O QUE FALTOU NA REUNIÃO COM O BB

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Estava esperançoso e, por isso, fiquei desolado com as primeiras notícias sobre o resultado da reunião de ontem com o BB, em Brasília.
A reunião iniciou tarde, cerca das 16,30 horas, e terminou às 18,30 horas, com a designação do dia 26 para um novo encontro com a PREVIC, a fim de elucidar dúvidas a respeito da interpretação da abrangência da resolução 26 relativamente ao realinhamento de benefícios.  Sasseron e Neri divergiram sobre a matéria.
Hoje devem sair informes das entidades participantes dando a versão oficial sobre a reunião.  Vamos aguardar para ver seu posicionamento.
De qualquer maneira, cumpri o que prometi.  Dei a notícia de primeira mão, atendendo ao que um colega comentarista chamou o meu blog de ser um veículo que trabalha em cima da informação presente, em cima dos fatos na medida em que acontecem. Mas, pode-se ver no meu texto, eu estava visivelmente chateado com o acontecido. E dormi mal … Pensando nos milhares de colegas, aposentados e pensionistas, que alimentavam esperanças junto comigo. Eles não ganham quarenta mil reais (?) como um diretor do BB ou da Previ, nem sequer vinte mil (?) como um conselheiro deliberativo de uma grande empresa participada. Na verdade, ganham menos do que precisam para o sustento confortável e necessitam dessa parcela do superavit para viverem com dignidade.
Nova reunião para o dia 26 ?  Mas porque não foi utilizado um telefonema e resolvido o problema interpretativo na hora ?  Sabe-se que o próprio Ricardo Pena, superintendente da PREVIC, atendeu ao telefone para confirmar o dia 26. Por que não foi marcada uma nova reunião para hoje, se todos estavam lá em Brasilia, onde fica a sede da PREVIC ?  Qual o interesse em dilatar o prazo ?  Será mesmo por causa da eleição presidencial ?
Para mim, como já disse na postagem de ontem, o mais grave que aconteceu, o que faltou na reunião com o BB, foi não se ter conhecido, com objetividade, qual a proposta do banco para a distribuição do superavit.  O básico em qualquer negociação é saber qual a proposta das partes envolvidas.  E já transpirou que o BB e a Previ já tem a base de sua proposição definida.  Então, qual é ? 
A partir daí começam a evoluir os detalhes da negociação.  Os números vão se aproximando.  Isso pode, isso não pode. Foi o que ocorreu agora com a greve dos bancários e o acordo assinado ontem mesmo. E, na questão do superavit, será que desaprendemos a nossa capacidade de negociar e desde 2007 caimos na armadilha lançada pelos líderes sindicais, dirigentes do BB e de nossas grandes entidades associativas, que só pensam em ajustes e realinhamentos em vez de distribuição primeiro e realinhamentos depois ?
Por causa disso saiu o aleijão do Benefício Especial do Renda Certa, que agora se quer corrigir, e outras barbaridades, como a parcela Previ.
Nesta hora é preciso pensar no que a maioria deseja e precisa e não naquilo que algumas lideranças elegeram como suas bandeiras próprias.
E´ o que penso.  Torço para que as notícias que vão ser divulgadas sejam otimistas, que digam que a nova reunião é para melhor, que é para que a gente tenha mais ítens para negociar, uma flexibilização maior para nossas reivindicações, que sem ela sairíamos só com um percentual de 25% de aumento mensal, retroativo a janeiro, e extensivo apenas por seis anos, mais um abono anual de um benefício. Com a nova reunião, dirão eles, vamos ganhar mais. Tomara !
Que pedra se atravessou no meio do caminho ?

9 comentários:

Carlão/Joinville disse...

Prezado Medeiros, tenho defendido que o unico caminho para solucionar de vez este e outros futuros superavits de forma justa é atraves do Poder Judiciario.
Curvei-me à vontade da maioria, e, a contragosto, concordei com o caminho negocial. Entretanto, o BB tem provado com suas atitudes, que não quer somente 50% do superavit (isso ele já pegou, ao arrepio da lei). Ele quer mais, e se continuarmos nessa passividade irritante, iremos perder mais (duvida que daqui a pouco alguem levanta a ideia de que, se o BB contribui por muito tempo na proproção 2x1, ele teria direito a mais 25%?). E o pior, é capaz de aceitarmos.
Entendo que o unico caminho, o mais seguro que se apresenta neste momento seja a busca de nossos direitos junto ao Poder Judiciario, apesar de toda a desconfiança quer paira sobre o mesmo.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros.

Mais uma vez parabéns,faltou a presença desse ser humano incrível na mesa de negociações.
Se puderam marcar pelo telefone a data do novo encontro,porque não discutiram esses parametros.
Mais uma vez os "Guetos" da soberba falaram mais alto ou será as eleições? ao certo só sabemos é que amanha o credito dos proventos entram nas contas correntes e os aprovisionamentos os consomem em segundos.
Estamos doentes,feridos,chateados,com tantas reuniões,com tantas promessas que não se concretizam,envelhecemos e no final da vida não temos o dieito a "DIGNIDADE"
Maria Auxiliadora
Poços de caldas MG

Anônimo disse...

Dr Medeiros,
Sou daquelas que aguardo ansiosamente um resultado positivo dessa negociação. Difícil entender porque tanto desprezo por uma massa de aposentados que davam a alma pelo Banco e construíram a PREVI. Enoja a capacidade dos que chegam ao poder em pisotear e não se sensibilizar e, no mínimo praticarem justiça conosco. Sou feliz por ter encontrado o seu blog.
Dorinha

Anônimo disse...

Tolice Medeiros. O Banco não quer definir nada antes do dia 31... Vai que Dilma perde... Vão empurrar com a barriga. Se Dilma vence, a turma endurece porque o governo da dona Dilma vai querer mais dinheiro e toda a turma que dirige o BB é petista. Se Serra vence, vao nos dar tudo, porque sabem que dia 1 de janeiro estão todos na rua...

Anônimo disse...

Sr Medeiros,
Já que o senhor tem solução tão simples, porque não vai à reunião no lugar do presidente da AFA RS? Pelo que ouvi aqui no prédio do BB onde foi a reunião, foi que a negociação não sai porque, enquanto o Banco quer que a nossa parte seja paga em parcelas mensais, a dele, os 50% dele, ele quer agora, tudo em vil metal... Acho que nossos negociadores agiram bem em não aceitar. O Banco pega o dele agora e nós passamos a receber os 20% todo mês, mas então, em 2011 (por exemplo) a Previ dá déficit e tem de parar de pagar esses 20%, nós ficamos a ver navios e o BB já levou o dele. Eu heim!
(Estou anônimo pq sou da ativa e não quero ser perseguido...)

MEDEIROS disse...

Necessariament o BB não precisa levar o dele imediatamente, basta a apropriação contábil. Como se costuma dizer o dinheiro não sai da PREVI. Existem soluções jurídicas para nos resguardar.

Não participo da negociação porque não tenho voz ativa e , nessas condições, mero assistente, não tenho utilidade nenhuma. Além do mais é necessário convite.


Claro que o BB quer os 50% que a resolução 26 permitiu. Os outros patrocinadores levaram. Porque o BB abriria mão com a atual diretoria tendo uma visão meramente de lucro e imediatista ? Nós é que temos que saber negociar os nossos direitos e a manutenção do patrimonio que construimos ao longo dos anos. oBRIGADO pelas palavras de estímulo. Elas são importantes para a continuidade deste blog, que não tem outro objetivo senão contribuir para a causa dos aposentados e pensionistas do BB.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Permita-me discordar, a primeira vez, de você. Até o que eu sei, por exemplo, a FUNCEF tem dado superávts seguidos após a resolução 26 e até hoje não foi contabilizado um centavos na CEF. Todo o superávit tem ficado na FUNCEF, que aliás tem aumentado acima da inflação seus aposentados e pensionistas. A Vale idem mas neste caso é um fundo de uma empresa privada. Não tenho certeza da PETROS mas tempos atrás eu havia lido que não tinha havido contabilização por parte da Petrobrás - pode ter sido alterado.

MEDEIROS disse...

Perdoe. Está mal escrito em meu comentário. O certo é outros patrocinadores levaram e não "os" outros . A VALE certamente. Já está até em seu regulamento. Quanto à FUNCEF realmente não sei. Há pouco tempo me convidaram para uma palestra lá mas não pude ir. Vou me atualizar a respeito no congresso dos fundos de pensão que vai se realizar no mes que vem. Mas quem alardeia que não existe oposição à resolução 26 por parte dos fundos é a PREVIC. Também não custa conferir. Mas cada um negocia o superavit e os reajustes do seu jeito.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Pelo q está sendo dito, o Banco quer (pelo menos) a metade da nossa reserva especial. Sobraria pra gente, então (no máximo) 6,7 bilhões, de um total de 13,4 bilhões.

Agora, se o BB já contabilzou 14 bilhões, aonde arranjaria os 7,3 bilhões q ficariam faltando? Claro q c/ a Previc. Essa reunião, creio eu, seria apenas pra pressionar a Previc a mudar os cálculos q foram feitos pra se chegar ao valor atual da nossa reserva. Ou duplicariam o valor da reserva, q passaria a ser de 28 bilhões pra fechar a conta e o Banco conseguir o q lhe falta, ou tentaria convencer à Previc q o dinheiro é todo dele.

Acho q se for de interesse do Banco, a Resolução 26 vai pro espaço.