DE VOLTA AO BATENTE

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

A Previ mantém silêncio, assustador silêncio, enquanto a ansiedade e a angústia dos associados aumenta a cada dia que passa, face às dificuldades financeiras para cumprir os compromissos e assegurar o sustento. Não respondeu ao ofício das associações de Camboriú. 


Até quando ?

É bom recordar, DELENDA EST CARTAGO.

Impossível ficar inerte ante o drama pungente dos associados.

Está na hora de medidas atenuantes e inteligentes serem editadas pelo colegiado da Previ.

Eu tenho um limite para minha espera. Já falei aqui no blog. Vinte de setembro. Data comemorativa da revolução Farroupilha. Caso nada aconteça irei para a via judicial. Paciência.  Fazer o quê?  Temos que clarear os cálculos e mostrar que eles estão exorbitantes, acima da normalidade e consequentemente na ilegalidade. Impossível continuar aceitando essa excrescência de juros compostos, correção monetária dupla, etc, etc. A Justiça vai ter que avaliar os cálculos e dizer se estão corretos ou se são abusivos.

Assim como o ÉS está sendo cobrado torna o empréstimo impagável, caracterizando uma autêntica agiotagem.

Previ agiota é só o que nos falta. Onde está a Ouvidoria que não se manifesta ? Que decepção !

O dia 20 de setembro vem aí. Vamos em frente. 

Não podemos nos entregar para os homens, de jeito nenhum.

Sim, DELENDA est Cartago.

64 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do que li.

Nada como um bom Latim para deixar tudo claro.

E o Dr. Medeiros veio para luta, já atirando...

O pessoal de lá que se cuide!!

Tereza Fleury disse...

tambem gostei do que li, apesar da decepção em não termos uma notícia mais agradavel.vamos pra cima!

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Certa coleguinha de blog considera inoportuna, ou indesejável,  qualquer discussão sobre capitalismo bursátil, mesmo que superficial. Parece-nos oportuno recordarmos que os associados de determinado fundo de pensão são acionistas, mesmo que indiretamente. Por que tal atitude da coleguinha? Será medo de algo? Estamos com a pulga atrás da orelha....


Trader anônimo

Anônimo disse...

Na hipótese de uma eventual vitória via judicial, se a Previ for condenada a devolver juros abusivos cobrados, essa devolução teria efeito retroativo? E desde quando? incidiria também sobre empréstimos já liquidados? Creio que nem o mestre Medeiros tem resposta para isso.

Anônimo disse...

No dia 15 as 18:30 haverá live dos diretores eleitos no canal associados previ no YouTube, grande oportunidade de questionarmos melhorias no empréstimo simples.

Tereza Fleury disse...

me desculpe, mas duvido que respondam qualquer coisa

Tereza Fleury disse...

Prezado colega TRADER ANONIMO
DIferente de você eu nao sou "certa coleguinha" eu tenho nome e me identifico. E você? é o famoso quem???
Identifique-se! Na verdade quem tem medo de algo é quem se esconde nao é mesmo?
Tira a sua pulga de tras da orelha e apareça! Mas pelo amor de Deus, sem capitalismo bursatil.......hahahahaha

Anônimo disse...

Boa tarde,
Estive em uma reunião um diretor da Previ informou que já foi aprovada um nova linha de emprestimo imobiliário com uma redução de cerca de 40% do valor da prestação, quanto ao Emprestimo Simples estao aguardando aprovação da diretoria, sendo uma linha com 24 parcelas fixas e aumento da margem para 35 % conforme a lei aprovada, sendo que apos a aprovação da diretoria será implementada no sistema.

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Sim tem a Live amanhã dia 15. A esperança eh a última que morre !

MAUS disse...

UM (OU DOIS) LOUCOS SE METERAM A BESTA NO BLOG da ROSALINA...
- falo que são loucos pq não os conheço.
(kkk)

Replico aqui...
Para ZOAR o D.D. Colorado ROXO.


"...FULANO ... que afirmou que com a “deflação”, abriria limites operacionais no famigerado ES.
setembro 13, 2022 10:09 AM"

Mais um anônimo... ou DOIS.

Pensem 3 vezes antes de desqualificar comentários.

Entenda que em 2 meses SEM INCIDÊNCIA do INPC, as Parcelas Amortizadas terão maior impacto na redução do Saldo Devedor, o que não ocorria com o INPC próximo de 1% a.m.

Então, poderá abrir margem no Limite do ES.
- obviamente para poucos, pois a maioria tem margem negativa.

DEVERIA EVITAR POSTAGENS QUE SE REFIRAM À PERSPECTIVAS QUE VOCÊ PRÓPRIO TEM, EM RAZÃO DE SEUS SALDOS E LIMITES DO ES...

O QUE CADA UM COMENTA, NÃO SERVE DE PARÂMETRO PARA ANÁLISE DE OUTREM.

CALMA POVO!
EM BREVE RETORNAREMOS AO PÓ.

Há 15 anos meu Benzedor deu-me sobrevida até 76, disse-lhe que é muito.
- faltam mais 15.
- até escolhi a data: 13.08.2037.
- será uma QUINTA - sexta festiva.

Não se incomodem - No Tibet e na China, anciões se recolhem em isolamento meses antes para sobrar alimentos em casa.
- podem dizer que sou louco.
- agradeço. Os loucos vivem mais.
- zombe do Senhor das Trevas.
- ele te castigará, refutar-te-á, e prolongará teu sofrimento aqui nesse Vale Terreno das Sombras.
- talvez porque a ANTE-SALA do PURGATÓRIO esteja ENTUPIDA DE LOUCOS aguardando a Reencarnação.

20:50
- o FLA vai Perder do SÃO PAULO.
- o FLU vai ser CAMPEÃO
- o INTER não será, para consolo dos Gremistas, o VAR-GALVÃO não permitirá, como o fez em 2007 na covarde expulsão do Tinga.
- sou justo nesse comentário né D.D. Doutor?

Os times do SUL DO MUNDO sempre foram roubados.

ÂNIMO!

Anônimo disse...


No Brasil é sempre assim. Mas antes tarde do que nunca. Já transcorrido tempo além do demasiado e aceitável eis que finalmente "diretores eleitos" virão talvez nos dizer algo sobre o que está sendo produzido nos bastidores da Previ para reparar o prejuízo moral e financeiro que alguns dos assistidos desta Previ estão atravessando em suas vidas senis.

Lamento muito, mas muito mesmo, que a Previ tenha deixado a corda esticar todo esse tempo, ao tempo que feriu muitas pessoas e, no meu modesto entender, isso não tem reparação, com privações varias, entre elas comida e medicamentos.

A propósito senhores estava eu a examinar meu extrato de empréstimo simples quando visualizo um saldo devedor em 31.07.2021 e o comparo com o saldo em 20.12.2021. Olhem o absurdo que é isso. Com o pagamento de 06(seis) parcelas o saldo devedor em dezembro é quase o mesmo de julho com uma diferença de cem reais. Isso é terrível só de olhar. Imagine você sentindo isso NO SEU BOLSO. ISSO É UM CRIME. ISSO É TIRAR COMIDA DO PRATO DA SUA FAMILIA E DEPOSITAR EM JUROS E CORREÇÃO INDEVIDAMENTE NOS COFRES DA PREVI. AÍ VÃO GRITAR. MAS TÁ NO CONTRATO!! ORA MEUS AMIGOS NEM BANCOS DO SISTEMA FINANCEIRO ESTÃO SE VALENDO MAIS DE ESPOLIAÇÃO TAMANHA. VOSSAS SENHORIAS ESTÃO CONIVENTES POR QUE ESTAS PESSOAS SÃO DEPENDENTES DESTE PRODUTO MALVADO E SÓ ESTAMOS GRITANDO NO MOMENTO EM QUE FICAMOS A VER NAVIOS, SENÃO ESTARIAMOS RENOVANDO COMO CORDEIRINHOS TAL EMPRESTIMO.

Claro que vou assistir a live como interessado. Se não trouxerem notícias que venham a pacificar esse público sofrido não tenham dúvidas que vou aderir a ação revisional.

Senhores, só não vale vocês virem com o discurso do anterior diretor de seguridade "de que entrar com ação contra a Previ é dar um tiro no pé". Pelo amor de Deus. Não subestimem a inteligência das pessoas. Esse discurso não reza mais.

O que queremos ver são soluções para problemas causados pela Previ ao conduzir esse produto. Eu mesmo já liquidei outro malfadado empréstimo imobiliário com desconto de 15% quando decorridos 10 anos de pagamentos num prazo de 240 meses o valor de mercado do imóvel não valia o saldo devedor da Previ. Estão lembrados desse episódio? Ou alguém já comentou na Previ? EU NÃO ESQUECI. PODEM TER CERTEZA.

POR ISSO esse empréstimo virou um monstrengo que não se pagará nunca. Apenas vai nos sugar financeiramente até o final de nossas vidas.

Vamos acompanhar. SALVE A PREVI. 18:30 pessoal.

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Dr Medeiros ,

Estou falido . O que recebo não dá nem prá comer. Por isso tenho uma pergunta ao senhor ;

Será que posso tirar meu pagamento do INSS da fopag da Previ e deixar a PREVI se virar para descontar o ES da parte que recebo da mesma ? Observação: recebo 1.450 da Previ e meu ES é 1
1.802 , antes era apenas 1.450 .

Aí eu peço para a Cassi me cobrar o plano de saúde por noleto pq sou bem doente e não posso ficar sem a CASS

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Observação: não quero enganar a Previ pois estou disponibilizando meus proventos da mesma para liquidar o ES aos poucos . Pois do jeito que está , não dá para continuar .

Anônimo disse...


"No dia 15 as 18:30 haverá live dos diretores eleitos no canal associados previ no YouTube, grande oportunidade de questionarmos melhorias no empréstimo simples".

14 de setembro de 2022 11:35

Que "live dos diretores da Previ" é essa, irmão? Vão dizer o que para nós, aposentados endividados, vitimas de estelionato previano?
Abraço.

Anônimo disse...


URGENTE
COLEGA ANÔNIMO 14.09 AS 16:51

HOJE PROVAVELMENTE SE SABERÁ SUA INFORMAÇÃO É VALIDA E SE FOI A TAL REUNIÃO. SEU TEXTO ME PARECEU MEIO DESCONEXO E COM 2 ERROS SÓ NA PRIMEIRA LINHA. DESCULPE SER UM POUCO ACIDO COM VC MAS É QUE ESTAMOS CHEIO DE NOTICIAS SEM CONFIRMAÇÃO. POR ISSO É URGENTE QUE A PROPRIA PREVI VENHA A SE MANIFESTAR PARA TRAZER ESSES ESCLARECIMENTOS. MAS A SER TOTALMENTE VERDADEIRO SUAS PALAVRAS EU ENTENDO QUE NO CASO EMPRESTIMO SIMPLES ISSO QUE ESTÁ PROPOSTO SÓ VAI AUMENTAR A DOR DE DENTE BREVEMENTE TRAZENDO MAIS ENDIVIDAMENTO, POIS SEGUNDO ENTENDI A PREVI NÃO RECONHECE SEUS ERROS NO ATUAL EMPRESTIMO E VAI DEIXAR POR ISSO MESMO? ESSE ASSUNTO NÃO ESTÁ PARA BRINCADEIRA NÃO. MUITA GENTE ESTÁ INDO A FALÊNCIA TOTAL, NÃO PODENDO MAIS HONRAR SEUS COMPROMISSOS, E ISSO É UM PERIGO NUNCA ANTES VISTO NOS QUADROS DA PREVI. NÃO ADIANTA QUEM É COMPROMETIDO COM A VERDADE DIZER QUE VAI TIRAR O SEU FORA. FRASE FEIA NÃO? MAS É PRA COLOCAR O CHAPÉU.

Anônimo disse...

E só ir em outro banco e pedir a transferência, mas pode demorar até 90 dias, ou no aplicativo meu INSS e pedir para receber via cartão benefício.

Anônimo disse...

Tenho um emprestmo imobiliario e um emprestimo simples : No emprestimo imobiliario a correção monetaria deu um valor negativo, ou seja aplicaram o INPC negativo de julho/2022; ja no EMPRESTIMO SIMPLES não aplicaram a correção monetaria negativa ? é brincadeira isso ? alegam que quando o INPC for positivo ele vai ser abatido ?

Anônimo disse...

Boa tarde a todos !!! Acompanho o blog e parabenizo a todos q ajuda a debater os textos q Dotor Medeiros apresenta alguém pode esclarecer a respeito das margens essa 40% no qual um anónimo refere em q base o anónimo afirma essa tese ? Onde está escrito outro comentário do empréstimo ser estudado 35%onde o anónimo procurou ? Gostaria de ler ou ouvir podendo da essa informação eu agradeço DEUS NOS AJUDE

Anônimo disse...

Amigos e amigas Deus seja com todos

Anônimo disse...

Boa tarde a todos , me chamo Glaucia sena sou pensionista meu marido faleceu a exatos 30 anos de acidente fiquei viúva com dois filhos pequenos com vinte sete anos ,hoje tenho 56 anos ,mora comigo meu filho ,e minha netinha que eu crio minha filha ,mora hoje com Deus faleceu a3 anos de câncer aos trinta e sete anos ,estou desde de então sobrevivendo uma dor que nunca vai passar ,meu pai morreu um mês antes dela da mesma coisa , ele era aposentado do BB ,a minha filha era advogada me ajudava muito financeiramente,estou contando aqui minha história para lhe falar diretamente ao Sr Eduardo Soares ,tive que fazer uma opção tirar da folha da previ o INSS ,o Sr pode sim fazer isso não e nada ilegal e vc não estará enganando a previ não ,mande uma carta a previ dizendo que quer ,que seja dismebrado da folha o INSS depois

Tereza Fleury disse...

so pra falar de tudo que fazem de bom.......pra eles claro!

Anônimo disse...

Sinto muito Glaucia Sena por suas perdas e as dores decorrentes delas. Que você continue sendo forte, com as bençãos de Deus!

Alguém assistiu a live dos diretores hoje 15/09 às 18h30? Eu não consegui localizar a mesma.
Agradeço se alguém puder responder.

Anônimo disse...

Sou a Glaucia sena quero aqui terminar o que antes informei para o Sr Eduardo Soares em 30 dias eu conseguir tirar da folha da previ o INSS , pedi a previ para retirar ,tem que ir no INSS para poder receber separadamente ,detalhe fica recebendo datas diferentes todo dia quinto util do mês ,vai poder fazer empréstimo consignado com taxas bem baixas ,eu fiz isso pra poder sobreviver ,está muito difícil a nossa situação ,eu aperte publicar antes de terminar por isso estou terminando de explicar ,eu fiz tem mais de 15 anos que recebo separado da previ. previ todo dia 20 ,INSS todo dia 5 útil do mes

Anônimo disse...

Resultado da live,a mesma cartilha foi entregue hoje aos eleitos da Previ para responderem aos nossos anseios, e com grande desenvoltura mais uma vez nos chamaram de palhaços.

Anônimo disse...


Tive a oportunidade de assistir alguns lances da live de hoje. Achei bem conduzida e produtiva a participação dos eleitos.
Porém infelizmente para os aposentados a cabeça da direção da Previ hoje está voltada ao Previ Futuro. Disso não tenho a mínima dúvida. Um plano criado em 1998 salvo engano meu, o Plano 1 entrou em dormência e no meu entender é que os hoje diretores também pensam como alguns de nossos coleguinhas que se o dindim estiver todo dia 20 na conta está ótimo.
Quanto ao esperado tema ES o diretor responsável defende com unhas e dentes que a Previ não comete nenhuma contradição. Os juros estão dentro do mínimo atuarial e a questão da correção é imputado a aceleração inflacionária o que pegou a todos de surpresa. Essa é a versão do diretor e da Previ. Não há contradição a súmula do STJ. Já coloco as barbas um pouco de molho com relação a uma possível contestação. Para entrar só vou se sentir um potencial de convencimento muito forte. Sem contar o poderio bélico, entenda-se o grande escritório de advocacia que a defende, junto a Tribunais Superiores.
Parece que realmente vão propor uma correção para amenizar os efeitos desastrosos nas prestações do ES e abrir margem. É isso, vão fazer algo para evitar essas ações judiciais.
No mais a live está lá no YouTube para quem quiser rever. A nossa força não existe na Previ. É como dizem um plano fechado com data para acabar. E nós junto. Hoje temos muito pouco para barganha. Já o pessoal do Previ Futuro tem todas as atenções. Afinal é o quadro do Banco hoje e quem vota nas eleições. Por isso eles não estão de todo errado. Eu mesmo só estou nessa batalha porque preciso que a Previ faça algo que resolva esse problema.
Acho muito triste, não chego ao ponto de nos classificar como palhaços no trato dos diretores, como dito acima, nas a gente sente que estamos ao relento. Ah, também se comentou sobre o empréstimo imobiliário.

Anônimo disse...

Quem tiver interesse pode acessar a live dos eleitos da Previ em https://contrafcut.com.br/noticias/live-dos-eleitos-da-previ-aborda-projeto-para-fundos-de-pensao-em-um-novo-governo/

Anônimo disse...


Colega da mensagem de 5 de setembro de 2022 das 18:59.

É bom alertar que dependendo dos valores das aposentadorias (INSS/Previ) em separado, o valor das retenções do IR na fonte dos benefícios podem ter valores irrisórios e o acerto deve ser feito no ajuste anual o que pode pesar no valor do imposto de rendar a pagar na declaração caso não tenha despesas dedutíveis de imposto de renda suficientes para ficar isento de recolhimento.

Anônimo disse...

Senhores,

Já está provado que a Previ tem dono: 1 - Asseguro que não são aqueles que recebem pelo valor contribuído.
2 - Grandes e imorais somas são recebidas pelos ESTATUTARIOS, ou não, até condenado recebe! Me disseram que ele foi mandado pra casa, pois precisa não sei de que, pode ser justificável, não entro no mérito.
3 - Me parece, cada vez que se apresentam estão fazendo muita conversa e muito pouca ação.
PER ME SÓ RESTA REZAR PARA QUE CONSIGA ALGUM DESAFOGO COM A AÇÃO DA ANABB 1/3 IR.

Miro disse...

Se a prestação subir, a aposentadoria, também!!! Essa suposta paridade iludiu muitos incautos, inclusive a mim, pelo fato de aplicarem o mesmo indexador - INPC - na correção da aposentadoria e do ES, que não foi percebida quando da contratação do mútuo: a questão da periodicidade de cálculo da correção monetária, enquanto que para o ES é mensal ou bimestral, creio eu, e cumulativa, para a aposentadoria, é anual. Oxalá se tivessem trocado a expressão"capitalização de juros" por "capitalização de encargos".

ademar disse...

Com relação ao comentário do anônimo de 15.09.2022, 22:34 h.
Tenho a dizer, que no meu entender, temos muita culpa em tudo que esta acontecendo, pois quando nos deram a oportunidade de mudar alguma coisa, que seria a eleição de nossos representantes, muitos votaram nos candidatos do Banco ou simplesmente foram omissos e não votaram. Com isso deixamos o caminho aberto para o Banco fazer o que bem entende. Agora é muito dificil reverter esse quadro.

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Cara Glaucia,
Obrigado pela informação sobre a retirada do benefício do INSS da folha da Previ. Mas ficou uma dúvida : tenho que ir ao posto do INSS e escrever uma carta a Previ tbm ?

MAUS disse...

...ademar disse...
Com relação ao comentário do anônimo de 15.09.2022, 22:34 h.

...
muitos votaram nos candidatos do Banco ou simplesmente foram omissos e não votaram. Com isso deixamos o caminho aberto para o Banco fazer o que bem entende. Agora é muito dificil reverter esse quadro.
16 de setembro de 2022 10:02

JÁ PASSOU DA HORA!

DESDE PEQUIM, UE, USA, CN, SFT, ESTATAIS, PREVIC, FUNDOS DE PENSÃO...
Todos os canhoteiros fazem CARA DE PAISAGEM enquanto se lambuzam em ALTAS E IMERECIDAS REMUNERAÇÕES.
Judiciário e Legislativo vestem o MANTO NEGRO DA IMPUNIDADE, impunidade esta muitas vezes avalizada pelo PODER PARALELO.

BB e PREVI sabotaram a última Eleição.
- 80% dos votos foram no SISBB
- quem AUDITOU?

É preciso uma AÇÃO CÍVEL de várias AFABBs para EXIGIR que a PREVI tenha DIRETORIAS EXCLUSIVAS do PB1 e Futuro.

INDEPENDÊNCIA ou MORTE > esta está nos planos deles.

...



Anônimo disse...

Bom dia sou a Glaucia Sena vou me expressar melhor seu Eduardo, o senhor primeiro manda uma carta pra previ solicitando que seja retirado da folha de pagamento o benefício do INSS, a previ no máximo com 20 dias ela informa a retirada da folha a previ comunica que já foi feito aí você vai até uma agência do INSS e solicita o benefício o INSS com 20 dias envia uma carta informado qual dia você começa a receber e em qual agência se você quiser indicar uma agência é melhor com 30 dias você faz o imprestimo consignado com juros baixo, com o comprimento de 45% do benefício do INSS se houver outra dúvida pode perguntar que eu informo espero que com essas informações eu possa ajudar

Anônimo disse...

Boa tarde a todos ,Eu li a respeito de separar o INSS da previ achei válido pois a oportunidade de ter como escolher e muito bom a minha pergunta é dúvida e quem tem empréstimo na previ pode fazer essa separação ? Se a Glaucia poder responder eu agradeço ou alguém quem saiba ? Boa tarde a todos

Aristophanes disse...

Prezado Dr. Medeiro e demais colegas.
Realista, sensato e inteligível o comentário do “Anônimo das 22:34”. Pena que seja “anônimo”, o que dá a sensação de chupar um picolé, sem tirar o papel de proteção. Acompanho suas considerações pacifistas.
Somando com o que já tenho dito, em minhas manifestações, aqui no blog Farroupilha do Dr. Medeiros, não me perece que a aritmética de apuração de saldo devedor e encargos do ES(Correção/INPC, juros e FQM) esteja isenta de acumulação composta, duas vezes, no período de 30 dias. Em (30/31) do mês anterior e 20 do mês de competência).
O “EXTRATO DE EMPRESTIMO SIMPLES(apenas para conferência)” publicado todo mês, pela própria Previ, para cada modalidade do ES(ABCD), deixa bem claro que ela ATUALIZA(pela correção monetária) O SALDO DEVEDOR, no final de cada mês (nos dias 30 ou 31), e, TAMBÉM, no dia 20(FOPAG) do mês subsequente, aplicando em cada data, o INPC de dois meses anteriores. Sobre os valores corrigidos, em cada uma dessas datas, são calculados JUROS e FQM.

A Previ afirma que não há COMPOSIÇÃO DE ENCARGOS, vez que ela “cobra contabilmente” tais encargos. Aí é que me parece ser uma falácia da Previ, pois o que ela cobra, efetivamente, é a parcela fixa(prestação sinal -) devida mensalmente. Tanto é que o saldo devedor contábil continua crescendo, mês a mês, a ponto de criar um impagável “resíduo”, no final do prazo de pagamento.

Na sua curiosa, inusitada e complexa metodologia, entendo – salvo melhor juízo – que a Previ esconde “o pulo do gato” de sua cobrança indevida de ENCARGOS COMPOSTOS(CM+JRS+FQM), duas vezes, no lapso de 30 dias.
Deixo fora dessa discussão as repercussões sobre Margem Consignável, Limite de Crédito e Prazos.

Com um passivo de “invasões putianas” sobre legítimos territórios onde ocorreram “a usurpação do BET” e “o massacre dos idosos”, seria um gesto de grandeza institucional se a Pevi buscasse, em momento de tamanha crise, um ponto de concórdia, para amenizar legitimas dificuldades de seus participantes e beneficiários. Abraço a todos. Aristophanes.

Tereza Fleury disse...

Realmente senhores estamos lascados . O colega tem razão, o que importa agora à Previ sao os novos. Os velhos tem que mais é que morrer à mingua!

Anônimo disse...


Para mim é uma HONRA ser mencionado pelo Sr. Aristophanes em seu comentário. Entendi perfeitamente suas ponderações e agora percebo além do "pulo do gato" como ele muito bem explicou que até eu com cabeça de jumento entendi que a Previ nessa toada nos dá o verdadeiro "tapa e esconde a mão".
Perfeitamente inteligível o que ele traz a tona é uma excrecência financeira engendrada para como eu digo, não permitir a diminuição desse bolo nem a possibilidade de renovação.

Em sua live o Diretor Wagner bota a culpa no imprevisível que foi o levante inflacionário sobre a metodologia do empréstimo que possui os juros no mínimo atuarial, se não engano, são 4.75% aa.

E nessa "ARMADILHA' que o ilustre senhor Aristophanes nos trás a tona, somos atraídos ao alçapão que a Previ montou para prender os aventureiros desse empréstimo. Salvo uma grande "aberração matemática" para mim mais clareza impossível do que vem sendo exigido dos nossos bolsos já esfarrapados, fazendo uma alusão a data farroupilha.

Voltando um pouco a meu comentário na data de ontem após a LIVE DOS ELEITOS quanto mais o relógio do tempo avança mais me convenço do que deduzi. Nós já estamos no túnel de vento desses senhores apenas fazem de conta que se preocupam conosco, afinal ainda estamos nos números oficiais da Previ.

Mas seus olhos estão mesmo é voltados pro FUTURO e não no PASSADO. Como eu mesmo disse a manutenção desses senhores depende é dos que HOJE estão nos quadros ativos do Banco e neles votam. Lamentável não é?

Quanto ao EMPRÉSTIMO SIMPLES aguardemos qual o remendo que vai sair. Não tenho dúvidas que eles já viram que do jeito que está não pode ficar e algo vai sair. Embora o Diretor Wagner se agarre com unhas e dentes a convicção que lhe venderam ele deve estar sentindo o chão tremer sob seus pés.

Nessa estou com as explicações desse senhor que tem "quase" noventa anos de muita razão e inteligência. Parabéns!

Anônimo disse...

Boa noite a todos ,respondendo ao anônimo quando eu fiz eu tinha o empréstimo da previ deu certo e da certo ,como disse anteriormente manda uma carta para previ dizendo que quer receber o benefício do INSS separado,quando sair da folha da previ que leva entorno de uns 20 dias ,vc vai até uma agência do INSS para colocar o seu beneficio na folha do INSS ,vc vai passar a receber em datas diferentes do INSS será no 5 dial útil do mês ,vai poder fazer empréstimo também com taxas bem baixas com o comprometimento de 45%da renda ,eu Glaucia a 15 anos que eu tenho o meus proventos separado por opção minha necessidade e não me arrependo

Anônimo disse...

Colegas da Previ, com relação a separação do INSS da Previ, basta ir a uma agencia do INSS e fazer a mudança do INSS para cartão magnetico, primeiro a gente tem que aceitar qualquer banco que o sistema do inss envia, depois de fazer o emprestimo consignado, voce muda para onde quiser, segundo sempre observar: OS PROVENTOS DA PREVI COBREM TODOS AS CONSIGNAÇÕES EM SER( CASSI, CAPEC, EMPRESTIMOS SIMPLES/IMOBILIÁRIO E DESCONTOS PADROES DA PREVI) Na agencia do INSS voce faz a alteração hoje, depois de amanha já consegue ter o emprestimos consignado liberado , qualquer bom tercerizado finaceiro faz rapidamente. MUITA ATENÇÃO : O CONSIGNADO DO INSS A PRESTAÇÃO É FIXA ATE O ULTIMO DIA. (NÃO SOFRE REAJUSTE DURANTE A VIGENCIA DO CONTRATO -PRAZO MAXIMO 84 MESES) IDADE MAXIMA DOS BANCOS PARA CONSIGNADO EM TORNO DE 79 ANOS. Estou informado baseado na experiencia de uma colega que estava desesperada e acompanhei ela em todo o percurso, ate ver ela ter o problema resolvido.

Anônimo disse...

Estimado Diretor Aristophanes,

Permita-me reproduzir parte de seu texto.

"Na sua curiosa, inusitada e complexa metodologia, entendo – salvo melhor juízo – que a Previ esconde “o pulo do gato” de sua cobrança indevida de ENCARGOS COMPOSTOS(CM+JRS+FQM), duas vezes, no lapso de 30 dias.
Deixo fora dessa discussão as repercussões sobre Margem Consignável, Limite de Crédito e Prazos.

Com um passivo de “invasões putianas” sobre legítimos territórios onde ocorreram “a usurpação do BET” e “o massacre dos idosos”, seria um gesto de grandeza institucional se a Pevi buscasse, em momento de tamanha crise, um ponto de concórdia, para amenizar legitimas dificuldades de seus participantes e beneficiários. Abraço a todos. Aristophanes."

O Sr. há muito tempo é uma luz nas trevas que encobrem situações inexplicáveis do grupo de dirigentes.

Suas sugestões sempre foram de conciliação, de justa aplicação, mas penso que isto é para pessoas inteligentes, abertas ao dialogo e de alto discernimento, que suspeito não esteja nem perto da atual gestão, bem como das que a antecederam.

Continuo seu funcionário e admirador, tenho saudades dos comentários do meu Grande Amigo Edgardo.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer

WILSON LUIZ disse...


COMO NINGUÉM FALA DO EMPRÉSTIMO SIMPLES...

Pelas postagens de colegas, dá para ver que muitos estão apavorados, porque pagam, pagam e pagam e o saldo devedor só aumenta.

Cada vez mais, me convenço que isto é devido ao sistema de correção de saldo utilizado pela Previ, que enfia a faca no início dos pagamentos e vai aliviando mais para o fim do empréstimo, o que é extremamente cruel para os que renovam o mais rápido possível, por necessidade absoluta.

Pesquisei contratos meus anteriores que foram liquidados apenas no vencimento final. Nos três últimos, os contratos, que sempre faço com prazo de 96 meses, foram liquidados em 80, 82 e 79 meses, não foram até o vencimento final nem restou saldo devedor a ser renegociado. O contrato atual, em vigor tem, amortizadas, 50 das 96 parcelas; dividindo o saldo devedor pelo valor da parcela atual, o contrato terminaria na 88ª prestação.

Acho que seria factível negociar com a Previ para que distribuísse melhor a cobrança de juros e correção monetária, de modo a cobrar menos no início, fazendo-o uniformemente no transcorrer de todo o contrato, de modo que o mesmo encerrasse no prazo final, e que não houvesse saldo devedor a ser refinanciado; acho, inclusive, que isto aumentaria a margem consignável para as renovações que são feitas.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros, vamos supor que a PREVI confirme que ela enganou-se quanto aos cálculos do ES e resolva devolver aos assistidos. Não seria mais fácil ser através de prestações suspensas, uma vez que se o dinheiro cair na conta corrente, a Cooperforte pode abocanhar tudo de vez, visto que muitos mutuários estão com a corda no pescoço, com bloqueio judicial na conta, movida por àquela Entidade. Nem o ES poderiam fazer caso a PREVI resolva abrir margem, pois o dinheiro cairá automáticamente na conta corrente, e ai já viu o que acontece.Os assistidos perderiam tudo e ficariam a ver navios, continuando com o mesmo aperto financeiro. Muitos já tentaram renegociar com a Cooperforte, mas é impossível fazer um acordo com eles. Não afrouxam nada.
Carlos Alberto.

WILSON LUIZ disse...


VIAGEM CANCELADA

Estou desistindo, definitivamente, da última viagem que pretendia fazer, entre Moscou e Pequim, pela ferrovia trans-siberiana, devido à guerra Rússia vs. Ucrânia, e ao errático combate à covid da China, que coloca dezenas de milhões de pessoas em lockdown com o aparecimento de alguns poucos casos, pensou ficar um mês confinado em alguma cidade chinesa por sua conta e risco?

Só fiz três viagens de turismo ao exterior, uma à Europa, horrível, dinheiro jogado fora, e duas aos Estados Unidos, muito boas e econômicas, ambas de 40 dias que custaram menos que 20 dias na Europa.

Na Europa, foi só exploração(5 dólares uma coca-cola), correria(5 minutos para olhar a Mona Lisa no Museu do Louvre, após 2 horas de espera numa fila com europeus não muito chegados a um banho), humilhação(ser tratado como ‘cucaracha’ até por motorista de taxi paquistanês).

Já nas duas viagens aos Estados Unidos, fomos com a cara e a coragem, eu e meu grande amigo, que às vezes faz postagens como ‘anônimo ex-endividado.

TRENS, UMA PAIXÃO

Na primeira viagem, desembarcamos em Nova York, ficamos dois dias conhecendo a cidade, depois compramos passe de trem válido para todo o país, podíamos desembarcar em qualquer cidade, visitar o que interessasse(aluguel de carro baratíssimo) e embarcar novamente usando o mesmo passe, assim visitamos mais de 20 cidades entre Nova York e Los Angeles, onde embarcamos de volta para o Brasil.

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

Na segunda viagem, também desembarcamos em Nova York, onde alugamos duas Harley Davidson e metemos a cara pelas excelentes estradas americanas, ainda sem pedágio nos saudosos anos 70. Foram 40 dias, em que rodamos mais de 7.000 quilômetros, com liberdade para conhecermos, sem correria, tudo que nos interessasse(Yellowstone Park, Grand Canyon, Yosemite Park, Rushmore Mount, Las Vegas, Washington(inclusive tour pela Casa Branca), Disneyland na Califórnia e Disney World na Flórida, Golden Gate Bridge, cataratas do Niágara).

Na Califórnia, já no fim da viagem, ficamos hospedados, no condado de Orange, na casa de um parente do anônimo ex-endividado; há 50 anos, era o paraíso na terra, clima ameno e com chuvas regulares, hoje é assolado por incêndios devastadores, ver no vídeo abaixo os que não acreditam nas mudanças climáticas.

https://www.youtube.com/watch?v=w8dky8obAq4

Havia combinado com o anônimo ex-endividado que no ano seguinte atravessaríamos o Canadá de moto, mas aí o destino começou a comandar as coisas, nossas férias não coincidiram e já estávamos namorando nossas futuras esposas, então restou a frustração de não termos realizado esta viagem.

SEMPRE MOTOQUEIRO

Sempre fui fanático por motos, devo ter feito 60% em duas rodas e 40% de carro, em minhas locomoções; acredito ter rodado em torno de meio milhão de quilômetros só de moto, em 44 anos(sem um osso quebrado sequer, apenas escoriações). Prometi à esposa que, após a primeira queda que tivesse após os 60 anos, penduraria o capacete, fiquei invicto até uma derrapada aos 63 anos. Com o coração partido, vendi minha Honda CBX 750F e nunca mais subi em uma motocicleta, nem como carona.

Posso dizer que aproveitei a vida e não me arrependo de coisa alguma, mas o que significa isto, hoje em dia? NADA.

Anônimo disse...



MAUS disse...
12:44 16 de setembro

MAUS fez um comentário em cima do que disse sr. Ademar. Depois ele disse...

JÁ PASSOU DA HORA!


Na última eleição
80% dos votos foram no SISBB
Foram auditados?

É preciso uma AÇÃO CÍVEL promovida pelas nossas Entidades para o DESMEMBRAMENTO URGENTE DA DIRETORIA da Previ.

TÁ CAINDO DE MADURO. SEMPRE TIVEMOS UM SÓ PLANO NA PREVI E UMA SÓ DIRETORIA. SE FOI CRIADO UM NOVO PLANO PARA UM NOVO PÚBLICO COMPLETAMENTE DISTINTO DO PLANO 1 ( HOJE FECHADO E COM DATA DE TÉRMINO) TEMOS UMA SÓ DIRETORIA QUE GOVERNA PARA O PLANO DOS ATIVOS E FAZ DE CONTA QUE PREOCUPA-SE COM OS INATIVOS E PENSIONISTAS. QUANDO É DO INTERESSE DOS DIRIGENTES ELES PROMOVEM CONSULTA AO CORPO SOCIAL, COMO FOI O CASO DE SUBSTITUIR O IGPD-I PELO INPC, MAIS VANTAJOSO AOS ASSOCIADOS. AGORA TEMOS UMA DIRETORIA QUE PREOCUPA-SE COM O FUTURO, POR RAZOES OBVIAS, E DEIXA OS APOSENTADOS ATÉ SEM EXPLICAÇÕES CONVINCENTES, POR QUE NÃO FAZER UMA ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA QUE PERMITA A CADA UM DOS PLANOS TEREM SEUS DIRETORES?

E AÍ MAUS? SERÁ QUE DEIXARIAM AS ENTIDADES PROMOVEREM ALGUMA ATITUDE? JA SEI QUE NEM PENSAR. ISSO QUE VC TROUXE CERTAMENTE NÃO VEREMOS SE CONCRETIZAR POR QUE LOBO NÃO COME LOBO. DEIXEMOS COMO ESTÁ POIS OS RESTOS FUNEBRES DO PLANO 1 JÁ ESTÃO DESTINADOS. MUITO BOA SUA LEMBRANÇA MAUS!

Anônimo disse...

Não é correto aplicar dois pesos e duas medidas. De um lado o aposentado tem seus vencimentos atualizados uma vez por ano, de outro lado, o aposentado tem obrigações atualizadas mensalmente, ambos pelo INPC. Esse descasamento entre as atualizações causa uma dívida impagável. Se A PREVI atualizasse nossos vencimentos da mesma forma que os empréstimos já estaria quebrada. Segundo informações colhidas em cursos de perícia, esses descasamentos nos métodos não são considerados corretos, ainda que pactuados.

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Caro colega de 17:09 das 09: 23 e Tb a colega Glaucia ,

Sobre a separação do INSS da folha da Previ.
Eu não tenho CAPEC E NEM FINANVIAMENYO IMOBILIÁRIO

Eu não
o tenho capec, não tenho financiamento imobiliário
Minha Cassi vai ser paga por boleto bancário.
Assim sendo só tenho o ES na folha da Previ mesmo assim , ela cobre apenas uns 75% do benefício da Previ . Quero disponibilizar o meu pagamento Previ para pagar as parcelas do Es. Antes o neu pagamento da Previ dava pra pagar a parcela do ESCe ainda sobrava um pouco.
E aí, posso separar a o INSS da Previ sem problemas ?

eudes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O que a Previ está fazendo é uma falta de respeito e humanidade com seus participantes e verdadeiros donos do plano 1. A correção duas vezes por mês sobre o saldo devedor é sem precedentes no mercado financeiro. Como pagar em empréstimo atualizado desta forma de nosso salário somente é corrigido uma vez por ano? Daí ocorre a falta de limite e margem consignável. Quando o contrato pende para uma das partes, certamente ocorre o desequilíbrio do mesmo, tornando -se impagável, favorecendo a inadimplência. quando o contrato encontra -se nesta situação, pode ser, a pedido da parte lesada, equacionado pelo juiz, para que não haja enriquecimento sem causa.

Anônimo disse...

Boa tarde Sr.Eduardo, sou a Glaucia a resposta da sua pergunta é, pode são proventos diferentes na verdade o INSS é que nos paga a previ é que o complemento a previ não pode impedir que o Sr faça separação é uma opção sua, dos proventos da previ é que ela vai fazer o desconto do ES a folha do INSS não vai ter nenhum desconto anterior só os que você fizer de empréstimo consignado que pode ter comprometimento da margem de 45% com direito a um cartão de crédito com desconto na folha do INSS desconto esse que não será no valor da compra que fizer e sim do mínimo da compra

Anônimo disse...

Já passou ds hora de ser feito alguma coisa pelos aposentados. Temos que ir a luta pelos nossos direitos.

Anônimo disse...

Vamos seguir,Os seus diretores,todos, querem ser os verdadeiros donos da previ!? Ou só se acham.Porque nós os legitimos fomos excluídos apartir da live.

Anônimo disse...

É revoltante essa indiferença da Previ com os aposentados

Anônimo disse...



Realmente é revoltante. Muito revoltante. Depois da explanação do SR. Aristophanes, para mim tudo se clareou. Não restam dúvidas mais a respeito. E ainda adicionando outros colegas, com reajuste anual, nunca vamos empatar com eles. O Diretor deu a entender que deve ser feito um recálculo no valor da prestação. Com isso acalmam-se os ânimos e provavelmente diminuam as chances de questionamentos no Judiciário e aja algum troco para os desesperados(Eu).

E o TSE heim? Hoje a Rede PlimPlim passou o tempo todo durante os funerais da Rainha fazendo comercial a favor de um candidato. Naquelas letrinhas que vão e vem. Essa política tá uma pouca vergonha em todos os sentidos.

Um chamando o outro de LADRÃO. Esse chamando o outro de MENTIROSO. Afinal quem MENTE MAIS e QUEM ROUBA MAIS. Tô achando que dá EMPATE.

Voltando a Previ que é o que interessa. Eu tô achando que por trás do silêncio, do descaso, da indiferença dessa Diretoria tem algum mandante. Ninguém bota o seu nessa exposição contra milhares de pessoas angustiadas se não houver algo de muito sério. O que acham?

Eu agora vou esperar. Tá saindo o aumento do INSS a qualquer momento. Mas sou fiel, já disse, ao Dr. Medeiros. Se ele entrar espero que coloque na petição para o Juiz proibir a Previ de negar renovações no Empréstimo Simples por estar questionando-a de ERROS DE COBRANÇA. Retaliação ainda por cima?

Anônimo disse...

Boa noite amigos aposentados e pensionistas eu agradeço a quem da orientação amigos eu acabei de fazer a separação do INSS da previ infelizmente não tenho como ter esperanças com a previ resolvi seguir com alguns amigos q optaram por separar
eu fiz o procedimento no site do INSS agora irei esperar peço a todos fé q tudo passe Deus AJUDE a todos

Aristophanes disse...

Prezado Dr. Medeiros e demais colegas.
PARTE I
Tudo pode ser dito do modelo de EMPRÉSTIMO CONSIGNADO praticado, atualmente, pelo nosso fundo de pensão(Previ-EFPC), MENOS que ele é um “EMPRÉTIMO SIMPLES”, como tem sido denominado.
Acho que foi assim batizado por perversa ironia. Isso porque, para a formulação de qualquer operação, em uma ou outra de suas modalidades A-B-C e D, são consideradas, pelo menos, as seguintes variáveis, além das delimitações gerais do Contrato, para aprovação prévia da operação. Salvo esquecimento de minha parte, enumero as seguintes variáveis:

• Idade do tomador, para estipular:
a) o FQM(Fundo de Quitação por Morte: de 0,6%aa a 5,00%aa) e
b) o número de parcelas(prazo em meses) de pagamento(até 120 meses=10 anos).
• Margem Consignável (30%/40%) – Conforme parâmetros estabelecidos em Lei.
• Taxa nominal de Juros: Mínima 4,75% ao ano(Piso atuarial).
• Limite de crédito: Máximo arbitrado pela Previ(atual: R$240 mil.)
• Índice de correção monetária: INPC(com defasagem de 2 meses, em relação ao evento).

Nesta hora da verdade, temos que admitir, também, que uma expressiva distorção do ES resulta do alongado prazo de 120 meses(10 anos), incompatível com operações da espécie, mas muito do gosto dos “jovens”, e invejado pelos “idosos” de mais de 80, que amargam prazos menores(36 meses) Mas tudo isso se resolve, com pesado ônus para os mais velhos, pela cínica acomodação da “renovação”, quando vencida a carência de 6 meses. Na prática, com alguma despesa de renovação(Taxa de Administração + IOF) o prazo se torna “interminável”.
Como se tudo isso fosse pouco – ao arrepio da Lei e de decisões de tribunais superiores – a douta, infalível e “incensurável” tecnocracia da Previ, inventou e pratica uma inusitada fórmula de atualização mensal do que ela denomina “saldo devedor contábil”, que embute e disfarça um acréscimo de encargos(correção monetária, juros e FQM) enxertados duas vezes, a cada ciclo de um mês(dias 30 do mês1 e dias 20 do mês2). É no dia 20(FOPAG) que ela cobra, efetivamente, a prestação mensal fixa, estipulada na fundação do mútuo, e debita contabilmente os encargos. Procedimentos que podemos explicar “desenhando” a seguinte formulação:

SCAtual = SCAnterior + (ENCm1 + ENCm2) – PRFixa
* (SALDO CONTABIL ATUAL)=(SALD0O CONTABIL ANTERIOR+(ENCARGOS NOS MESES1E2)-PRESTAÇÃO

A distorção dessa estranha aritmética de “acumulação composta”, é remendada a cada ano do contrato(aniversário), pela “atualização” da prestação fixa e, no final, pela apuração e cobrança de eventual resíduo. Simples, assim!
Atenciosamente, Aristophanes
CONTINUA NA PARTE II


Aristophanes disse...

CONTINUÇÃO - PARTE II

Diferentemente dessa esdrúxula formulação – complicada, onerosa e ilegal – uma boa e simples alternativa seria adotar a fórmula clássica dos empréstimos consignados, e cobrar, mensalmente, somente a PRESTAÇÃO FIXA, definida na contratação, contendo, os encargos já embutidos (Correção, Juros e FQM). Outras formulações alternativas, existem no mercado, pelos sistemas Prime e SAC, sem a cavilosa, onerosa e ilegal COMPOSIÇÃO CUMULATIVA(dias 30/31 e 20, dentro do ciclo de um mês.

Em uma simulação comparativa, adotando-se os números e procedimentos do “modelo Previ”, conforme extrato de um caso concreto, para um empréstimo com prazo de 36 prestações, num período de 6 meses, anotamos os seguintes valores:

1) Valor do empréstimo fundado:.................................R$28.314,76
2) Prestaçõe s pagas(6 de R$970,41)............................R$ 5.822,46
3) Encargos(CM+JR+FQM), em 6 meses(compostos 2 vezes no mês R$ 2.851,05 (*)

Numa alternativa simplificada, tomando, aqui, o modelo de calculo em www.calculoexato.com.br/result.aspx?codMenu=FinanciaEmprestimo&cce=001, obteríamos o resultado indicado abaixo, para um empréstimo de mesmo valor (R$28.314,76) e, prazo de 36 meses, com encargos totais sugeridos de 15%a.a., significando o aglomerado CM+JRS+FQM.

1) Valor do empréstimo fundado:.................................R$28.314,76
2) Prestações pagas(6 de R$986,53)............................R$ 5.811,18
3) Encargos pagos, já incluídos nas prestações(T.Price)...(R$ 1.882,55)

Como se vê, nessa simulação comparativa, apura-se uma substancial diferença entre as duas metodologias, restando evidente que a formulação da Previ apresenta, para um período de apenas 6 meses, dentro da condição de 36 meses, um custo adicional de (*)R$2.851,05.

Observação: Não extendì a estimativa para o prazo completo do empréstimo, de 36 meses, ou 36 parcelas. Há uma tendência decrescente, o reajustamento da prestação no aniversário e provável resíduo. Ouso “chutar” algo em torno de R$5.000,00. É a mão amiga da Previ, afagando seus clientes, coincidentemente tidos como “donos” do fundo. Há algo de podre nas terras brasilis!

Com essas análises e sugestões, pretendo, apenas, trazer uma contribuição profissional, para melhor equacionamento de uma questão atual e importante, para o NOSSO FUNDO e expressiva parcela de sua comunidade de assistidos e beneficiários. Se estiver errado, peço desculpas. Me alegraria muito ouvir a lição reparadora, e me renderia a novas descobertas.
Atenciosamente, Aristophanes Pereira

Anônimo disse...

Quanto ao IR descontado na fonte, eu optei por bases separadas no cálculo. Creio que a diferença, no meu caso, não sei se com todos é assim, dá uma grande diferença. Mesmo pagando o Imposto no ano em 6 ou 8 parcelas o que me sobra no mês ainda dá menos que o desconto na fonte. O desconto na fonte é todo mês durante o ano todo e é alto valor. No ano seguinte no acerto anual eu pago o resto do imposto de renda porém durante 6 meses ou no máximo 8 meses e o valor que me sobra ainda é maior do que se tivesse desconto integral na fonte. Para mim o melhor foi optar pelo desconto mensal em bases INSS e PREVI separadas e no ano seguinte pagar a diferença que devo ao IR.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


A “indiferença” da PREVI cessará, quando ela receber a CONTRAFÉ, que é a cópia fiel da petição que dá início ao processo e, no ato de citação, é entregue ao réu para que este tenha ciência do que está sendo demandado contra sua pessoa e possa, assim, elaborar a sua defesa.

Anônimo disse...

Só ligar para a Previ, sobre qualquer matéria, inclusive ES, o resultado é sempre o mesmo: respostas padronizadas, robotizadas
Impressionante como até os termos são os mesmos
Como se fosse um check list
Sabem pouco , pouco informam
Tipo: Não sabemos informar
Embora sejam bem educadas
Mas. o resultado prático é próximo de zero
Muito triste

Aristophanes disse...

Prezado Dr. Medeiros.

A propósito de minha formulação anterior, na composição do agregado de ENCARGOS(CM+JRS+FQM), esclareço que adotei a composição 5,25+4,75+5,00=15%a.a.
É inevitável, mormente em prazos alongados, um certo grau de incerteza, devido ao coeficiente inflacionário. A Previ se resguarda, exageradamente, com os INPCs de dois meses anteriores. Em qualquer estimativa de futuro, há que se correr um risco. Prefiro adotar CM como um coeficiente fixo(5,25%a.a.) o que traduz, no caso, uma estimativa de inflação acima do desejável, numa economia estável. Atenciosamente, Aristophanes.

Anônimo disse...

Quando vc for atendido diga o prazo que demorou para ocorrer a transferência, vc mudou de banco ou fez opção pelo cartão benefício?

Anônimo disse...

Boa noite anônimo do dia 19/09/2022 -20:55hrs por favor se possivel me envie site do INSS e o passo a passo do procedimento para a separação do INSS da Previ que ficarei grato.

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Cara Gláucia,

Obrigado por me ajudar . Já comecei o processo da separação do INSS da Prehi. Agora é só aguardar

José Lagoa disse...

Tem novidades no site da previ sobre o empréstimo simples.