ELEIÇÕES PREVI, VOU VOTAR NA CHAPA MAIS UNIÃO ( 2 )

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Hoje a FAABB está promovendo um debate com uma das chapas candidata à Previ, amanhã vai ser o debate com a outra chapa.  Eu sou um dos inscritos para assistir o debate.  Porém sem direito a perguntar.


Mas posso anunciar meu voto e meu apoio antes mesmo do debate, pois meu voto prescinde das ideias que serão defendidas .

Isso porque eu convivi por quase quatro anos com três candidatos da chapa um, a chapa da continuidade, a chapa da Contraf Cut, no conselho deliberativo da Previ. O Wagner, o Odali e o Carlinhos.

Então posso testemunhar que assisti ao trabalho deles e que discordei de muitas das posições assumidas por eles nas decisões tomadas no CD, onde acompanharam o lado do banco, em especial quanto a remunerações e conflitos com o patrocinador, deixando o Carvalho isolado na votação, como, aliás, ele se propõe a comprovar.

Todos sabem que renunciei ao mandato por não concordar com o rumo que o CD estava tomando, principalmente nas questões jurídicas que motivaram a saída do consultor jurídico, que estava no cargo, vejam bem, há quinze anos. Uma das matérias de minha insatisfação era com relação ao caso do Oportunity, onde Daniel Dantas ganhou polpuda quantia de bilhões numa arbitragem.

Como poderia votar nessa chapa ? Já estamos sofrendo com a pandemia, seria aumentar a dor.

Além do mais essa chapa um é apoiada pelo diretor Marcel com quem mantive discordâncias históricas com relação ao empréstimo simples, a cesta alimentação e os benefícios previdenciários. Também discordo que o diretor de seguridade dívida suas imensas atribuições na Previ com o cargo de conselheiro de administração da Vale, onde recebe honorários régios.

Por isso tudo é que me antecipo ao debate para anunciar meu voto na chapa dois, a chapa da renovação, da  oxigenação, ou, em tempos da pandemia, da higienização, e porque não dizer, da esperança de dias melhores para nós, quando poderemos contar com um interlocutor mais próximo dos nossos interesses e das nossas expectativas.

O candidato a diretor, Ítalo Lazarotto Júnior,  teve gentileza de me ligar e conversar comigo no telefone. Confio nele, acho que fará uma excelente gestão.

Vou de chapa dois. Está na hora de mudar.

Vamos que vamos.







47 comentários:

Dejair disse...

Estou com você.

Marco Antonio Orlando disse...

Também só tenho confiança na chapa 2.

Jeanne disse...

Como sempre, vou te acompanhar e votar na chapa 2. Abraços, Jeanne.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Dr. Medeiros e demais Colegas,

Voto nos candidatos que se dispuserem analisar com maior atenção a situação dos cerca de 3.500 autopatrocinados do PB1, que são seriamente prejudicados desde os estatutos e regulamentos de 04/03/1980.

A partir de dezembro de 1997 a Previ e o Banco do Brasil passaram a "massacrar" os autopatrocinados. Pior, a maioria dos Colegas nem sabe que eles existem!

E a nave lá se vai... tamos fritos!

Contudo, se os candidatos não se lembrarem de nós, autopatrocinados, VOTO NA CHAPA MENOS PIOR.

Abraço fraternal para todos.

Em tempo: Autopatrocinados do PB1 são cerca de 3.500 Colegas que se desligaram do BB antes da aposentadoria, a pedido ou por interesses do BB, mas que optaram
permanecer inscritos na Previ, mediante pagamento de contribuições pessoais, acrescidas das contribuições patronais (aquelas que antes da opção pelo instituto do autopatrocínio eram vertidas pelo ex-patrocinador BB).
Genésio.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Sobre Previ, Bradesco, e Daniel Dantas,

Dr. Medeiros, será que a polícia federal analisou o processo de arbitragem que concedeu mais de R$ 2,4 bilhões ao banqueiro Daniel Dantas, pagos no passado recente ao Dantas? Nesse angu tem caroço do grosso!

Tal processo decorreu de uma "esperteza" sem igual no mundo dos negócios envolvendo direitos do Banco Oportunity, pelo simples fato de a Previ e o Bradesco terem adquirido um lote de ações da Vale S.A., que antes deveriam ser oferecidas ao Oportunity.

Na minha opinião, mesmo se tivessem garantido todos os direitos do Oportunity (se é que tinha esse direito), esse banco não tinha condições de adquirir a parte que lhe tocava na oferta de ações, e jamais os valores deveriam chegar ao montante de R$ 2.4 bilhões, haja vista que o nº de ações envolvidas no negócio eram de valor modesto, nada de bilhões de reais.

Aí tem, basta contratar uma auditoria honesta e competente, à altura do negócio, e oferecer 5% de remuneração sobre as vantagens obtidas. Acho que faltaria tornozeleiras eletrônicas para muitos envolvidos!

Martins disse...

Como autopatrocinado, concordo inteiramente com o colega Genésio Guimarães. Vamos aguardar o desenrolar da campanha.

Francisco disse...

Em vista do artigo do Dr. Medeiros não vejo outra opção.

Então acompanho o prezado doutor com o voto na chapa 2.

Jair Mário Bork disse...

Já anotei. Chapa 2 na cabeça.

Paulo Beno e Leda Goellner disse...

Chapa 2.
Que os autopatrocinados (pagam sua contribuição mensal, Verba C800, E MAIS A CONTRIBUIÇÃO PATRONAL PCC, Verba C815 ) que pagam dobrado à PREVI, sejam ouvidos.

Unknown disse...

Também vou de chapa dois! Não podemos ser submissos!

Jeanne disse...

FUNCEF possibilita nova suspensão do pagamento de prestações de empréstimos
Participante deve fazer opção no Autoatendimento e estar atento às regras da operação

01 de Julho de 2020

Anônimo disse...

DR

ES

Petros suspende.

Funcef suspende.

?????????????

Para bom, meia.....

Abracos



Anônimo disse...

DR

Cooperforte precisa suspender.

Abracos

Paulo César Fernandes disse...

Eu também vou cravar chapa 2!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Qual chapa está prometendo, se eleita, devolver o BET, melhorar o ES, suspender por mais alguns meses as prestações do ES e o pagamento das contribuições à PREVI? Nenhuma?!! Então... paciência.

Obrigado

Paulo disse...

Vou votar na chapa 2 também.Não porque tenho esperanças, ou achar que vai mudar de fato alguma coisa, mas apenas para tentar derrubar a atual chapa que nada fez pelos aposentados e travou aumentos reais e expressivos no prazo e no valor do empréstimo simples.Porém, sem dúvidas, é trocar seis por meia dúzia.Nada muda, quem manda no plano 1 é o PREVI Futuro, um absurdo, irão escolher o presidente que vai direcionar o montante amealhado por outro grupo.Excrescências jurídicas do país do faz de conta.

Felipe Osório da Silveira disse...

Funcef e petros suspendendo novamente os seus emprestimos, se os participantes da Previ querem o mesmo devem lotar as caixas de mensagem deles.

Anônimo disse...

Colegas,

Funcef e Petros são consideradas estatais, motivo pelo qual estão prorrogando prestações ES.

A Previ ao invés de prorrogar ES deveria suspender a cobrança da contribuição por prazo de 1 ano,SMJ.

De outro lado a Receita Federal deveria aceitar o desbloqueio dos valores retidos pelo processo IR ANABB.SMJ.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Jose Luiz Pereira Lamas disse...

Obrigado Dr.Medeiros por essa luz.
Um fraterno Abraço do Lamas.

Anônimo disse...

Também vou acompanhar o Dr. Medeiros como sempre.

Anônimo disse...

Quem manda na Previ é o BB então......

Anônimo disse...

Suspensao consignados não interessa apenas aos aposentados mas também para aquecer a economia que é o que mais preocupa o governo.

Anônimo disse...

Ocasionalmente observo postagem de pedevistas e auto-patrocinados no espaço.À época do famigerado processo, do qual passei incólume, considerei uma injustiça o que o BB estava fazendo. Sómente recentemente é que alcancei todo o maquiavelismo que estava no processo. Está contido no livro ENCOL O SEQUESTRO TUDO O QUE VOCE NÃ0 SABIA.

Unknown disse...

Apoio os candidatos informados pelo mestre Dr. Medeiros.

Nildete disse...


Dr.Medeiros


Estou com a chapa 2 DOIS.

Boa noite

Anônimo disse...

Muita falta de sensibilidade da Previ e da Cooperforte, sinal de que não tem a minima. minima mesmo, quase zero sensibilidade com relação aos problemas financeiros de uma grande parte dos associados.
Acho que votar na chapa apoiada pelo atual Diretor de Seguridade é dar continuidade ao descaso pelo modo como fomos tratados pelo mesmo. Em plena pandemia a Previ veio com as desculpas mais esfarrapadas que não podia suspender/prorrogar as prestações do ES e do Financiamento Imobiliario e nessa ultima mesmo com apelos não suspendeu alegando que iria mexer no contrato, etc com mil desculpas esfarrapadas.
Sugiro a PREVI com relação ao EMPRESTIMO IMOBILIARIO que mande uma equipe a CEF, BRADESCO, ITAU, SANTANDER E AO BANCO INTER que suspenderam e aprendam com eles como suspender/adiar sem mexer no contrato.

Anônimo disse...

Essa pandemia vai durar um bom tempo, A PREVI e a COOPERFORTE, não se manifestam sobre a suspensao das parcelas e essa ultima COOPERFORTE com juros estratosfericos, cobrando pelo 13° simplesmente uma taxa considerada abusiva hoje em relação aos emprestimo com prazo de 12 meses, cobra pelo 13° uma taxa de 1,45 a.m. nem acima do que cobra no emprestimo dela de 12 meses, era pra ser no minimo igual.

Anônimo disse...

Colega de 2 de julho de 2020 09:20

Se for se omitir na votação, ou votar nulo ou em branco, não se esqueça que está favorecendo a chapa da situação. E, neste caso, é porteira aberta para que continuem com o descaso para os problemas dos endividados, seja no ES como no Financiamento Imobiliário, e outros senões que tanto temos debatido. Enquanto não refeitas as reservas, de modo que apareça novo superávit, dificilmente teremos outro BET. E, quanto ao BET pago ao patrocinador, com certeza este se agarrará com unhas e dentes ao que já recebeu -- e aí a Inês é morta.

Anônimo disse...

Da Previ e da Cooperforte não sairá a suspensão dos consignados.A sugestão aos interessados é entrar no site da Camara e solicitar urgencia na votação do PLS 1328/2020 que já aprovou a suspensão no Senado.

Anônimo disse...

Ainda não entendi qual a relação da pandemia com a necessidade da Previ suspender as parcelas. Alguém poderia explicar a correlação?

Anônimo disse...

Colega de 4 de julho de 2020 09:36

Sem querer defender um ou outro.
Vejamos:
a) se o empréstimo com base no 13º for para quitação em parcela única, em novembro ou dezembro próximo, então o risco de inadimplencia é maior, já que a devolução do capital emprestado mais juros dar-se-á ao final do prazo;
b) em contraposição, se o empréstimo de 12 meses for para pagamento em 12 parcelas (desculpe a redundância), então o risco de inadimplencia é menor, pois a devolução do capital emprestado, mais juros proporcionais, ocorrerá mensalmente, ou seja mais rapidamente.
Daí, então, a possível diferença de taxas.

Anônimo disse...

DR

Previ Familia

Os aposentados influenciam diretamente
seus familiares para aderirem ou não ao
Previ Família.

Os aposentados merecem atenção especial da Previ com a suspensao das parcelas e aumento do limite do ES.

Abracos

Anônimo disse...

O anonimo das 09,36 hs esqueceu de dizer quanto a cooperforte cobra do emprestimo em 12 meses, a taxa cobrada no emprestimo em 12 meses é de : 0,7900% a.m e o crédito 13º é de 1,4500% a.m; não tem a menor lógica financeiramente falando cobrar do suado 13° o percentual de 0,66% além do cobrado do emprestimo em 12 meses. Solicito que a COOPERFORTE faça uma revisao das taxas, repito a SELIC está atualmente a 2,25% a.a e a poupanca vai render anualmente 70% da taxa selic, ou seja 2,25% x70% = 1,575% ao ano. Em apenas um mes a cooperforte quer cobrar de juros quase o que a poupanca vai pagar no ano todo.
Vamos COOPERFORTE, FAÇA UMA REVISAO DAS TAXAS DE JUROS, O DINHEIRO É DOS COOPERADOS E TEM QUE ACOMPANHAR A TAXA PAGA AOS ASSOCIADOS.
O Banco do Brasil está cobrando 0.91% a.m para o 13° e para o cdc funcionarios em até 96 meses.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 5 de julho de 2020 10:58

Na verdade a taxa no empréstimo em 12 meses seria de 0,79%+20%=0,95%, já que a Cooperforte obrigaria o cooperado a integralizar capital equivalente a 20% do empréstimo.

WILSON LUIZ disse...


“CAIPIRAS” 7 X 1 “ELITE” INDUSTRIAL

Por que o agro-negócio brasileiro é respeitado e temido pela concorrência no mundo inteiro, e nossa indústria está “caindo pelas tabelas”, sem qualquer condição de competitividade de seus produtos?

Poderia escrever páginas e páginas sobre o assunto. Décadas atrás participei, na Direção Geral, de amplo estudo sobre a política de crédito do BB, tanto na agricultura como na indústria. Na agricultura, formaram-se duas correntes, uma favorável ao subsídio ao crédito e outra, na qual eu me incluía, que achava que o benefício deveria ser sobre a produção.

O incentivo à produção beneficiaria os que realmente trabalhavam, e não os muitos “picaretas” que se aproveitavam do custo baixo do crédito para desvio de finalidade, inclusive fazendo aplicações financeiras no próprio BB com este dinheiro conseguido com custo abaixo da inflação, infelizmente subsidiar o crédito foi a posição vencedora; um exemplo paradigmático desta política nociva foi o já clássico “escândalo da mandioca”, ocorrido décadas atrás; sobre a política de crédito industrial pouco se discutiu, falava-se que era pressão dos barões da indústria, satisfeitos com o "status quo" vigente nos tempos da ditadura.

Por que ocorre esta abissal diferença de competitividade entre nosso setor agrícola e o industrial? Na minha opinião, é muito simples: ao contrário do que se esperaria, em determinado momento de suas histórias, os “caipiras”, como eram conhecidos os produtores rurais, disseram chega, vamos esquecer o governo e cuidar da vida. Com muito trabalho e competência, alcançaram níveis de produtividade invejados no mundo, investindo em tecnologia, principalmente com a ascensão de jovens empreendedores, com a cabeça no século 21, já os arcaicos defensores da dependência do governo foram se afastando, aos poucos, eram estes que nunca “tinham condições” de pagar suas dívidas junto ao BB.

Paradoxalmente, a “elite” industrial, que estudava em Harvard, Oxford e USP preferiu, por comodismo, avançar rumo ao século 19. Se escudaram na reserva de mercado, consequência do elevado imposto de importações, mamaram gostosamente nas tetas do governo, com incentivos fiscais que custam R$ 370 bilhões de nossos impostos anualmente e vários etc. É uma pena, se esta “elite” influente tivesse pressionado o governo para criar condições para eles serem competitivos, como redução da carga tributária(seria possível com a redução dos incentivos fiscais), fazer uma reforma no sistema de impostos, o mais caótico do mundo, incentivos ao aprimoramento dos trabalhadores, etc...

Realmente, no momento, não poderíamos competir nos setores de altíssima tecnologia, como Inteligência Artificial ou telefonia 5G, mas seria possível enfrentar a China na média tecnologia e produtos semi-duráveis, como carros, televisores, refrigeradores, roupas, etc.

O lamentável é que nós, indefesos consumidores, pagamos a conta, obrigados que somos a comprar produtos inferiores aos importados por preços extorsivos. A última vez que troquei de carro, adquiri um importado com três anos de uso pela metade do preço de um similar novo “made in Brazil”; além do mais, somos reféns de fornecedores externos, há 60 dias quero comprar um televisor, mas está em falta, o fabricante alega que não recebem peças da China.

BRASIL SIL SIL





Anônimo disse...

Me parece que a COOPERFORTE é subserviente ao BANCO DO BRASIL e tem receios de cobrar taxas mais reais e abaixo do BB, gostaria de que essa cooperativa explicasse o motivo de cobrar taxas acima do Banco do Brasil de um dinheiro que é dos proprios associados ?
Com a palavra a DIRETORIA DA COOPERFORTE.

Anônimo disse...

Ontem a noite, 05 de julho, em entrevista um canal por assinatura o Sr.PG disse: os fundos de pensão estão quebrados. Não disse quais. Parece que houve investimentos mal sucedidos em torno de 1 bi. São os assistidos que quebram os seus próprios fundos.

Renato Sant Ana disse...

Da Folha de S.Paulo de hoje, segunda, 6 de julho. Para ler, reler e refletir:

https://noticias.uol.com.br/colunas/rubens-valente/2020/07/06/bndes-salarios-teto-constitucional.htm

Unknown disse...

Tambem fico pensando, estamos recebendo em dia. .

Anônimo disse...

Primeiro os CDCs do BB por isso a Previ e a Cooperforte obedecem.

sss disse...

Anônimo do dia 4, às 17:53. Têm muitos aposentados ajudando familiares com dificuldades, alguns no extremo, em virtude da pandemia. Quer motivo maior? Se raciocinasse um pouquinho, sequer, sem olhar para o próprio umbigo, teria percebido esse "pequeno" detalhe.

Felipe Osório da Silveira disse...

Concordo ctg sss do dia 7 as 09:11, tem muito ai que recebem beneficios altos e só usam pra ele e sua esposa, não percebem que a muitos outros aposentos e pensionistas que precisam ajudar suas familias ainda mais agora no momento da pandemia que muita gente perdeu emprego, qualquer 1000 reais a mais pra esses que precisa, já é de muito grande ajuda. Ainda bem que estão recebendo em dia isso. Pior se não tivesse. E outra coisa NINGUEM É OBRIGADO a suspender seus pagamento, quem quiser que continue pagando, algo impagavél.

Unknown disse...

Prezado Dr. Medeiros, realmente é tempo de mudanças! Fico muito honrado com o seu apoio à nossa proposta de gestão voltada para o Associado. Assumo aqui o compromisso de dedicar todos os dias do meu mandato para promover as mudanças necessárias na PREVI, para que ela cumpra seu objetivo maior, tendo como premissas os Associados, a Ética, a Verdade e a Transparência. Tomo a liberdade também de convidar os demais colegas que acompanham o seu trabalho, para que avaliem nossas propostas, nossos candidatos e suas trajetórias dentro do BB. Para promover as mudanças necessárias na PREVI, precisaremos de muitos apoiadores. JUNTOS SOMOS MUITO MAIS FORTES!

ÍTALO LAZZAROTTO JÚNIOR
Candidato a Diretoria de Seguridade
Chapa 2 - MAIS UNIÃO

Anônimo disse...

Daqui a poucos minutos será dia 08.07.2020 então não dará mais tempo para suspender os emprestimos da PREVI e da COOPERFORTE, uma vergonha nacional essa falta de empatia com os colegas associados e que estão em situação dificilima.
Daremos o troco na eleição que se aproxima, o Diretor Marcel continua insensivel aos com teto e que recebem uma fração dos que os sem teto recebem.

Anônimo disse...

Só vou me posicionar quanto às chapas quando discutirem a suspensão da contribuição verba 800 e o pagamento restante do BET que foi surrupiado!

Anônimo disse...

Ao colega de 8 de julho de 2020 11:00

Esqueça, meu caro. Se não votar vai deixar a porteira aberta para a chapa 1, ou seja, vai manter o "status quo". Nossa única esperança é que a chapa 2 consiga alterar alguma coisa em nosso favor.

Anônimo disse...

Vou seguir seu conselho, chapa 2 então!