DIVERGÊNCIA DE POSIÇÃO DAS CHAPAS UM E DOIS NA ELEIÇÃO DA PREVI

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Assisti ao debate promovido pela FAABB com os dois candidatos a diretor de seguridade na eleição que se aproxima para a Previ, que será realizada neste mês de julho.


Sem prevenção nem passionalismo, afirmo que o candidato da chapa dois, Ítalo, se saiu muito melhor do que o  Wagner, candidato da chapa um, da Contraf Cut.

Uma das diferenças fundamentais foi a questão da participação do diretor como conselheiro da Vale do Rio Doce, cargo ocupado pelo Marcel.

Eu sempre me bati, desde o tempo do Sérgio Rosa e do Sasseron como conselheiros da Vale que existia incompatibilidade e até conflito de interesses com o exercício dos dois cargos. 

A questão ficou mais grave, no meu ponto de vista, quando, após a posse do Gueitiro, caiu o limite que o banco impunha ao recebimento da remuneração elevada. 

No regime antes vigente havia um limite. Por exemplo, a Vale remunerava com 60 mil por mês. O diretor da Previ tinha direito a ficar com 5 Mil, mais ou menos, e os restantes 55 mil tinha que fazer uma doação, quase sempre para a fundação cultural do BB.

No novo regime, sem a limitação, o diretor de seguridade e o diretor presidente da Previ, dobraram sua remuneração, até passando a ganhar mais da Vale.


Além disso, sempre argumentei que o cargo na Vale exige tempo e atenção, desviando os diretores da Previ de suas atribuições básicas na fundação.

Posso falar de cadeira pois fui conselheiro fiscal da Vale quando fui presidente do CF da Previ, e tive muito trabalho na Vale. Eu não renunciei porque no final do meu mandato na Vale eu não era mais conselheiro na Previ. Aí pude me dedicar melhor a Vale, que eu considerava um gigante de pés de barro, necessitando de cuidado na sua retaguarda. Os tristes acontecimentos com as barragens no ano passado, em Mariana, mostraram que eu tinha razão.

Ítalo defende e garante que nenhum membro de sua chapa será aquinhoado com cargo de conselheiro. Wagner defende o atual sistema de diretor e conselheiros participarem das empresas onde a Previ tem controle.

Mais uma razão para a gente, que pensa como eu, que deseja que os diretores se ocupem exclusivamente de suas atribuições na Previ, que são muitas, optem por votar na chapa dois, do Ítalo Lazzarotto Júnior, a chapa da União.


27 comentários:

Anônimo disse...

DR

ES

Parece que não da mais tempo de suspender parcela julho.
O valor da parcela já foi creditado no saldo devedor do ES.

Resta aumento do limite.

Aguardemos

Abracos

Blog do Ed disse...

Quando entrei no Banco, 5 de outubro de 1955. argumentava-se que se era remunerado MODICAMENTE, MUITO ABAIXO DO MERCADO, NOS ALTOS POSTOS, porque éramos agraciados com assistência médica e previdência social benefício definido. O tempo tudo muda... e como muda... Nós, que vivemos quase um centenário, testemunhamos mudanças de apavorar...
Edgardo Amorim Rego

Medeiros disse...

O Ítalo , da chapa dois, fez um comentário na postagem anterior. Leiam.

Anônimo disse...

Realmente as premissas do candidato deveriam ser obrigação de todos. Pode ser que sangue novo traga alguma mudança. Mas com relação a empréstimos não espero nada de novo. Quem manda está em outro endereço. A fonte secou. Mas vou seguir pela chapa 2.

Unknown disse...

Medeiros,
Além do fator tempo, o diretor da Previ que é nomeado conselheiro pode, a qualquer tempo, ter sua nomeação de conselheiro cancelada por determinação da diretoria da Previ.
Ou seja, a frugal remuneração como conselheiro serve de cabresto, ou seja, o diretor fica obrigado a seguir as diretivas emanadas pela Previ/BB.
Agora, não conheço o candidato da chapa 2, mas acho difícil que ele rejeite o cargo de conselheiro.. No início sim, com o passar do tempo temo que não, afinal a carne é fraca. Ver cerca de R$ 50 mil mensais e deixar para outrem. Desculpe-me o candidato, mas como se diz: água mole em pedra dura.....
De qualquer forma vou de chapa 2.
Celio

Anônimo disse...

Sanção da MP 936 garante, finalmente, a manutenção do convênio previ x inss.
Graças a Deus.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 8 de julho de 2020 10:30

Sim, ainda dá tempo de suspender a parcela de julho.
Basta, para isso, que seja efetuado o crédito em conta corrente do mesmo valor.

Anônimo disse...

À propósito, apesar de ser eleitor da chapa 2, venho percebendo que a divulgação de sua proposta no site da PREVI esta muito aquém do desejado.
O pessoal precisa ficar mais esperto, caso contrário não será atingido o objetivo proposto.

Anônimo disse...

Doutor,

Voto chapa 2 pois estamos cansados de promessas dos mesmos eleitos de há muito.
Mentem sobre BET entre outras...
Suspeito fazem de seus cargos cabides para outros ganhos, como conselheiros, embora possa ser legal é tremendamente imoral.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, com certeza, você é o nosso guia. A sua explicação é de uma clareza impar. Só não vota na CHAPA DOIS quem não quer o nosso bem. Chega de CONTRAF-CUT. Os tempos de hoje são outros. A velha política já ficou para trás.Vamos todos dar um exemplo de renovação, de sangue novo na direção da nossa Caixa de Previdência. Obrigado. Vamos que vamos, as eleições estão se aproximando.

sss disse...

Este é o post que o Dr. Medeiros pede que vejamos. Realmente muito interessante:

Unknown7 de julho de 2020 19:19
Prezado Dr. Medeiros, realmente é tempo de mudanças! Fico muito honrado com o seu apoio à nossa proposta de gestão voltada para o Associado. Assumo aqui o compromisso de dedicar todos os dias do meu mandato para promover as mudanças necessárias na PREVI, para que ela cumpra seu objetivo maior, tendo como premissas os Associados, a Ética, a Verdade e a Transparência. Tomo a liberdade também de convidar os demais colegas que acompanham o seu trabalho, para que avaliem nossas propostas, nossos candidatos e suas trajetórias dentro do BB. Para promover as mudanças necessárias na PREVI, precisaremos de muitos apoiadores. JUNTOS SOMOS MUITO MAIS FORTES!

ÍTALO LAZZAROTTO JÚNIOR
Candidato a Diretoria de Seguridade
Chapa 2 - MAIS UNIÃO

WILSON LUIZ disse...

CRÔNICAS DA PANDEMIA 2

QUEM É SENSATO TOMA TUBAÍNA, NÃO TOMA CLOROQUINA

O exame do presidente Bolsonaro deu positivo para covid-19 e, já de saída, ele disse que estava tomando cloroquina. Os inúmeros estudos sobre este produto não comprovaram qualquer benefício no tratamento contra o vírus, já seus efeitos colaterais, como risco de complicações para pacientes com problemas cardíacos são amplamente comprovados; o que o presidente não diz é que ele faz dois exames diários das condições do coração, cfe. noticiou o site O Antagonista.

TRISTE ALEGRIA DO POVO

O futebol voltou aos campos, em vários países da Europa, e também no glorioso campeonato carioca. Assisti alguns jogos, dá para passar o tempo, mas ao mesmo tempo é deprimente ver as arquibancadas vazias. A paixão da torcida é essencial para o espetáculo, assim como não admitimos assistir um filme sem trilha sonora. Em abril/2019, assisti, pelas quartas de final da Uefa Champions League, Manchester City x Tottenham. Foi um jogo épico, o melhor a que assisti nos últimos tempos. Até 48 minutos do segundo tempo, o time da casa estava se classificando, quando sofre um gol e é eliminado, passou-se de um barulho ensurdecedor ao silêncio total da torcida, uma verdadeira tragédia grega. Sem torcida, este jogo não seria nada.

Anônimo disse...

Tendo como premissa os associados....sqn.A Previ só suspendeu 2 meses do ES enquanto outros suspenderam 3 ou 4.Quem manda é o BB. O que interessa a eles é o próprio bolso e não o associado principalmente o aposentado. NÃO VOTO em chapa alguma depois no cargo o blá blá blá é sempre o mesmo.

Alexandre França Filho disse...

chapa 02

Anônimo disse...

Colega de 9 de julho de 2020 09:29

Volta a repetir meu mantra: "quem não vota, anula o voto ou vota em branco, deixa a porteira aberta para a chapa da situação".
Depois não reclame se tudo continuar no mesmo.

Anônimo disse...

Colega de 16:31 Não muda nada votar e não votar e qualquer chapa que ganhar continuará sempre o mesmo pois quem da as ordens é o BB.

Anônimo disse...

E com bônus de 50 mil quem vai desobedecer???????

Anônimo disse...

Assisti ao debate dos candidatos e conclui que há conflitos de interesses em ocupar os dois cargos ,na Previ e como conselheiro. Tomara que o peso de 50 mil reais de conselheiro não atrapalhe na gestão na Previ, penso que será muito difícil abrir mão dessa,grana, ainda assim, pago pra ver e vou de chapa 2.

Anônimo disse...

Interessante noticia. O governo estuda liberar parte dos saldos acumulados por participantes dos fundos de pensão -estatais e privados-ainda na ativa.
Como não somos agraciados por essa medida, a sugestão seria encaminhar ao Governo pedido para permitir saque parcial nos peculios, ainda em vida. No nosso caso saque na CAPEC.

Unknown disse...

Chapa 2. Ou é diretor da Previ ou conselheiro de firma, há choque de posicionamento mas, 50 mil vai mexer com o Diretor de Seguridade. Vamos torcer para que não seja assim.

JAIRO disse...

Voto 2.

Anônimo disse...

Colega de 10 de julho de 2020 18:50

O artigo do regulamento da CAPEC a seguir descrito parece impeditivo de que sua ideia possa prosperar.

Vejamos:

"Artigo 4º - O regime financeiro utilizado pela CAPEC é o de repartição simples, com orçamentos anuais, não havendo a constituição de provisões matemáticas de qualquer tipo, razão pela qual são inaplicáveis os institutos do benefício proporcional diferido, do resgate e da portabilidade."

Inexiste, então, uma reserva capitalizada suficiente para permitir qualquer saque antecipado sobre a indenização contratada.

Na verdade trata-se de um simples seguro de vida em que existe uma Reserva para Cobertura de Oscilações (RCO), destinada para garantir o pagamento de Pecúlios sempre que as disponibilidades próprias forem insuficientes.

Anônimo disse...

Mas vai continuar, se não piorar!

Anônimo disse...

Vou de chapa dois (2)

Jeanne disse...

Empréstimo Funcef

Taxas de juros do CredPlan Fixo e CredPlan 13º são reduzidas
Queda de até 2,58% em 12 meses no Fixo

10 de Julho de 2020



As taxas de juros dos empréstimos modalidade CredPlan Fixo e CredPlan 13º Salário da FUNCEF foram reduzidas. Não houve mudança para o CredPlan Variável. A redução foi aprovada pela Diretoria Executiva nesta sexta-feira (10/7) e a previsão é que esteja em vigor para novas contratações nas próximas horas.

Anônimo disse...

Fui dar uma olhada la no site da funcef e verifiquei que foi dado a opção de suspender as prestações de julho e agosto de 2020, enquanto isso a DIRETORIA DA PREVI não fez praticamente nada pelos associados, inclusive so suspendeu as duas parcelas de maio e junho depois de centenas de milhares de pedidos e mesmo assim não suspendeu a do emprestimo imobiliario, realmente com esses super salarios da Diretoria pra que se preocupar com os assistidos ?

Paulo Beno e Leda Goellner disse...

JA VOTAMOS pelo site: Chapa 2.
Avisem aos colegas da ativa...