DIA 24 , segunda feira, DIA DO APOSENTADO

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Segunda feira, dia 24/de janeiro, se comemora o dia do aposentado.


A Previ poderia aproveitar a data e fazer as concessões justas que estão sendo reivindicadas para permitir a renovação do ÉS. Outras medidas também seriam bem vindas, para reduzir as dificuldades atuais dos seus aposentados e pensionistas.

Mas , na verdade, não tenho tanta esperança que a atual diretoria da Previ tome essas decisões. Estou decepcionado com alguns diretores. Isso deve ser levado em consideração nas eleições que se avizinham.

O que a Previ costuma fazer no dia 24 é homenagear alguns associados na cerimônia patrocinada pela Abrapp no Rio de Janeiro. A maioria dos presidentes de associações já foram homenageados. Eu, porém, nunca fui agraciado. Será que não prestei serviços ou defendi os aposentados e pensionistas ?

Não vou aqui arrolar minha folha de serviços prestados a causa dos aposentados e pensionistas. E do domínio público.

O que corre nos bastidores da Previ é que fui barrado no baile por ter denunciado os bônus que a diretoria havia se adornado, que alguns chamam-se bônus abutre. Não sei. Nem pouco me importa receber honrarias nem gratidão por aquilo que faço exclusivamente por ser do meu caráter.

Então, caros colegas, feliz dia do aposentado. Não era aquilo que nos haviam prometido e nos faziam trabalhar, não era ganhar igual ao último salário, nem ter empréstimos facilitados pela Previ. Certamente não é. Mas é melhor do que nada.






34 comentários:

Anônimo disse...

Sr. MEDEIROS
Claro que o Sr.deve considerar-se merecedor de tal honraria. Não outorgada por meia dúzia mas por centenas de colegas que reconhecem o seu trabalho por esses que não tem voz. Claro que breve teremos a oportunidade de mostrar para alguns diretores e conselheiros o quanto foram permissivos nos seus postos. Não cabendo discernir uma aposentadoria de 60.000,00 para gente que devido ao arroxo e também por ter dado causa chega a ver um líquido de 600,00 na folha. Como a pessoa vai custear o básico. Claro que deve ter gente nessa situação. Não duvidem. Cuidado. Na hora do juízo você não se salvará por ganhar sessenta mil reais mês ou seiscentos reais mês. A todos e todas um FELIZ DIA DOS APOSENTADOS sem empréstimo e na mesma.

Unknown disse...

Obrigado Doutor Medeiros, sei que sempre luta por nossas causas de maneira incansável. Também sou advogado e te admiro muito. João furtado campos filho - OAB/MG 141.177.

Anônimo disse...

Na minha opinião o Sr deveria ser um dos aposentados a serem homenageados pela Previ. A Previ poderia fazer uma mesa redonda com o banco e a cooperforte e renegociar a dívida dos aposentados dentro da margem dos trinta por cento com distribuição proporcional ao endividamento de cada um que se interessar, cortando limites e crédito futuros, com prazo a sumir de vista, talvez seja a solução dos superindividados.

MAUS disse...

PARA NUNCA ESQUECER...

PREVI?

BB?

Não acredito.

https://www.youtube.com/watch?v=DsYBZcp--Ok

Anônimo disse...

Bom dia meu prezado Dom Quixote. Os moinhos de vento plantados em nosso terreno só movem suas pás com os assopros do patrocinador. Ou seja, os mandatários de nossa Previ só fazem o que o Banco determina. Simples assim. Ou talvez tua lança não esteja bem afiada. Ou talvez teu fiel escudeiro, Sancho Pança (nós, os desassistidos), tenha cansado. É chegado o dia do aposentado. E nós, sem lenços nem documentos, balançando contra o vento da idade, da crise, da pandemia e da desesperança estamos perdendo a voz. Esperávamos um retorno digno pelas batalhas que travamos e pelo quanto pagamos. Mesmo que tivessemos que devolver em longas parcelas. Falo do ES. Ou talvez um adicional por conta dos bilhões acumulados e lucros do que é nosso. Falo do BET. Mas não. Nos deram um aumento que não representa a verdadeira inflação, achatando ainda mais nossas condições de vida. Então não há que se comemorar dia do aposentado. Há que se lamentar a situação que nos impuseram. Aposentados, recolhamo-nos aos nossos aposentos.

Anônimo disse...

A solução seria liquidar os empréstimos, cair na real que somos mortais, perder a soberba e não contrair mais empréstimos, viver dentro do orçamento! Claro para aqueles que ainda tem alguma condições mas muitos , infelizmente, não tem!

Anônimo disse...

Eu não me preocupo com homenagens e comemorações.O que me importa são os meus direitos e o tratamento com respeito e dignidade.

Anônimo disse...

Boa tarde amigos estou passando para dizer a todos a Deus esteja conosco sempre e q ilumine nossas vidas porq estamos vivendo a dura realidade tempos difíceis muito difícil só Deus para guardar todos nós acabei de falar n a previ mas como sempre nada pode ser feito margem não existe realmente todos esses anos e a primeira vez q me deparo com essa situação amigos Deus nos ajude e conduza tudo q ainda vem q nos não sabemos forte abraços á todos

Anônimo disse...

Amigos pedimos a compreensão da previ com os aposentados e pensionistas q possa rever alguma coisa q ajude a todos nós fiquem com Deus

glaucia sena disse...

Boa tarde a todos ,Dr Medeiros o Sr é merecedor de todas as homenagens tenho certeza que por parte de todos os que segue e respeita ,todas são honras e homenagens ,é lamentável que não seja dado o merecimento e honras de quem de fato luta e faz alguma coisa por nós como Senhor ,mais a muito tempo que a inversões de valor onde que só no prejudicam e nos ferra é que é dado todas as homenagens , são essa pessoas que estou comando a nossa previ ,vcs vão ver segunda -feira estar lá no sait da previ FELIZ DIA DO APOSENTADO,sabem por que ?por que nem um deles tem respeito por nós somos simplesmente marionetes , fantoches ,todas as honras e homenagens a que de fato merece .DR. MEDEIROS MESTRES dos MESTRES

Anônimo disse...

Bom seria que aumentasse a s parcelas de modo que diminuisse o valor das parcelas

Anônimo disse...

Quanto a homenagens e comemorações esta mais do que certo o Dr. Medeiros,
pois já dizia o "filósofo" Pelé: "se querem reconhecer meu trabalho e me prestar homenagens, que o façam durante minha vida, pois depois de morto não adianta (todo mundo passa a ser "bonzinho")."
----------------------------------------------
Usam muito aqui no blog a expressão "sem lenço, sem documento" o que me remete à canção de Caetano Veloso, "Alegria, Alegria", que com certeza é um hino contra a ditadura militar de 1964. Vejam parte da letra: "Caminhando contra o vento (ditadura), sem lenço e sem documento (seria LSD??), eu vou..."
----------------------------------------------
Deixo a critério de cada um eventual analise.

Anônimo disse...

Caro e ilustríssimo Doutor Medeiros, antes de tudo, eu agradeço por manteres este espaço em que acolhes e animas e valorizas a todos. Retribuo-te com os melhores votos pela tua inatividade, no BB, carreira luminosa, porém, ativíssimo na tua vocação de fazer justiça. "Irmão mais velho", perdoe-me se rendo-me à tentação da tônica da maioria: o gravíssimo endividamento. O que apenas registro agora não significa qualquer isenção ou transferência de responsabilidade, pois, obviamente, quem tomou/contratou, há de honrar, mas significa como que uma "Carta Aberta", à Previ e Cassi, para dizer aos dirigentes, respeitosamente que o endividamento pode levar à morte, conforme a sua evolução, por asfixia/estrangulamento. Sim! Asfixia/estrangulamento, pelo esgotamento emocional que pode gerar doenças(Daí as consequências, para a Cassi!!). Concordas que alguns depoimentos aqui são de torturados por uma rotina, diária, de sofrimentos atrozes, pelas contas básicas atrasadas, por medicamentos inadiáveis, por ajuizamentos, enfim, uma onda de desventuras. Isso cansa!! Esgota as energias!! Diante de tudo isso, fica um apelo, para que todas as vozes autorizadas façam gestões, junto da Previ, em favor de uma revisão dessa matemática do ES, de modo a humanizar a dívida, sem, evidentemente, descuidar do justo retorno,o qual ajuda e muito a manter os nossos Benefícios. O endividamento, por vezes, nem é opção, mas alternativa para situações desestabilizadoras da família(Doenças, socorro aos filhos, por ex.). Repito: sem isentar os endividados de suas graves responsabilidades, mas o apelo é para uma sensibilização dos dirigentes, para uma revisão do ES, de modo a torná-lo, definitivamente, suportável e não mortífero. Grato Doutor Medeiros.

Fernando Lamas

"Mantive a minha fé, mesmo ao dizer: 'Estou por demais arrasado."
Salmo 115,1

JOSÉ BENEDITO MONTEIRO disse...

Pois é. Construimos um patrimonio para o Banco do Brasil se aproveitar de nossas fraquezas e ficar com o nosso rico dinheirinho.Devemos nos unir, para não roubarem o que nos resta.A eleição está próxima. Agora é a hora de mostrar quem são os verdadeiros donos da PREVI. dEVEMOS DESDE JÁ A JUNTAR FORÇAS PARA DERROTARMOS OS ETERNOS DIRETORES DA PREVI. Dr. Medeiros vamos organizar uma chapa para ganhar as eleições e proteger os aposentados que que estão em situação de miséria. Ganhar as eleições é a principal forma de derrotarmos o BB e seus diretores que nos impedem de uma melhor situação financeira.V A M O S Q U E V A M O S.

Anônimo disse...

Se nao for ninguem que nos represente junto a previ, nao saira nada pra amenizar nossa situaçao

Anônimo disse...

Sábias palavras as do colega Fernando Lamas (22/01 00:44).

Anônimo disse...

Faço minhas, sob permissão do Altíssimo, as palavras do Sr Fernando Lamas, no tocante à gravíssima situação pela qual passa contingente expressivo de aposentados. Dramas e provações que se arrastam há muito tempo
2. Concordo prontamente com a premissa de que não se tratar de isentar de responsabilidade os que se viram compelidos e não raro obrigados a recorrer ao ÉS
É evidente que os valores devem e precisam ser honrados
3. Trata -se , tão somente, de criar condições alternativas e emergenciais que se revelem compatíveis com uma situação que deixou de ser financeira para ser humanitária
Prefiro esperar na melhor sensibilidade, no lado sensível de nossos dirigentes que algo será anunciado nesse dia 24, dia dos aposentados
Porque todos nós somos mortais e só levamos ao juízo final aquilo que , de fato, fizemos em favor do próximo
Louvo , tb, e não podia ser diferente, as atitudes do Sr Medeiros, grande cristão e voz ativa em favor dos mais aflitos
Que Deus lhe dê vida longa

Unknown disse...

Faço minhas a sugestao do colega José Benedito Monteiro, em montarmos uma chapa imbatível com nomes fortes, respeitáveis e com disposição de luta. Vamos derrotar os eternos diretores que nada fazem por nós, os "assistidos ", verdadeiros donos da PREVI!

Anônimo disse...

Colegas,
Por falar em dificuldades financeiras e endividamento dos aposentados, faço três perguntinhas:
-Quando é que vão nos pagar o restante do BET;
-nos dispensar das contribuições à Previ, e
-de quanto foi o valor do bônus de remuneração variável (2021) pago ao pessoal da diretoria da Previ?

Obrigado.

Felipe Osório disse...

Alguém pode me ajudar? Pensionistas podem incluir dependentes no plano associados?

MAUS disse...

ERRO, INOCÊNCIA ou ilegalidade?

OS NOSSOS PROBLEMAS DE HOJE SÃO FRUTO DAS MALDADES DOS DIRETORES DO BB, CASSI, PREVI, todos abraçados nos grupo dos SEM TETO.

Como pudemos permitir que UMA MESMA DIRETORIA DA PREVI conduzisse os destinos de DOIS GRUPOS EXTREMAMENTE HETEROGÊCNEOS - PB1 e Previ Futuro?

Com eleições conduzidas no SITE PREVI e outra no SISBB?

Sendo a Plataforma SISBB auditada por QUEM?

NUNCA É TARDE PARA NOSSAS AFABBs EXIGIREM NA JSTIÇA, PREVIC, ETC., A SEGREGAÇÃO DAS DIRETORIAS DOS 2 PLANOS DA PREVI...

Especialmente na questão da Eleição da Diretoria.

Anônimo disse...

Na minha opinião, somos reféns eternos do Governo. Mesmo que elegêssemos diretores para a Previ que fossem sintonizados com nossos anseios, de nada adiantaria, pois sempre teria o famigerado Voto de Minerva.

glaucia sena disse...

Bom dia a todos eu falei que a previ iria botar feliz de dos aposentados mais nadar ainda debocha da gente dizendo quem aplicou futuro estar bem só eles mesmo que ganhar rios de dinheiro para nos prejudicar o ES passou ser um pesadelo nas nossas vidas antes era a solução dos nossos problemas não podemos mais fazer nada .que vida é essa que só dá mal para comer com que se recebe,e as contas tudo em atraso virou uma bola de neve ,alguém ter que falar para esse tiranos que somos seres humanos e não robores e que somos os donos da previ e por tanto eles são nossos empregados vamos fazer alguma coisa todos nós estamos doentes do psicológico do emocional o que e pior estamos morrendo aos poucos ficando a pergunta , cadê a aafbb,anabb.

Anônimo disse...

Prezados colegas,

Eu gostaria de ter uma ideia para ajudar na questão do endividamento mas cada um enfrenta situações e condições totalmente diferentes.

A dívida existe e é real. Os normativos também existem e devem ser cumpridos. Gostemos ou não. Então não podemos esperar nada da Previ a não ser que se alterem os normativos.

Então o Banco do Brasil deveria ser provocado por todos os seguimentos do funcionalismo a abrir uma linha de credito especial para os endividados a longo prazo em condições melhores que o ES.

Anônimo disse...

Eu gostaria de fazer um comentário sobre o PAS Adiantamento para tratamento odontológico.A maioria das associações já falaram sobre o assunto que o BB oferece como se fosse fácil utilizar.Ocorre que a tabela de valores está muito abaixo dos preços que os dentistas cobram pelo menos nas grandes cidades.È bom lembrar que é um empréstimo e o mais importante é que esse benefício faz parte do acordo coletivo do BB e portanto precisa ser viável.O BB deveria indicar dentistas (de bom nível) que tenham preços próximos a tabela porque eu não encontro.Como está, esse benefício é do tipo ganha mas não leva que só faz parte do acordo.

Anônimo disse...

Ao colega 09:39
Na minha modéstia acredito que a sua sugestão parece ser a mais lógica para resolver essa situação crítica do ponto de vista financeiro e psicológico de aposentados e pensionistas.
Mas o problema é entre esses e a PREVI?
Sim. Mas a depender da diretoria da Previ não há solução pois eles só acreditam na sua missão. Pagar aposentadorias e pensões. Então o Banco pode através de sua direção abrir uma linha de crédito de comum acordo com cláusula impeditiva a novos empréstimos na Previ. A aderência seria optativa a quem realmente quiser. Parece ser uma ótima ideia para os três entes. E dar um basta nesta desmoralização que para alguns hoje é carregar o passado do Banco. Uma vergonha e humilhação pessoas terem que usar a Internet para relatar falta de dinheiro para pagar suas contas fixas, não ter dinheiro para comprar medicamento. Não poder ir a um mercado.
Mas o que é isso? Aonde estamos gente?
Daqui a pouco vai ter gente aposentada com ordem de despejo e morando em barraca na praça. Será que chegará a esse ponto??

MAUS disse...

"Então o Banco do Brasil deveria ser provocado por todos os seguimentos do funcionalismo a abrir uma linha de credito especial para os endividados a longo prazo em condições melhores que o ES.
25 de janeiro de 2022 09:39"

Mesmo nas trincheiras da II Guerra, soldados dançavam e jogavam futebol, inclusive contra as linhas inimigas... "RIR É O MELHOR REMÉDIO"

CDC melhor que o ES Previ, só o BNDES tem: FS-CUB-ANG.

Você toma milhões E, para sua sorte e nosso azar, em 2023 uma Princesa do Palácio de Versalles beija o SAPO e não é preciso pagar.

Já pensou nesse desaFORO?

ABRAÇO.


Jair Mário Bork disse...

Anônimo das 09:44.
Como os tempos, ou as coisas mudaram. Quando eu entrei no Banco, lá nos idos de 1966, a tabela do PAS para tratamento odontológico era segredo de estado. Os dentistas não podiam saber dos valores, para evitar que cobrassem por aqueles valores, substancialmente superiores aos preços de mercado. E o que era melhor ainda, os valores emprestados aos funcionários não eram corrigidos e como a inflação era elevada, tínhamos mais esse benefício. E agora, triste realidade, os papéis se inverteram e os preços cobrados pelos dentistas são muito superiores aos da tabela do PAS. Em resumo, éramos felizes e não sabíamos.

Anônimo disse...

Hoje lembrei me da ACP movida pelo MPF contra a PREVI.
Acessei o site da 10ª Vara Federal do RJ, mas como não sou advogado, nem parte direta no processo, não consegui obter informações adequadas.
Caso algum colega advogado possa dar uma olhada no andamento do processo, acredito que todos ficaríamos muito agradecidos. Dados abaixo:

0114138-20.2014.4.02.5101 Número antigo: 2014.51.01.114138-1
Ação Civil Pública - Procedimentos Regidos por Outros Códigos, Leis Esparsas e Regimentos - Procedimentos Especiais - Procedimento de Conhecimento - Processo de Conhecimento - Processo Cível e do Trabalho
Autuado em 04/04/2014 - Consulta Realizada em 10/04/2014 às 21:43
AUTOR : MINISTERIO PUBLICO FEDERAL
PROCURADOR: GUSTAVO MAGNO GOSKES BRIGGS DE ALBUQUERQUE
REU : PREVIC - SUPERINTENDENCIA NACIONAL DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR
10ª Vara Federal do Rio de Janeiro
Magistrado(a) ALBERTO NOGUEIRA JUNIOR
Redistribuição Livre em 09/04/2014 para 10ª Vara Federal do Rio de Janeiro

Lúcia disse...

ES Previ"Humanizar a dívida" muito bem colocado pelo Sr.Fernando Lamas. Olá PREVI! Precisamos desse olhar mais solidário e mais humano.

glaucia sena disse...

Bom dia a todos , realmente a previ não se manifestou para nós ajudar em nada ,vcs já pararam para pensar que vamos para o terceiro ano de pandemia. hoje com aumento de casos,de morte aumentando uma coisa absurda ,mesmo com a vacina continua a morrer gente, a contaminação estar fora de controle a pandemia não acabou .e a previ não faz nada para nós socorrer única coisa que fez até agora foi as suspenção das parcelas que acabou foi nos prejudicando muito ,que recebe em folha separada o INSS também não pode fazer nada margem negativa e agora colegas o que vamos fazer situação insustentável,contas básica em atraso ,como aluguel,luz ,cond ,plano de saúde ,vai começar atrasar colégio dos netos ,comer carne só uma vez na semana quando da ,os remédios não podemos comprar todos que precisamos para manter-se vivo eu compro no meses um no outro mes o outro isso me prejudica muito por que Todos são de uso contínuo mais infelizmente tá sendo assim pelo menos pra mim ,matando um leão todos os dias

Unknown disse...

O meu benefício líquido aumentou R$ 6,31 em janeiro, parabéns para mim

Anônimo disse...

Colegas,

Linha de crédito?
É só o BB devolver os 7.5 BILHÕES do BET, a Previ pagar o que restou do que tínhamos de BET e solucionado está o problema, de todos.
É fácil e sem burocracia. Dinheiro na conta ES de cada um e tudo bem!

Anônimo disse...

Prezados colegas,

Complementando a mensagem de 25 de janeiro de 2022 das 09:39.

Como disse anteriormente a Previ não vai nos favorecer em momento algum pois devidos a impedimentos "legais" hoje que dificilmente seriam superados. Quando mencionei da possibilidade do Banco abrir uma linha de crédito ESPECIAL de juros mais baixo do que do ES, em virtude de ser um empréstimo com risco zero para o Banco, o que justificaria sua implementação com juros inferiores e além da cobertura de seguro por morte nos moldes do da Previ. O valor da prestação compatível com a renda da aposentaria INSS/Previ limitada a capacidade de pagamento. O valor do empréstimo seria o saldo devedor do ES para sua quitação/liquidação, sem possibilidades de novos empréstimos.
Espero críticas e sugestões que possam melhorar ainda mais o que foi apresentado.Qualquer tentativa é bem vinda e quem sabe dessa ideia possa surgir uma melhor. Boa sorte a todos.