VAMOS QUESTIONAR O CÁLCULO DO ES JUDICIALMENTE

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Conforme anunciei minha decisão de ajuizar o processo sobre o cálculo do ES seria aguardada até o dia vinte de setembro.  Tomei todas as medidas para que a Previ propiciasse uma solução administrativa, ora dando esclarecimentos suficientemente claros a respeito do cálculo, ora tomando decisões para corrigir os excessos e eventuais erros ou equívocos. Também procurei interessar as nossas associações nacionais para o tema. Mas o dia vinte chegou e nada de concreto surgiu.


Então vou ter que entrar em Juízo para expor minhas dúvidas e insatisfações sobre a forma do cálculo atual do ES para que o juiz resolva a questão e diga se está adequada e correta ou se, ao contrário, está exorbitante, enquadrando se na categoria de abusiva, e, dessa forma, confrontando as regras legais que protegem os cidadãos contra a agiotagem.

Neste blog, na postagem anterior, tem uma excelente contribuição do mestre e ex diretor do BB, Aristophanes, que merece reflexão. Ao mesmo tempo, sei que o presidente da Previ terá reunião na próxima semana com nossas entidades associativas nacionais. Sempre há tempo para melhorias. Nunca é tarde para corrigir o erro ou o abuso.

Entretanto, para mim, cabe a missão de advogar a boa causa. Para isso ainda continuo no batente. E ainda tem outra motivação. Acho que como bancários fomos efetivamente provocados pela Previ a nos manifestar sobre os cálculos do ES. Como nos conformar com algo que nos está deixando tão desconfortável ?  Como continuar concordando com o que está nos espoliando mensalmente ?  Afinal entendemos ou não de cálculos de empréstimos?  Sabemos ou não operar com juros simples e compostos ?
Afinal quem somos ou quem fomos a vida inteira ?

Estou em fase final de meus estudos.  Tenho que decidir entre as várias formas de cálculo e de como expor a matéria para melhor compreensão judicial. Mas breve ajuizarei a minha ação e de outro colega na Comarca de Porto Alegre. Pode ser que isso aconteça até mesmo amanhã. Cada dia eu melhoro a petição inicial, que está muito boa, por sinal.

Como diz o hino Farroupilha, sirvam nossas façanhas de modelo a toda a terra. 

56 comentários:

Anônimo disse...

Assim que o Sr. tiver um norte, gostaria de acompanha-lo judicialmente.
Quero participar dessa açao.
julio cesar magalhaes - matr. 6.015178-1
e-mail jucema2003@yahoo.com.br - sao paulo - capital

Anônimo disse...

Boa tarde Dr.Medeiros nos diga como fazer vou entrar também junto se seremos mais forte, chega de tanto desmando ,chegou a hora vamos a luta

Anônimo disse...

Também desejo participar. Peço-lhe orientacoes. Severino Nunes de Melo - Mate. 9.123.450-6 Tel. 83996482255

Anônimo disse...

Também quero participar. Nair Vidal Magalhaes Lima- matr 7.318.025-4
3499976-2148

Anônimo disse...

Chegou dia vinte e com ele a nossa esperança.Dr.Medeiros logo que tiver os pormenores nos diga para que possamos seguir juntos nessa batalha.Batalha! Nós eramos?ERA O QUE FALTAVA NESSES DIAS DIFÍCEIS .QUE A PREVI NOS METEU DE GUELA A BAIXO.

Anônimo disse...

Você vai entrar com uma ação individual , pelo que eu entendi. Você poderia nos orientar como proceder e seguir o mesmo caminho? Também tenho interesse. Obrigada, Jeanne

José Roberto disse...

Assim que possível for,gostaria de ser participe da ação. Vou divulgar também junto ao corpo funcional onde laboro. Eu paguei três parcelas de 1.200 reais e a dívida aumentou quase 2.900.. não tem condições. Estou a disposição,Medeiros. José Roberto Moreira Mota e Mota,matrícula 5834824-7, e-mail joserobertomota@bb.com.br.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, estou também disposto a seguir o senhor nessa empreitada judicial, caso os diretores nada fizerem para aliviar nosso sufoco.
Sobre a reunião gostaria de pedir ao senhor sugerir a eles, diretores, suspender o pagamento do ES para 2 meses pelo menos. Seria um alívio para todos.
Obrigado.

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Dr Medeiros ,

Muito obrigado em defender nossos interesses . Te desejo bida longa com saúde e Paz

Anônimo disse...

Como não tenho ES em ser, desejo que a causa abraçada pelo Dr. Medeiros seja exitosa em todos seus aspectos.

Anônimo disse...

Também quero participar dessa ação judicial
6.824.302-2 Maria Adaivan Ferreira Neves

Anônimo disse...

Minha situação financeira está muito complicada. Bem que a PREVI poderia suspendar as parcelas por uns 3 meses para que eu e os assistidos possam sair do sufoco das dívidas, inclusive ter condições de manter o sustento da nossa família, pelo menos com o básico. Eu não tem nem mais condições de comprar remédio de uso contínuo. Acho que a PREVI quer que os velhos do plano l morram para sobrar ao final do plano tudo para o BB.
Lourival

Tereza Fleury disse...

Dr Medeiros eu tbem quero participar, se puder, ou que por favor o Sr. nos instrua a como entramos. Talvez coletivamente seja mais eficaz.
Matr 6870999-4
email tfleurym@hotmail.com

Adaí Rosembak disse...

Caro Medeiros,
Parabéns por sua iniciativa.
Sinceramente aprecio sua coragem, energia, dedicação e capacidade.
Esse assunto do ES é esgotante e multifacetado.
E o pior: traz muita infelicidade a quem em um momento de desespero na vida precisou, de recorrer a esse instrumento.
E acabou por entregar sua alma ao diabo.
Passou a viver atormentado, desesperado e profundamente infeliz.
Não consegue chegar a solução nenhuma para desatar esse nó desumano e, no fim, pergunta-se desesperado:
"O que fiz de minha vida?"
Detesto ter de usar a palavra "pena" com ninguém.
Acho sim que instituições como a PREVI e o BB têm condições para resolver isso e devem lançar um olhar mais humano para essa situação de desespero, amargura e desencanto com a vida a que esses colegas foram lançados.
Isso envergonha a todos nós, mas envergonha e degrada muito mais a imagem do BB e da PREVI.
Pergunto: Qual seria o efeito junto ao público de uma propaganda de âmbito nacional que mostrasse às escâncaras esse lado negro que infelicita, degrada e lança no desespero e na miséria a vida e as famílias de tantos companheiros?
Pergunto mais uma vez: Algum companheiro já se suicidou em razão desse desespero avassalador?
Querido colega e amigo Medeiros, mais uma vez parabéns por sua iniciativa.
Eu lhe admiro imensamente.
Vá em frente e não pare valoroso gauchão !!!!

Abraços sinceros meu ídolo e querido amigo.

Adaí Rosembak


Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros, permita- me que eu me some ao colega de 20.09 às 18;44.
Refiro- me à reunião com associações nas qual estará presente o presidente da Previ e creio alguns diretores
Com o seu carisma faça-os ver da situação delicada de boa parte dos aposentados
Uma medida eficaz , a Suspensão, par a os que prrvudarem e serão muitos, de pelos 2 oareclas do ES
Momento propício com inpc negativo já por 2 meses
Além de se tratar de uma medidmedida humanitário
Eu lhe peço, até lhe suplico Dr Medeiros
Em nome de Deus, por favor , aproveite esse momento com sua presente ilustre e puxe o presidente da Previ para uma conversa
Fará toda a diferença
Há pessoas que já estão passando fome
Estamos chegando no final do ano
Seria um alento , alguma mefidmedida urgente
Pelo amor de Deus

Medeiros disse...

Eu não vou participar dessa reunião. Sao para as associações nacionais, FAABB, AAFBB, ANABB. A Previ respondeu a carta de Camboriú. Fala que a suspensão é danosa, causa transtornos, só será concedida em último caso, é que estão realmente analisando um novo empréstimo com prestações fixas. Quanto ao ES reafirmam que os cálculos estão corretos, dentro da lei. Mais adiante reproduzo a resposta da Previ.

Anônimo disse...

EDUARDO SOARES-MANAUS -AM
Por favor me envie o seu contato para falar sobre a Transferência do BB para outro banco ou me mande o passo a passo por favor. Obrigado.

Tereza Fleury disse...

suspensão danosa pra quem????mais danosa do que a situaçao a qual nos encontramos é impossível!!!

Anônimo disse...

Não queremos novo empréstimo somente que diminuam os juros abrindo a possibilidade de renovação.

Anônimo disse...

Empréstimo com prestações fixas não nos beneficiará muito. E dependendo da taxa de juros que for aplicada, se for acima ou até próxima da taxa selic tomar emprestimo com parcelas fixas agora seria completa loucura. Se a taxa selic baixar ou a inflação baixar dentro de 1 ano ou 2 o emprestimo fixo ja dará prejuízo, nesse caso seria melhor renovar o ES pós fixado. Mas tudo depende do que for oferecido teremos que analisar bem. Caso contrário poderá ser mais uma arapuca para voltarmos a lamentar daqui a um tempo.

Anônimo disse...

DR
Entre um empréstimo com prestações fixas em análise há mais de 2 meses e suspensão de parcelas só em ultimo caso nao temos nada.
A queda da inflação em alguns casos permite renovar o ES com algum troco.
Ê isso.
Por favor mostre a resposta da Previ
Abraços

Anônimo disse...

Muito obrigado pelo seu empenho, doutor Medeiros. Mas por favor, faça chegar a esses diretores insensíveis nosso apelos desesperados. É com urgência que precisamos de alguma liberação, nem que seja por meio suspensão do pagamento do ES ou renovação com cobrança ilegal de juro/ágio.
Deus lhe recompense

Anônimo disse...

E quando meu Deus sera disponibilizado essa modalidade?

Anônimo disse...


Quem puder deem uma "olhadinha" nas novas taxas de juros do CredPlan Variável da Caixa disponível em funcef.com.br aba empréstimos.

Concordo com o anônimo do dia de ontem as 01:19. O problema é a demora em resolver as coisas na Previ. Tenho que melhorar a minha situação e estou empacado até que a Previ diga o que vai oferecer. Depois disso teremos que analisar para ver muito bem se não é só uma "saída" dessa maracutaia que nos enfiaram e daqui a pouco estamos no buraco de novo.

Ainda bem que o Dr. Medeiros não vai a essa reunião. Pergunta: fazer o que? Segundo: a Afabb-rs foi convidada? Terceiro: a conversa agora é outra me parece. Quarto: dialogar com quem é intransigente pra quê? Quinto: a Previ é daquelas que não tem diálogo. Não conhece nem quer saber de novos rumos do Direito Brasileiro. É uma subsidiária anônima do Banco do Brasil, que só quer os dividendos do Plano 1 quando este acabar. Essa é a pura realidade e o resto é balela.

EU ESPERO QUE RESOLVAM DE UMA VEZ ESSE CAPÍTULO EMPRÉSTIMO SIMPLES EXPLOSIVO PARA QUE AS PESSOAS POSSAM DAR SEQUENCIA AS SUAS VIDAS QUE JÁ ESTÃO POR DEMAIS ABALADAS PARA ALGUNS E PAREM COM REUNIÕES, LIVES E ETC.ETC. ATÉ QDO?

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Zap 47- 98498-9318

Betania disse...

MEU DEUS NOS AJUDE PAI ENTRA COM A FORÇA DO TEU BRAÇO E LIBERTA ESSE EMPRESTIMO SIMPLES PARA TODOS NOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREVI.ESTAMOS EM DESESPERO E DOENTE DE TANTO SOFRIMENTO DIRETORES DA PREVI TENHA MISERICÓRDIA DE NOS ?TE PEÇO EM NOME DE JESUS . LIBERE URGENTE ESSE EMPRESTIMO

Anônimo disse...

Depois dessa súplica da colega Betania vocês não terão mais duvidas de quem é o Verdaeiro dono da Previ.O BB.nosso nada.


Anônimo disse...

Entendo o desespero dos endividados,só que se liberar nas condicoes atuais não resolve, agora se for recalculado todos os emprestimos obedecendo a sumula todos vão receber algum valor e as prestaões vão cair e simplesmente a margem retorna.
É a unica saida, não vislumbro outra.

Anônimo disse...

Não creio que o dono da Previ seja o BB, os diretores é que se acham Deuses.

Tereza Fleury disse...

mas os reis da Previ dizem que esta tudo correto. quem vai dizer o oposto?

Anônimo disse...

Dr Medeiros, faço minhas as palavras e o pedido do anónimo , msg das 07:14 do dia 20.09: por favor, mosyre-nos a resposta da Previ ao ofício das Associações, reunião de Camboriú

Anônimo disse...

Sexta- feira , mais 1 semana sem que a Previ divulgue alguma informação sobre o ES ( nova linha de crédito com prestações fixas) e nova linha de financiamento imobiliário para eventual migração

Anônimo disse...

Meu Deus, qto tempo ainda de espera sem notícia alguma que alivie o sofrimento de tanta gente
Jesus, fazei valer vossa mão poderosa, Senhor

Medeiros disse...

Segunda feira eu publico aqui a resposta da Previ atendendo pedidos

Anônimo disse...

Doutor Medeiros, permita-me:

Alô seus, diretores da previ!!
Que empréstimo é esse com prestações fixas a ser liberado? Isso é verdade? Se for, o que estão esperando então que não liberam logo?! Ajude-nos,

Muito obrigado

Anônimo disse...

Se votarem certo em 02/10 , a situação pode melhorar, se não, tudo ficará na mesma.

Anônimo disse...

Quanto a Anabb,cadê o Ir/13?

Anônimo disse...

Se for prá dizer que os cálculos da Previ estão certos, publique não, Doutor Medeiros. Não colabore com esses diretores algozes.
Se o fizer, estará agravando e prolongando a tortura sobre as vítimas, aposentados devedores do ES.

Obrigado.

Anônimo disse...


Dr. Medeiros;

para simples comparação.

CDC - BB.
valor solicitado: 86.812,83
prestações pagas: 26
valor atual : 70.689,49.

Empréstimo simples - PREVI.

valor solicitado: 170.000,00
prestações pagas: 29
valor atual : 170.184,31.

Não temos condições de pagar o valor solicitado, caimos na mão de agiota. Saudações.

Anônimo disse...

(10:23)

E se conseguir uma grana para liquidar o CDC, o BB ainda devolve boa parte dos juros.

Anônimo disse...

Quem tiver a paciência de Jó e o DNA de Matusalem aguarde

Tereza Fleury disse...

Porque nao migramos nossa comunicacao para o whatsapp? acho que teríamos muito mais visibilidade. Blogs estao ultrapassados. quase ninguem usa mais este meio. dependemos de aprovaçao de publicaçoes, e o tempo nao anda a nosso favor.

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros , por favor, o Sr poderia publicar a resposta da Previ?

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:

Acredito que antes do resultado das eleições presidenciais, nada de bom sairá sobre o ES.

Anônimo disse...

O ES sairá antes do resultado final das eleições. Assim espero

Anônimo disse...

Dr Medeiros asseverou-nos que publicaria a resposta da Previ hoje,
Puxa, estou muito surpreso que ainda não o tenha feito
Puxa, que pena
Mas, continuamos acreditando que o fará

Anônimo disse...

"EU ACREDITO" DEUS É FIEL.

Anônimo disse...

Dr Medeiros , por favor, mostre-nos a resposta da Previ
O Sr nos disse que a publicaria hoje
Apelamos para a sua Boa vontade

Anônimo disse...

Acho que o Dr. Medeiros vai deixar prá amanhã,pois a maioria dos aposentados tem algun tipo de comorbidade.

Anônimo disse...

Quando é para descontar de nosso salário a Previ é de uma agilidade. Porém quando é para nos beneficiar vide ES só Deus na causa.

Anônimo disse...

Até o BB está preocupado com o indexador do INPC nós empréstimo da Previ, tem um vídeo do presidente do BB oferecendo alternativa para migrar o financiamento imobiliário para o BB.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, o que houve com o Sr?
O Sr registrou que publicaria a resposta da Previ na segunda, portanto, ontem
Hoje é terça feira
Por favor, publique a resposta para conhecimento daqueles que prestigiam e seguem o seu blog

Anônimo disse...

Qual a dificuldade em publicar a resposta da Previ ?
Estou realmente surpreso

Anônimo disse...

O silêncio do Dr Medeiros quanto a resposta da Previ é algo que a todos surpreende

Anônimo disse...

O próprio Dr Medeiros publicou neste blog que publicaria a resposta da Previ
Com certeza, ele fará isso
Aguardemos
Homem sério, de palavra

Anônimo disse...

partir do dia 1º de outubro entra em vigor a Resolução nº 15 da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). A nova norma, editada no dia 20/9/2022, regulamenta a Resolução CNPC 53, que trata sobre a retirada de patrocínio nas entidades fechadas de previdência complementar.

Novamente, a ANABB contesta a publicação de uma norma tão impactante em meio às eleições gerais, por entender que isso traz insegurança jurídica e compromete o bom planejamento da poupança dos participantes.

A ANABB, que sempre atuou contra a retirada de patrocínio dos fundos de pensão, acredita que a Resolução 15 fragiliza ainda mais os participantes de entidades fechadas de previdência. Isso porque, na prática, ela complementa a Resolução CNPC 53.

Ao normatizar a saída dos patrocinadores dos fundos de pensão, a Previc não cumpriu o compromisso firmado na audiência realizada pela ANABB, em 30/6/22, de que traria respostas aos questionamentos dos participantes e dos próprios parlamentares. Ao invés disso, está permitindo um verdadeiro desmonte de várias entidades menores, tendo em vista que muitas delas só existem em razão dos aportes feitos pelos patrocinadores.

Com a Resolução nº 15, o participante não tem a opção de impedir a retirada de patrocínio. E mais: não lhe foi dada a possibilidade de exigir que as regras do plano sejam mantidas conforme acordado no momento em que ingressou no plano. A Resolução prevê também que a cobrança das obrigações e débitos dos participantes será feita de forma imediata e à vista, o que significa que em eventual retirada de patrocínio todos os débitos serão descontados imediatamente da reserva individualizada.

A ANABB continuará atuando contra a retirada de patrocínio, em especial em relação à Previ. Tanto a Caixa de Previdência dos Funcionários do BB quanto o próprio Banco do Brasil já declararam que o assunto não é tema de discussão interna e, caso seja no futuro, a ANABB estará preparada para atuar administrativa e judicialmente na defesa dos interesses dos associados.

Confira como foi a atuação da ANABB contra a Resolução CNPC 53.