EMPRÉSTIMO SIMPLES JÁ ESTÁ EM VIGOR

sábado, 2 de outubro de 2010

Desde ontem, 1 de outubro, já pode ser feita a ampliação do empréstimo simples para até cem mil reais, o novo teto aprovado pela diretoria da PREVI, atendendo inúmeras reivindicações, com aumento também do prazo para 96 meses, o que significa oito anos para pagar.  Antes era cinco e depois seis anos.

Quem fez o pedido ontem já terá o crédito na conta na terça feira, dia 5 de outubro.

Minha surpresa foi com os cálculos. Como o prazo aumentou dois anos achei que não teria elevação nas prestações.  O débito mensal ficaria igual, apenas dilatado por dois anos.  Mas não. No caso maior, por exemplo, de quem tirou o máximo, o aumento mensal é de cerca de duzentos reais.

A explicação para esse aumento é que para os mais idosos está sendo cobrada uma taxa de risco maior, dois por cento.  No caso dos mais novos o aumento também existe, mas é de cinquenta reais.

No meu caso pessoal, com 72 anos, vou terminar de pagar o empréstimo só em 2.020, quando estiver com 80 anos. Arre !  E vocÊS ?

Bom proveito. Estou utilizando o empréstimo para reformar minha casa na praia que estava cheia de cupins na madeira do telhado. Chequei à conclusão que para investimentos imobiliários o empréstimo vale a pena, além do seguro, é claro.  Mas cada um sabe onde aperta o calo.

No mais, vou torcer no futuro por uma moratória ou anistia. Brincadeirinha.

As eleições são amanhã. Votem bem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Doutor Medeiros.
Eu não pude renovar o meu empréstimo simples,não tinha margem consignavel,como eu mais de 2.420 colegas também não vão receber um centavo da previ neste ano de 2010,restando apenas a decisão sobre o destino do superavit.
A previ de uma mãe boa, se tornou uma madrasta malvada,um realinhamento que todos os anos desde que começei a contratar o ES so tem aumentado o valor,note que quando podiamos contratar o teto que era 15 mil em 50 meses a prestação era de 440,00, hoje 100 mil a prestação é de 1.544,11 até 69 anos e 1.603.50 para quem esta acima dos 70 anos de idade.
É revoltante esta situação, e já que o senhor tocou no assunto moratória ou anistia isso já seria possível agora com a utilização do superavit e ainda assim o dinhiero continuaria nos cofres da previ.

MEDEIROS disse...

Obrigado por comentar. De fato as condições tem piorado, como, por exemplo, agora a taxa de risco foi elevada para 2% para os mais idosos. Acho que os limites tem que ser revisados, pois a questão de endividamento é de foro íntimo.