A NOSSA (?) PREVI

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Devem ler as considerações do mestre Aristophanes no final de seu comentário na minha última postagem quando fala sobre o Empréstimo simples da Previ. Merece atenção.


Também comentou sobre o término dos blogs reivindicatórios e analíticos dos aposentados e pensionistas. Só restou o blog azul do Medeiros, disse ele.

Pois é. Sucumbiram na medida que a Previ passou a não admitir críticas mais pesadas e entrar com ações judiciais de reparação e indenização. Não quiseram incomodarão. Saíram do ar.  Sou teimoso, não desisto nunca, não gosto de bater em retirada. Mas estou envelhecendo e ficando cansado. Sinto me também abandonado e sem o apoio necessário para seguir na luta.

Lamento esse retraimento, comodismo e omissão dos colegas, porque nunca , nunca mesmo, foi tão indispensável estar vigilante, pois querem agredir nossos direitos adquiridos com tanto sacrifício.

A diretoria da Previ não está nem um pouco preocupada com a situação nossa, que somos os donos da Previ. Como tem sido dito reiteradamente ela se preocupa exclusivamente em pagar nossos benefícios em dia, que é a missão atual de nosso fundo de pensão. 

A fórmula adotada para calcular os encargos do ES é extremamente prejudicial aos associados. No mês de maio deste ano, o resultado com os empréstimos simples e imobiliários era um dos mais rentáveis da Previ. Rentabilidade de 45% segundo Mário Tavares, que analisou os dados publicados. 

Uma gordura inconcebível perante a situação aflitiva da maioria dos usuários. Por isso que o pagamento das prestações não consegue amortizar a dívida.

Por sua vez nossas entidades não estão pressionando devidamente. Nem todos são devedores, alegam. Somente uma parcela. Quem não deve tem preguiça ou constrangimento de pedir . Incrível, mas é assim que funciona.

Nossos colegas sequer se animam a escrever para a Previ reclamando. Ou telefonar. Ou questionar pessoalmente os diretores em reuniões presenciais ou virtuais.

Se queremos melhorias temos que mudar de atitude.

Antes que seja tarde demais.

29 comentários:

Glaucia disse...

Boa noite a todos os colegas é muito preocupante a fala do nosso guerreiro quando diz que estar cansado e não tem apoio da maioria ,vamos gente. o que estar acontecendo com vcs estão todos muito parados aceitando tudo como se fosse normal ,não se tem direito a nada se pede para aumentar o prazo do , ES eles alegam várias coisa pra. tudo eles tem argumento,se pedi para adiantar alguma coisa do aumento salarial não pode então colegas vamos ficar de braço cruzado sem fazer nada ,eu moro aqui no Piauí em Teresina mais tento fazer o que posso agora mesmo mandei para previ um mail com vários questionamento, sugestões, insatisfação,não estou tendo resposta mais não vou desistir não dizem que Aqua Mole em Pedra Dura tanto bate até que fura.por tanto gente não vamos nos deixar abater ,vamos juntos nessa luta ,não vamos deixar o nosso Guerreiro chamado Dr Medeiros desistir de nós ele precisa do nosso apoio para continuar ,essa batalha é nossa também .Por favor Dr Medeiros não desista vc é o nosso ponto seguro . Glaucia sena carneiro

Anônimo disse...

E quem não deve vai pedir o quê? Só que sejam mantidos os benefícios em dia ou cancelem a contribuição de 4,8% que pagamos todo mês, e para que isto aconteça é quase impossível.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros, quando a PREVI cortou o nosso BET no último ano, o mesmo aconteceu com a PREVI, ou ela recebeu tudo de uma vez e não fez a devolução dos 12 meses? Se assim foi é muita sacanagem do patrocinador.Os direitos sao iguais, mais parece que a corda só arrebenta para o lado mais fraco. Já que a PREVI começou a dar lucros na bolsa, ela mesmo deveria nos devolver o que foi surrupiado.

ALDORIPES FERREIRA disse...

TENHO REITERADO JUNTO A PREVI, A VOLTA DO LEIAUTE DO EMPRESTIMOS SIMPLES, ONDE NA PRMEIRA TELA HAVIA UM RESUMO DO VALOR DO ES , DA DIVIDA ATUAL, DE EVENTUAL SOBRA E A MARGEM CLARA. FIZ MAIS DE 5 MISSIVAS JUNTOA PREVI E ATE AGORA NENHUMA RESPOSTA PLAUSÍVEL. A MODERNIDADE PREJUDICOU OS MENOS ESCLARECIDOS, POIS NA FOPAG APARECE UMA MARGEM E NA HORA DE FAZER UMA OPERAÇÃO É OUTRA QUE CONSIDERAM...PORQUE NAO ESTENDERAM O PRAZO?

Anônimo disse...


Doutor Medeiros, permita-me:
Deve haver algum erro no cálculo dos encargos do ES, pois era somente nos tempo de inflação braba, 30%, 40% ao mês, que o pagamento das prestações não conseguia diminuir o capital emprestado. Só dava para pagar os juros, correção monetária (inflação) e ouros encargos. Qual é a inflação atual mensal? Não chega a 10%. Portanto, deve haver algum equivoco nesses cálculos em desfavor, prá variar, dos aposentados tomadores do mencionado empréstimo.

Obrigado.

Gilberto disse...

Prezado Dr. Medeiros diante se seu esclarecimento/apelo uma sugestão aos participantes do blog:
Todo comentário, sugestão, reclamação pedido a que se referir a Previ relativo a assuntos diversos o façam simultaneamente no site da Previ, no FALE CONOSCO, em entrando ali já vai estar o nome do colega,e-mail e telefone.
É SÓ ESCREVER O TEXTO E CLICAR.
MUITO FÁCIL. Aí teremos muitas solicitações e a resposta da Previ para cada um.
Com relação as melhorias do ES uma maneira deles se livrarem dos pedidos/ solicitação é nós concedendo.
Quem não chora ... ....

Anônimo disse...

Eu acho que reclamação nos blogs tem mais repercussão além de alertar os colegas que nem pensaram nas questões abordadas.Quando é feita uma reclamação ou sugestão diretamente a eles não causa nenhum efeito e não dão a menor atenção.A repercussão das causas é que preocupa.

Gilberto disse...

Simultaneamente aqui no blog e encaminhar a Previ as solicitações.

Anônimo disse...

Caro colega ALDORIPES FERREIRA

Realmente depois da ultima mudança no site da PREVI, o leiaute ficou ruim demais, acho que a culpa é da empresa que fez a mudança solicitada e autorizada pela PREVI, são muitos erros e pela continuidade dá para perceber que eles não estão nem ai.
A margem consignavel não bate com nada, é um desmantelo que não honra a PREVI com seu patrimonio de mais de 200 bilhoes de reais e que não consegue fazer um site a altura ou pensando melhor SE NÃO FOI FEITO DE PROPOSITO PARA STRESSAR AINDA MAIS OS ASSOCIADOS E AJUDAR A PARTIR DESSA.
Porque se não foi feito de proposito já era pra ser sido refeito e acabado com todos os erros.

Anônimo disse...

O meu maior medo é a Previ deixar de honrar os nossos benefícios. Aí sim a cobra vai fumar. Graças a Deus, ainda não necessitei do Empréstimo Simples ou de outros créditos. Para viver só dependo dos benefícios pagos pela Previ que reconheço serem bem baixos. Agora caso ela deixe de pagar os benefícios, aí sim ficarei enrolado e sem saída. Espero que as coisas melhorem para os colegas mais necessitados do que eu. O meu modo de viver é bem modesto e espero que a Previ continue forte para não complicar ainda mais as nossas vidas.

Antonio Carlos Gois Cintra - Matrícula 888.220-7 disse...

Boa tarde, no meu entender, o Empréstimo Simples, deveria ser cobrado, nos moldes do O PAS - Programa de Assistência Social, do Banco do Brasil. Daí sim, conseguiríamos liquidar o mesmo. Obrigado. Atenciosamente. Ant. Carlos.

Unknown disse...

Nos ultimos dias saiu noticias sobre individamento pergunto: porque o banco dk brasil nao compra as dividas da previ/cooperforte e aumentaria a qde de parcelas possibilitando assim a diminuicao do valor dessas parcelas e bloqueria novos rmprestimos a curto prazo da previ/cooperforte.?

Glaucia disse...

Boa noite Dr Medeiros ,gostaria que o sr.nos orientasse como fazer para pedi para Previ vídeo conferência com os diretores responsáveis pela pasta no que diz respeito ao ES já que eles não responde quando mandamos nossa reivindicação pelo fale conosco.ai informaria aos interessado pela causa para participar ,sei que é quase impossível conseguirmos ,mais não custa nada tentar.não existe outra maneira de fazer com que nos ouça eu moro aqui em Teresina Piauí,tudo muito difícil ainda mais por conta dessa Pandemia então gostaria que nós orientasse se é através de oficio ou mail não sei só sei que temos que fazer alguma coisa não dá pra ficar esperando um milagre vindo da previ .eu não estou parada mando toda semana para a previ através do fale conosco as minha sugestões, reivindicação,e minha perplexidade diante de tanta indiferença com toda essa situação que nós encontramos.

Trader anônimo disse...

O meu maior medo é a Previ deixar de honrar os nossos benefícios. Aí sim a cobra vai fumar. Graças a Deus, ainda não necessitei do Empréstimo Simples ou de outros créditos. Para viver só dependo dos benefícios pagos pela Previ que reconheço serem bem baixos. Agora caso ela deixe de pagar os benefícios, aí sim ficarei enrolado e sem saída. Espero que as coisas melhorem para os colegas mais necessitados do que eu. O meu modo de viver é bem modesto e espero que a Previ continue forte para não complicar ainda mais as nossas vidas.

25 de agosto de 2021 17:35

- Dr Medeiros, colegas de chat,

O risco de "a Previ deixar de honrar os nossos benefícios", acima mencionado, existe. Neste sentido, nesta data atualizamos o Anexo "6" do "bolsafurada.blogspot.com", no qual podemos ler os seguintes fragmentos de texto:


[...] Prosseguindo em nossa abordagem, vimos anteriormente na “Análise Vale 2” que “[...] o cenário da Vale é bem complicado por causa da enorme sensibilidade da empresa ao preço do minério de ferro.” Assim, atualmente (13/08/2021) o preço do minério de ferro é de aproximadamente US$ 168 / tonelada métrica. Não obstante, encontramos na Internet menção de que as relativamente recentes altas nos preços do minério de ferro são atribuídas à baixa dos estoques do referido minério. Por seu turno, é dito que por causa da “enorme sensibilidade da empresa ao preço do minério de ferro” os preços dos títulos de Vale igualmente apresentaram uma melhoria acentuada no mesmo período de tempo, como podemos visualizar no Gráfico “2”. Entretanto, embora a alta nos “preços de mercado” dos títulos de Vale3 tenha sido acentuada de Fevereiro / 2016 a Agosto / 2021, iremos doravante sustentar que tal melhoria nos “preços de mercado” dos títulos de Vale3 não guarda nenhuma correspondente melhoria com os “valores intrínsecos” da empresa Vale. Em apertada síntese, iremos sustentar que tal “enorme sensibilidade da empresa Vale ao preço do minério de ferro” não passa de um misto de "manipulação" e "oligopólio", como veremos na parte do presente trabalho consagrada ao estudo destes dois fenômenos. Em apertada síntese, tal manipulação tem como pano de fundo a evolução dos preços de uma commodity de oferta “concorrencial”: o minério de ferro. Em seguida, uma manipulação passa a ocorrer nos preços de uma commodity de oferta “não-concorrencial”: os títulos bursáteis de Vale. Consequentemente estamos aqui sustentando que uma eventual recuperação dos estoques do minério de ferro muito provavelmente reconduzirão os preços do minério de ferro para menores preços. Por seu turno, não nos parece equivocado sustentarmos que os preços dos títulos bursáteis de Vale igualmente vão tender para menores preços.[...] [...] [...]

Em síntese, não nos parece equivocado sustentarmos que os títulos de Petrobras e Vale são apenas matéria prima para transações. Deste modo, tais títulos são apenas os veículos concebidos com o intuito de converter “liquidez subordinada” (“ações”) em “liquidez principal” (“dinheiro”). Assim, tais títulos têm sido usados apenas como um artefato para operações planejadas e oportunistas em Bolsas de Valores, por meio de um misto do uso de mecanismos endógenos à liquidez associados a informações privilegiadas, como veremos na segunda parte do presente trabalho.

[...] [...] [...] Ademais, doravante iremos sustentar que o “moderno capitalismo bursátil” equipara-se a um oligopólio. Por seu turno, no “oligopólio” um fundamento existe, mas não é o custo de produção. É o preço que maximiza a receita de longo prazo de tal oligopólio. Em outros termos, podemos dizer que o tempo é o fator vital da “criação de valor”. Entretanto, antes demonstramos a necessidade e conveniência da substituição da palavra “valor” pela palavra “preço” no seguinte fragmento de preço: [...] [...] [...] "[...] Se por um motivo ou outro não quiserem mais mantê-lo, seu valor cairá para zero, e o último a ficar com ele corre o risco de ser arruinado, embora não tenha feito nada." (18)

Anônimo disse...

Concordo totalmente! Quem não tem ES é pedir para honrar o benefício na data e não precisar de arcar com equalização do plano.

Anônimo disse...

A Previ está fazendo lives se não me engano todos os meses(consta no site : Previ, responde aí!
Lives da diretoria ganham bloco de perguntas por vídeo.)
Resta saber se só tratam de assuntos que interessam a eles.

Anônimo disse...

Dr

ES

Suspensão de parcelas: UNICA ALTERNATIVA

para ajudar associados.

O resto é blá, blá.

Abracos

Anônimo disse...


MEUS COLEGAS PRECISAMOS DA
SUSPENSÃO DAS PARCELAS DO ES JÁ!
SUSPENSÃO DAS PARCELAS DO ES JÁ!
SUSPENSÃO DAS PARCELAS DO ES JÁ!

Anônimo disse...

Dr

Por que suspensao?

É a única coisa possível uma vez que a Diretoria Executiva da Previ só tem alçada sobre o ES.

Qualquer outro benefício demanda discussões demoradas.

Abracos

Ivan disse...

Na minha opinião a PREVI não deveria conceder empréstimos aos associados. A PREVI deveria se ater a sua função, para a qual foi criada, que é pagar aposentadorias aos seus associados.

Anônimo disse...

Caro Doutor,

Acho que se perdeu minha mensagem da sexta feira, ou talvez alguma opinião não publicável? Desculpas se foi isso.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

Anônimo disse...

O negócio já está ficando feio para nós.já que a PREVI não aumenta o prazo do ES para que os participantes possam fazer empréstimo para sua sobrevivência, uma vez que o salário já está completamente defasado, creio eu que a única solução seria suspender as parcelas até dezembro/2021
O novo limite de 200 mil ninguém consegue fazer uma vez que a margem consignável não permite.

Anônimo disse...

Infelizmente toda vez que o INPC dispara os saldos devedores dos tomadores de ES tambem acompanha e a prestação não consegue diminuir o saldo devedor. O unico consolo é que se o INPC disparar o reajuste em Janeiro de cada ano tambem reajusta os salarios.
Em resumo quando o INPC cai o saldo devedor diminue e vice versa, quando o INPC dispara o saldo devedor dispara.
Com esse modo de operar não temos saida nenhuma. Os tomadores de emprestimos simples vão continuar sem saida para renovar porque o saldo devedor não vai diminuir.
Agora se alguem pudesse pegar um emprestimo no BB cujos juros estão a 0,91 a.m e liquidasse o Emprestimo simples então seria muito mais tranquilo, pois com o tempo os salarios subindo a prestação mensal vai diminuindo.
Enfim é uma vida sofrida tomar emprestimos nesse Brasil com esses juros altos, mas dói mais ainda ser dono da Previ e pagar juros e correção monetaria de um capital que afinal é nosso.

Anônimo disse...

Caro colega Ivan, todo o nosso respeito mas caso desconheça o ES é uma ótima aplicação dos recursos. O ES gera grande retorno, para a Previ, o que ajuda muito a garantir o seu Benefício.

Anônimo disse...

Concordo com o anon 14.02.Alguns colegas insistem que o ES é um benefício, uma bondade que prejudica a Previ. A Previ ganha muito com o ES e só por isso ele foi criado.Na verdade o ES não é um bom negócio para quem toma o ES porque fica endividado com uma grande parcela do benefício comprometida para o resto da vida e sem conseguir sair nem deixar de pagar por ser consignado.

Glaucia disse...

Bom dia a todos colegas a suspenção do ES seria um mal terrível para nós tomadores de empréstimos. se optamos pela suspenção nunca mais vamos consegui fazer empréstimo ,vimos o que aconteceu recentemente fizemos a suspenção e não podemos fazer mais nada sem contar que o saldo devedor foi lá pra cima vamos pagar agora em setembro a terceira parcela da suspenção que pedimos e nada podemos fazer nem .renovar podemos por favor colegas peço encarecidamente não façam isso de pedir a suspenção.a Previ que isso para continua enchendo os cofres com os juros do saldo devedor nosso . não caim nessa cilada ,a previ da com a uma mão e tira coma outra a nossa solução é o aumento do prazo do empréstimo simples,vamos pressionar até consegui não é possível gente ,a previ e nossa eu hoje já mandei para o fale conosco as nossa reivindicacoes, reclamações,sugestões sei que eles não nos ouve mais não vou desistir,uma hora ou outra vão ter que Me escutarem .repito o que disse antes .AQUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA.glaucia Sena carneiro

Trader anônimo disse...

Dr. Medeiros, colegas de chat,

A presente discussão sobre o ES merece ser descontinuada. Adicionalmente, pensamos que uma troca de ideias sobre a manutenção das aposentadorias e pensões deveria ser incentivada, pois trata-se de um assunto prioritário e de interesse da coletividade. Neste sentido, sustentamos no Anexo "6" (30/08/2021) do bolsafurada.blogspot.com que o valor intrínseco tanto dos títulos de Vale quanto de Petrobras são atualmente (agosto / 2021) de 0 (zero). Entretanto, parece-nos racional questionarmos: se o valor intrínseco de tais títulos fosse 0 (zero) como o preço de mercado de tais títulos são estratosféricos? A resposta é simples: o moderno capitalismo bursátil, mormente o mercado dos títulos de Vale e Petrobras se equipara a um oligopólio. Entretanto, em um oligopólio o preço de mercado nada tem a ver com o valor intrínseco. Adicionalmente, quanto mais tempo passa mais recursos são transferidos dos associados de um fundo de pensão para determinado capital financeiro. Neste sentido, como demonstramos na segunda parte do presente trabalho: oligopólio e manipulação são os fundamentos do moderno capitalismo bursátil.

WILSON LUIZ disse...

Como o valor intrínseco das ações da Vale e Petrobras é 0(zero), compro todas.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pode comprar ! Entretanto, tenha em mente que o preço que você vai pagar é infinito, como demonstramos no Anexo 《6》 do bolsafurada.blogspot.com