PRIORIDADES DO ANO: SAÚDE E TEMPO

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Já decorreram dez dias de 2021.. Poderia falar da venda de imóveis por parte do BB, mais de mil, com preços abaixo da avaliação, da reorganização e readequação administrativa do BB, com fechamento de agências e demissão,  Poderia falar do recorde da bolsa que atingiu 125.000 pontos. Poderia falar da Cassi, com reajustes e novos critérios. Do nosso reajuste, que sai esta semana. Mas não.


Estabelecer metas e fazer planos é algo que sempre fiz. As vezes não dão muito certo como ocorreu no ano passado, quando os acontecimentos e a vida nos atrapalham.

Uma das metas é sobre o blog. Vou prosseguir ou encerrar ?  Faço essa pergunta há doze anos.

Para mim em 2021 tenho que dar prioridade máxima a saúde. O COVID. 19 continua assustando. Pegou gente da família, vitimou amigos e colegas. A melhor fórmula de defesa é estar bem de saúde, com a imunidade alta, com as taxas de glicose, colesterol, creatinina, etc, bem comportadas. Não podemos facilitar. Estamos na linha de frente, qualquer erro ou vacilo será fatal.

O segundo bem mais precioso a ser dada prioridade é para o tempo. Com 82 anos, não tenho mais direito de desperdiçar tempo. O tempo passa inexoravelmente. Não perdoa. No dizer de Leandro Karnal é um bem infungivel. Temos que decidir o que fazer com ele. Com o que vamos gastar o tempo. E é aí que entra o blog. Será uma perda de tempo ?  Um prazer ou um aborrecimento ?  Tem utilidade ainda ?

Apesar de críticas dos infiltrados, o blog tem comprovado sua utilidade. Na eleição para a Cassi o apoio ao Flesch foi decisivo para sua apertada vitória. Conseguimos conscientizar a Cooperforte a abrandar medidas. Temos esclarecidos dúvidas de diversos colegas. Damos dicas para investimentos. Cuidamos dos endividados. Tem diversos colegas que participam dos comentários que são experts.

Então enquanto for de utilidade, enquanto ajudar os amigos e incomodar os adversários o blog do Medeiros continua.

E tenho dito. Vamos que vamos.

72 comentários:

Anônimo disse...

Qual a diferença entre um bem fungivel e um infungivel? Aula de Direito. Claro que o blog é útil. Bola pra frente Dr.

Anônimo disse...

Éh...

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/01/11/bb-anuncia-pdv-para-5-mil-funcionarios.ghtml

Anônimo disse...

Sem duvida nenhuma seu blog e o do Ari Zanella são os melhores, não podem acabar de maneira alguma, é o unico local onde temos noticias e podemos acompanhar o que ta acontecendo.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Parece que os EFEITOS MALÉFICOS de 2020, CONTAMINARAM o ESPERANÇADO ano de 2021. As notícias que “chegam” do BB, atualmente, é que ele FECHARÁ 361 UNIDADES e iniciará um PDV com previsão de mais de 5.000 (adesões). A notícia vem com uma CRUELDADE e FRIEZA “espantosas”.

Jair Mário Bork disse...

Que bom que decidistes prosseguir com o blog. Já começamos o ano com uma boa notícia.
Vamos que vamos.

Miro disse...

O BB tem sido preterido na operacionalizacão das campanhas do governo, onde a CEF é a protagonista, se consolidando como a queridinha da vez. Fechamento de Agências, PDV, rescisão de convênios com as Casas Lotéricas, sumiço das publicidades, sucateamentos e fechamento de Agências, enfim, só não enxerga quem não quer ver: pavimentam o caminho para a privatização; isso é irreversível...coisa do Chicago Boy que o tachou de bosta. Tá na hora de pensarmos na situação da PREVI e da CASSI pós privatização do patrocinador.

Anônimo disse...

Colegas,

Pois é, o VÍRUS CHINES tornou firme e estável o HOME OFFICE!

As empresas estão optando por um custo menor em todos os sentidos, mantendo seus funcionários trabalhando em qualquer lugar ou espaço, algumas fornecendo materiais tecnológicos e dividindo custos operacionais, estes mais baratos, quando da utilização de escritórios dispendiosos, sejam alugados ou próprios.

Penso que o BB está prevendo um futuro com menores custos fixos e operacionais, SMJ.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer




Anônimo disse...

Retomada do crescimento em V, deve ser de vergonha, Ford anuncia o fechamento de todas as fábricas no Brasil, dezenas de milhares de desempregados e BB um PDV de 5000.

Anônimo disse...

"Poderia falar do recorde da bolsa que atingiu 105.000 pontos" blog atrasado. Bolsa a 105 mil pontos? Já passou dos 120 mil....

Anônimo disse...

Esse blog não pode parar , apesar de desatualizado, ele ainda se presta a incomodar a Previ

Anônimo disse...

Perfeito sua avaliação Sr.Miro. Só não vê quem está com os olhos vendados. Do BB só interessa a BB-DTVM. O trabalho é igual ao dos Correios. Destruir para vender aos amigos. Não será vendido agora mas estará pronto no próximo. E dediquei com todo meu esforço os melhores anos de minha vida a esta Empresa.

maria de lourdes s assis disse...

sou leitora fiel desse blog.

Rosario disse...

Vamos que vamos, DOUTOR MEDEIROS.
O Sr. não pode nos deixar à deriva.

Aristophanes disse...

Prezado Medeiros
Contemporâneos de um longo período, na ativa, com média nas décadas de 70-80, infelizmente não nos conhecemos, pessoalmente, nem nos beneficiamos de algum trabalho conjunto. Razões do acaso são muitas. Meus 8 anos de idade a maior e a geografia que, mesmo dentro do BB, separa nordestinos de sulistas, podem ter contribuído para os desencontros.
Em tempos recentes – graças às maravilhosas inovações tecnológicas, que tanto encurtaram o mundo, montando o espaço, junto e misturado, de uma verdadeira “aldeia global” – passamos a desfrutar de instrumentos cibernéticos “do bem”, que nos colocam em uma mesma sala, para nos conhecermos, fazermos amizades, trocar ideias, montar soluções comuns e, de alguma forma, participarmos, conjuntamente. A despeito de desfrutarmos dessas instalações e conveniências modernas – como é caso de um blog – se faz necessária, imprescindível, a batuta de um competente maestro, como ocorre no seu BLOG DO MEDEIROS.
Desde sua modesta inauguração, no final de 2009, há pouco mais de 10 anos, acompanhei, em alguns momentos, suas provações e tristezas, suas confrontações com “infiltrados”, seus desânimos e, até, propósitos de “cair fora”. Quase todos seus companheiros, no anonimato, ou identificados, em grande maioria, sempre discordaram de um eventual fechamento do blog e disseram da grandeza desse patrimônio. Falta imperdoável seria omitir que são igualmente notáveis outros blogs – cada um com seu estilo – como o Ari Zanella, a Rosalina, o Adai Rosembak, o PreviPlano1, o BlogdoEd e outros mais, que se dedicaram às questões de nossa comunidade BB-PREVI-CASSI, na interação com as grandes questões nacionais.
Senti a necessidade de lhe dizer isso, publicamente, neste momento em que você fixa AS PRIORIDADES DO ANO: SAUDE E TEMPO. Ao se auto indagar se prossegue, ou não, com o blog, responde que “enquanto for de utilidade, enquanto ajudar os amigos e incomodar os adversários o blog do Medeiros continua”. Além de uma posição de firmeza, é altruísta e combativa. Minha solidariedade.
Como já disse em comentário no Blog do Ari Zanella, repito aqui a minha presunção de que o nosso precioso Previ-Plano1 está, em rápida progressão, perdendo força política, pelo envelhecimento de seus quadros e alheamento de muitos. É importante construirmos um aparato institucional autônomo, em defesa de nosso patrimônio previdenciário, no embate com objetivos distintos da simbiose BB/Patrocinador-Previ.
Vamos viver, nesta década, profundas mudanças nas estruturas do estado brasileiro e dos sistemas bancário, financeiro e de políticas monetárias, que muito poderão nos afetar. Precisamos estar atentos, cada um até seu último dia. Tamo juntos.
Cordialmente, Aristophanes Pereira.

Miro disse...

https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2021/01/11/funcionarios-do-bb-pedem-revisao-de-fechamentos-de-agencias-e-desligamentos.htm

Anônimo disse...

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/11/deputado-diz-que-psb-convocara-guedes-para-explicar-fechamento-de-agencias.htm

Anônimo disse...

Também sou pela manutenção do blog , mesmo perdendo espaço e não tendo mais noticias novas da Previ , vale a pena manter

Miro disse...

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,governo-fala-em-recolocar-5-mil-trabalhadores-que-vao-perder-o-emprego-com-saida-da-ford,70003578235

E os 5000 do BB???

Renato Sant Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É evidente que o Blog não tem mais as novidades de quando dr medeiros estava nos conselhos, mas ainda pode vir tornar importante, peço que continue

Anônimo disse...

Dr

INPC 5,45%

Abracos

Bolsoasno disse...

Reajuste PREVI será de 5,45%, alta do INPCde 1,46% em dezembro, ante 0,95% em novembro, fonte site Valor

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezados Colegas,

Se o BB não enxugar a sua máquina, reduzindo drasticamente o n° de seus funcionários e ao mesmo tempo investindo pesado em novas tecnologias, assim como estão fazendo todos os seus concorrentes, em menos de cinco anos quebra pela segunda vez, e desta vez sem a chance de continuar e de se reinventar.

Os bancos do futuro serão virtuais, com pouquíssimos funcionários e milhões de clientes... Basta inspirar segurança, pois os clientes atenderão a si mesmos.

Ou não?

A curto e médio prazo acredito que ações de bancos, inclusive o BB, podereão ser um bom negócio, mas a longo prazo, sei não...

Abraço fraternal para todos
Em tempo: Já tô com o muque pronto pra receber a vacina.

Medeiros disse...

É oficial. O reajuste será de 5,45 por cento.

Anônimo disse...

Colegas e Senhores frequentadores deste IMPRESCINDÍVEL BLOG,


A multinacional FORD vem fazendo uma reestruturação em nível mundial.

Irá dedicar-se aos seus produtos mais rentáveis: SUVs, Caminhonetas, estas campeãs de venda nos USA. No Brasil fabricou EcoSport e KA até ontem.

Continuará com suas montadoras no Uruguai na Argentina e no México, nos quais, segundo dizem não há as onerosas leis trabalhistas que no Brasil são defendidas por políticos populistas. Nós somos o Único país, segundo dizem, que tem Juizado do Trabalho.

Há informações de que fecharam várias fábricas em todo o mundo.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Anônimo disse...

O reajuste da Previ será 5,44727% (ela utiliza cinco casas decimais). O reajuste de 5,45% que vem sendo divulgado trata-se do arredondamento para duas casas decimais procedimento não utilizado pela Previ.

Jair Mário Bork disse...

Atrasado tá o anônimo das 17:54. O Medeiros inicia o seu comentário falando em bolsa a 125.000 pontos.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezados Colegas,
Agora que vocês estão abonados - reajuste de 5,45% - não caiam na bobagem de investir em criptomoedas, é pior que Boi Gordo e Avestruz Master, kkk...

https://livecoins.com.br/mark-cuban-diz-que-existe-99-de-chance-de-voce-perder-tudo-investindo-em-criptomoedas/

Anônimo disse...

O site do IBGE divulgou que o INPC foi de 5,45%, em virtude do colega acima ter dito acima que o reajuste da PREVI será de 5,44727% pergunto: De onde a PREVI RETIROU ESSE NUMERO COM QUATRO CASAS DECIMAIS, ISSO É PERMITIDO ? Gostaria que o Dr. Medeiros desse a sua opinião.

Unknown disse...

2021 PROMETE!

SUPERAVIT

VACINA OX 93%

VACHINA 65%

Enquanto isso a Ação 1-3 IRRF(1989=1995) da Anabb segue no molho desde... 2010..
http://bancariosal.org.br/noticia/25803/previc-manda-fixar-beneficio-maximo-mas-plano-da-previ-segue-sem-teto

Neilor disse...

Este Blog incomodaria a quem? Creio que somente aos infames agouristas de plantão!
Vamos que vamos Medeiros! Os Funcionários do BB precisam de Ti!

Anônimo disse...

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/01/12/reajuste-aposentadorias-acima-do-minimo-2021.htm

5,45% também

Anônimo disse...

"Atrasado tá o anônimo das 17:54. O Medeiros inicia o seu comentário falando em bolsa a 125.000 pontos"

É muito mau caráter. Fez a alteração do erro dos 105.000 pontos para 125.000 pontos e não avisou a todos. Bem típico

Anônimo disse...

Colegas,

Eficacia geral da Coronavac é de 50,38% diz Instituto Butantan, conforme informa o jornal R7.

Injetam água distilada?

Seria mais um produto pirata vindo daquelas bandas?

Espero que não, pois seria considerado crime.

Anônimo disse...

Coisa que irrita demais é a politicagem baixa que existe nesse País. O comentário do dia 12 das 10:11 reflete a visão correta do momento. Porque será que o Bradesco e Itaú estão reduzindo quadros e fechando agências? Aí você vê a bancada do Partido dos Trabalhadores (será?) dizer que é ilegal a direção do Banco do Brasil fazer redução para sobreviver. Vão pedir o cancelamento também dos planos que já foram feitos ou isso é só para tumultuar o País?

Felipe Osório disse...

Como ficou convênio previ INSS acabou mesmo?

Adilson disse...

Contra cheque disponível mês Janeiro/2021, site da Previ.

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezado Dr. Medeiros e Demais Colegas,

Uma sugestão para os Anônimos.

Os anônimos - que não querem ser identificados, claro - deveriam pelo menos criar uma identificação numérica, ou alfa numérica, ou mesmo um apelido, tudo à sua escolha.
Mais ou menos assim: Anônimo 2021; Anônimo XY30; Mandarim; e etc.

Sabemos que são muitos, mas da forma como se apresentam, até parece que estamos diante de um único anônimo.

Ou não?

Abraço fraternal para todos, inclusive para os Anônimos.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Ao que tudo indica, pois “a mídia” tem divulgado bastante, o governo irá ANTECIPAR em FEVEREIRO e MARÇO/2021, as “parcelas” do INSS, relativas ao 13o SALÁRIO.

Anônimo disse...

E quem não quer a antecipação?

Francisco disse...

12:56

Vai sair perdendo para a inflação, pois os valores a receber em fevereiro e março são os mesmos de agosto (adiantamento usual) e novembro (pagamento do saldo).

Miro disse...

https://www.infomoney.com.br/mercados/andre-brandao-pode-deixar-presidencia-do-banco-do-brasil-diz-veja-acoes-caem-mais-de-3/

O mercado bursátil parasita, especulador e improdutivo não está gostando... querem 5.000 funcionários na rua da amargura em plena pandemia.

Anônimo disse...

Ao Adilson - 13/1, 09:24 h

O contracheque de janeiro/2021 ainda não está disponível no site da Previ............

Anônimo disse...

Ontem vi meu contra cheque no site da Previ e no App não constava. Hoje tentei novamente no App e acreditem o líquido do mês passado e todos os valores também mas a data é Jan/2021.Voltei ao site e está indisponível. Que bagunça!!!!!

Jeanne disse...

Também vi o meu contracheque ontem. Hoje já não estava lá mais!!!

Anônimo disse...

Ao anônimo de 12/1 - 14:28 h

Leia a notícia "Previ reajusta benefícios do Plano 1" divulgada no site da Previ com data de 12.01.2021.

Valdevino disse...

Peço anuência ao Dr. Medeiros para fazer uso do canal:
Colegas,
Alguém que já fez poderia me orientar de como fazer a portabilidade do Cassi Familia I de minha esposa para a Unimed?
- Modelo do pedido de portabilidade
- Documentação, entre outras informações importantes.
Meus agradecimentos
Valdevino Alves

Anônimo disse...

ao Anonimo das 10:59 de 14.01

No site da PREVI consta o indice com 4 casas decimais, não estou discutindo isso, o que estou discutindo é de onde ela tirou esse indice com 4 casas decimais se no site do IBGE consta o percentual de 5,45 %.

Anônimo disse...

Valdevino. As regras de portabilidade de carências não valem para a Cassi.
Veja o link a seguir: aafbb.org.br/regras-de-portabilidade-de-carencias-nao-valem-para-a-caixa-de-assistencia/
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 14/1 - 14:22 h

1) O cálculo da Previ é exatamente o cálculo feito pelo IBGE só que ao ser divulgado o índice de 5,45% houve o arrendondamento. A Previ utiliza 5 casas decimais(e não 4).

2) A filosofia do cálculo é a seguinte:

a) INPC de jan/2020: 0,19 %


b) INPC de fev/2020: 0,17 %, então, o INPC acumulado até fev/2020 é 0,36032% cujo cálculo é o seguinte:

(0,19 x 100,17%) + 0,17 = 0,36032 %


c) INPC de mar/2020: 0,18 %, então, o INPC acumulado até mar/2020 é 0,54097% cujo cálculo é o seguinte:

(0,36032 x 100,18%) + 0,18 = 0,54097 %


d) INPC de abr/2020: -0,23%, então, o INPC acumulado até abr/2020 é 0,30973% cujo cálculo é o seguinte:

(0,54097 x 99,77%) - 0,23 = 0,30973%

...seguindo esta filosofia de cálculo até dez/2020 chega-se ao índice utilizado pela Previ no reajuste dos benefícios do plano 1 em janeiro/2021.






Francisco disse...

Ao anônimo de 14:22, na tentativa de finalizar a questão.

Consta no site da PREVI:
...
Em 12/01/2021
"Os aposentados e pensionistas do Plano 1 receberão seus benefícios reajustados neste mês. Para as concessões até 31/1/2020, o índice de reajuste da Previ será de 5,44732%, correspondente ao INPC acumulado entre janeiro e dezembro de 2020. O INPC é o indexador dos planos de benefícios da Previ."
...
Em 10/01/2020 (reajuste anterior)
"Aposentados e pensionistas do Plano 1 receberão seus benefícios reajustados neste mês de janeiro. Para as aposentadorias concedidas até 31/01/2019, o índice de reajuste será de 4,48153%, correspondente ao INPC, indexador dos planos de benefícios da Previ, acumulado entre janeiro e dezembro de 2019."

Então, são 5 (cinco) decimais e não quatro.
Se o colega examinar os índices aplicados no Empréstimo Simples, por exemplo, verá que em alguns meses de 2019 e 2020 foram utilizadas 9 (nove) decimais.

O índice divulgado pelo IBGE é arredondado, possivelmente por conveniência de
cálculos ou mesmo por normativo interno.

Anônimo disse...

Sugiro pesquisar em https://sidra.ibge.gov.br/tabela/1736.
Até dezembro de 1993 o IBGE utilizava 13 casas decimais.
Acredito que a PREVI venha acumulando os índices mensais com cinco decimais e assim que divulgado o de dezembro ela já teria o acumulado daquele ano.
E aí me pergunto porque o preço do combustível e do dólar tem 3 decimais, se não existe valor em moeda nacional inferior a 1 centavo(!!!), ou seja, 2 decimais.
Para sanar definitivamente a dúvida que tal perguntar direto à PREVI através do Fale Conosco?

Jeanne disse...

Minha filha saiu da Cassi com 24 anos e fiz um plano de saúde local para ela. Tentei a portabilidade, mas não consegui pq a mensalidade da Cassi era menor do que a do plano que fiz. Quem avaliou a portabilidade foi o novo plano de saúde. Mas consegui redução de algumas carências. Fale na Unimed que vc quer tentar a portabilidade para sua esposa e eles vão te pedir alguns dados tais como valor que paga, tempo de plano e cobertura do mesmo.A Cassi me forneceu o documento com estes dados. Pedi no 0800. E aí vão avaliar. No meu caso, foi assim que aconteceu.
Espero ter ajudado. Abraços, Jeanne.

Medeiros disse...

Presidente do BB teria sido demitido por Bolsonaro segundo informa O Valor. Bolsonaro achou inoportunas as medidas, que foram aprovadas por Paulo Guedes. E agora ?

Anônimo disse...

O blog Obastidor.com.br, noticia hoje:

"O (ainda) presidente do Banco do Brasil, André Brandão, está arcando com todo o custo político do programa de reestruturação do banco, mas o idealizador do plano chama-se Mauro Ribeiro Neto. Ele é vice-presidente Corporativo do BB.

Ribeiro Neto é braço-direito de Salim Mattar, dono da Localiza e ex-secretário de Desestatização do governo Bolsonaro.

Desde que Brandão assumiu o BB, Ribeiro Neto tornou-se o vice-presidente mais influente do banco. A tal ponto que toca o dia a dia da instituição no lugar de Brandão, que passa a maior parte do tempo em São Paulo."

Um jovem advogado (parece ser o preferido do Planalto para o cargo de presidente do BB) é o idealizador do plano de reestruturação do Banco, enquanto o verdadeiro presidente nem está em Brasília. O que pode dar errado,não é mesmo?

Anônimo disse...

Com o INPC disparando o SALDO DEVEDOR DO EMPRESTIMO SIMPLES vai impossibilitar a renovação, qual o motivo ? Simples o saldo devedor sendo corrigido diariamente pelo juros d 4,75% a.a. e com a correção monetaria do INPC mensal e tambem com o FQM o saldo devedor não diminuirá, basta olhar o saldo devedor de cada dia 01 de cada mes ou do dia 20 e comparar com o mes anterior e verificar que subiu mesmo tendo sido pago a parcela do emprestimo.

Valdevino disse...

Quero agradecer ao Anônimo de 14.1 (14.57) e a Jeanne pela presteza, pelo coleguismo e pela consideração pelos esclarecimentos a mim dispensados a respeito da portabilidade Plano de Saúde Cassi.
Um grande abraço a todos
Valdevino

Miro disse...

Até agora é o mercado bursátil que está contra a demissão do presidente do BB, alegando a desvalorização das ações do Banco. O BB ainda é um Banco híbrido, o que gera conflito entre interesses capitalistas e de um banco de desenvolvimento. Por outro lado, ainda existem muitos rincões onde só há uma Igreja, uma praça, meia dúzia de casebres e uma Agência do BB, provavelmente deficitária. Cada um na sua função: um levando a fé e o outro, o progresso. Chegando o progresso, chegam os Bancos privados oportunistas para colherem os frutos. Mas naquelas praças o BB já é o detentor, com méritos, do market share, principalmente na área de crédito ao agronegócio. Agora, como Banco comercial, também, se agigantou-se, e os Bancos privados, querem eliminar o forte concorrente, digo, abocanhar a cereja do 🍰🍰🍰🍰.

Miro disse...

Para eliminar esse efeito "bola de neve" tem que repactuar o prazo, diminuindo o número de prestações, pra que haja amortização do principal. Mas, quem tem $$$$ pra isso?

Miro disse...

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2021/01/4900507-equipe-economica-da-aval-a-oito-pdvs-em-estatais-inclusive-o-bb.html
O BB é uma sociedade de economia mista que cumpre funções públicas e sociais importantes, mas também é uma entidade financeira que precisa atuar de forma competitiva”, avaliou, ao comentar o programa da instituição para reduzir custos.

Taí: funções públicas e sociais. Ainda ter que dar lucro.

Anônimo disse...

A Previ bem que poderia adiantar metade do décimo terceiro agora em janeiro, assim como fez o governo federal.

Felipe Osório da Silveira disse...

Ao anonimo 14 de janeiro de 2021 20:23

Certo faz mais de 3 meses que a correção do ES é maior do que o pagamento. Pelo menos aqui pra mim, e acho que isso não vai mudar tão cedo.

Unknown disse...

Me respondam o que a previ fez pdlos aposentados ate agora.? So suspendeu 2 parcelas do es que pagaremos juros por isso

Anônimo disse...

Ao anonimo das 10:29 de 15.01.2021

Infelizmente ninguem tem condicoes de pagar uma parcela maior do emprestimo simples, são reclamações constantes aqui nesse blog pedindo para aumentar o prazo, isso não tem solução, o saldo devedor só diminui quando o INPC FICA BAIXO OU NEGATIVO.
UMA SOLUÇÃO SERIA NÃO VINCULAR AO INPC ESSE EMPRESTIMO COMO O BB FAZ NO EMPRESTIMO PARA OS FUNCIONARIOS, COBRA 0,95% ao mes e fica mais fácil e visivel a prestação fixa e todo mes o saldo devedor diminue.
SE O INPC CONTINUAR NESSE NIVEL DO FINAL DO ANO QUE FINDOU OS TOMADORES DO EMPRESTIMO SIMPLES ESTARÃO EM SITUAÇÃO DIFICIL MAIS DO QUE JÁ ESTÃO.
LEMBRANDO QUE O AUXILIO EMERGENCIAL ACABOU E A FOLGA QUE PORVENTURA ALGUNS TENHAM TIDO COM OS FILHOS QUE ESTAVAM RECEBENDO ESSA AJUDA ACABOU E COMECAMOS ESSE ANO NUM APERTO.

Anônimo disse...

Acho que falando na pessoa jurídica não há problemas ao Dr.Medeiros. Eu tenho convicção que a Previ não fará "absolutamente nada" em favor de associados apertados ou endividados pelo ES. Primeiro que pegou quem quis. Segundo que quanto maior a tortura melhor. Adiantamento do décimo é só marcar e pagar em abril. Essas organizações (têm outras) abriram capital tempos atrás e agora é só sufoco. Mais ou menos dá pra entender.

Francisco disse...

O colega Genésio, de Uberlandia, sempre afirma que o ES da PREVI é melhor do que outros empréstimos bancários.
Cabe aqui lembrar que quando é fixada a prestação, a PREVI utiliza um critério não muito claro quanto ao INPC, pois é considerada a previsão do índice para o período anual seguinte(!!??)
Contudo, presente o fator INPC, e considerando que o BB empresta:
- a juros nominais de 0,95% a.m. (efetivo de 12,01% a.a.)
- a prestação não varia da 1a. parcela à última (sem sobressaltos no saldo devedor)
- se houver condições de liquidar a dívida antecipadamente o BB deduz os juros futuros,
então façam os cálculos e vejam se no momento o BB não seria mais vantajoso.
Lembrete: a partir de determinada idade o BB não aceita que façamos o seguro prestamista (equivalente ao FQM).

Anônimo disse...


Dr. Medeiros, permita-me: Para quem pergunta que destino terá a nossa Cassi, casso o BB seja privatizado, respondo: vai ter o mesmo destino que ele, o BB, deu ao ao nosso BET. Acorda! Gente burra!
Mas ainda há tempo de reclamar!!! Ainda há tempo de destituir do cargo petistas que sacanearam com os aposentados.
Abraço

Anônimo disse...

Para suas aposentadorias todo mundo quer o reajuste do INPC, já para seus empréstimos ninguém quer.

O melhor mesmo é não fazer empréstimo e ajustar seu orçamento de acordo com o que ganha. Sei que é difícil, mas infelizmente é a única forma de viver financeiramente tranquilo.

Anônimo disse...

Coooooleeeeegassss,


Uma vez que se entra em ES não parece haver saída, SMJ.
Para os velhinhos PUNIDOS, SEVERAMENTE CASTIGADOS, as ÚNICAS saídas estão na Mega Sena e no terrífico FQM que poderá atuar como pagador, já que o ES penaliza-os com inescrupulosos aumentos em conflito com o ESTATUTO DO IDOSO.
Valha-me DEUS!

Genésio Guimarães - Uberlândia/MG disse...

Prezado Francisco 2021 17:31

ES da Previ x Empréstimos de outros bancos

Se os empréstimos bancários - de qualquer banco, inclusive o BB - fossem mais vantajosos que o ES da Previ, os bancos - inclusive o BB - estariam nesse instante correndo atrás dos tomadores de ES para oferecer-lhes um empréstimo mais vantajoso para quitação do ES.
Os juros dos atuais ES são de 0,385% ao mês ou 4,75% anuais. Quem no Brasil trabalha com juros assim?

Portanto, reafirmo que os ES da Previ são mais vantajosos do que qualquer outro empréstimo tupiniquim.

Contudo, reafirmo que até os ES da Previ são caros, pois seus encargos extrapolam a variação do INPC, base de nossos reajustes.

E já que estamos falando de ES, estou convicto de que a partir deste ano a Previ reduzirá seus juros de 4,75%, para 4,50% a. a. Vamos aguardar alguns dias mais...

Francisco disse...

Caro Genésio, de Uberlândia, em 16 de janeiro 12:42

Quanto aos juros dou-lhe absoluta razão.

Minhas considerações voltaram-se para os encargos globais, destacando o tal índice de previsão para o ano posterior quando do aniversário do contrato.

E mesmo, até, na própria contratação...

O melhor mesmo, como já o disse um outro colega, é procurar viver com o que se ganha, longe de dívidas.

Anônimo disse...


Peço vênia para discordar que o ES da Previ é mais vantajoso que outro empréstimo. Veja:
a) a taxa de juros que está sendo cobrada em janeiro/2021 é 1,445%, sendo: (4,75% + 1,2%) -:- 12 = 0,495 + 0,95% (INPC de nov/2020).

b) considerando que o INPC de dezembro/2020 é 1,46%, a taxa do ES/Previ para fevereiro/2021 será 1,955%.

Assim, considerando a filosofia utilizada atualmente pela Previ no cálculo dos juros do ES e levando em conta o elevado índice do INPC, o valor da prestação mensal não amortiza o valor total dos juros, ou seja, haverá capitalização de juros mensalmente.

Lá na Cooperforte, considerando que a TR tem sido zero (há tempos), a taxa de juros do empréstimo com prazo mais longo é 1,13% a.m. (1,13% + TR), ou seja, bem abaixo da taxa cobrada pela Previ no ES.
Assim, a meu sentir, o ES da Previ, atualmente, não é o mais vantajoso em termos de taxa de juros.