MELHOROU

domingo, 7 de junho de 2020

Contra a minha opinião negativa a respeito da bolsa , que fez com que eu vendesse minhas ações, o Ibovespa teve um rali espetacular e chegou na sexta feira a bater nos 97.000 pontos.


Nesse mesmo tempo o dólar baixava e chegou a menos de cinco reais, 4,98.

A explicação dos analistas foi de que o ânimo internacional com a reabertura da economia e redução da quarentena foi positivo, que a crise política nacional arrefeceu, que o apetite ao risco aumentou, que o desemprego nos EUA não foi tão terrível, e que os milhões injetados pelo Tesouro nos Estados foi benéfico.

Tem gente revisando os cálculos e acenando que a bolsa vai chegar a 110 mil pontos.

Incrível. Eu errei feio. Avaliei mal os estragos na economia feitos pelo coronavírus. Eu olhava o cenário de um jeito restritivo baseado nas informações que a mídia me transmitia. Fábricas fechadas, comércio fechado, aeroportos vazios, Utis lotadas, mortos em curva ascendente, conflitos políticos graves. Em que mundo eu estava fechado no isolamento ? Eu ingressei, com certeza, na espiral do medo que nos foi impingida. Pô, que coisa !

Com essas melhorias temos que festejar que o déficit na Previ vai ser impactado favoravelmente e os 24 bilhões vão ser reduzidos .

Falando na Previ ela está com novo diretor de participações, o Denisio, que veio do Previ Futuro. É o primeiro diretor indicado pelo BB que vem do Previ Futuro. Breve todos virão.

Na Cassi assumiram os novos gestores . Teremos novidades em breve.

Quanto a melhorias na Previ eu tenho gestionado sim, porém, ao contrário do que alguns colegas pensam, o momento não é propício, por causa das eleições. Qualquer vantagem poderá ser interpretada como estelionato eleitoral. É o que me tem sido alegado.

Quanto a Cooperforte me tem sido dito que cada um que necessite alguma coisa diferente do pacote recentemente lançado deve tentar contato e procurar um entendimento , que a Cooperforte está aberta ao diálogo.

E por hoje é só. A semana que vem terá alguns episódios que merecem nossa atenção.

E vamos que vamos.

21 comentários:

Anônimo disse...

Dr

ES

Depois das eleições nao e' estelionato eleitoral e ainda estaremos em julho.

Basta querer.

Abracos

Anônimo disse...

DR

Cooperforte

O "pacote" da Cooperforte se resumiu em antecipar o aniversário. Em verdade algo que teríamos de qualquer jeito.

Assim o "pacote" e' quase nada.

A suspensao de duas parcelas mediante consulta ao associado evita a peregrinação
ao "dialogo" e assim a Cooperforte estará de fato sendo solidária. A epidemia e suas consequências ainda está aí.

Abracos

Gustavo Costa disse...

Me pergunto o que acontecerá com o plano 1 da previ quando todos os diretores forem do plano 2!

Anônimo disse...

Amigos,
Não sejamos gulosos. A Bolsa a 97 mil pontos, dadas as circunstâncias, é uma excelente notícia para a Previ.
E vamos aguardar as novidades na Cassi. Uma ideia interessante seria a telemedicina para as principais especializações.
Iria ajudar principalmente o pessoal do interior.
As coisas estão mudando, as coisas estão melhorando. O coronavírus, embora letal, já não causa tanto temor as pessoas. Como se diz, existe vida, apesar do covid19..
Claro que vem uma crise brava por ai, mas poderia ser pior.
Vamos que vamos. Fé em Deus e pé na tábua, como diz o ditado.
Realmente estou animado hoje. Vamos orar a Deus para que nos de ânimo e coragem. Estou sentindo falta disso hoje em dia.
Celio Vilela

Anônimo disse...

Dr. Medeiros não vejo que o Sr tenha se enganado sobre a Bolsa. Veja nos USA, conforme alguns artigos que lí, não existe justificativa para a Bolsa americana estar no patamar atual deveria estar bem mais abaixo. Analistas experientes não conseguem explicar. Idêntica situação aquí também. E veja que o saldo entre entrada e saída capital estrangeiro na Bolsa, até o final de maio, bateu o recorde de perto de R$ 76 bilhões negativos (saída maior). Em 2019 este valor foi R$ 44,5 bilhões negativos. Alguns analistas acham que a Bolsa brasileira está se segurando e avançando pelos investimentos de pessoas físicas - muitos aplicando pela primeira vez - e egressos da crise por perderem empregos - usam os valores para terem outra atividade no caso investidor na bolsa - e/ou por direcionamento de investimento - como a taxa selic está baixa os investimentos em fundos estão sendo direcionados para a bolsa. Agora a pergunta é até quando vaia continuar subindo ou se vai estagnar a bolsa porque o cenário de curto prazo político (provável impeachment ou impugnação da chapa pelo TSE) está cada dia mais clarificado e o cenário econômico aliado com um possível isolamento internacional agravarão renda dos trabalhadores e aposentados, resultados da empresas e instabilidade social.

WILSON LUIZ disse...



NÚMEROS RELATIVOS

Não se sabe quem disse, certa vez: “os números, quando torturados, dizem qualquer coisa”. Isto se aplica muito, agora, nesta pandemia, não há números confiáveis.

Comparar as estatísticas do Brasil com as de outros países com população semelhante é impossível. Segundo pesquisas(também não confiáveis), nosso país tem uma grande sub-notificação de casos, estima-se que o total de contaminados seria entre 700 e 1.400% maior, e o de mortes maior entre 70 e 140%, devido, principalmente, à realização de poucos testes.

Tenho uma sugestão, poder-se-ia fazer um levantamento da série história de falecimentos “normais” dos últimos 5 anos, e compará-lo com o período atual, o número de óbitos acima da curva histórica, com razoável certeza, poderia ser atribuído ao coronavírus; seriam dados a ser utilizados para o planejamento da estratégia de combate a esta pandemia.

Minha maior preocupação é que o Brasil, entre os 10 mais afetados, é o único que não está conseguindo reduzir o número diário de infectados e mortos; enquanto os outros já estão na fase de redução de casos, nós, segundo os técnicos, sequer atingimos o pico das ocorrências, e não se chega a um consenso de quando será.

Jair Mário Bork disse...

Na minha opinião a bolsa vai continuar subindo e o motivo é simples: Não há outra alternativa para aplicação de dinheiro, que produza lucro, face às baixíssimas taxas remuneratórias. Quem quiser ter renda, tem que arriscar, ainda mais se considerarmos que antes da pandemia o índice Bovespa estava em 120.000 pontos. Quem viver, verá.

Trader anônimo disse...

‪Anônimo‬ disse...

Dr. Medeiros não vejo que o Sr tenha se enganado sobre a Bolsa. [...] Alguns analistas acham que a Bolsa brasileira está se segurando e avançando pelos investimentos de pessoas físicas - muitos aplicando pela primeira vez - e egressos da crise por perderem empregos - usam os valores para terem outra atividade no caso investidor na bolsa - e/ou por direcionamento de investimento - como a taxa selic está baixa os investimentos em fundos estão sendo direcionados para a bolsa. [...]

7 de junho de 2020 20:50


De acordo. Permite-nos ilustrar sua observaçāo acima o seguintes fragmento de texto encontrado na literatura técnica:

AS TENDÊNCIAS “PONZI” DOS MERCADOS


Como “pirâmides da felicidade”, as bolhas especulativas apóiam-se numa hipótese impossível: a de que novos investidores sempre entrarão na ciranda, para sustentar os ganhos dos que chegaram antes. Provavelmente, ninguém melhor do que Hyman Minsky evidenciou os encadeamentos da economia de mercado, resumidos por ele na eloqüente expressão “cegueira ao desastre”. Minsky dedicou particular atenção aos distúrbios provocados por Charles Ponzi, especulador dos anos 20, que iludiu pessoas ingênuas, seduzidas por promessas de rendimentos extraordinários. Na falta de qualquer ativo real capaz de cobrir os rendimentos anunciados, Ponzi oferecia a seus primeiros clientes o capital aportado pelos que vinham depois. A sustentabilidade do conjunto supunha, portanto, a manutenção infinita do fluxo de novos clientes.

Próximas à fraude, todas as bolhas especulativas baseiam-se num mecanismo bastante semelhante. Elas requerem uma entrada constante de investimentos, para manter o mercado em alta e a ilusão de que, assim, todo mundo ganha. O segredo da bolha é a adesão especulativa. Investimentos de alta rentabilidade atraem aplicadores cada vez mais comuns — portanto, cada vez menos esclarecidos, porém mais numerosos. (14)

(14)diplomatique.org.br/o-mundo-refem- das-finanças/

Trader anônimo disse...

‪Anônimo‬ disse...
Caros colegas,


[...] O desempenho positivo do índice Bovespa só tem efetividade e eficácia, na hipótese das ações que compõem o portfólio da PREVI sofrerem valorizações substanciais, vultosas, caso, por exemplo, da Vale S.A, do BB, etc., em cujos ativos o nosso fundo de pensão aplicou cifras elevadas e que são as raízes das perdas contábeis, em especial a Vale S.A, via da Litel.

5 de junho de 2020 10:21

- A observaçāo acima parece-nos pertinente e correta. Entretanto, o distinto colega ainda não "pegou" a parte principal de nosso comentário. Neste sentido, permitimo-nos enfatizar: [...] para nós o preço é secundário. Para quem acredita que a Bolsa é apenas uma conspiração o indicador adequado é o tempo. Em outros termos, quanto tempo falta para o "preço" se igualar ao "valor"?

Adicionalmente, comentamos no blog do Professor Ari:

sábado, 19 de outubro de 2019

SUGESTÃO À PREVI (Por Aristophanes Pereira)

EXPLORANDO O LADO OCULTO DA LUA.
Aristophanes Pereira


Os títulos de "grande liquidez", eg. Petrobras, Vale são simples meios de transferência de riquezas. Portanto, valem Zero. A afirmação acima é o resultado da observação de umas sete ou oito observações independentes: gráficas, relações matemáticas desproporcionais, coincidências.
21/10/2019 05:32

Felipe Osório da Silveira disse...

O que vai acontecer com o dinheiro do P1 após o falecimento de todos os participantes?

Anônimo disse...

Prezado trader anônimo - favor esclarecer essa que colocou: "Petrobras, Vale são simples meios e transferência de riquezas e portanto valem zero."

Se esses títulos valem zero, como eles são utilizados como meios e transferência de riquezas? Não entendi.

WILSON LUIZ disse...


PODE FECHAR

O ministério da saúde, não obstante os 25 generais que foram lá colocados, sofreu um “golpe de estado” no que se refere ao combate do covid-19. Os maiores veículos de comunicação se aliaram aos 27 secretários de saúde dos estados. Os dados referentes aos números da pandemia serão centralizados, compilando dados oficiais remetidos pelas secretarias, e os veículos de comunicação divulgarão o levantamento todo dia, às 20 horas. Quero só ver a “saia justa” se os números não baterem com os levantados pelo governo, que os divulga às 22 horas.

Os secretários de saúde dos estados também decidiram não mais seguir as orientações do ministério, cada qual agirá conforme a situação de sua unidade da federação.

GRAÇAS A DEUS, AINDA EXISTE BOM SENSO NESTE PAÍS

A justiça do Rio de Janeiro determinou o cancelamento de alguns casos em que se permitiria a abertura de vários serviços na cidade, determinada pelo prefeito, que é bispo da igreja universal.

Entre eles, foi proibido a realização de cultos religiosos presenciais, agora só pela internet. A fé é muito pessoal, os que comparecem às igrejas para serem vistos como “homens de fé” não são melhores que os que a exercem no procedimento correto no seu dia a dia.
Trabalhei em uma cidade no interior de Santa Catarina, cujo prefeito era o típico “carola”, não perdia uma missa, às vezes até ajudava o padre. Meses após ser transferido, soube que aquele “homem de fé” teve seu mandato cassado, por desvio de recursos da merenda escolar.

Vejam só o perigo, a Coréia do Sul fez um levantamento em 8.200 casos de contaminação; cerca de 60% dos infectados, mais ou menos 4.900, eram frequentadores da igreja? seita? shincheonji.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, bom dia.

Não penso que o doutor tenha efetivado seus créditos por medo, mas, sim, por pura cautela.
É o que nos ensina Max Gunther em sua obra "Axiomas de Zurique", mais precisamente o 2º Grande Axioma: Da Ganância.
Ou seja, seus investimentos teriam atingido a meta temporária proposta pelo prezado doutor, então não haveria mais motivo para continuar com os recursos aplicados.
Vale dizer: não considerou o montante atingido como nova base, mas contentou-se em face da previsão de risco mais elevado.
Eu com certeza não conseguiria esse timing.

Anônimo disse...

https://valor.globo.com/financas/noticia/2020/06/09/previ-ja-recuperou-r-7-bi-desde-abril.ghtml

WILSON LUIZ disse...

MEU REINO POR UM ESTADISTA

O Brasil é um dos países mais afetados pelo Covid-19, e as políticas para combate-lo é um “samba do crioulo doido”, como não há uma coordenação do governo federal, prefeitos e governadores estão tomando algumas decisões muito temerárias, como reabrir o comércio em locais em que as ocorrências ainda estão em alta.

O que muito me preocupa, pensando em meus netos, é que estão falando até em reabertura de escolas, como vai se manter a distância segura com os pimpolhos correndo para abraçar seus amiguinhos? Caso emblemático ocorreu na Escola Preparatória de Cadetes do Ar em Barbacena(MG). Não se sabe porque(ou se sabe?), algum “gênio da raça” inventou de seguir normalmente com as aulas, como se nada estivesse acontecendo; o resultado é que, dos 507 alunos, 195 foram contaminados(dados sobre professores e funcionários não foram divulgados); depois do leite derramado, resolveram fechar tudo.

Por mim, se decretava o retorno às escolas apenas ano que vem, afinal este triste 2020 já está perdido.

O que fizeram os países que melhor se saíram no combate à pandemia? Em todos os casos, nota-se que há uma diretriz centralizada no poder executivo, com a colaboração da oposição, que deixava de lado divergências políticas pelo bem coletivo. Bem ao nosso lado, tem dois países de cujos governantes eu nada esperava, e que revelaram capacidade de liderança, o Paraguai, que muitos consideram ser apenas o 28º estado brasileiro, e a Argentina, onde o presidente Alberto Fernández provou que não é apenas um marionete de Cristina Kirchner.

Alguém se lembra de alguma manifestação de nosso presidente sobre a pandemia, exceto “e daí, todo mundo vai morrer mesmo”? Cada país tem o líder que merece; nós, inclusive eu, o elegemos.

Uma curiosidade, alguns dos países bem sucedidos são governados por bravas mulheres, como Nova Zelândia, Islândia, Alemanha, Cingapura, Taiwan(será que deveríamos ter eleito a Marina?).

Anônimo disse...

DR

ES

Por melhor que seja o resultado do ibovespa a Diretoria Executiva da Previ só
tem alçada sobre o Empréstimo Simples.

Único "beneficio" possivel no momento.

Aumento do limite ou nova suspensao em julho e agosto.

Abracos

Anônimo disse...

180 já !
A Previ é sábia. Vai investir no lucro certo.
ES garantido pelo débito em folha de pagamento mais FQM .
180 já ! Prá ontem .

Trader anônimo disse...

Felipe Osório da Silveira disse...

O que vai acontecer com o dinheiro do P1 após o falecimento de todos os participantes?

8 de junho de 2020 14:04 (blog do Dr. Medeiros)

- Felipe e colegas de blog,

Entretanto, encontramos na Internet o seguinte fragmento de texto:

[...] Colchão de liquidez

Apesar do atual quadro conjuntural desfavorável, a entidade de previdência, que distribui anualmente R$ 13 bilhões em benefícios, não enxerga nenhum risco de descontinuidade dos pagamentos.

“Conseguimos passar pelo período de volatilidade sem ter de realizar a venda de qualquer ativo fora do preço justo pelo menos até o segundo semestre de 2021.”

Marcelo Wagner, diretor de investimentos da Previ [...]

(fragmento de texto encontrado na Internet: "Previ: as oportunidades que o maior fundo de pensão do país tem aproveitado na crise")

Três coisas chamam nossa atenção: (1) o fundo Previ é um fundo maduro, portanto, arrecada menos que distribui (R$ 13 bi /ano);(2) a parte de renda variável do fundo Previ é muito fragilizada, devido à concentração em títulos sem substância, eg. Vale e Petrobras; (3) ademais, sustentamos que o preço é secundário. A Bolsa, como toda conspiração, depois de revelada tende a deixar de existir. Em outros termos, o indicador ótimo é o tempo. Tempo que falta para o preço se igualar ao valor. Neste sentido, o seguinte fragmento de texto encontrado na literatura técnica:

[...] Les théoriciens de la valeur travail (Smith, Ricardo et Marx ) reconnaissent d'ailleurs explicitement que d'importants écarts peuvent exister entre ces deux grandeurs. En effet, à leurs yeux, si les évolutions de la valeur sont au fondement des évolutions des prix, la conformité entre valeur et prix ne prévaut que tendanciellement, sur le long terme. (18)

Traduzindo:

[...] De fato, os teóricos do valor do trabalho (Smith, Ricardo e Marx ) reconhecem explicitamente que pode haver grandes diferenças entre essas duas quantidades. De facto, na sua opinião, embora a evolução do valor seja a base da evolução dos preços, a conformidade entre o valor e o preço tende a prevalecer apenas a longo prazo. (18)

Farol amarelo?

(18) digamo.free.fr/empirval.pdf;

Anônimo disse...


Caros colegas,

A deflação do INPC, de maio/20, de (-) 0,25%, praticamente zerou o percentual desse índice acumulado até abril/20, que era de (+) 0,31%. Restou, pois, o ínfimo saldo de (+) 0,6%, posição de janeiro a maio/20, para ser aplicado, com o INPC que for apurado ... de junho a dezembro/20. Essa é a segunda deflação, neste ano, que o IBGE nos apresenta,já que em abril/20, fomos agraciados com uma deflação de (-) 0,23%.
A maioria das pessoas confinadas em casa, pelo afastamento social recomendado pelas autoridades sanitárias, passaram a fazer, forçosamente, a própria comida, dado que os restaurantes estão fechados ou funcionado à base de delivere, em condições precárias e insuficientes, situação incontornável que acarretou elevação do custo da alimentação nos supermercados, mas a INFLAÇÃO DOS ALIMENTOS parece que não impacta as calculadas pelo Governo, isto é, o IPCA e INPC. Que a distorsão entre as duas inflações aqui reportadas causa estranhesa e suscita suspeição, não resta dúvida!
Enquando isso, em céu de brigadeiro, só para lembrar uma das forças armadas (Aeronáutica) que não saem da boca do Presidente, o seu Governo vai ter o Ajuste Fiscal facilitado, porquanto as despesas da Previdência Social serão reduzidas pelos pífios reajustes nos benefícios pagos aos aposentados.
Em suma, como sempre, a conta vai cair no colo dos trabalhadores e aposentados, o que é uma imoralidade. Que ninguém pense que estou afirmando que a inflação está sendo manipulada, simplesmente porque o IBGE é um órgão vinculado ao Ministério da Economia.
Mas, verdadeiramente, o povo, se fosse consultado, diria que o controle e cálculo da inflação deveria ser feito por Auditoria ou órgão Independentes, com vistas a evitar pilhérias e chistes, do naipe jocoso de colocar Raposa para vigiar Galinheiro!
Se nada detiver essa desenfreada carreta chapa branca, que vai levando tudo de roldão, em janeiro/21, o reajuste dos nossos benefícios (reposição da inflação) será zero ou próximo disso.

Anônimo disse...

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/09/lucro-banco-do-brasil-privatizacao.htm

Anônimo disse...

https://m.br.investing.com/news/stock-market-news/neoenergia-tera-ate-marco-de-2021-para-fazer-oferta-por-fatia-da-previ-em-ativos-754877
Se aceitarem a oferta é sinal de baixa liquidez.