O QUE VAI ACONTECER NA PREVI

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Diversas são as questões que estão surgindo no blog a respeito do desdobramento do superavit e das negociações que já deviam ter se iniciado, pois o combinado era o mes de janeiro para a instalação das comissões , com prazo máximo de seis meses para uma conclusão.

Conforme é do meu jeito eu procuro focar em poucas opções, pois tenho aprendido, especialmente no exercício do Direito, que não adianta pedir muitas coisas ao mesmo tempo.  Isso só ajuda a demorar e distrair do foco principal, que termina sendo prejudicado.

Como costumo fazer previsões, mesmo que algumas não se concretizem, mas acerto na maioria, vou procurar traçar um cenário para os próximos meses na Previ, a fim de que os nossos esforços se concentrem em poucos alvos para obtermos sucesso. Isso na área administrativa, porque na Jurídica,, logo depois do carnaval, vão chover ações judiciais,, inclusive algumas de minha lavra.

De primeira mão já forneci duas notícias muito importantes. A primeira anunciando a reunião do conselho fiscal na quinta e na sexta feira da semana passada, dias 24 e 25, com a finalidade principal de aprovar as contas do balanço do exercício de 2010.

A segunda hoje informando que  o conselho deliberativo da PREVI JÁ SE REUNIU NA PRÓPRIA SEXTA FEIRA PASSADA, DIA 25, E, COM BASE NO PARECER DO CONSELHO FISCAL, APROVOU O BALANÇO.

Ambas as reuniões foram importantes e polêmicas. Mais na frente veremos porquê.

O cenário agora é o seguinte.  Depois do carnaval , ou talvez no final desta semana, será anunciada a reabertura das negociações para melhorar o clima com vistas às apresentações do balanço, cuja primeira apresentação aos jornalistas e entidades deverá acontecer após 15 de março ou por aí.

De maneira que devemos estar preparados.

De cara devemos fazer um protesto e um pedido. Que nenhuma apresentação seja feita sem antes estar na íntegra no site da Previ todo o balanço, notas explicativas e relatório da diretoria.

Antigamente eles iniciavam as apresentações sem esse importante material de estudo e de análise, alegando que mandavam para a impressão e que a mesma demorava. Agora não tem mais desculpa. Está pronto coloca no site a versão aprovada pelo conselho deliberativo para que a gente possa avalia-la e fazer os questionamentos.

Tenham a certeza absoluta que o calcanhar de Aquiles está na contabilidade da Previ, nas demonstrações financeiras  Eles continuam insistindo com a reavaliação da Litel,, o que não é mais necessário, pois o valor das ações da VAL|E na bolsa está perfeitamente compatível com o preço de mercado. A charge é de \Joana Barandas, que continua esbanjando qualidade.

Parece que o superavit deste ano foi de DOZE BILHÕES DE REAIS e o principal fator foi a reavaliação da Litel.  Antes até se compreendia que se fizesse isso mas agora não.E´ um absurdo e agora concordo com aqueles que tem esse entendimento, como o Piani.

Nesse cenário está perfeitamente claro que nas negociações vão avançar a proposta dos 360/360, que é boa, que será defendida pela ANABB e por Valmir Camilo, e a extinção da parcela PREVI que será defendida pela Contraf/CUT e pelo Sasseron.  As pensionistas estão desamparadas, quem sabe a AAFBB e a FAABB não pegam essa bandeira ? As demais reivindicações, em meu entendimento, vão andar de lado, e por isso é necessário que haja mobilização.

Por enquanto são essas as informações e o panorama previsível.  Vamos nos preparar para o enfrentamento, caso contrário nada conseguiremos. |E nosso maior e melhor instrumento de pressão é a análise adequada da contabilidade da PREVI, para descobrir o que está guardado na caixa preta.

Acreditem nisso.

DELENDA CARTHAGO - REALINHAMENTO JÁ

37 comentários:

Josué Jorge Junior disse...

Doutor Medeiros concordo com o senhor que a luta será nessa direção. O senhor citou que já entrou/vai entrar com ações na justiça, de sua lavra. O senhor poderia nos informar que tipo de ações seriam essas e se seria possível incluir-nos nas mesmas ações, pois creio, que a maioria, feridos em sua dignidade tem o maior desejo de reaver o que é seu por direito, via ações judiciais.
Josué Jorge Junior
Castro PR

QUANTO VALE A 'VALE"? disse...

O Plano 1 da Previ é dono da "LITEL", da Litel "A" e da Litel"B", que são SPE-Sociedades de Propósitos Específicos- no caso, exclusivamentes para abrigarem ações ON da VALE.`uma complexa cadeia acionária.

A formação contábil da LITEL tem-se caracterizado por seguidas superavaliações. A primeira ocorreu em 2001 e em seguida atribui-se "valor econômico" (pois não tem ações em Bolsa), em 2002, 2004, 2006,2007,2008, 2009...Sendo que de 2001 até 2008, seu valor contábil elevou-se 989,69% enquanto a cotação da VALE decresceu 271,61%; uma cota da Litel era 11,70% superior ao preço da ação ON da VALE e a 72,41% do valor patrimonial de uma (1) ação.

Assim em 2008 a LITEL valia para o Plano 1 R$ 28,5 Bilhões de reais e passou a valer R$ 31 bilhões em 2009. Aguardamos o próximo Balanço para saber quanto valeu em 2010...

A venda da Litel poderá ocorrer no futuro, para fazer caixa.Devido ao seu valor contábil supervalorizado e aos riscos, está sujeita ao perigo de se efetuar tal venda abaixo desse valor escritural, significando Prejuízo.

Os Diretores das LITEL,são nomeados pelo BB e constam do "Canael". Em abril haverá novos mandatos...

Anônimo disse...

Medeiros gostaria de saber se existe algum estudo ou intensão de aumentar o teto do ES para 150 mil e dilatacao das prestações para este ano.
Atenciosamente

Flavio Guimarães

Anônimo disse...

Li na página da FAABB que vão defender o aumento das pensões, o 360/360, o fim da Parcela Previ, o fim do voto de minerva, o pagamento dos reajustes relativos a 1995 e 1996. Sabem o que vão conseguir? Nada. Só o que interessar ao Banco, por melhor e mais honesta que seja a dona Isa

Anônimo disse...

Colegas, Contabilistas, Economistas, Administrados, Experts em análise de balanços e todos que sabem analisar muito bem um balanço contábil, vamos ISMIUÇAR de cima a baixa o Balanço da Previ e trazer à LUZ tudo que está NEBULOSO. É o nosso PONTO FORTE contra o PONTO FRACO da Previ, com diz o Dr. Medeiros o verdadeiro CALCANHAR DE AQUILES da Previ, onde vamos mirar nossas flechas para a vitória dessa nova etapa.

Anônimo disse...

COLEGA FLAVIO GUIMARÃES SEM QUERER INTERROMPER E JÁ INTERROMPENDO; NÃO SERIA MAIS FÁCIL FALAR COM A PREVI OU LIGAR LÁ.

E ATÉ INTENDO QUE ELES NÃO FALARÃO NADA. OU AQUELE COLEGA QUE NEM LEMBRO OU ERA DIRETOR QUE SUGERIU O AUMENTO DA ÚLTIMA VEZ E DEMOROU UNS 06 MMESES E LARGARAM O AUMENTO DA ÚLTIMA VEZ QUE EU ENTREI E FIZ EMPRÉSTIMO.

OLHA QUE NÃO FAZ 003 MESES. EU ATÉ ESTOU ESPERANDO QUE VENÇA A 6a.PRESTAÇÃO ;

DESCULPE DAR O MEU PALPITE ; ACREDITO QUE O COLEGA MEDEIROS POSSSA REALMENTE TE DAR UMA RESPOSTA MAIS CORRETA; ME DESCULPE

HPN. 3984740-3.; JAMAIS ANÕNIMO; ATÉ MAIS

Anônimo disse...

Medeiros,

A proposta dos 360/360 ou 30/30 avos, deve ter prioridade de implantação, considerando-se que o pessoal da ativa desde 2006 não contribui mais para a Previ e poderão ter sua aposentadoria integral 30/30 avos,portanto convenhamos, como quem pagou por 360 meses ou mais, ainda que já aposentado, não tem o mesmo direito e recebe proporcional. A Previ continuou recebendo as contribuições, que importância para a Previ tem se veio de associado na ativa ou aposentado? os valores foram recolhidos e adicionados à reserva e consequentemente ajudaram a formar o superávit. Porque continuar prejudicando quem foi praticamente obrigado a se aposentar proporcionalmente, para não implicar em PDV forçado de algum colega que não tinha tempo nem para a aposentadoria proporcional, o gesto nobre de muitos colegas que sairam nessas condições, acabou causando-lhes grandes prejuízos, que hoje com a aprovação dos 360/360 nas negociações, poderão ser sanados, enquadram-se nesta situação quase 30.000 colegas do PB1, que sempre ficaram fora de qualquer benefício vindo do superávit.Por favor, façam justiça.REALINHAMENTO JÁ.

jeanne disse...

E as pensionistas? Tem alguma proposta para aumentar a pensão?Não seria a primeira proposta a ser implementada?Eu não sou pensionista mas vejo a situação em que a grande maioria está.Abraços, Jeanne.

jeanne. disse...

O que significa extinguir a parcela previ na prática para quem ganha menos que ela do INSS e para quem ganha mais que ela do INSS? Pode-se reduzir o benefício da Previ se o valor do INSS for maior que o valor de referencia da PP?Abraços, Jeanne.

jeanne disse...

E a proposta do 90 para 100%.Voce já ouviu algo sobre ela?Jeanne.

Anônimo disse...

Nobre Medeiros,

Vossa Senhoria afirma que "vão chover ações, inclusive algumas de minha lavra".
Seriam ações para "resguardar direitos", tipo recebi Superávit, mas não concordo que o patrocinador leve 50% - conforme Sua afirmação noutro post?
Se afirmativo, como posso participar?

Luis-BH disse...

Dr. Medeiros,

Concordo mais uma vez com você sobre a necessidade de termos foco nas negociações. Uma parte do fracasso na distribuição do superávit foi a constelação de propostas, o que deu margem à manipulação da Previ e do banco.

Quanto à extinção da parcela Previ, por favor esclareça: uns dois anos atrás a diretoria, inclusive os eleitos, alegaram que sua extinção traria prejuízo aos beneficiários. Pelo que entendi, sua extinção implicaria a adoção do valor real ou estimado da aposentadoria do INSS, uma vez que o Plano 1 é complementar.

Outra dúvida: a exclusão da parcela Previ traria ganho imediato para todos ou apenas para quem se aposentasse a partir de sua extinção?

Se fosse para todos, acho que beneficiaria as pensionistas, concorda?

A hora é agora!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros:

Por favor me explique o que realmente quer dizer FIM DA PARCELA PREVI?

Anônimo disse...

Tudo bem< Medeiros? É a primeira vez que posto aqui.
Em primeiro lugar, queria te parabenizar pela luta, pela "bola de cristal" e tudo o mais.
Vejo você como uma pessoa predestinada a ajudar aos outros, pois, com sua aposentadoria e sua atividade como advogado, certamente poderia cruzar os braços e nem ligar para superavits, pensionistas, e etc.
Sua vontade de ajudar é comovente. Por isto, conte comigo, sempre.

Sobre as negociações:

1) Acho que, às vezes, cometemos o engano de achar que quaisquer medidas podem ser implementadas, como se os recursos disponíveis fossem infinitos, ilimitados. É preciso lembrar que boa parte dos ativos da Previ são voláteis, enquanto representados por ações na BOVESPA - remember 2009.

2) Isto posto, gostaria de sugerir
que a PRIMEIRA e MAIS IMPORTANTE reinvindicação deveria ser a implantação, PARA TODOS OS ASSISTIDOS, da CESTA-ALIMENTAÇÃO, por ser ISONÔMICA ( mesmo valor para todos), JUSTA ( mesmo não constando como verba salarial, faiza de fato parte do nosso salário, desde o menor- aprendiz até o Presidente do BB), BARATA (consumiria poucos recursos da Previ, sobrando bastante para outras providências), de fácil implementação ( 700 reais + ou - para cada assistido)), e, SOBRETUDO,
ajudaria MUITO os que ganham menos (imaginem o impacto POSITIVO de 700 reais a mais para quem recebe a complementação mínima - 1.300 e poucos reais).

Na minha opinião, deveríamos FOCAR PRIMEIRO neste item, e depois nos demais. Mesmo considerando o benefício MÉDIO da Previ, seria um bom complemento.

Grande abraço e fique com Deus.

Ademir Peruzzolo disse...

A cesta-alimentação está avaliada em R$ 311,08. Recebo esse valor em tutela antecipada. Mas concordo com o raciocínio de que deva ser preferenciada essa medida.

Outra que continuo gritando meio sózinho: vamos vender a nossa participação na VALE. Fazemos umas quantas soluções só com isso. Tira os capetas da administração, diminui nosso risco de daqui um tempo não valer nem parte do que vale hoje e etc...aplicamos em renda fixa a juros módicos ( maiores do planeta) e deu....

Anônimo disse...

Caro Medeiros.

Acompanhando o seu blog verifiquei que você é a favor da proposta 360/360, encampada pelo Valmir Camilo e outras lideranças.
Como não entendi o objetivo dessa proposta, principalmente quem vai ser beneficiado, e como você é a pessoa que reputo de elevado saber da matéria, gostaria que pudesse esclarecer, utilizando o seu próprio blog, as razões pelas quais entende que a proposta é boa, inclusive para que eu possa, como Presidente da AFABB-PR, também posicionar-me a favor ou não da referida proposta.
De resto, espero a sua presença no 3º. Encontro das Afas no Baln.Camboriú, para colher um pouco do seu enorme saber.

Abraços do Nereu J.Lagos.
Presidente da AFABB/PR

Anônimo disse...

Dr Medeiros pelo amor de Deus lute por nó PENSIONISTAS!!!!

Anônimo disse...

Gente, a PREVI precisa olhar pelas pensionistas, pois vivemos de emprestimos! Que horror! Nossos maridos pagaram a PREVI uma vida toda para recebermos 60% e ainda sermos humilhadas? Que pais é esse! Por favor Dr Medeiros faça alguma coisa por nós!!!

Anônimo disse...

Sr. Ademir. Vender a participação da Previ na Vale é o equivalente a matar a galinha dos ovos de ouro. Tem gente que não raciocina... Bah...Nem parece bancário. Vai ver é do quadro de portaria...

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,

Vamos que vamos, focar em duas ou tres propostas apenas prá ver se sai alguma coisa, bem rápido.

- 360/360 ou 30/30 avos, temos o apoio da Anabb (Valmir Camil), com isso ele ganhará novamente credibilidade, pelo menos dos milhares nesta situação.

- Parcela Previ - se está nas boas graças do Sasseron, é certo que saia.

- Pensionistas 80%

OUTRAS PROPOSTAS BARATAS QUE BENEFICIARIAM MUITOS SERIAM

- Cesta Alimentação

- Acertos das diferenças de 95 e 96

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,

Vamos que vamos, focar em duas ou tres propostas apenas prá ver se sai alguma coisa, bem rápido.

- 360/360 ou 30/30 avos, temos o apoio da Anabb (Valmir Camil), com isso ele ganhará novamente credibilidade, pelo menos dos milhares nesta situação.

- Parcela Previ - se está nas boas graças do Sasseron, é certo que saia.

- Pensionistas 80%

OUTRAS PROPOSTAS BARATAS QUE BENEFICIARIAM MUITOS SERIAM

- Cesta Alimentação

- Acertos das diferenças de 95 e 96

Anônimo disse...

Colega Medeiros,

Vamos ficar vigilantes, pois as forças malignas vão ressucitar a proposta de aumento do teto de 90% para 100%. Se isto acontecer a grande maioria dos colegas não será beneficiada. Veja o que aconteceu quando do aumento do teto de 75% para 90%, que só beneficiou uma minoria.

Anônimo disse...

Colega Ademir,

Quanto tempo demorou entre o ingresso da ação e o recebimento da cesta como tutela antecipada?

joana disse...

DR. Medeiros,

Obrigada pelos elogíos, mais a charge foi criada e idealizada pelo Sr. eu só fiz a montagem gráfica, é uma satisfação poder colaborar, conte sempre comigo.

Também concordo que devemos focar poucas propostas, para não corrermos o risco de não conseguirmos nada.

360/360 - Acho sem dúvida que é hora de acertar as aposentadorias proporcionais dos associados que contribuiram por mais de 360 parcelas somando ativa + aposentado.

PENSÕES as pensionistas não podem continuar só com 60%, é um absurdo.

Anônimo disse...

SUPERÁVIT PREVI - REALINHAMENTO
Caro Medeiros e Nobres Colegas,
transcrevo aqui a resposta que obtive, hoje, dia 01.03.2011, da PREVI sobre o assunto.

Não concordo com a resposta. A PREVI está jogando nas costas das entidades o ônus pela demora nas negociações.
A PREVI é que deve tomar a iniciativa e liderar o processo das negociações.

===============================

Senhor Luis Eustáquio,

Informamos que a PREVI está aguardando a manifestação das entidades representativas dos participantes e do patrocinador para inciar o processo.
Permanecemos à disposição.

ELMA FERNANDES HERINGER LINS
Gerência de Atendimento
PREVI

-----------------------------------
Data: 23/02/2011 22:33:17
Assunto: Outros Assuntos - SUPERAVIT PREVI
Tipo: Reclamação

Mensagem:
Conforme acordado em novembro/2010 a PREVI se comprometeu a instalar em janeiro/2011 uma comissão para estudar alteraçãoes nos Estatutos visando melhorias nos benefícios dos aposentados.
Já estamos no final de fevereiro/2011 e ainda não temos nenhuma notícia sobre o assunto.

Indago:
1º - O que está ocorrendo ?
2 - Quando será instalada a comissão de estudos ?

Matrícula: 6364220
Nome: LUIS EUSTAQUIO DE CASTRO
DDD-TEL: 34 Telefone: 36628692
E-mail: luiseustaquio@bol.com.br

Anônimo disse...

CESTA ALIMENTAÇÃO
Concordo com os colegas Ademir e outros quando afirman que este deve ser o ítem mais importante a ser reinvindicado, pelas seguintes razões:
1º) o valor não é assim tão expressivo (+- R$ 300,00);
2º) já existem milhares de ações tramitando pelo Brasil afora e a maioria dos colegas já estão ganhando na justiça este benefício.

Luis Eustáquio - Araxá - MG

agenor disse...

Acabo de enviar e-mails individualizados aos abaixo, solicitando o início dos entendimentos para Realinhamento do Plano1, que já deveriam ter iniciado em janeiro deste ano.
Que tal os demais aposentados fazerem o mesmo?

Paulo Assunção de Sousa - Diretor de Administração - pauloassuncao@uol.com.br
Vitor Paulo Camargo Gonçalves - Diretor de Planejamento - vitorpaulo@previ.com.br
José Ricardo Sasseron - Diretor de Seguridade - sasseron@previ.com.br
Robson Rocha - vipes@bb.com.br
Carlos Eduardo Leal Neri - diref@bb.com.br
Celia Maria Xavier Larichia - celialarichia@gmail.com
Amauri Sebastião Niehues - gestaodepessoas@bb.com.br
Aldo Bastos Alfano - aldo@alfano.com.br
Francisco de Assis Chaves Costa - cchicao_pb@yahoo.com.br

Anônimo disse...

A título de curiosidade, essas eram as propostas da ANABB em março/abril de 2010, conforme publicado no jornal AÇÃO:

http://www.anabb.org.br/mostraPagina.asp?codServico=471&codPagina=38658

Anônimo disse...

Concordo com você, Luís Eustáquio, Ademir e outros. CESTA-ALIMENTAÇÃO como prioridade é a proposta mais isonômica de todas e acredito que seja a mais viável.

Anônimo disse...

que reajustes sao esses de 95 e 96, alguem poderia me explicar?

Anônimo disse...

Caro Medeiros:

Em nome de 3 aposentados do Plano 1, solicito que explique o que significa na real O FIM DA PARCELA PREVI.

Grato,

Germano, Martinelle e Carlos Silva

Anônimo disse...

Sobre a cesta-alimentação: o valor do VALETIK (antigo) ficaria de fora:
Tenho um futuro genro que trabalha no Banco, e um filho na CEF. Ambos recebem, do quesito "alimentação", algo em torno de R$ 650,00 mensais.
Por que só R$ 311,00, para nós?

antonio americano do brasil borges disse...

Caro Dr. Medeiros,
Gostaria que divulgasse quais os tipos de ações que seriam cabíveis e como podemos participar.
Quero lembrar aos colegas aposentados, que não devem confiar na ANABB como nossa negociante, pois o papel principal daquela associação é justamente defender os direitos do Banco do Brasil.
Um abraço ao Nereu João Lagos, Presidente da AFABB (PR), que se manifestou acima.
Atenciosamente
ANTONIO AMERICANO

Anônimo disse...

Ao colega 10:20
O Valetik é pago "in natura" e a Cesta-alimentação é paga em espécie (dinheiro), portanto somente esta é verba remuneratória.

Ademir Peruzzolo disse...

Colega Ademir,

Quanto tempo demorou entre o ingresso da ação e o recebimento da cesta como tutela antecipada?

1 de março de 2011 14:09

Ao anonimo:

Tive de verificar meus espelhos antigos, mas demorou 13 meses. Foi em 2007 e ainda não transitou em julgado para terminar a novela.

Ademir Peruzzolo disse...

Sr. Ademir. Vender a participação da Previ na Vale é o equivalente a matar a galinha dos ovos de ouro. Tem gente que não raciocina... Bah...Nem parece bancário. Vai ver é do quadro de portaria...

1 de março de 2011 12:55

Não tinha visto seu comentário.

Pelo que vc escreve deve ser algum "amigo" que fiz ao longo da vida e não escreve o nome.

Anônimo disse...

Colegas,
Para ficarem inteirados sobre o significado da Parcela Previ, copiem o link abaixo para seu navegador:


http://www.previ.com.br/portal/page?_pageid=57,1171523&_dad=portal&_schema=PORTAL