PIOROU . MORREU CARLOS FERES

quinta-feira, 11 de junho de 2020

A volatilidade é muito grande.  Melhora e piora da noite para o dia. Agora a mídia diz que piorou o cenário.


O FED manifestou preocupação com o reaquecimento da economia e sinalizou pessimismo com a retomada das atividades. Bastou isso é a bolsa que vinha de um rali espetacular de sete altas seguidas, quase atingindo 100 mil pontos, recuou para 94.000 e teve duas baixas expressivas, a última de dois por cento.

O coronavírus continua ascendente. Agora são 40.000 mortes. Mais de mil por dia.

Em Porto Alegre as internações na UTI aumentaram e foram tomadas novas cautelas e restrições quanto ao isolamento e distanciamento. A Afabb Rs ia reabrir na segunda feira dia 15 e foi decidido aguardar mais um pouco.

O presidente da Previ falou que a melhoria da bolsa propiciou sete bilhões para amenizar o déficit de 24 bilhões. Uma boa notícia. E acho que falta maio. Entretanto, no meu entender, poderia ser melhor se a gestão dos investimentos tivesse sido mais hábil e ágil, aproveitando as oportunidades que surgiram. Sei que a Previ tem amarras pelo seu gigantismo mas poderia até sair melhor da crise se tivesse investido em papéis que tiveram ganho de mais de cem por cento no período.

E o presidente do BB continua defendendo a privatização do banco em vez de utiliza lo para seu papel fundamental de dar crédito para salvaguarda e desenvolvimento das empresas.

Encerro a postagem com uma notícia triste. Faleceu e será enterrado hoje o dr Carlos Feres, presidente do conselho fiscal da Afabb RS, cargo que exerceu há cerca de trinta anos, sempre com zelo, dedicação e eficiência. Era um colega atencioso, prestativo, gentil, sério, dedicado à família, a seus amigos, a quem auxiliava no preenchimento das declarações do imposto de renda.

O Feres, apelidado de Pipoca, vai fazer muita falta. Tenho dele a mais grata recordação e minha sincera admiração por tudo que fez pela nossa Afabb Rs.

Lamentavelmente é mais um bom que nos deixa. Sim, o mundo piorou sem ele.

28 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros

Não conheci o Dr. Carlos Feres,mas pelos seus comentários foi um grande homem e um bom colega. E dessas pessoas que o mundo atual está necessitando. Minhas sentidas condolências aos familiares.

Anônimo disse...

Lamentável a perda. Nossos sentimentos a família. Sexta-feira dia 12 deverá ser de novas perdas na bolsa brasileira.

Trader anônimo disse...

[...] O FED manifestou preocupação com o reaquecimento da economia e sinalizou pessimismo com a retomada das atividades. Bastou é a bolsa que vinha de um rali espetacular de sete altas seguidas, quase atingindo 100 mil pontos, recuou para 94.000 e teve duas baixas expressivas, a última de dois por cento.

- [...] Les théoriciens de la valeur travail (Smith, Ricardo et Marx ) reconnaissent d'ailleurs explicitement que d'importants écarts peuvent exister entre ces deux grandeurs. En effet, à leurs yeux, si les évolutions de la valeur sont au fondement des évolutions des prix, la conformité entre valeur et prix ne prévaut que tendanciellement, sur le long terme. (18)

Traduzindo:

[...] De fato, os teóricos do valor do trabalho (Smith, Ricardo e Marx ) reconhecem explicitamente que pode haver grandes diferenças entre essas duas quantidades. De facto, na sua opinião, embora a evolução do valor seja a base da evolução dos preços, a conformidade entre o valor e o preço tende a prevalecer apenas a longo prazo. (18)

Ademais, sustentamos que o preço de mercado é secundário. A Bolsa, como toda conspiração, depois de revelada tende a deixar de existir. Em outros termos, o indicador ótimo é o tempo. Tempo que falta para o preço se igualar ao valor, como o fragmento de texto acima sugere.

Por oportuno, sustentamos que a Tendência da Bolsa Brasileira é de Baixa Irreversível, doravante "TIBBB".

Em "TIBBB", os últimos a vender são os que mais perdem...

(18) digamo.free.fr/empirval.pdf;

Anônimo disse...

Dr.Medeiros na sua opinião é hora de se comprar ações do BB? O quadro é favorável? Ou melhor esperar ver se vai cair mais um pouco?

WILSON LUIZ disse...


FALÊNCIA MORAL

Checando os pedidos do auxílio emergencial de R$ 600,00, descobriu-se que mais de 8 milhões deles eram de pessoas de classe média/alta, inclusive expressivo número que está entre os 1% da população de mais alta renda, e que, mesmo sem direito, mais de 6 milhões de benefícios foram pagos. BRASIL SIL SIL!

Não chego ao ponto de defender o fuzilamento destes sacripantas, só defendo isto para os corruptos que estão roubando o dinheiro destinado a salvar vidas; mas bem que mereciam 20 chibatadas em praça pública.

ABOBRINHA

Antigamente, era muito frequente encontrarmos em bares e naqueles armazéns onde tudo era vendido a granel a seguinte placa:

“FIADO, SÓ COM 90 ANOS ACOMPANHADO DO PAI”.

Pois não é que a placa já está desatualizada? O cantor Tony Tornado acaba de completar 90 anos, e seu pai ainda vive! Admirável medicina. O pai de Tony, realmente, é uma fortaleza, sobreviveu também ao suicídio/assassinato coletivo de mais de 1000 pessoas integrantes da seita de Jim Jones em 1978, na Guiana.

Anônimo disse...

DR

ES

Desculpe -me pela insistência.

Vamos solicitar a PREVI a antecipação do

aumento anual do limite do ES de novembro

para julho 2020.

Não há que se falar em estelionato

eleitoral o que não se confunde

absolutamente com solidariedade.

O DR pode. A Previ pode.

Sem blá blá blá. Sim sim não não.

Abraços.

Anônimo disse...

trader anonimo pelos amor de Deus, ninguem está interessado.

Anônimo disse...

Na trilha de curiosidades trazida pelo colega Wilson, alguém poderia dizer em que país/cidade foi construído o Titanic?

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezado Anônimo 14 de junho 2020 08:12

História do Titanic - Vai o endereço, cole e clique:

https://www.youtube.com/watch?v=Zg6kp6TRqk0

Genésio - Uberlândia/MG

eudes disse...

[14/6 15:39] Eudes: Quais aposentados do INSS vão receber o décimo quarto salário (14º)? ☛ https://correiodeminas.com.br/quais-aposentados-do-inss-vao-receber-o-decimo-quarto-salario-14o/
[14/6 15:41] Eudes: Votem sim para virar LEI ou PEC 👆🏻

Anônimo disse...

A verdade, Medeiros e amigos, é que só teremos paz quando for descoberta uma vacina para o coronavírus.
Até lá será este sufoco, ninguém sabendo como será o amanhã.
Os custos para chegar a uma vacina são imensos e não acredito que a solidariedade humana prevalecerá.
Algo altamente preocupante é que as pessoas estão cansando de ficar em casa e abrem mãos dos quesitos de segurança.
Do jeito que as coisas vão, em pouco tempo seremos os campeões do covid.
Que Deus tenha pena dos brasileiros.
Celio

Anônimo disse...

14/07 as 8:12
Brasil/Brasília

WILSON LUIZ disse...


Caro anônimo 08:12hs., o Titanic foi construído em Belfast, na Irlanda do Norte. Já em Brasília, ilha da fantasia situada em um certo Brasil sil sil estão fazendo uma força danada para lançar ao mar o Titanic II.

Trader anônimo disse...

Dr. Medeiros, colegas de chat,

Melhorou? Piorou? São respostas que procuram nos dizer como está o "preço de mercado". Entretanto, temos sustentado que o "preço de mercado" é apenas um indicador secundário. O indicador ótimo é o "tempo". Neste sentido, os associados do fundo PREVI podem ser classificados em dois grandes grupos : (1) aposentados e/ou pensionistas; (2) ativos. Naturalmente, esses últimos embora estejam contribuindo, podem vir a no futuro nada receber. Isto tende a acontecer pois o fundo de pensão em geral é um esquema de pirâmides. Como mitigar tal problema?

Anônimo disse...

Agora você pegou pesado trazer anônimo. Comparar sistema atuarial com pirâmide denota um desconhecimento significativo.
Cálculo atuarial leva em conta a expectativa (média) de vida dos beneficiários, a tendência do mercado financeiro, cenários futuros etc.
E mensalmente são reavaliados todos os parâmetros que norteam os desembolsos do fundo e dos participantes com o objetivo de ratificar os pagamentos, fazendo ajustes, se necessários.
Quando bem administrado, como a Previ, o fundo tem sua saúde financeira saudável.
Os problemas ocorrem devido ingerência externa que orienta a aplicações danosas, como ocorreu com a Funcef, Correios etc.
Portanto, jamais contribui com pirâmide. Construí sim com a Previ, que vem honrando com seus compromissos assumidos a quase uma centena de anos.
Celio

Anônimo disse...

Esse trader anônimo, que não se sabe quem é, se é um funcionário da ativa, um aposentado, uma pensionista, ou um terceiro que nada tem a ver com nosso meio, e pelo jeito está na torcida para o fim de nossa Previ, pois vive azarando nosso fundo de pensão. Se ao invés de ficar nessa de fundo de pensão é um esquema de pirâmide, deveria é dar sugestões diretamente para a diretoria de como melhorar sua administração, e salvar do fim do qual tanto prega. Se não tem nada de positivo para dizer, é melhor ficar quieto.

Anônimo disse...

O interessante, prezado Trader anônimo, é que a PREVI participando ativamente dessa "seu esquema de pirâmides", tem logrado, ao longo do tempo, pagar bilhões de benefícios. Eu mesmo os recebo desde os idos de 1992, ano em que me aposentei. Se fosse uma pirâmide certamente não teria resistido a tanto tempo, pois não foi construída por faraós, mas, sim, embasada nas ações de empresas fortes e consolidadas, como a Vale, Petrobrás, Banco do Brasil e outras denominadas acertadamente de "blue chips". E espero viver mais um pouco para aproveitar melhor desse benefício...

Anônimo disse...

A pergunta acerca da construção do Titanic surgiu após assistir a um programa no canal TNT, 150 da Sky, que abordava curiosidades sobre a construção do navio. Há lá em Belfast um museu sobre o Titanic, reproduzindo fielmente alguns salões do navio, cujas cenas (algumas) do filme foram gravadas em seu interior. Por ser muito grande, apenas dois portos tinham condições para que o navio pudesse atracar. Nova York e lá mesmo em Belfast. Tinham duas embarcações de menor porte que serviam para levar os passageiros até o navio, quando em cidades nas quais não havia possibilidade de chegar até o porto. Só uma curiosidade em tempos de pandemia que temos, na medida do possível, de permanecer em casa e sem futebol na televisão.

Paulo Beno disse...

Plano 1 da PREVI coloca à venda, ate 20 de julho seu Edificio "ANSARAH", na Avenida Paulista, 2163 , esquina com Rua Augusta, (Bairro Jardim America, em São Paulo), atual Agencia do Banco do Brasil SA , ao lado do Hotel Meliá Paulista.
Construido em 1976, foi avaliado em janeiro de 2019 por R$ 136,9 milhões e reavaliado no ultimo balanço, dezembro de 2019 em R$ 129,692 milhões de reais.

Vejam no google : Edificio ANSARAH, a bela historia desse imovel, na Paulista

Anônimo disse...

Prezados, observando o contracheque observei que ocorreu um aumento na participação de minha dependente na Cassi. Alguém teve majoração ou sabe dizer o motivo do aumento? No meu caso 21%.

Anônimo disse...

Live dos "eleitos" da Previ dia 17/06.
O que será que vão discutir ? A taxa atuarial ? Os juros -4,75% a.a.- do ES ?
A antecipação do limite do ES para 180 mil (só ?) ?
A taxa Selic de 3% a.a. com proposta de baixa ?
Com rendimentos de aplicações guiados pela Selic, alcançar taxa de 4,75% a.a.é trabalho duro até para "eleitos".

Anônimo disse...

Bom dia por obséquio alguém teve aumento na verba depende da Cassi esse mês, pois eu tenho um depende único e veio o valor quase o dobro Alguém pode informar? obrigado.

Jeanne disse...

Eu acho que cobrou o 13 proporcional sobre o valor dos dependentes da Cassi. Referente ao 13 do INSS.

Anônimo disse...

Anônimo de 06:08 e Jeanne de 09:25

Também tenho um dependente (minha esposa) e observei que em maio foi descontado para a CASSI os 4% sobre o 13º do INSS (recebo via PREVI).
E, para este mes de junho, a cobrança ocorre normalmente, sem qualquer acréscimo.
A propósito, pelo que deduzi dos estatutos -- não está bem claro --, não existe cobrança por dependente sobre o valor do 13º.

Jeanne disse...

A cobrança dos meus dependentes também veio a maior em Junho. Por isso achei que era ref. Ao adiantamento do 13 feito pelo INSS e repassado pela Previ. Mas não posso confirmar a afirmação.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 6.08.
Tenho apenas um dependente. A contribuição é de 2% sobre os rendimentos Previ e Inss. Há um teto a ser cobrado. Esse teto é de R$300,00. No meu caso em junho debitaram o valor do teto. Já reclamei junto a Cassi . Aguardo resposta.

Anônimo disse...

18 de junho de 2020 21:16

Pelo que entendi o prezado é aposentado.
Nesse caso a contribuição seria de 4% e, quem ganha acima de determinado valor, o teto mesmo de um único dependente realmente é de R$ 300,00 (este não incidiria sobre o 13º).

Paulo Emílio B. disse...

Realmente nesses tempos de pandemia, o falecimento do CARLOS FERES é mais uma má notícia...
Perdoem por falar um pouco do PIPOCA, foi meu chefe... na antiga SUBON... os "dinossauros", que ainda vivem, vão lembrar...
Bons tempos... o Feres sempre foi um "gentleman"... não dava "esporro", dava conselhos... melhora aqui,vai por lá...
Esse é daqueles que já deve estar batendo uma "bolinha" por lá... "pipocando"...
Grande abraço, PIPOCA...