CARTA RESPOSTA DA PREVI

terça-feira, 27 de setembro de 2022







42 comentários:

Anônimo disse...

Tá difícil de ler🤓

Anônimo disse...

Simplismente a PREVI nos destruiu definitivamente com ajuda do Banco do Brasil seu regulador famigerado controlado pelo Governo federal.

Anônimo disse...

É só clicar em cima e aumentar.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, Deus o abençoe
Muito obrigado por publicar
Sabia que o faria
Qto á resposta da Previ, tendo como origem o gabinete da Presidência, a despeito dos mais céticos, Mas considerando tratar- se de um texto claro e consistente, tenho muita esperança de que algo sairá em breve, algo consistente e atenuador
A elevação da provável elevação dos atuais 30 para 35 por cento é a mais abençoada notícia
Não podia ser diferente
Se se mantiverem os parâmetros atuais , no limite dos 30 , pouca gente poderia fazer tais operações
O que seria uma decepção generalizada
Há lei que já autoriza essa elevação para 35 por cento de margem consignável
Tal fato é um alento e uma esperança
Considerando o tempo já decorrido de análise estudo, esperamos que tais notações

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros, a publicação saiu praticamente ilegível
Se puder republica-la
Muita gente não vai conseguir ler
Saiu borrado
De qualquer maneira, !agradecemos

Anônimo disse...

Olha quem assina! Quem tinha que assinar não assinou! Onde está o Sr. Riede com aquele sorrisinho e outros tantos pra botar a cara?

Anônimo disse...

Não consigo ler.

Eduardo Soares -Manaus-AM disse...

Temos q ir a justiça !

Anônimo disse...

No parágrafo nono, a própria Previ reconhece que o empréstimo está em desacordo com a legislação.

Medeiros disse...

Colegas

Para aumentar a letra basta clicar em cima. Não sou técnico , sou advogado. Foi o que deu pra fazer dentro dos meus limites. Podem também usar a lupa...
O blog , apesar de antigo e já fora de moda, tem mostrado valor, por isso não encerrei ainda.

Já houve melhorias no empréstimo no plano previ futuro e agora o BB anunciou que vai permitir a portabilidade do empréstimo imobiliário. Outras mudanças certamente virão. Há muita ansiedade e intolerância em algumas pessoas que comentam como anônimos no blog.

Não é legal.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

É só clicar em cima ! Depois, com ajuda do polegar e do indicador aumenta o necessário...

Trader anônimo

Lúcia disse...

Grata Dr. Medeiros! Deus abençoe seu esforço! Saúde e Paz!

Paulo César Fernandes disse...

E só clicar encima e dar o zoom que dá ler tranquilamente. Mestre, na ausência de medidas urgentes por parte da Previ só nos resta procurar a Justiça, mesmo sabendo de corrermos o risco de morrermos sem ver uma solução.

Miro disse...

Previc aprova Resolução 15, veja os impactos na Petros
Dispõe sobre a retirada de patrocínio...pavimentar o caminho para as privatizações...Triste!!!!
Fonte: FNP PETROS

Anônimo disse...

Obrigado, doutor Medeiros, por nos tranquilizar.
O seu blog é de grande importância para nós, aposentados espoliados pela Previ. Por isso, nem em sonho o senhor deve encerra-lo. O ilustre colega é o único que ainda não desistiu de brigar em nossa defesa. Muito obrigado mais uma vez. Deus o recompensará.

Anônimo disse...

Só a sua "paciência de Jó" para suportar tanta ingratidão por todos esses anos. Tem umas figurinhas carimbadas que são chatas para kraleo. Pegando o bonde de graça, mas tem que reclamar. Como dizia o Filósofo Inglês: It is phodha

Anônimo disse...

Existe alguma esperança pois a inflação está caindo, previsão para o próximo ano abaixo de 5 por cento. Movimentação do BB e a Previ finalmente tentando achar uma solução, só lamento que os estudos e decisão sejam muito lentos.

Anônimo disse...

Alguem pode falar dessa resolucao 15 da previc que entrará em vigor a partir de 01.10.22 sobre a retirada do patrocinio?. Alo dr. Medeiros

Anônimo disse...

Boa noite a todos ,venho hoje aqui expressar a minha indignação com alguns colegas que simplesmente cobram Dr .Medeiros atitudes da qual não depende dele , colegas Dr.Medeiros não pode fazer milagre não exerce nenhum cargo na previ ele já faz muito nos dar um espaço para fazer nossas reclamações, angústias.estou falando a respeito da resposta da carta da previ que alguns colegas cobraram dele com certa falta de bom senso e rispidez ,quero aqui dizer que o Dr. Medeiros não passou nenhuma procuração para defender , só estou manifestando a minha indignação. pergunto esses colegas por que não cobram pra previ .eu também estou muito desesperada ,contas atrasadas ,perto de despejo por conta do aluguel atrasado, luz mais não podemos fazer nada, temos que esperar que a previ quando quiser a seu Bel prazer Não sou anônima ,meu nome é Glaucia sena carneiro sou pensionista desde de 1993 .

Anônimo disse...

Dr.Medeiros, a PREVI alega que não há juros capitalizados.Teve um colega aí no blog que disse dever 170 mil, pagou 26 prestações e o saldo devedor está mais de 170 mil.Esquisito isso
Lourival

Anônimo disse...

A Previ está cada vez pior em termos de atendimentos e etica dos associados, é simplesmente imoral o que está na resposta alegando que fez o correto.
Sem palavras pra expressar meu repudio aos DIRETORES DA PREVI.
Que DEUS E A JUSTIÇA TENHAM PIEDADE DAS SUAS ALMAS.

Tereza Fleury disse...

Basta clicar em cima da imagem e aumenta-la

Anônimo disse...

pARABENS MEDEIROS e muito grato, teu site presta relevantes serviços aos aposentados em geral e aos socios da AFABB RS

Anônimo disse...

Gente,
Não sei dizer direito que tipo de crime a Previ praticou e continua praticando contra nós, aposentados mutuários do ES. Só sinto que meu beneficio de aposentadoria está sendo subtraído, o valor de minha aposentadoria sendo diminuído mensalmente só para pagar juros e encargos cobrados ilegalmente por ela, Previ. Por isso, é assim que pergunto: Quando é que vão parar de nos assaltar, ou nos devolver o direito de renovar o ES?
Gde abraço a todos.

Anônimo disse...

DR
Setembro ê o terceiro mes de inpc negativo.
A Previ precisa deflacionar o saldo
devedor do ES.
Vai descontar quando?
Vai esperar inpc positivo para descontar?
Abracos

Anônimo disse...

Dr Medeiros, o Deus Altissimo fará justiça ao Sr
O bem que tem feito aos aposentados aflitos não será em vão
O Supremo Deus do Universo nos fará justiça, a todos que o temem
Continue firme no seu propósito de fazer o bem
O resto , pouco importa, é como a relva seca
O vento dispersa
Nossa gratidão
Paulo

Tereza Fleury disse...

perfeita sua colocação! tbem acho um desrespeito a cobrança ao Dr Medeiros

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


A prova mais cabal e completa de que a PREVI está exorbitando e sendo abusiva/irregular na cobrança dos encargos incidentes sobre o ES (superiores até aos de Bancos), sendo passível esse fato, extremamente importante e decisivo em futuras querelas judiciais, caso a PREVI não aceda em resolver tudo de forma administrativa e extrajudicial. O próprio Presidente do Banco do Brasil já reconheceu distorções nos indexadores de empréstimos, tanto é que, já ofereceu de início, a portabilidade dos EMPRÉSTIMOS IMOBILIÁRIOS da PREVI, para o BB, em condições mais vantajosas.

Anônimo disse...

Quando a previ resolver liberar alguma coisa nao vai dar nem pra pagar juros de cheque especial e está 400% a.a. so jesus na causa.

Betania disse...

Dr Medeiros gratidão por esse blog que e a única fonte de informação que temos ! Obrigado por lutar em Nosso favor e a preocupação de mantermos informados , apenas por amor por todos nos . Deus lhes conceda saúde , muitos e muitos anos de vida saúde e esse coracão generoso. Obrigado .vamos que vamo de blog.

Aristophanes disse...

Prezado Dr. Medeiros e colegas do Blog.
Hoje, como faço de vez em quando, dei uma olhada em cada um dos extratos(4), relativos aos Empréstimos Simples(sic) e 13º, que mantenho junto à Previ.
Sabendo que o INPC de julho dera NEGATIVO, no valor de –0,71%, esperava encontrar a boa nova de uma CORREÇÃO MONETÁRIA NEGATIVA, no valor que resultasse do produto de (-0,71%) x (saldo devedor).
Para surpresa minha, lá estava, em todos os extratos, um solene ZERO, na Correção. Estou espantado, pois, pelos meus conhecimentos(mesmo modestos) de matemática, números negativos não são zeros. São tão significativos quanto os positivos.
Considerando que agosto e, provavelmente, setembro terão INPC’s NEGATIVOS, essa incorreta apuração dos saldos devedores, aplicando “INPC ZERO”, resulta de um erro grosseiro(imperdoável, para os padrões de infalibilidade da Previ), ou é uma surrupiada significativa, na apuração dos saldos devedores dos empréstimos. Reflete, também, danosamente, nos juros e FQM, que sabemos são apurados sobre os saldos devedores atualizados pelas correções monetárias.
São valores expressivos que a Previ precisa explicar e corrigir, em nosso benefício. Já chega a farsa, até agora, mal justificada da “capitalização bimensal”(dias 20 e 30), que afronta a Lei, por meio de uma formulação de cálculo complicada, exclusivista e danosa do chamado “empréstimo simples”.
Abraço a todos e, de maneira carinhosa, no amigo Dr. Medeiros, em solidariedade à sua tolerância e altivez. Aristophanes.

Anônimo disse...

Ao anônimo de 27.09 as 10:32

Um abraço a você por seu comentário.
Tranquilo, lúcido, com respeito.
Concordo com você. A Previ deve estar a caminho de uma solução, inclusive com essa majoração de margem.
Por outro lado é condenável críticas desrespeitosas, falta de educação mesmo, antes de usar de agressividade busque se informar se alguém só sabe usar lápis e borracha.

Anônimo disse...

Colegas,

Eu não conheço as normas relativas ao empréstimo simples. Ao que me parece a Previ informou que os empréstimos são baseados em normas específicas relativas a questões atuariais e não seguem o usualmente adotados pelos bancos comerciais. Também disseram que a cobrança dos encargos estão de acordo com a legislação pertinente. Se for assim, merece uma verificação essa informação, pois não há como a diretoria fazer no momento qualquer alteração. Então só nos resta o judiciário como já sugerido. Entretanto, não tenho conhecimento jurídico, é uma questão judicial, para mim complexa, devido aos normativos e a decisão da justiça. Será que o judiciário pode anular de alguma forma anular imediatamente esses normativos ou exigir as alterações cabiveis para se adaptar e resolver de uma vez essa questão. O caso requer urgência pois a situação esta intolerável. Com a palavra os jurídicos.

Anônimo disse...

Vamos todos questionar a Previ, está claro no capítulo X do regulamento do empréstimo simples que a correção não é apenas a correção positiva e sim a correção de dois meses anteriores seja positiva ou negativa.

Nair Vidal disse...

Boa tarde, a todos.
Quero aqui enviar um terno abraço bem apertado ao Dr. Medeiros, que ele sinta toda a nossa gratidão por tamanha dedicação. O que ele faz aqui é de uma bondade infinita, despretensioso, e nunca vamos ter agradecido o suficiente. Independente dos resultados que todos nós esperamos e precisamos, nossa gratidão é eterna!!!!
Deus o abençoe e a todos que estão aqui, desalentados, tudo vai melhorar, Deus não desampara nunca. Confiem!!!

WILSON LUIZ disse...


A ÚLTIMA POSTAGEM

As postagens em nossos blogs, atualmente, são 90% monotemáticas, os restantes 10% são feitos por figuras exóticas, como o mensageiro do apocalipse, que acha que todas as grandes empresas mundiais tendem a valer zero e a economia global virou uma pirâmide financeira; outro que vive em um universo de teorias da conspiração, onde todos querem prejudicar o mundo, Byden, Kamela, Fidel(ressuscitou??), Soros(doou bilhões de dólares para caridade e pesquisas), Gates(idem), e que tem até medo de levantar a tampa do vaso sanitário, temendo que de lá pule um chinês vassalo de Xixi Jiping, que ele considera o dono do mundo e, finalmente, minhas postagens sobre a vida real que ninguém lê.

Havia decidido que minha postagem sobre a crise climática seria a última, mas acho que estamos, hoje, em uma situação em que se omitir não é uma opção, então, esta será realmente a derradeira, se o administrador do blog publicá-la, caso negativo agradeço a todos e fui. É minha visão sobre nossa terrível situação atual, sem ofensas ou calúnias, com fatos comprovados.

QUE ELEITORES SOMOS NÓS?

Não demos a menor chance ao melhor candidato que havia nos primórdios da sucessão presidencial; pelo contrário, cerca de 80% de nós caímos na estéril guerra ideológica, dividindo-nos entre um candidato incapaz de todo e outro capaz de tudo, não tem como resultar em algo positivo para o país.

Ah sim, o melhor candidato era o ex-governador de São Paulo, João Dória. Seu governo foi muito bem avaliado, não tem acusações pessoais de corrupção e liderou a guerra que foi iniciar a vacinação contra a covid no país, certamente salvou milhares de vidas. Travou a guerra santa da vacina com a cara e a coragem, sem apoio e até sendo sabotado pelo governo federal, que apostava na cloroquina e na imunidade de rebanho e recusava negociar com a Pfizer.

Alguns já se encresparam, ele não pode ser presidente, é coxinha, usa calça justa, é rico, é arrogante. Quando João Saldanha era técnico do Botafogo, sugeriram que afastasse o melhor jogador do time, por ser boêmio e mulherengo. João disse: ‘quero ele para jogar, não para casar com a minha filha’. Digo eu: ‘quando voto em alguém, quero que seja minimamente eficiente e honesto, não que seja meu melhor amigo’.

A ELEIÇÃO MAIS IMPORTANTE DE NOSSA HISTÓRIA

A eleição do próximo presidente definirá, através do voto popular, qual será nosso futuro, como país.

SIRO & CIMONE: À ESPERA DE UM MILAGRE OU MENSAGEIROS DO CAOS?

Muitos acham que ambos deveriam renunciar às suas candidaturas, totalmente inviáveis, aí a eleição terminaria no primeiro turno, evitando todo o clima de confronto que vai dominar a campanha por mais quatro semanas, até a votação final.

Confesso que não tenho opinião a respeito, a eleição está no fio da navalha, podendo, ou não, terminar no próximo domingo. Como reagiria a parte derrotada, se o vencedor tivesse 50.0001 % dos votos, contra 49.9999 %, da soma dos candidatos derrotados? Haveria acusações de fraude, pedidos de recontagem, todo um caldo para ocorrência de episódios de violência. Talvez fosse melhor um segundo turno, onde o vencedor teria uma vantagem mais categórica, de milhões de votos.

FECHANDO O BURACO NEGRO

Já não sem tempo, a Justiça Eleitoral unificou, pelo horário de Brasília, o funcionamento das urnas. Confesso que me amedrontava o período das 17 às 20 hs. em que o resto do país aguardava o fechamento das urnas no norte do país, ansioso por acompanhar a apuração, que era apresentada às 20 horas já finalizada, este ano deverá ser bem mais animada. Neste período de três horas pipocavam as mais disparatadas teorias da conspiração, até imagino a Sara Winter e seus seguidores fanáticos empunhando suas tochas, marchando para o Tribunal Superior Eleitoral para incendiar a ‘sala secreta e escura onde contam os votos’.

Anônimo disse...

Tenho emprestimo imobiliario e emprestimo simples, no emprestimo imobiliario cujo extrato já imprimi por medida de segurança entrou a correção monetaria NEGATIVA.
No emprestimo simples não entrou a CORREÇÃO MONETARIA NEGATIVA. Disseram que quando O INPC VIER POSITIVO ELES ABATEM ? Enquanto isso os juros ficam incidindo sobre o saldo devedor sem abater o valor negativo da CORREÇÃO MONETARIA.
E para concluir vamos supor que venha negativo em setembro o INPC que servirá de calculo para o mes de novembro, entao pergunto quem tem o EMPRESTIMO DO 13° como ficara o saldo devedor em NOVEMBRO QUE É A DATA DA LIQUIDAÇÃO ?

Anônimo disse...

Bom dia wilson , não se vá na hora que estamos mais necessitando de apoio, para ajudar em nossa batalha com a previ, previc,bb...e darmos força ao incansável Dr.Medeiros homem de valor incalculável.

Anônimo disse...

Amanhã é o dia de tentar mudar e pensar na hora de votar.

Francisco disse...

Colega Wilson Luiz,

Seus comentários sempre foram muito lúcidos e coerentes, esclarecendo aspectos que muitos de nos não vemos.
Peço que não desista e continue a nos brindar com sua brilhante exposição dos fatos.

Francisco

Adaí Rosembak disse...

Caro Medeiros,
Também não consegui ler. Enão consegui aumentar o tamanho.
Sugiro consultar um técnico em informática.
Também considero que você poderia aumentar o tamanho das letras em todos os textos.
Às vezes tenho de me utilizar de uma lente para ler o texto.
Digo tudo isso para colaborar com seu blog.
Registro que admiro imensamente tudo que você escreve.
Também tenho um blog e, por vezes, encontro dificuldades imensas na área técnica.. Infelizmente é a idade...Sou do tempo da datilografia - ainda tenho meu diploma.
Mas o que importa de fato é a essência do que você transmite. Você tem muita estrada e sabe do que fala.
Parabéns caro amigo.

Adaí Rosembak

Anônimo disse...


Sr. Dr. Medeiros

V. Sª está engajado nessa luta de parte do corpo social do Plano 1 da Previ.
Tenho certeza que muitos colegas hão de concordar que a Previ, digo, sua Diretoria Executiva e, em particular sua Diretoria de Seguridade estão a alimentar um mal sem precedentes na história de nossa Caixa, ao compactuar com saldos devedores irredutíveis no ES ao impossibilitar a renovação ou mesmo a liquidação de tais empréstimos, tendo em vista que isso se torna uma capitalização desproporcional chegando ao ponto, vejam isso, fato insólito, o próprio BANCO DO BRASIL sugerindo a possibilidade de se fazer PORTABILIDADE em outro produto denominado empréstimo imobiliário para usufruir de condições mais vantajosas na amortização que a própria Previ.
Um colega diz em 29 de setembro 2022 09:19 que ao que lhe parece a Previ informou que os empréstimos são baseados em normas específicas relativas a questões atuariais e não seguem o usualmente adotado pelos bancos comerciais. Se for assim, merece uma verificação essa informação, pois não há como a diretoria fazer no momento qualquer alteração. Então só nos resta o Judiciário como já sugerido.
Obrigado ao colega. Não creio que o Judiciário mande anular normativos da Previ, mas pode exigir sim alterações cabíveis da Diretoria para resolver de vez por todas a questão, ainda mais em se tratando de consignado com ganhos financeiros numa Entidade cuja missão é o pagamento de salários e pensões a pessoas idosas. Sua busca de ganhos extraordinários deve-se pautar em renda variável, renda fixa, outros ativos como imóveis e não ganhos mesmo que os menores segundo dizem em cima de seus aposentados. Isso tem de ser resolvido de uma vez por todas.
Por isso que se diz no jargão. O Judiciário não age de ofício. Ele deve ser provocado. E me parece que o caso está mais que urgente de ser provocado. Enquanto ficar nesse impasse ponto para a Previ. Nada se resolve e eles vão dizendo e fazendo o que querem. Eu das 120 parcelas já estou na beira de 90 sem poder renovar. NÃO QUEREM MAIS. ENTÃO QUE DEEM UM BOM DESCONTO E PARCELEM O SALDO RESTANTE EM PRESTAÇÕES FAVORÁVEIS QUE EU DESISTO DISSO. MAS FAÇAM ALGO DE UMA VEZ ANTES QUE LHES PONHA NO JUDICIÁRIO.