crédito imediato.

Sou otimista. Por que nao?

Abracos

Abracos

Trader anônimo disse...

Acabei de vender todas as minhas ações da bolsa. Existe quem está arriscando e aproveitando as oportunidades. Eu estou ressabiado, com medo de um colapso, e sem apetite para o risco.

- Decisão sábia é sensata...Embora um pouco tardia...E serve de diretriz e/ou baliza para as próprias aplicações em renda variável do Previ...

Nildete disse...


Boa tarde, doutor Medeiros. Admiro seu otimismo! Isso transmite ânimo para nós! Vamos pensar positivo.
Peço a Deus que livre o mundo dessa pandemia. O mundo precisa de paz.

Um abraço.

Renato Sant Ana disse...

Paulo Guedes não é otimista. É um oportunista e enganador. Antes da pandemia o Brazil já estava parado.

Anônimo disse...

Sábias palavras, Dr. Medeiros.

Contudo o prezado doutor sabe, melhor do que ninguém, que somente os fortes e resolutos crescem nas crises.

Lógico que devemos agir com cautela.

Por exemplo: na comentada venda das ações do BB, o senhor ganhou 1 real bruto por ação, mas já houve comentário (15:53) de que a decisão foi tardia. Oras bolas, o dinheiro é seu e o senhor detém expertise suficiente para manobrar seus investimentos.

Quanto ao Ministro Paulo Guedes penso que acredita numa recuperação rápida da economia, pois o estrago ocorre em nível mundial. Então todos vão somar esforços para que os respectivos PIBs voltem a ostentar o nível anterior.

E não podemos esquecer das privatizações, com que o Estado vai se desvencilhar dos "elefantes brancos".

Aristophanes disse...

Prezado Medeiros.
Vejo você meio desanimado. O que não é bom. Chegou a se desfazer de sua carteira de ações, na baixa(79.000/-1,49)! Não estou tão abatido, assim, mesmo não tendo patrimônios excedentes. Só de manutenção. Também, não sou um otimista perfeito.
O mundo parece estar se recompondo, aos poucos, mas positivamente. A China já roda seus motores. Da India e Japão não se têm notícias de desânimo. A Europa já começa uma discreta saida das restrições.Os USA equilibram o jogo.
Não minimizo a grandiosidade socio-econômica da crise que só vai acalmar com o descobrimento da vacina, quando passaremos a conviver "civilizadamente" com o Corona... até que apareça outro.
Apesar desses sinais alvissareiros, no mundo, estou desanimado é com o meu país, onde o Governo, na condução de um presidente desagregador, não construiu a união de forças, e além dos problemas naturais, ainda cria desavenças desnecessária e inoportunas. Já tinhamos perdido o ano 2019, que seria o ano das reformas, e o Posto Ipiranga muito mal nos entregou a Previdência. Nenhum plano de construções, para amenizar os milhões de desempregados. Só metas fiscais! Até o BC já gastou suas preciosas balas. Agora, embaralhou tudo, e o bombeiro chefe brincando de fogueteiro e seus meninos jogando traque-de-chumbo...

Bolsoasno disse...

Realismo

Unknown disse...

Prezado Dr. Medeiros, nosso advogado.

Reportando ao comentário do colega, anônimo, de 11. de maio, 11.41 h .

Será que o senhor não daria mais uma cutucuda na Cooperforte ?

o HELP veio muito aquém de nossas expectativas .

Tímido demais .

Trader anônimo disse...

‪Anônimo‬ de 11 de maio de 2020 18:31


[...] Oras bolas, o dinheiro é seu e o senhor detém expertise suficiente para manobrar seus investimentos.



- Mais uma razão para a opinião do Dr. Medeiros servir de diretriz e/ou baliza para as próprias aplicações em renda variável do Previ...

Jair Mário Bork disse...

Vi no Facebook uma notícia de que o INSS prorrogou o convênio com a PREVI para que o benefício continue sendo pago através da Fopag, até que termine a pandemia do Covid-19. Será verdade? Aguardemos.

Unknown disse...

Em se tratando de ajuda a minha pessoa, fez mais do que o BB

Anônimo disse...

Jair Mário - 13/5 09:24 h


Já consta no site da PREVI (Notícias) esta decisão.

Anônimo disse...

Colegas,

Vou adorar quando este País virar uma Venezuela e os Doutos da Esquerda Social Popular se besuntarem em "liberdade assistida", isto se o corona me deixar ver.
Uma dica: Leiam sobre o PCC da China, dos coletivos da Venezuela, da KGB Russa, do Foro de São Paulo da URSAL, da LIBERDADE dos cubanos, para não dizer que há mentiras e conspiração da turma da direita.
SE ESTOU ENGANADO QUE DEUS ME PERDOE E OS COLEGAS SE COMPADEÇAM DA MINHA INGENUIDADE.

Anônimo disse...

Se o INSS fosse retirado da folha a Previ teria que aumentar o prazo do ES para reduzir o valor das parcelas e se enquadrar nos 30%.Com o INSS fora da folha poderia ser utilizado para consignado em outros Bancos inlusive no BB.

Felipe Osório da Silveira disse...

Alguém teve descontado esse mês o valor da parcela do 13° da CASSI tmb?

Anônimo disse...

Colega Felipe (13:40)

A cobrança extra para a CASSI está correta, pois se trata da 2ª e última parcela do 13º a cargo do INSS.

Ester Martins disse...

Olá Felipe já tem contra cheque abraços

Anônimo disse...

Qualquer mudança na Cooperforte é sempre para pior. Já acessavam pelo App e agora manda instalar e não consigo nada. Sem acesso ao autoatendimento. INCRÍVEL!!!!!

Anônimo disse...

Entro no site do Banco do Brasil, conta corrente e lá tem a opção de visualizar o contracheque, ai tento ver o contracheque deste mes de maio e informa que ainda não foi processado, mas quando vou em lancamentos futuros ja consta o valor liquido.
Vou no site da PREVI e tento ver o contracheque e sai a mesma mensagem: ainda não processado.
Sinceramente, ninguem merece.

Felipe Osório da Silveira disse...

Sim já está disponível no app

Felipe Osório da Silveira disse...

Mesmo não recendo INSS pela previ se paga o 13. Não era somente em novembro?

Anônimo disse...

Só pelo smartphone! Instale o App PREVI!

Anônimo disse...

Ministro da Saude pede demissão.Ninguém aguenta e ainda tem gente defendendo.Que Deus tenha piedade de nós e nos livre dessa maldição.

Anônimo disse...

DÉFICIT NA PREVI! Agora é se preparar para saber quanto vai ser o equacionamento. Viva o Guedes que diz: Vamos vender logo essa p... do BB! Salve o "preparado Dr. presidente"

Anônimo disse...

O jornal O Globo publica hoje (15 de maio) a informação de que, em uma reunião ministerial realizada no dia 22 de abril, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que é preciso “vender logo a porra do BB”

E os coleguinhas cegos e fanáticos continuam apoiando esse governo.Até quando????????????????

Anônimo disse...

O Presidente, desde a campanha, sempre se colocou contra a privatização da CEF, da PETROBRÁS e do BB. Vamos ver até quando resistirá à pressão da p...dos neoliberais, eis que já está cedendo à do Centrão.

Anônimo disse...

Prezados,

Alguém conseguiu êxito naquela ação de 30% de comprometimento da renda? Poderia dar as dicas?
Grata