REAJUSTE INJUSTO

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

O nosso reajuste foi pelo INPC. Somando os três últimos anos recebemos um reajuste de.  21,33      . Se o índice adotado fosse o IGPM o nosso reajuste nesses três últimos anos teria sido de 57,66.    .


Portanto podemos afirmar que estamos tendo uma defasagem seria em nossos benefícios, que estão sendo corroídos pela inflação e deixando muitos aposentados e pensionistas em situação aflitiva.

Um aposentado que ganhe hipoteticamente dez mil reais está perdendo cerca de quarenta mil no ano. É muito dinheiro.

Tirei esses números de um trabalho de   Luiz Pereira da Silva.  Publicado na Exame.

Ele lamenta a gestão desastrosa da diretoria da PRevi no segundo semestre do ano passado quando de um superávit de quase trinta bilhões em maio terminou o ano com déficit de 2,3 bilhões.

Por outro lado a CEF só cresce e anuncia que daqui a dois meses vai bater o BB nas operações do agro negócio.

São dias sombrios e iniciamos fevereiro debaixo do anúncio que será o ápice da pandemia do COVID graças ao crescimento acelerado da variante ômicron.

Aqui em casa tivemos uma onda de sintomas alarmantes. Diarreia, mal estar, febre, dores no corpo. Todo mundo.

Mas fevereiro e curto e e o mês do carnaval. 

Então vamos cantar e dançar para espantar tantos males.

31 comentários:

Anônimo disse...

Graças ao bom Deus tudo vai melhorando para o sr. e família. A poucos dias vi matéria com o Presidente da CEF que eles vem com tudo no Agro. Sou do tempo (e quantos milhares de colegas)de CREAI abarrotada de mutuários. Hoje tem meia dúzia de milionários. Correram todo mundo pro Sicredi que agradece. Outra boa notícia da Caixa. Presidente da Funcef se reúne com todas Associações ligadas à eles. Não promete aumentos mas pelo menos mantém um relacionamento. Que nem a nossa Previ que foge de qq relação com funcionários. Esse ano eles tem eleição? Pra quê mesmo? Abraço dr.

Anônimo disse...

Será que nos nao temos nenhum representante legal que possa ir na previ e relatar nossa situaçai?
Nao adianta ficar nesse blablaba se ninguem tomar uma providencia presencial.

Anônimo disse...

Infelizmente, nada está tão ruim que não possa piorar. Tudo indica que 2022 será um ano de angústias e sofrimento.

Anônimo disse...

Colegas,
Parabéns ao meu ilustre colega, Dr. Medeiros, por mais este argumento em defesa dos aposentados. A Previ e o BB não podem continuar tirando direitos dos aposentados, não podem continuar humilhando os legítimos donos do fundo. Por que, afinal, a Previ não nos devolve o BET? Por que ela, a Previ, não suspende as contribuições Pessoal Previ? E finalmente, por que a Previ não altera o ES para 200 X 200?
Será que os aposentados terão que recorrer a Polícia para se livrar da perseguição da atual diretoria de seguridade?
Grande abraço.

Anônimo disse...

E a Previ muda e calada. Nem para esticar o prazo do ES.

Anônimo disse...

Missão n° 1: pagamento de aposentadorias e pensões.
Missão n° 2: nada de devolução, suspensão e prorrogações.
Missão n° 3: fazer sempre cara de paisagem

Dr o senhor notou que também por problemas de saúde Dna. Rosalina está dando um tempo nas postagens. Cuide-se esse ano antes de liberar comentários. Eu nunca sito nome de ninguém pra evitar. E essa de Bolsonaro versus Lula e vice versa também deve ficar no radar. A Previ o que adora é intimação judicial. Só sobrou este blog. Estão de 🧐

Anônimo disse...

Prezados Colegas,

O grande problema para a privatização do Banco do Brasil é o crédito rural. A CEF devido as suas características é quase impossível sua privatização. Há algum tempo que a Caixa vem operando no crédito rural já se preparando para absorver uma possível migração do crédito rural do BB.

Anônimo disse...

ALÔ SRS DA DIRETORIA EXECUTIVA DA PREVI
Venho por esse meio (blog do medeiros) tentar que suas senhorias de vez por todas aprovem algo de sua alçada para socorrer aqueles assistidos que "não tem e não terão margem" tão cedo para renovar seus ES. Senhores a água já toca no pescoço daqueles que possuem proventos abaixo da média da Previ. Não posso aceitar o oferecimento de um novo empréstimo pois a margem está "negativa". As contas não se estabilizam neste momento da vida nacional. Não é justo por exemplo senhores você deixar de comprar seus remédios, não cumprir seu parcelamento com a Receita Federal, enfim, se sentir pequeno, um infeliz. Hoje na maneira que está o empréstimo com o saldo nas alturas você não tem previsibilidade de quando poderá renovar, algo que era sagrado com pelo menos seis parcelas pagas. Um pouco de humanidade pessoal não fará mal. Salarios acima de determinado patamar nem precisam ocupar seu tempo com essa choradeira que parece sem fim e enviar críticas de que a solução é administrar melhor a vida. Muito grato se os diretores dentro do que for fã sua alçada puderem nos ajudar pra ontem.

Unknown disse...

Dr

Só existe um jeito da Previ ajudar

Suspender parcelas ES rápido e indolor

As consequências depois a gente vê.



Abracos

Anônimo disse...

Novidades na Cooperforte......

Anônimo disse...

Quem pegou adiantamento na Cooperforte de 13 está ferrado.

Anônimo disse...

Colegas,

Devolução do BET pelo BB e pagamento do ficou "preservado" na PREVI, que já deveria ter sido feito por ocasião do superavit de mais de 30 milhões.
Teremos eleições e não poderemos eleger as mesmas pessoas de sempre.

Unknown disse...

O colega é chegado a uma pedalada!

Depois a gente vê? Tá brincando com a verdade.

Nós precisamos é de reajuste. Não de endividamento.


ivo

rafa disse...

Suspensão das contribuições e criação/fim do BET

Gostaria de saber o período exato que ficamos SEM CONTRIBUIÇÃO e recebendo o BET. Alguém tem a informação? Quando me aposentei em agosto de 2011 não estava contribuindo e recebia o BET.

A suspensão era para ser por 6 anos, mas fomos glosados em um ano, é isso?
Início em 2007 e fim em dezembro de 2011 ou 2008/2012? o BET também foi na mesma epoca??
obrigado

Anônimo disse...

O Net foi suspenso em 2014 que seria o último ano.Foi também a mudança para Janeiro do nosso reajuste.

Anônimo disse...

Medeiros por que você não publicou minha postagem sobre a Cooperforte ref adiantamento 13?

Unknown disse...

Dr

Reajuste em janeiro de 2023 pelo INPC.

Abracos

Everton disse...

Reajuste salarial defasado. Aumento das despesas. maioria dos médicos de Franca e hospitais descredenciados da Cassi. olha o absurdo da resposta da Cassi quando perguntei sobre profissionais na área geriátrica? Simplismente em Franca não há profissionais nessa área.
Brasília-DF, segunda-feira, 07 de fevereiro de 2022



Prezado(a) Sr(a) EVERTON PEREIRA,



Informamos os seguintes locais credenciados em Franca: PRESTADOR: CLINICA NEFROLOGICA DE FRANCA LTDA TELEFONE: 16 37081001 PRESTADOR: SAO FRANCISCO REDE DE SAUDE ASSISTENCIAL LTDA TELEFONE: 16 37113077 PRESTADOR: SAO FRANCISCO SISTEMAS DE SAUDE SOCIEDADE EMPRESARIA LIMITADA TELEFONE: 16 37113076 Permanecemos à disposição sempre que necessário. Atenciosamente



Acesse nosso site www.cassi.com.br e avalie o atendimento prestado. A sua opinião é importante pra CASSI.

pensionista/recife disse...

bom dia!!
alguma novidade no processo 1/3 previ, alguem sabe dizer ??

Anônimo disse...

Sobra razão ao Dr. Medeiros quando fala da mudança do IGPM para INPC nos nossos benefícios. Contudo, resta uma dúvida, pois aí os saldos devedores do ES iriam para a estratosfera. Ou estou errado?

Anônimo disse...

INPC sobe 0,67% em janeiro e tem maior taxa para o mês desde 2016

Anônimo disse...

Colegas Aposentados,

Tentei várias vezes hoje, acesso ao autoatendimento Previ, por internet e por fone 0800 e a informação é de que a minha matrícula está errada. Pode isto?
Há 56 anos uso a mesma e agora me deparo com isso e não tenho mais acesso nem por internet ou por 0800.
Que faço?

Miro disse...

Devedores do ES: INPC subindo e, a reboque, o saldo devedor do ES. 😱😱😱

glaucia sena disse...

Boa tarde a todos ,até quando a previ vai fazer de conta que nada estar acontecendo com a gente,a maioria passando dificuldade como eu ,sem poder pagar suas contas ,sem poder comprar os remédio de uso contínuo eu compro mes sim mes não isso prejudica muito a minha saúde, comer carne só uma vez perdida luz atrasada ,colégio da neta vou começar atrasar ,muita coisa acumulada que estar virando uma bola de neve ,o ES agente só paga não dá para fazer nada até quando essa situação vai continuar . meu Deus não podemos fazer nada ,alguém não tem alguma ideia como fazer para reverter essa situação insustentável que estar tomado de conta das nossas vidas ,sem contar com o nosso emocional que estar abalado , depressão ,tristeza ,desânimo perdendo a vontade viver ,por que ninguém consegui viver assim sem saber o que fazer amanhã para botar comida na mesa para sua família , teto pra morar remédios para sobreviver ,se ter de onde tirar para essas despesas básica que é o princípio para se ter uma vida digna .

Anônimo disse...

Prezados, propor troca do indexador do plano é aquele tipo de ideia que só serve para "jogar para a galera"...pois quem conhece minimamente como funciona um plano de benefício definido, como é o caso do Plano 1, sabe que a substituição do INPC pelo IGPD-M seria CATASTRÓFICA. O indexador do plano, que é o índice usado para reajuste de aposentadorias e pensões, também é usado no cálculo do passivo, ou seja, das obrigações futuras com o pagamento de benefícios. Uma mudança para um índice que esteja com resultados muito elevados significa aumentar o passivo do plano na mesma proporção e, consequentemente, gerar déficit e pagamento de contribuições extraordinárias. Isso não é nenhum conhecimento secreto não, é o básico do funcionamento de qualquer plano de benefício definido. Portanto vale aquele velho ditado: cuidado com o que desejam...

Fernando Lamas disse...

Caro e ilustre Doutor Medeiros, "irmão mais velho" de muitos daqui, saudações respeitosas. Penso numa possibilidade de crédito, junto da Previ, mas só quero colocar aqui para possíveis opiniões. Sinto total desestimulo em sugerir à Previ. Sempre li em blogs que há grande folga de recursos disponíveis para APLICAÇÃO no ES. Sendo assim, sugiro: o ES/Capec não é tão impensável. A pedido do participante, claro, a Previ adianta até 40% do Pecúlio, com recursos OCIOSOS do ES, com a necessária segurança legal para a operação. O tomador usará para sanear as finanças, consciente da redução do seu Pecúlio Capec, imagino, sem qualquer abalo ou risco para a Previ. Grato por tudo e segue um PAZ E BEM!

"Pai Nosso, ..."

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Estamos em ano eleitoral, inclusive na Previ. Em troca do voto, muitos se beneficiam, candidatos e eleitores. Em relação as eleições na previ, que tal propor aos candidatos, especialmente aos que querem se reeleger ou eleger amigos, só ir votar se liberarem, antes das eleições obviamente, um ES com maior prazo, ou um outro empréstimo especial. Particularmente, estou pensando em tomar essa decisão, isto é, só votar se sair alguma liberação em nosso favor.

Obrigado, doutor.

Unknown disse...

Esse site da PREVI é de fazer a gente rir.Desde ontem, dia 14.02, tentei acessá-lo no Autoatendimento e a informação que sai é de que minha matricula e minha senha estão errados.Kékekeke!!! A matricula tenho-a há 60 anos e,quanto à Informática, sei lidar muito bem com PCs...Portanto, salve-se quem puder! Bom dia pra todos!

Anônimo disse...

Banco Do Brasil tem lucro recorde!!!!!!

Anônimo disse...

Como pode um CNPJ do porte da Previ ter um site a esse nível. Depois falam em "compliance, governança" e que tais. Só eles podem explicar não é mesmo. Eu nunca gostei desse site da Previ assim como nunca acreditei que o Putin ia invadir a Ucrânia. Só queria dar um recado a Otan e mostrar ao mundo o seu poderio militar. Continuamos sem empréstimo simples. Se o Banco quisesse eles já tinham resolvido. Mas como o negócio é fechar as torneiras continuamos sonhando com o tal.

Anônimo disse...

Colega de 15/02 06:47.

O mesmo aconteceu comigo, mas acredito que estavam implantando os contra-cheques no sistema.
Dei um tempo e ao retornar à consulta, obtive o acesso normalmente.