60 ANOS DA LEGALIDADE

domingo, 22 de agosto de 2021

Atualmente a legalidade voltou a ser questionada. Se discute, por exemplo, se as forças armadas são ou não são um poder moderador constitucional. Se discute sobre o impeachment de um ministro do STF. Se discute sobre os limites e harmonia dos poderes constituídos.


Como andei levando um susto com uma fortíssima gripe alérgica, cujos efeitos ainda me incomodam, o teste COVID deu negativo, e fruto da minha idade provecta de 83 anos, ando nostálgico, me desculpem, e tenho por isso recordado o passado, que me parece aconteceu ontem.

Há sessenta anos atrás o país e o RS viviam o episodio da legalidade, movimento deflagrado pelo então governador Leonel Brizola para assegurar a posse de Jango na presidência, após a renúncia do Jânio.

Acontece que eu vivi intensamente esse momento . Estava em Porto Alegre cursando o último ano da Faculdade de Direito e trabalhando no cadastro do BB. Morava numa pensão próxima da praça da matriz onde se situa o palácio Piratini. Junto com outros colegas de Faculdade eu apoiava o movimento pela legalidade. Já havia me inscrito no chamado Mara Borrão, um edifício icônico localizado na Borges e declarado ser portador de um revólver Taurus 38.

O rádio era um instrumento poderoso na época e havia sido formada a rede da legalidade. Escutei que o Palácio Piratini, sede do governo do estado, onde nos porões o Brizola irradiava, estava prestes a ser bombardeado.

Incontinente, peguei meu revólver, eu tinha 23 anos, e fui para o Palácio. Lá me encontrei com outros colegas da Faculdade e com o presidente de nosso centro acadêmico. Ficamos juntos numa ala do palácio.
O Brizola, de metralhadora portátil, nos viu e veio falar conosco. Que bom que estão aqui. Vocês do Direito é que entendem de legalidade. Eu sou um simples engenheiro. E se foi, fumando sem parar.

De tempos em tempos corria a notícia que os aviões da Fáb haviam decolado de Canoas e vinham bombardear o palácio. Procurávamos nos proteger e nos preparar para a luta. Não havia pânico. Apenas tensão.

O ataque aéreo terminou não acontecendo. Depois ficamos sabendo que os sargentos da base aérea de Canoas haviam furado os pneus dos aviões e escondido as bombas.

De madrugada o comandante do terceiro exército comunicou sua adesão ao movimento, que restou vitorioso.

Quando recordo minha pessoa armada só de um revólver defendendo o palácio de um ataque aéreo, desculpem, mas me encho de brio e de uma coragem que são um esteio para minha sobrevivência nesses dias sombrios da pandemia e dos desacertos institucionais que o país vive.

E é aí que minhas esperanças se renovam.

25 comentários:

Glaucia disse...

Bom Domingo a todos ,Dr Medeiros o senhor pode me informar se no caso de uma dívida com um banco no meu caso o Pan segundo eles a dívida estarem uma assessoria de cobrança chamada de pascalloto.eles me ligam 24 horas dizem que pediram o bloqueio da minha conta para pagamento do quer devo a ela ,mas Dr Medeiros o dinheiro que recebo é uma pensão deixa pelo meu marido que é falecido me diga eles podem fazer isso , essa pensão é meu ganha pão e da. minha familia que sustento

Anônimo disse...

Parabéns Dr. Medeiros Estou muito orgulhoso da sua atitude,faria o mesmo,hoje é mais necessário diante do que vivemos que Deus nos proteja dos dos perversos.

Anônimo disse...

Interessante mais essa passagem de sua vida. O doutor tem história. Aproveito para dizer que tenho uma dívida junto a Caixa Federal. E-mails e whats são prova que tudo fiz para regularizar. Pedia redução de parcela com aumento de prazo. Não houve jeito. Seu funcionário me disse que dívidas abaixo de 30 mil não vão ao jurídico por se tornarem dispendiosas. Devem lhe botar no Serasa lógico e se aparecer por lá pra receber algum auxílio primeiro o deles. Essa informação pode ser útil aos enforcados. Antes de gastar com advogados. A quem não interessar é só pular.

MAUS disse...

"Há sessenta anos atrás o país e o RS viviam o episodio da legalidade, movimento deflagrado pelo então governador Leonel Brizola para assegurar a posse de Jango na presidência, após a renúncia do Jânio."

D.D. Medeiros, me ajuda a entender.

O Princípio da Legalidade foi mantido em 1961?

É o mesmo Princípio atualmente NÃO CUMPRIDO pelo STF que deveria apenas JULGAR e
...
E nunca LEGISLAR, muito menos exercer poder de POLÍCIA e JAMAIS OUSAR EM ACUMULAR 3 FUNÇÕES DO DEVIDO PROCESSO LEGAL?:
- ACUSAÇÃO
- JULGAMENTO
- EXECUÇÃO
...

QUEM LHES DÁ CONFORTO DE PROMOVER ESSA BARBÁRIE?
- a inércia do SENADO
- da CÂMARA
- ou forças internas e externas à margem da Lei?

...

Em 1789 a situação era menos grave.

Anônimo disse...

Infelizmente já fiquei dom dívida de 50 mil no Santander e eles também não negociaram mas não também não cobraram na justiça.Não é nada para se orgulhar mas é como o anon 17.37 disse.

Anônimo disse...

Quem tem uma história bonita como a sua, dr Medeiros, tem mesmo que recordar é contar para ficar marcada. Isso só demonstra que você sempre foi protagonista. Nunca ficou em cima do muro. Coragem é isso. Enfrentar o perigo por causa de um ideal, no caso um ideal democrático.

Gaspar Mendes

Anônimo disse...

Valeu dr Medeiros. Episódio épico. Impressionante.

Carmen

Anônimo disse...

Aliás por causa desses enfrentamentos é dessas atitudes é que te amo de paixão. Com todo o respeito.

Carmen

Anônimo disse...

Você fez história Medeiros.

Anônimo disse...

Bacana, cara. Que coisa !

Anônimo disse...

Você fez história Medeiros

Anônimo disse...

Por isso você foi o cara da novembrada não Previ. Teve também o peladaco. Cabra macho, tchê

Paulo Segundo disse...

Devo 24.000 reais ao Santander, já estava me borrando de ser cobrado judicialmente, mas como o anônimo disse, eles se recusam a renegociar , propus 48 parcelas de 500 reais, mas no atendimento querem 18 parcelas de 2093 reais, resumindo estou impossibilitado de quitar, sei que serei negativado e terei a penalidade de 5 anos de restrição no mercado, mas pelo menos, não devo ter bens penhorados, nem uma ação judicial para responder, ganho líquido pouco mais de 4.000 reais, pago aluguel e ajudo minha filha que é deficiente auditiva, não está fácil!

Anônimo disse...

Ao anônimo de 22 de agosto de 2021 17:37

Na Cooperforte, dívida inferior a 30 mil é cobrada judicialmente

Abraço

Jeanne disse...

Medeiros,você é demais!!!

goulart disse...

Caro Dr. Medeiros, colega aposentado, batalhador e homem de ação, como mostra em seus momentos passados anteriormente. Hoje em dia os valores já não são tão patrióticos como deveriam ser, já não existe união de uniformidade de objetivos, por isso as coisas vão acontecendo, a maioria não falando nada ou tendo receio de se comprometer e com isso a hora de acordarmos, vai ser dificil conter o avanço das banalidades, dos desmandos, enfim, não podemos esmorecer, pois o tempo não para. Fiquemos alerta e vamos refletir na decisão do voto em 2022.

Anônimo disse...

Nisso o Dr.Medeiros acordou.

Anônimo disse...

Por que a Cooperforte está cobrando judicialmente as dívidas dos aposentados mesmo sabendo que eles não podem pagar porque o BB e a Previ lhes cortaram o Bet e voltaram a cobrar a contribuição pessoal Previ?
Abraço

Glaucia disse...

Boa noite colegas ,estar terminando o mês de Agosto e nem uma novidade em relação a previ . é muito triste tudo que estar acontecendo,nos disseram que a suspenção das parcelas do ES seriam um alívio para todos que nada foi uma bomba já paguei 7parcelas e o saldo só aumentou eles sabiam disso e muita falta de respeito muito grande

Aristophanes disse...

Prezados Medeiros e colegas.
Viví esse tempo, difícil e controverso. Exercia função pública, cedido pelo Banco do Brasil à SUDENE, órgão de proeminência, à época, no Nordeste. Seu gestor maior, CELSO FURTADO, foi, cumulativamente, Ministro do Desenvolvimento do Governo Parlamentarista de João Goulart. A presença, também, em Pernambuco, do Governador Miguel Arraes, líder populista de esquerda, impregnava o ambiente da SUDENE com uma difusa suspeição, que generalizava a pecha de “comunista”. Não tomei atitude heroica, em favor de qualquer dos lados extremos. Apenas, sempre deixei claras minhas próprias convicções ideológicas, nitidamente democráticas. Isso me deu autoridade para testemunhar em favor da “folha corrida” de numerosos colegas injustiçados, e exercer o trabalho que considerava certo e de meu dever, para com minha região e o País. Paguei o preço de não ser um “autêntico”, inclinado a qualquer dos extremos. Deixei a SUDENE em 1967, e o general da ocasião me negou, publicamente, a medalha comemorativa dos “10 anos de SUDENE”. Depois, já no exercício da Presidência do BANDEPE-Banco do Estado de Pernambuco(1967-1971-Governo Nilo Coelho), respondi a um ‘Inquérito Sumário Militar’, montado sobre fuxicos de interesses contrariados e, posteriormente, arquivado. Por fim, no próprio BB, deixei a Diretoria(1974-1982), por pressão de um general revolucionário, inconformado com medidas jurídicas, que implementei, em defesa dos interesses do Banco(Caso ASA).
Amigo Medeiros.
Conto esse pedaço de minha modesta caminhada, já alongada, para me solidarizar com sua decidida atitude em favor de seus ideais e sua coerência de ativista. Hoje, quase inabilitado pelo peso da idade nonagenário, vejo o meu país penar um perverso momento, de dimensão nacional e de crises individuais, que requer atitudes de todos nós. Dois lados parecem dividir o País entre “aloprados sabida e comprovadamente perniciosos” e “inconsequentes malignos e ensandecidos.”
O Brasil merece uma terceira via, de sensatez e objetivos construtivos. É desse lado que vou ficar. Difícil, porque na linhagem humana é mais fácil ser estúpido e vaidoso do que sensato e desprendido
Finalmente, com uma nota de tristeza, observo que os combatentes do nosso mundo BB-Cassi-Previ” parecem vencidos ou sem estímulo. Só o “Blog (azul) do Medeiros” permanece com a bandeira hasteada. Outros valorosos companheiros, por motivos respeitáveis, que não posso avaliar, há meses silenciaram. A aparente vitória da Previ, vai desenhar o futuro do espaço declinante do Plano1, com o crescimento do natural herdeiro Previ Futuro e a expansão do Previ Família e outros penduricalhos do Mercado. Por isso, o descaso com o “Plano ES-Rotativo”, martírio onde milhares sofrem, humilhados por serem devedores e pela falta de uma solução compreensiva e factível. É um produto de bons resultados, de variáveis tecnicamente manipuláveis mas "terrivelmente engasgado”, por falta de uma medida corajosa e de âmbito politico: aumento do número de prestações, com ajuste da” tabela de prestações progressiva”: 60 a 144 prestações. E de quebra amenizaríamos o cinismo que esconde a prorrogação “infinita” da rotatividade de 6 em 6 meses.
Uma nova ética mundial acata compreensivamente soluções heroicas e moralmente defensáveis.
Abraço a todos, Aristophanes.

Medeiros disse...

Excelente manifestação mestre Aristophanes.

Infelizmente nós encolhemos. Alguns perderam o interesse pelos blogs, outros adoeceram, outros envelheceram.

Eu continuo por teimosia. Acompanho as estatísticas, vejo que ainda tenho audiência, acho que ainda faço diferença.

Seu entendimento sobre o ÉS está perfeito.

A Previ infelizmente mudou sua missão. Agora só se preocupa em pagar benefícios. Perdeu sua alma.

Glaucia disse...

Boa dia a todos .Dr Medeiros sei que deve estar se perguntando ,porque eu estou ainda nessa batalha ? Nós sabemos o quanto o senhor tem lutado por nós ,pela as nossas causas deixando muitas vezes a família em segundo plano ,por favor Dr Medeiros não desista de lutar por nós, só temos o Sr. para nós defender .estamos todos encurralados sem nem um horizonte feito um barco sem velada a deriva em alto mar ,tínhamos também o Ari digo tínhamos porque não sei o que houve com ele não. posta mais nada ele deve ter seus motivos,por tanto só temos o Sr.Dr Medeiros vc e a nossa voz ,nossa indignação,nosso grito de socorro.por favor continue vc é um guerreiro nato nasceu para lutar pelo que é justo e de direito ,quando o senhor pública alguma coisa nós da um alento e a certeza que as coisas podem melhorar surgi dentro de nós ESPERANCA glaucia sena.uma grande admiradora das suas batalhas em prol dos menos favorecido desprovido de voz para serem ouvidos .

Trader anônimo disse...

Gostei das palavras de incentivo do Ghost Writer.
Enquanto pudermos aguentar vamos dar tempo para a recuperação da bolsa.
Eu acredito!

21 de agosto de 2021 14:55

- Também gostei. Entretanto, temos insistido que o "moderno capitalismo bursátil" equipara-se a um oligopólio e/ou a uma pirâmide financeira. Portanto, não tem sentido olhar para a recuperação da Bolsa. Em outros termos, a informação dos preços no oligopólio tem pouca ou nenhuma serventia. Igualmente, não tem sentido olhar para os preços numa pirâmide financeira. Nas pirâmides financeiras devemos focar no tempo: tempo restante do "moderno capitalismo bursátil".

Anônimo disse...

Perfeito. Análise correta sobre o ES. De a muito noto que colegas se ausentaram dos blogs. Seja por desencanto, algum problema de ordem pessoal, enfim pessoas que davam sua colaboração sumiram. Mesmo de longe é fácil identificar vários deles. Agora predominam outros com assuntos que tenho dúvidas se servem a coletividade. Mas isso é outra história. Bom pro Banco. Bom pra Previ.

Anônimo disse...

È verdade que muitos colegas se afastaram dos blogs principalmente porque os blogs, com exceção deste, se afastaram dos colegas se ausentando por muito tempo ou passando a tratar de assuntos que poucos se interessam.Como disse o anon 12.35: bom para o BB e para a Previ.