TÁ COMPLICADO

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Olhem gente a coisa tá complicada. Ao menos para mim.


Parece que não tá para alguns, como, por exemplo, para essa figura misteriosa do trader anônimo. 

Contra minhas expectativas a bolsa melhorou. Saiu de 92.000 e foi para 96.000. A Selic baixou mais 0,75. O crédito ficou mais barato. A renda fixa caiu. A renda variável foi estimulada. 

Será que vai ter reflexo no ÉS da Previ ?

Nesse meio tempo foi aprovada no Congresso a MP que permite que os fundos de pensão e o INSS façam convênio e agora vai para sanção presidencial.

Na Cassi foi anunciado o fim do regime de intervenção da ANS e a volta à normalidade administrativa.

Ontem a diretoria da Previ fez uma Live para mostrar como está superando a crise do corona vírus. Essa Live soou como propaganda para a chapa oficial para a eleição de julho.

O cenário do coronavírus, por seu lado, não melhorou. A curva continua ascendente. Aqui no RS piorou. Algumas regiões passaram de laranja para vermelho, obrigando a restrições no comércio.

Os dados publicados informam que o comércio teve em abril o pior mês em duas décadas.

O medo, a ansiedade e o stress estão estampados nas fisionomias das pessoas nas ruas.  A coisa está demorando a passar e o relato dos casos pela mídia assustam de verdade. Qualquer espirro, tosse, dor de cabeça ou febre gera pânico.

Realmente é um cenário difícil. Hoje tenho que acompanhar presencialmente a escritura de partilha de um inventário no tabelionato, do qual sou o advogado. São cinco herdeiros. Uma multidão. Mais o viúvo. Todos nervosos. Cavacos do ofício. Vou ter que violar meu isolamento.

É a vida que segue. Atualmente arriscada e mais perigosa para os idosos.

Vamos que vamos.

35 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Como está aquele processo referente aos direitos CASSI ?

Anônimo disse...

Tendo percebido, ao longo do tempo, que o "trader anônimo" vive "batendo" na PREVI, simplesmente passei a desprezar seus comentários. Se é tão inteligente assim, deveria se identificar e apontar para a PREVI qual o melhor direcionamento para as aplicações. Desculpe, mas esse negócio de "piramide" já passou dos limites.

Quanto ao prezado doutor, em sua saída do isolamento, digo-lhe que acabei de passar 5 dias em UTI (cardiopatia) e vi o extremo cuidado que todos os profissionais tem ao nos abordar. Com certeza o mesmo deverá ocorrer no tabelionato. Dizer para que mantenha-se vigilante é "chover no molhado", pois sua larga experiencia, com certeza, o guiará.

Longa e serena vida ao caro doutor.

Anônimo disse...


Em sessão remota nesta quinta-feira (18), o Senado deverá votar o Projeto de Lei 1.328/2020, que suspende temporariamente o pagamento das prestações de crédito consignado em benefícios previdenciários enquanto durar a calamidade do coronavírus. O início da sessão está previsto para as 16h.

Fonte: Agência Senado

Anônimo disse...

Foi dito ao doutor Medeiros que o momento não é propício a atender solicitações pois pode soar como um "estelionato eleitoral". Porém eles podem fazer uma "live" para dar uma mão a chapa oficial. Francamente senhores.

JOSE BENEDITO MONTEIRO disse...

Dr. Medeiros estou com um probleminha, que não posso resolver. Casei ha mais de um mes e estou tentando incluir a minha esposa como dependente na CASSI, mas não estou conseguindo. Eles complicaram muito a inclusão de dependente. Tem que enviar e.mail para um orgão do Banco do Brasil chamado Senop. Já fiz esse procedimento, mas até agora não veio para a CASSi para homologação. Que devo fazer?
/

Anônimo disse...

Medeiros,
Realmente o momento tá difícil de digerir.
Poderíamos comparar a uma feijoada regada a caipirinha é uma cachaça de natureza duvidosa.
Derrepente você sente azia, ma digestão, sonolência e sabe lá o que mais.
Você sente que a esperada frugal refeição afetou todo o seu organismo e você não sabe o que fazer.
Assim está o Brasil, problemas no executivo, no parlamento e no judiciário.
Não tem mais recursos e os governos insistem em aumento salarial.
E a pergunta que fica é: quando ficar mais claro o cenário, o que vai sobrar?
Fica em dúvida até a possibilidade de aplicar em real, pois haverá ativos que garantam o real? A dívida pública pode chegar a tal monta que fique inadministrável.
Quem sabe usar o dólar, mas os Estados Unidos também tem sérios problemas. Estão torrando trilhões de dólares para reverter a situação é pode ser que tudo se transforme em pó.
Me ajudem pois estou em um nevoeiro e nada vejo.
Celio

Anônimo disse...

A Previ vai suspender mais 2 meses do ES? Por favor.

Anônimo disse...

eu não creio que a PREVI suspenda mais 2 meses da prestação do empréstimo simples. Deu um trabalhão tremendo para suspender por 3 meses e só veio 2.Podemos esperar sentados.

Anônimo disse...

Falando em eleições para a PREVI, examinei as duas opções e somente restou a da chapa 2, pois a outra é mera continuidade...

Jeanne disse...

Senado aprova projeto que suspende pagamento de empréstimo consignado durante a pandemia


Da Redação | 18/06/2020, 21h18


A proposta, do senador Otto Alencar (PSD-BA), foi aprovada com relatório do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e segue para a Câmara dos Deputados
Pedro França/Agência Senado
Em sessão remota nesta quinta-feira (18), o Plenário do Senado aprovou o projeto que suspende por 120 dias o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignado (PL 1.328/2020). A medida alcança quem recebe benefícios previdenciários, além de servidores e empregados públicos e do setor privado, ativos e inativos. Do senador Otto Alencar (PSD-BA), o projeto foi relatado pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.

Conforme o texto aprovado, as prestações suspensas serão convertidas em prestações extras, com vencimentos em meses subsequentes à data de vencimento da última prestação prevista para o financiamento. As prestações suspensas não poderão ser acrescidas de multa, juros de mora, honorários advocatícios ou de quaisquer outras cláusulas penais. Também fica vedada a inscrição em cadastros de inadimplentes ou a busca e apreensão de veículos financiados, devido à suspensão das parcelas.

Fonte: Agência Senado

Felipe Osório da Silveira disse...

Essa suspensão dos consignados afeta os ES? Quando começa a valer?

Anônimo disse...

DR

Vamos descomplicar

ES

Previ suspende julho e agosto e antecipa aumento anual do limite.

Nao tem complicação nenhuma só solidariedade.

E a Cooperforte vai ficar naquele "pacote emergencial" ?

Abracos

Trader anônimo disse...

TÁ COMPLICADO
quinta-feira, 18 de junho de 2020

Olhem gente a coisa tá complicada. Ao menos para mim.

Parece que não tá para alguns, como, por exemplo, para essa figura misteriosa do trader anônimo. 

Contra minhas expectativas a bolsa melhorou. Saiu de 92.000 e foi para 96.000. [...]

- Verdade! Para nós o "preço de mercado" é secundário. Para nós, o indicador ótimo é o "tempo", pois sustentamos que o hodierno capitalismo bursatil brasileiro se equipara a uma pirâmide financeira planejada e/ou administrada. Como é de conhecimento comum, toda pirâmide depois de revelada tende a deixar de existir. Naturalmente, estamos cônscios que tal sustentação vai de encontro a interesses poderosos.

Para sustentarmos que o hodierno capitalismo bursatil brasileiro se equipara a uma pirâmide financeira planejada e / ou administrada apresentamos a seguir os argumentos 1 e 2:

Argumento 1.

[...] Aqui nos parece oportuno fazermos uma pausa em nossa abordagem para colocarmos uma pergunta importante: por que os títulos de Petrobras e Vale, além de ter tido valorização extravagante, como podemos ver na Tabela “1”, igualmente tiveram valorização desproporcional de aproximadamente “12” (doze) vezes a mais do que a média de valorização dos demais títulos da composição do índice Ibovespa no período de “1” de 1991 à “8” de maio de 2006?

- A resposta é simples e inequívoca: porque tais valorizações extravagantes e desproporcionais possibilitaram a certos “agentes” transferir riquezas para si próprios, como sustentamos na primeira hipótese. Neste sentido, vimos na primeira hipótese que tal transferência de riquezas foi e é viabilizada por meio de um misto de informações privilegiadas e pelo uso de mecanismos endógenos da liquidez. De maneira profunda, veremos o uso de informações privilegiadas no próximo item. Por seu turno, igualmente de forma profunda, o uso dos mecanismos endógenos da liquidez será apresentado no item III.7.

(continua)

Trader anônimo disse...

(continuação)

Argumento 2.

[...] Neste ponto de nossa tratativa parece- nos oportuno fazermos uma pausa para colocarmos um importante questionamento: por que se o valor dos títulos de Petrobras e de Vale está próximo de zero, tais títulos são cotados no mercado bursatil, nas proximidades de um número infinito?

- A resposta inequívoca encontramos nas sustentações apresentadas nas duas primeiras hipóteses do presente trabalho: assim, em primeiro lugar, na primeira hipótese sustentamos que “o hodierno capitalismo bursátil brasileiro se equipara a uma manipulação planejada e continuada”. Em outros termos, na primeira hipótese sustentamos que “o hodierno capitalismo bursatil brasileiro se equipara a uma pirâmide financeira planejada”. Em segundo lugar, na segunda hipótese, sustentamos que “o hodierno capitalismo bursátil brasileiro tem como seu principal objetivo transferir riquezas por meio da forma mais sutil possível”. Ademais, no próximo item desta terceira hipótese vamos sustentar que o hodierno capitalismo bursatil brasileiro afronta “a lei do valor”. Em síntese, podemos dizer que “o hodierno capitalismo bursatil brasileiro pode ser equiparado a uma conspiração relacionada ao tempo”. Para ilustrarmos o conjunto destas três observações, acima mencionadas, encontramos na literatura técnica o seguinte fragmento de texto:

[...] Sur un marché, les acteurs ne se déterminent pas en fonction de leur estimation de la valeur fondamentale, mais en fonction de l’évolution attendue des cours. (63)

Traduzindo:

[...] Em um mercado, os atores não decidem de acordo com sua estimativa do valor fundamental, mas de acordo com a evolução esperada das cotações. (63)

A semelhança da inteligência das afirmações vale a transcrição:

[...] Na falta de qualquer ativo real capaz de cobrir os rendimentos anunciados, Ponzi oferecia a seus primeiros clientes o capital aportado pelos que vinham depois. A sustentabilidade do conjunto supunha, portanto, a manutenção infinita do fluxo de novos clientes. (14)

Logo, quando relacionamos entre si estas duas observações, acima mencionadas, não nos parece exagerado concluirmos que este é um SEGUNDO INDÍCIO de que o hodierno capitalismo bursátil brasileiro pode ser equiparado a uma pirâmide financeira administrada e/ou planejada.

Estamos bem perto de uma importante conclusão: a evolução dos preços das ações é uma conseqüência simples e direta da magnitude da “cauda de volume” e do surgimento da opinião do próprio mercado.

Em outros termos, a “cauda de volume”, acima mencionada, além de nos permitir indicar a evolução dos preços das ações em determinada direção é um “resíduo de volume” que equivale exatamente àquela forma mais acentuada que encontramos na visualização dos três primeiros gráficos do presente trabalho, tanto na tendência primária de alta, quanto na tendência primária de baixa, o que vem a confirmar algo frequentemente dito pelos analistas: “contra fluxos não há argumentos”.

(14)diplomatique.org.br/o-mundo-refem- das-finanças/;

(63) https://www.cairn.info/revue-reflets- et-perspectives-de-la-vie-economique- 2004-2-page-35.htm

Anônimo disse...

Será que ainda vai ter colega votando no Marcel? Pelo amor de Deus colegas!!!!!!!

Anônimo disse...

Contribuição 2% sobre dependentes Cassi.
Debito a maior em junho. RESOLVIDO O MISTERIO.
a Cassi admitiu a inconsistência (erro) no sistema. Vai devolver a diferença cobrada a maior.

Anônimo disse...

Tive a contribuição de dependente da Cassi aumentada esse mês em 24%.Fiz uma reclamação no fale com a Cassi no site e recebi uma resposta pifea, dizendo que era coparticipação do dependente. Questionei que não aparecia nada no site/extrato referente a coparticipação e pedi discriminação dessa. Recebi a resposta hoje informando que teria sido uma inconsistência do sistema e que iriam depositar a diferença no dia 22. Se não acompanhasse teria passado batido.

sss disse...

Dr. Medeiros, casos dessa natureza é para deixar todos de orelha em pé. Gato escaldado tem medo de água fria, já diz o adágio popular.

Anônimo disse...

Alô seu "trader anônimo".
O senhor poderia ao menos dizer se é funcionário do BB na ativa ou aposentado e se contribui/recebe benefício da PREVI?

Paulo disse...

Será que o comportamento do Supremo não compromete o trabalho dos advogados?
Penso que Direito Penal desaparecerá.

Anônimo disse...

Banco do Brasil reduz os juros depois que a taxa selic caiu em 17.06.2020, acho que a Cooperforte que é formada com capital exclusivo dos associados e como Cooperativa não tem a finalidade de oferecer o melhor aos associados deveria fazer uma revisao das taxas de juros uma vez que a ultima revisao foi em 01.04.2020.
Atualmente a taxa SELIC está em 2,25% a.a. por isso mesmo não tem nenhum sentido esta cooperativa cobrar antecipação do 13º com taxa de 1,45 ao mes , essa taxa anualizada de 1.45 a.m equivale a uma taxa de 18,857 a.a.
Essa taxa cobrada pela cooperforte está mais de 8 vezes a taxa Selic o que considero um absurdo uma vez que o capital da cooperativa é dos associados que quando toma um emprestimo é obrigado a ter 20% do emprestimo em forma de capital.
Solicito então aos colegas que conhecem a Diretoria que solicitem uma nova reunião para debater essa possivel redução das taxas de juros. E teria que ser rapido para aproveitar a dispensa da IOF em vigor.

Anônimo disse...

Alguém sabe dizer se está conseguindo acessar o atendimento da Cooperforte? Pede email e senha e diz que não está correto. Você repete e nada. Por que dificultaram o acesso?

Anônimo disse...

DR

Mensagens longas tiram o foco das

mensagens curtas.

Assim, mensagens sobre ES e Cooperforte

tem pouca repercussao.

A Câmara dos Deputados provavelmente nao

vai aprovar a suspensao de consignações

alegando dificuldades de Cooperativas e

Fundos de Pensão menores.

Não é o caso da Cooperforte nem da Previ

que t^em capacidade para suspender.

Abracos

Anônimo disse...

Pelo pouco que conheço a Cooperforte tem poucos funcionários e talvez não tenha conseguido se adaptar ao home office. Daí os problemas de acesso. Eu mesmo tentei retornar como cooperado e fazer pequeno investimento. Até hoje aguardo resposta...

Anônimo disse...

Deram corda para o TRADER que ficou todo empolgado. Agora, aguentem....

Anônimo disse...

Ao 14:19

Ele tem um blog http://bolsafurada.blogspot.com/ com 15 comentários, todos escritos por ele. Que continue lá, comentando o único arquivo que foi postado (!!)

Anônimo disse...

acesso normal quase todo dia o site da cooperforte.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 02,48 hs de 20.06.2020

Gostei da sua colocação das taxas de juros sobre a antecipação do 13°, mas porque não falou das taxas de juros dos emprestimos normais, a taxa de juros de 36 meses é de 1% a.m. e pula para 1,35 quando aumenta o prazo para 48; 60 e 72 meses. O Banco do Brasil baixou os juros de 0,96 a.m para 0,91 a.m em até 96 meses e sobe para 1,06% a.ma partir de 97 meses e até 120 meses
Não tem sentido a Cooperforte cobrar juros mais altos do que o BB, vamos comparar um emprestimo em 72 meses : O Banco do Brasil cobra 0.91 a.m e a Cooperforte cobra 1,35 a.m. o que dá uma diferença de 0,44 a.m
Com a palavra o Dr. Medeiros e os colegas.

Anônimo disse...

Na comparação entre a Cooperforte e o BB tem que levar em consideração que o BB não exige retenção de qualquer valor a título de integralização de capital, de forma que a taxa da Cooperforte seria, na verdade, acrescida em 20%. Ou não?

Anônimo disse...

Falando em juros sobre emprestimos:
Selic 2,25% a.a. ES Previ 4,75% a.a.
Reajuste prroventos Previ : INPC se der 2%a.a. batam palmas.
Coitado do tal sistema. Leva a culpa por tudo de errado. Quando não há
erro. tudo da certo , a gloria é do humano que alimenta o sistema.
Cobrança a maior dependentes explicação não convenceu.

Anônimo disse...

Caros amigos

Pelas postagens colocadas anteriormente por dois colegas a Cooperforte está cobrando juros além do que o BB cobra, não pode e nem deveria acontecer isso, essa comparação feita em 72 meses entre o BB e a Cooperforte mostra que a nossa cooperativa cooperforte está desalinhada com os juros em termos mundiais uma vez que os juros estão negativos ou seja a rentabilidade dos aplicadores obtida está menor do que a inflação., urge que a cooperforte faça uma revisao das taxas de juros URGENTE.

Acrescento que entrei no site do BB e verifiquei que até 96 meses o cdc para funcionarios a taxa é de 0,91 a.m. então essa cooperativa além de baixar os juros no minimo para 0,91 deveria alongar tambem o prazo para 96 meses.O Banco do Brasil tem prazo de até 120 meses mas a taxa de juros sobe para 1,06 quando o prazo é entre 97 e 120 meses.

Anônimo disse...

DR

Cooperforte

Alem da problemática dos juros o "pacote
emergencial" da Cooperforte se resumiu na antecipacao do aniversario o que o associado teria de qualquer forma.

A Cooperforte está devendo. Se a Camara dos Deputados aprovar a suspensao das consignações (já aprovada pelo Senado")
A Cooperforte será obrigada a suspender 4 parcelas.
Por que não suspender já?

Abracos

JOSE BENEDITO MONTEIRO disse...


O Doutor não respondeu o meu questionamento do dia 18 das 18,07. Por favor me responda.

Medeiros disse...

Caro José Benedito

Não sei como te responder. Inclusão de dependente as vezes é complicado. Não conheço esse tal de Sinop do BB. Pelo visto a Cassi está tomando cautela. Caso você não conseguir na boa terá que ajuizar ação. Lamento não poder ajudar. Para tal precisaria mais detalhes.

WILSON LUIZ disse...



MUCH ADO ABOUT NOTHING(muito barulho por nada), peça teatral de William Shakespeare

Estamos atravessando uma enorme crise sanitária e econômica, e o que mais se discute, inclusive em nossos blogs, é a guerra ideológica, quem é contra a democracia, quem não é, o presidente posando de perseguido, o congresso e o STF chamados de golpistas, realmente somos uma republiqueta de bananas podres.

País surreal, este onde somos obrigados a viver. Está atravessando a pior pandemia dos últimos cem anos sem ministro da saúde, com 25 “técnicos” militares, tem um presidente criminosamente omisso, cuja estratégia para lidar com o vírus é samba de uma cloroquina só e tenta jogar no colo de prefeitos e governadores o preço político da crise, falando que por ele todos voltariam ao trabalho, posição que defende desde o início. Tenho para mim que o supremo tribunal federal decidiu pela autonomia de prefeitos e governadores porque anteviu o desastre que seria Bolsonaro deixar a coisa correr solta.

O presidente perdeu a oportunidade, que às vezes coloca-se à frente de um dirigente, o de poder enfrentar uma crise que os transforme em estadistas.
Para isto, é preciso ter a coragem de assumir o comando das ações, abrir mão de suas vaidades, unindo os esforços de todos para uma estratégia unificada, foi assim que fizeram os líderes das nações que melhor se saíram; é duro sermos humilhados por Paraguai, Uruguai, Argentina...

Enfim, é querer muito que alguém que foi um militar indisciplinado se transforme em líder. Sua biografia passará pela nossa História não como estadista, mas como um asterisco de pé de página, um incidente.