ANO NOVO DA ESPERANÇA

sábado, 1 de janeiro de 2022

O ano velho se foi. Com suas pandemias, gripes, sustos, tempestades. Foi o ano do medo. O ano em que a bolsa perdeu 11;9 %. A inflação disparou. O dólar também. A gasolina idem.


Sobrevivemos, mas ficamos traumatizados, com sequelas.

A vida foi o nosso melhor presente.

A Previ, que em outubro tinha um déficit de dois bilhões,deve ter fechado o ano com um déficit de seis bi. Segundo meus cálculos. Terá equacionamento ?  Não sei.

Hoje, primeiro do ano, não quero pensar em coisas ruins. É o dia de fazer pedidos, de desejar, de fazer votos e propósitos, de criar expectativas, de ter esperanças.

Agora mesmo estou indo a igreja rezar para que este ano seja bom na saúde, na economia e na paz. É um ano eleitoral é complicado. A pandemia continua sua assombração. As polêmicas estão no ar.

Eu decidi não pendurar as chuteiras. Não é hora. Vou enfrentar meus 84 anos com energia, sei das minhas limitações mas não vou entregar a rapadura.

Desejo a todas e todos um muito feliz ano novo.

Vamos que vamos.

54 comentários:

maria de lourdes s assis disse...

Não há outra frase mais usada como esta feliz ano novo.saúde

Antônio Galdino disse...

Um feliz Ano Novo para todos Parece que a Coopeforte ampliou os prazos das operações para 96 meses Vamos aguardar

Anônimo disse...

Equacionamento????? E o Bet que nos foi roubado? Foi um contrato? A Previ/BB devolveram 1 Ano? Não né.

mauricio disse...

Agradeço e retribuo da mesma forma a todos a você e a seus familiares. Agradeço também, pelas mensagens durante todo o ano, que sempre trazem esclarecimentos, novidades e muita garra.

MAURICIO VIVIANI disse...

Bom dia Dr. Medeiros, Feliz Ano Novo prá vc com muita saúde.

zaldiron disse...

Feliz Ano Novo, Medeiros. Muito bom saber que você continua com o blog, ele é que me põe a par do que acontece no Banco, na Previ e na Cassi. Esperemos que nesse novo ano tenhamos melhores noticias. Como você diz, vamos que vamos!

Henrique Augusto disse...

Qual será nosso reajuste ou índice de reajuste?

Jeanne disse...

Sai dia 10/1, quando divulgam o inpc. Deve ser um pouco mais de 10%.

Anônimo disse...

Em torno de 10,3%, mas se houver equacionamento é bom se preparar para uns 3 a 4% a menor a partir de março de 22.

Anônimo disse...

È SIMPLESMENTE UM ABSURDO ESSAS TAXAS DE JUROS DA COOPERFORTE: Modalidade
Taxa Mensal
CPP 96 (4 a 96 parcelas)
2,4900%
CPP 60 (4 a 60 parcelas)
2,2900%
Rápido-P
2,7900%
Crédito 13º
2,7900%
Crédito Garantido Parcelado
1,2500% + TR
Crédito Garantido Único
1,2500% + TR

A COOPERFORTE PERDEU A NOÇÃO ? QUE DIABO DE TAXAS DE JUROS SAO ESSAS ? SUBIRAM AS TAXAS EM MAIS DE 100% .

Anônimo disse...

Começamos o ano novo com a COOPERFORTE nos brindando com um aumento absurdo nas taxas de juros, devem terem pirados os Diretores da cooperativa dos associados e com certeza a inadimplencia vai aumentar com essa taxa exorbitante. Uma verdadeira vergonha.

Anônimo disse...

O prazo que a COOPERFORTE aumentou para 96 meses foi por conta da taxa de juros que esta exatamente em:
Modalidade
Taxa Mensal
PP 96 (4 a 96 parcelas) 2,4900%
PP 60 (4 a 60 parcelas) 2,2900%

Rápido-P 2,7900%
Crédito 13º 2,7900%

ACONSELHO A NINGUEM TIRAR OU RENOVAR EMPRESTIMOS, POIS AO RENOVAR TODO O SALDO DEVEDOR QUE ESTAVA COM JUROS MAIS BAIXO SAO CORRIGIDOS PARA ESSA NOVA TAXA DE JUROS.

Unknown disse...

A COOPERFORTE nos demonstra como nos deseja um bom ano ano, nos brindando com um aumento sem precedentes, nas taxas de juros da cooperativa
.

Henrique Augusto disse...

Muito obrigado a Jeanne e ao Anônimo das 20:36. Um excelente 2022

glaucia sena disse...

Boa tarde a todos e um ano novo com muita fé,gente a coisa pegou para o nosso lado,cooperforte o juro foi lá pra cima ,o empréstimo consignado do INSS a margem ficou negativa por conta da medida dos 5% ter se vencido ,a previ reajustou os empréstimos que aniversaria um absurdo o sistema ficou fora do ar esse final de semana para o ajuste da IOF além disso não aumenta o prazo para o ES ,o que vamos fazer?.falta só deixa de comer ,por que as contas não se consegue pagar mais .TEMOS QUE FAZER ALGUMA COISA chega de tanto descaso .com os verdadeiros donos da PREVI a eleição está chegando espero que ninguém esqueça o que estamos passando

Anônimo disse...

Agradecemos a perseverança Dr. Medeiros. Fazes um trabalho humanamente impagável. Tem mais colegas: mensalidade da Capec + 12%, sendo o prêmio reajustado em 10%.

Anônimo disse...

Este aumento da taxa de juros (juros pré-fixados) e do prazo dos empréstimos da Cooperforte incide sobre os empréstimos existentes ou vale só para as operações contratadas a partir de 01.01.2022?

Tenho um parcelado/72 renovado em novembro/2021, então, está com 72 parcelas a serem pagas, então, pergunto: ele será transferido para operação com juros pré-fixado com 72 meses de prazo ou continuará como operação de empréstimo pós-fixado com prazo de 72 meses como firmado na contratação?

Obrigado a quem puder esclarecer-me.

Anônimo disse...

Senhores,

TAXAS DA COOPERFORTE = UM DESCALABRO !!!
Falta de respeito para com os associados !!!!!!
Neste momento é um tapa na cara dos tomadores !!!
INDIGNADO ESTOU.
Se Deus quiser pago e nunca mais quero ver essa gente !!!

MAUS disse...

COOPEERFORTE

ES TEM TAXAS DE JUROS PREFIXADOS.
- EM 2020 E 2021 NO MESMO PATAMAR DOS CONSIGNADOS INSS.
- porém sem a Garantia de Debitar direto na FOPAG PREVI e-OU INSS.

NO CONTRATO DE MÚTUO, a parte HIPO-SUFICIENTE (PREVI, COOPERFORTE) não tem o benefício ca TEORIA DA IMPREVISÃO - possível de ser evocada pelo Consumidor Hipo-suficiente.

Então, TODOS os BANCOS e FINANCEIRAS, na elevação da SELIC, oferecem MAIORES PRAZOS e MAIORES TAXAS para Renovação dos ES e ajustarem a rentabilidade dos seus Ativos.

...

A COOPERFORTE não é tão MÁ assim como pintam...

MAUS disse...

CORRIGINDO...

COOPERFORTE, PREVI, BANCOS, são AUTO SUFICIENTES...

- juridicamente se destaca aénas o TERMO HIPO-SUFICIENTE para Consumidores ou Mutuário em desvantagem frente a outra parte...

AB

Anônimo disse...

Tentei renovar meu Forte 72 em Novembro mas me exigiram o envio do contra cheque. Não sei fazer sou uma anta no assunto. Antes bastava mandar um fax e tudo certo.Tentei várias vezes enviar mas não houve jeito não acertei. Aí liguei e a atendente com boa vontade me deu o passo a passo mas nada. Segunda feira minha nora fez para mim. Agora a Cooperforte me cobra self com gesto....já mandei 2 vezes e tornam a cobrar alegando não ter ficado bom.

Anônimo disse...

Continuando...Agora cobram o envio da identidade que antes estava ok. Frente e verso. Lendo os comentários sobre os juros abusivos nem vou mais querer acertar o cadastro. Não tem valor disponível e vai continuar assim. Triste.

Anônimo disse...

Caro anonimo:Este aumento da taxa de juros (juros pré-fixados) e do prazo dos empréstimos da Cooperforte incide sobre os empréstimos existentes ou vale só para as operações contratadas a partir de 01.01.2022?

RESPOSTA: Cada contrato permanece com as taxas de juros pela qual foi contratada, porém se voce renovar o emprestimo o contrato anterior é liquidado e o novo contrato vem as novas taxas de juros.
ACONSELHO A NAO RENOVAR EMPRESTIMO DA COOPERFORTE E TAMBEM A QUEM NÃO TEM CONTRATO A NÃO FAZER.

Camilo - Marilia disse...

Bom dia, alguem tem o e mail do Sr Ary, da ANAPLAB, haja visto que o telefone no site, e os e mails dos advogados ali informados nao existem, pois estou tentando informações junto aos advogados e os e mails voltam, com a informação de que nao existem.

Anônimo disse...

engraçado. Não pode ter equacionamento. O BB ficou com um ano e o nosso foi cortado. O certo seria o BB devolver este l ano para a PREVI. O BB não precisa deste dinheiro, mas os aposentados sim.Muita sacanagem
Lourival

Anônimo disse...

É só não renovar. Não contem mais com ES Previ e Cooperforte. ABSURDO!!!!

Anônimo disse...

Doutor Medeiros,
A Anabb enviou-me pelo correio proposta de filiação, no meu caso refiliação, a entidade. Permita-me perguntar aqui, neste precioso blog, o que eu ganho em me filiar àquele associação. Pois cheguei a contribuir financeiramente como associado por décadas, e nunca tive qualquer contrapartida. Mas, se ela, a Anabb, fizer com que o BB/Previ nos devolva o restante do BET, suspenda as contribuições e aumente o prazo do ES, dou minha palavra, voltarei a ser contribuinte.
Obrigado.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 05/1 - 19:34 h

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Seguirei sua orientação qual seja, não mais renovarei o empréstimo na Cooperforte. Esforça-me-ei para liquidá-lo o mais rápido possível.

Anônimo disse...

Mais uma da Cooperforte:

a partir de 01.01.2022 o seguro prestamista dos empréstimos será debitado na conta corrente do associado, mensalmente, junto com a prestação, ou seja, o valor da prestação será aumentado mensalmente.
Até dezembro/2021 o valor do seguro prestamista era debitado no saldo devedor do empréstimo no primeiro dia útil do mês. Alguém sabe esclarecer qual normativo dá embasamento para a Cooperforte ter esse tipo de procedimento?

Anônimo disse...

Segunda feira dia 10.01 teremos a divulgação do INPC e finalmente de quanto será o aumento da PREVI E INSS.

Anônimo disse...

A Cooperforte continua inovando. Nos lançamentos futuros valor do seguro prestamista. No meu caso nunca vi.

MAUS disse...

"A Anabb enviou-me pelo correio proposta de filiação, no meu caso refiliação, a entidade. Permita-me perguntar aqui, neste precioso blog, o que eu ganho em me filiar àquele associação. "

No 0800 da ANABB informaram-me que Associados pagam 10% de Honorários na Execução da Ação IR-PREVI... aquele assalto da RFB em 1989 - quem não é filiado paga 15% de Honorários.

Penso que por 15% a execução seja mais $ÉLERE -EU pagaria 20% para receber antes de morrer, evitando 30% de honorários na Partilha.

QUE TAL 20% ?
AFABBRS atropela a Execução:
- fica com 10%
- paga 10% para a ANABB?

...
BET BB - SÓ JC na causa.

Nosso BET 12 meses...
20% x 13 meses = 2,6 BD1(9.000,00) = 23.400,00 por Assistido.
R$2.106.000.000,00 (2 bi, no máximo).
- 1% da Fortuna da PREVI.

AB

Unknown disse...

Absurdo o aumento de juros da Cooperforte. Vou tentar liquidar até o fim do ano e sair de sócio da cooperativa. Não tem respeito com deus cooperados

Anônimo disse...

Será que essa média de mais ou menos 100 mortes diárias de covid não está sendo manipulada pelo governo, pois as médias em outros países estão bem maiores?

Anônimo disse...

Na verdade a cooperforte foi sempre assim, apenas um albergue para ex dirigentes da Previ, anabb e etc, só não prestamos atenção, se quebrar somos sócios solidários, então muita calma nessa hora.

Anônimo disse...

Essa cooperativa tá ransosa desde que a Previ tirou seus débitos. Está tratando como se fosse tudo farinha do mesmo saco. Isso está errado. Eu tive problema a quatro anos. Aí arrumei e paguei e sigo pagando. Mas a represália veio. Limite drasticamente diminuído e sem novos créditos. Também farei o mesmo. Principalmente sair de sócio. Como já fiz no Sicredi. Paguei eles e saí fora. Só não dá pra se meter nesses agiotas institucionais que tão nas esquinas oferecendo crédito a 20% a.m. e patrocinando clube de futebol.

Anônimo disse...


A Cooperforte efetuou um enorme aumento dos juros dos empréstimos a partir de 01.01.2022:

Taxas para janeiro/2022:

CPP (4 a 96 parcelas): 2,49 % Crédito 13º: 2,79 %
CPP (4 a 60 parcelas): 2,29 % Crédito garantido: 1,25 % + TR

entretanto, os juros incidentes sobre o capital integralizado, no período de 01.01.2022 a 09.01.2022 está 0,31%.

Então, fica no ar a seguinte dúvida:
a) por que a taxa de juros dos empréstimos garantidos é totalmente diferente daquelas dos demais empréstimos?

b) por que não houve aumento na taxa de juros incidente sobre o capital integralizado semelhante aquele relativo a taxa dos empréstimos parcelados pre-fixado?

Anônimo disse...

INPC - Dia 11.01 será divulgado o indice que reajustará nossos salários, cfe. o site do IBGE.
Abr a todos.
Carlos - Rio Pardo (RS)

Anônimo disse...

Lembramos quando do início da Cooperforte. Começou com os funcionários do BB. Depois admitiu os fa Caixa. A mina de ouro se expandiu e se fortaleceu com nosso salário. Hoje no pior momento financeiro da nossa história em plena pandemia a mais de dois anos com juros subindo, inflação alta esse é o trato que recebemos? Em vez de serem parceiros querem nos arrebentar.

MAUS disse...

"Será que essa média de mais ou menos 100 mortes diárias de covid não está sendo manipulada pelo governo, pois as médias em outros países estão bem maiores?

É MAIS FÁCIL ACREDITAR QUE AS 600.000 mortes foram produzidas pelo "Garbage Consortium" financiado pelo CCP.

R$ 18.000,00 por morte Covid19 é irresistível.
- Cansei de ver dezenas Homens de Calça Preta e Camisa branca saindo com Maletões de amostras dos Consultórios Médicos depois das 17>00...

SE Aspirina rendia merenda para os Clínicos Gerais, imagine um ATESTADO FALSO ou NÃO de COID-19 que carrega o CRM...

As Vachinas do Butantan, que o digam, não salvou TIMOTEO, MEIRA, NEM BEIRA.


APRENDAM MANDARIMa
...
Doriana falando GROSSO no APP Band TRash

Anônimo disse...

Com certeza! A incompetência ali reina.

Anônimo disse...

Diferente da atitude de Barras Torres, temos um ministro submisso aos caprichos do presidente, baixando a cabeça e esquecendo que é médico, ou fo!

Anônimo disse...

Não falem mal da Cooperforte é só não renovar os empréstimos a mesma coisa com o ES da Previ. Um dia virão trás de nós.

MAUS disse...

"Diferente da atitude de Barras Torres, temos um ministro submisso aos caprichos do presidente, baixando a cabeça e esquecendo que é médico, ou foi"

10 de janeiro de 2022 13:53"


POIS É ...

Depois que o Molusco bradou:

"A Banda Podre" da RFB>PF que me persegue...

Os Iluminados Supremos não moveram UM dedo para mandar prender.

2!3 do Legislativo e Judiciário é comprometida com Dono do Oriente e que quer também o Ocidente...


O que dizer e como confiar na lisura ética e profissional, de pessoas que já estão com suas Aposentadorias de 20k, 30k... asseguradas?

EU GOSTARIA DE SABER O QUE OS BANCOS, A PREVI, COOPERFORTE, FINANCEIRAS, ETC., fazem com a arrecadação do FQM.

BANCOS e PREVI tem Bilhões em risco e devem repassar essa arrecadação como RESSEGURO.

Estaria essa falta ou insuficiência* de provisão, além da SELIC*, afetando a repentina elevação dos Juros da Cooperforte?

(*) Esses 2 fatores não seriam suficientes para Juros de 2,49 na Cooperforte COMO TAMBÉM EM VÁRIAS FINANCEIRAS.

Pode muito bem estar indicando temor no futuro em razão dos efeitos do VÍRUS CHINÊS.

...



Unknown disse...

Inpc acumulado 10,74%

Anônimo disse...

COMEÇANDO INSCRIÇÃO PARA ELEIÇÃO CASSI = amigos, vamos ver em quem votaremos, dirigentes "profissionais"(sempre os(as) mesmos(as) e ou aqueles "paraquedistas"(mudam de cidade/estado) e aparecem somente nessas épocas (tenho exemplo aqui em Balneário Camboriú-SC, que apareceu/ajudamos na eleição/elegemos e depois sumiu, ninguém mais sabe/ninguém mais viu), infelizmente isto é uma constante, não existe renovação ou se existir continuam os velhos hábitos de sempre.Infelizmente nosso grupo abrange poucos para podermos mudar este vício, mas podemos começar a repassar nossas idéias e quem sabe melhorar a partir de agora !!

Anônimo disse...

Saiu o INPC...10,06.

Anônimo disse...

O Grade xadrez, já tem gente preocupada com a Eleição Cassi, mas de amparar os colegas que pssam por dificuldades não tem nenhum interessado. Ficamos a bel prazer das industria do dinheiro, onde para aplicar é uma merreca, mas para emprestar é uma fortuna.

Unknown disse...

Dr

INPC 2021 10,16% reajusta benefícios Previ

Abracos

Anônimo disse...

Atenção, atenção. reajuste de 10,16 por cento no INSS. A Previ e igual? Dr Medeiros, informe nós por favor.

Unknown disse...

O INPC (10,16%) que reajusta os benefícios dos aposentados,tanto da PREVI e como do INSS, precisa ser publicado pelo Ministério do Trabalho no Diário Oficial da União, ou mesmo, através de Portaria.

Anônimo disse...

Aí resta uma dúvida.
No ano anterior a PREVI considerou 4 ou 5 casas após a virgula e, com isto, recebemos centavos a menos.
Agora, se considerarmos 4 ou 5 casas após a vírgula, os centavos nos serão devolvidos (risos).
INPC acumulado de jan/dez 2021: 10,1601777.

Ao colega de 09:23: 10,06 é o IPCA acumulado.

Henrique Augusto disse...

A PREVI é igual

Anônimo disse...

Corrigindo minha assertiva de 11/01 16:52.
A PREVI "fechou minha boca" pois chegou a arredondar para cima o índice do reajuste.
Devolveu aqueles centavos, com juros.
Muito bem. Merece os parabéns pelo fato inusitado.