FRUSTRAÇÃO COM A PREVI OU MANOBRA PARA NOS DISTRAIR ?

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Flores da Cunha, que foi prefeito de Uruguaiana e governador do Rio Grande do Sul, jogador compulsivo no turfe e incorrigível namorador, dizia que a desgraça dele era "com os cavalos lerdos e as mulheres ligeiras".

Pois na vida é assim, ora se caminha devagar ora com pressa, conforme os acontecimentos exigem.

Ontem levei um susto, quase não acreditei quando a funcionária da AFABB-RS me anunciou que queriam falar comigo no telefone. Imaginem, era do gabinete do presidente da PREVI.


Naturalmente fiquei todo alvoroçado.  Será mesmo ?  Será o Dan Conrado ?  Será que a diretoria da Previ despertou de seu doce "far niente" com os participantes e resolveu fazer uma reunião com alguns dirigentes de associações para discutir sobre os dois assuntos do momento, o final do BET e o teto dos benefícios ?  Será que era pra valer o anúncio feito na reunião bem sucedida com a área de benefícios ?  Será que estou sendo convocado para debater sobre a bolsa de valores e sobre as minhas previsões sempre certeiras a respeito do índice do Ibovespa ? Estão me chamando por ser um reconhecido pé quente ?

Atendi ao telefone. Era um funcionário do Gabinete, Marcos Vinicius, indagando se a AFABB - RS havia recebido um email da PREVI a respeito de um questionário sobre o próximo relatório do exercício de 2013. Sim, recebemos pela manhã. A PREVI agradece a resposta no prazo mais breve possível. Querem fazer um relatório bonito, sustentável, que corresponda aos anseios de todos. Mas só isso ?  Sim.

Fiquei absolutamente frustrado.  E o BET ?  E a suspensão das contribuições ? E o escândalo dos benefícios acima do teto ? Nada.

Pensei comigo. O relatório é para o ano que vem, março ou abril. E o exercício de 2013 ainda nem terminou. Faltam 90 dias. Muita coisa pode acontecer. Por que querem debater o relatório neste exato momento ?  Por que a pressa ? A ligeireza ? Será para distração ? Para desviar a atenção ?

Ao mesmo tempo, por que a acomodação com a suspensão do BET, ficando a mercê da bolsa de valores e nada fazendo para mudar o cenário ?  Por que a vagareza com a questão do teto de benefícios  para obedecer a PREVIC?  Por que em vez de aterrorizar com a revista Previ ou mencionar uma piada de mau gosto com o gato no telhado, não convocaram uma reunião para debater tão importantes questões.  Será que vão partir para outros plebiscitos fajutos ?

Em vez de gato no telhado - aliás foi mal, muito mal, a escolha do gato, pelo que o bichano significa popularmente - será que não quiseram dizer bode na sala ?  Deveriam era se inspirar na fábula da tartaruga e do coelho.

Essa metáfora eu não explico. Pensem nela. E ajam em vez de assustar e aguardar os acontecimentos, para depois tentar figurar de salvadores da pátria.  Que feio !

Agradeço a todos os que apoiaram a última postagem e estão distribuindo por todo o país. O blog está bombando de novo. As visualizações bateram o recórde. Ontem mais de dez mil. Obrigado.

45 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O momento de intervir na PREVI chegou. Se deixar passar essa oportunidade, nunca mais. Diretores da Previ provocam prejuízos a Petrobras e votam de acordo com interesses do governo. Parece caso de polícia. Podemos mudar muito a Previ depois da reportagem abaixo.

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) investiga supostas irregularidades na eleição de administradores e conselheiros da Petrobrás em 2011 e 2012.

São acusados o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), seu braço de participações BNDESPar, e os fundos de pensão estatais Previ (do Banco do Brasil), Funcef (da Caixa) e Petros (da Petrobras). Também está na lista o diretor financeiro e de relações com investidores da estatal, Almir Barbassa.

Pelo site da CVM, é possível checar que há um processo administrativo sancionador aberto, sob o número 0011/2012. Outras informações não estão disponíveis.

Foram acionistas minoritários que recorreram à CVM, informa o jornal "O Estado de S. Paulo". De acordo com esses acionistas, os fundos e o banco estatal votavam de acordo com os interesses do governo e não segundo o que seria melhor para a companhia.

O caso já vinha sendo investigado, e agora foi formalizado um processo sancionador, o que pode levar à punição dos envolvidos com multa e até inabilitação, segundo o jornal. Os acusados terão até o dia 28 deste mês para apresentar defesa.

Anônimo disse...

cARO DR. mEDEIROS,

O doutor tem razão. Eles mesmo se acusam. Tem gato no teto da Previ. Abram os olhos.

Parabéns pelas suas postagens. Está arrasando.

Anônimo disse...

Sensacional doutor.

Gato no telhado e bode na sala. A bicharia está solta na PREVI. Meu Deus !

Anônimo disse...

Caro doutor,

Eles não querem debater consigo. Não querem seus conhecimentos.Tem medo de sua coragem . Eles só querem obedecer ao Governo e ao BB. E só querem aumentar seus benefícios. Está pintando coisa feia.

Ainda bem que temos pessoas esclarecidas como o doutor para nos informar e nos defender.

Cuidado com os infiltrados doutor e com os desagregadores. Nesta hora eles agem.

Parabéns e continua conosco.

Carmen.

Matioda disse...

Pois é Medeiros, tens sido uma voz frequente e atual e esperamos que nem a visita do presidente sirva para demover vossa vontada da luta pela distribuição justa e equânime dos recursos da Previ ao seu quadro de associados que, alguém dali já nos está destituindo da associação ao nos nominar simplesmente de assistidos.

Anônimo disse...

Mederão Cabra Esperto,

Tão querendo sua chancela para autenticar a caca que tão fazendo. Se inclui fora dessa!!! É fria!!! É igual nota de 3 reais. Depois dirão: FORAM TOMADAS ATITUDES COM BASE NAS SUGESTÕES DAS ENTIDADES DE APOSENTADOS.

Rapadura e doce mas né mole não!!!!

Isso é Titanic. Embarca não...

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
Parabéns pelo sucesso do blog que é realmente o melhor pois trata dos nossos interesses de forma objetiva.
Enquanto isso o site da Previ continua com as matérias no mínimo irônicas.Na última, sobre o Previ Futuro faz a pergunta: E voce, já planejou o futuro? Nós do Plano I podemos responder: planejamos por 30 anos mas não adiantou nada pois agora que deveriamos colher o planejado vivemos na incerteza total.

Anônimo disse...

A verdade, Medeiros, é que não chamam as associações para um debate porque não têm nenhuma autonomia, são uns paus mandados. De repente no debate aparece uma boa ideia que o patrão não concorda, como é que fica essa diretoria de paus mandados? Essa diretoria atual da Previ está se primando pelo egoismo e pelo puxa-saquismo. Acham que não precisam de ninguém, basta obedecerem os ditames do Planalto. Olha que a fila anda e os ventos mudam de direção.

Anônimo disse...

Alguem se lembra que com esta ameaça de acabar o BET o que eles vão querer é na verdade tentar aquela redução de 25% para 15% ou outro percentual qualquerdo fundo de reserva, alguem tem duvida se eles colocarem isto em votação com um monte de aposentados endividados não vao conseguir aprovação ???Esta Diretoria é ambiciosa e conseguiram criar uma casta de aposentados milionarios, isto virou uma imoralidade do ponto de vista juridico.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Ano que vem tem eleições. Eleições para tudo. E para mudar o atual quadro em favor dos donos da Previ, associados, o bastante será não eleger o petê nem para suplente de vereador. E quanto as eleições da previ, o combinado vai ser rasgar qualquer propaganda de reeleição aos atuais diretores, principalmente a do pau mandado Marcel. Aqui no Ceará, já está tudo certo, o cabeça de p... ze pimentel não elegerá ninguém que ele indicar e muito menos quando se candidatar a reeleição no senado.
Fora PT!!!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Tá parecendo jogo de cena para redução da Reserva de Contingência. E ainda dirão: por sugestão da associação presidida pelo nobre colega Medeiros, o BET será mantido em troca da redução da reserva

Parabéns

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Essa reunião para essas tratativas é golpe. É típico do PT e seus asseclas utilizarem desse expediente com subterfúgios, porque a administração da PREVI esta com o rabo preso e vão preciso de engabelar o pessoal das daquelas que não fazem parte do eixo do mal.

Vide o caso agora da investigação da CVM, que envolve a PREVI (e outros fundos de pensões das estatais) e BNDES em relação a PETROBRAS. É uma vergonha.

Onde o nosso dinheiro sai pelo ralo com consentimento dos diretores da "PREVI".




fernando disse...

Dr Medeiros, na mosca, novamente seu comentário. Assim, como outros colegas já discutiram, acho que o BB vai querer um superavit da PREVI. Eles vão dar um jeito. Não vão perder a boquinha.

Anônimo disse...

CVM julga polêmica de minoritários da Petrobrás.

Denúncias de irregularidades na eleição do conselho envolvem BNDES e fundos estatais.
04 de outubro de 2013 - O Estado de S.Paulo

RIO - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pode levar a julgamento o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), seu braço de participações, a BNDESPar, e os fundos de pensão estatais Previ (Banco do Brasil), Funcef (Caixa) e Petros (Petrobrás) por supostas irregularidades na eleição de administradores e conselheiros da Petrobrás em 2011 e 2012. O diretor financeiro e de relações com investidores da estatal, Almir Barbassa, também está na lista.


O caso já vinha sendo investigado, mas agora foi formalizado um processo sancionador, o que pode levar à punição dos envolvidos com multa e até inabilitação. A xerife do mercado de capitais dará seu veredicto sobre o voto de acionistas ligados ao controlador de uma companhia estatal na eleição de vagas destinadas aos acionistas minoritários da empresa. Os acusados terão até o dia 28 deste mês para apresentar defesa.

Ao que tudo indica, a CVM optou por reunir em um mesmo processo análises paralelas, por tratarem do mesmo assunto. Dados públicos mostram que até o início do ano a investigação sobre a assembleia de 2012, aberta em abril daquele ano pela CVM, estava aos cuidados da Superintendência de Processos Sancionadores. Isso indica que provavelmente foi aberto um inquérito administrativo, o que evidencia haver indícios suficientes de irregularidades.

Até a assembleia de 2013, as duas vagas de minoritários, de um total de dez no conselho de administração, sempre foram ocupadas por nomes com aval da União. Segundo acionistas, os fundos e o BNDES votavam de acordo com os interesses do governo, e não dos minoritários. Na prática, haveria conflito de interesses. Pela Lei das Sociedades Anônimas (6.404/76), o acionista deve exercer o direito de voto no interesse da companhia. Se comprovada a interferência direta do governo na indicação de algum dos conselheiros eleitos, pode também ser configurado abuso de poder do controlador.

O episódio mais polêmico ocorreu na assembleia de 19 de março do ano passado. Um grupo de acionistas minoritários tentou eleger representantes ao conselho, mas os nomes acabaram barrados pelos fundos e pelo BNDES, que conseguiram eleger outros candidatos: os empresários Josué Gomes da Silva, dono da Coteminas e filho do ex-vice-presidente José Alencar, e Jorge Gerdau Johannpeter, dono do grupo Gerdau.

Minoritários como Romano Allegro recorreram à CVM alegando que as instituições estavam sujeitas a forte influência da controladora da Petrobrás. Os fundos de pensão têm estatais como patrocinadoras. Já o BNDES e BNDESPar são instituições ligadas diretamente ao Tesouro e ao governo.

Na assembleia realizada em abril, Previ e Petros ainda votaram como minoritários, segundo divulgou na ocasião o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado. No evento, a presidente da Petrobrás, Graça Foster, disse que não ficou provada a influência do controlador. Em ofício publicado em fevereiro, a CVM rechaçou a participação dos acionistas controladores e de partes a eles vinculadas nas votações em separado.




Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Porque a FAABB-RS e demais associações vinculadas aos aposentados e pensionistas do BB, não protocolam uma Ação no Ministério Público Federal, contra a atual diretoria da Previ, que insiste em não cumprir o que a Previc determinou com relação ao teto pago aos aposentados que extrapolam o valor fixado.
NAO PODEMOS PERDER TEMPO, Medeirão,
confiamos no doutor e o seu Blog já está sendo visto por deputados e senadores. PARABENS E CHIMARRÃO PRA CIMA DO DAN CONRADO & CIA!!!!!

Anônimo disse...

FRASE DE 1920 ... SERÁ QUE A FRASE ABAIXO TEM IDENTIDADE NA PREVI?

Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa:

"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você;
quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada".

Diogo disse...

Depois de pensar um pouco...achei muito estranha aquela revista com tanto, digamos assim, "terrorismo". E achei estranha também esta ligação(da Presidência) para Associação gaúcha, mas, não se menospreze, mais para o sr. Dr. Medeiros...muito estranho...

Acho, também que querem o seu referendo para alguma coisa que não é boa para os associados...um "relatória que corresponda aos anseios de todos nós..."...hum....sei...eles sabem quais os anseios de todos nós...é, Dr. Medeiros, tem que jogar xadrez com as peças que esse pessoal move. Mas, acho que eles são amadores diante do sr.

Anônimo disse...

Grande colega de fé Medeiros, do jeito que a coisa esta, infelizmente, ainda vai chegar o dia do impossível realmente acontecer, que será quando percebemos que o dialogo acabou com a Previ e que processos levam tempo demais para nos favorecer, então espero estar vivo para ver a invasão a valer do prédio da Previ, e não aquela velha conversa fiada com direito a CAFE com rosquinha doce e a enrolação a perder de vista. Os aposentados e pensionistas exigirão e não mais apenas pedirão melhorias e o cumprimento das promessas feitas ou ainda verão que a velha guarda tem folego para um ultimo combate por suas famílias.

Abraço fraterno Viana

Anônimo disse...

jUSTAMENTE O QUE ESTÃO FAZENDO NA PREVI: Para o filósofo marxista italiano Domenico Losurdo, o avanço tecnológico permitiu à classe dominante alcançar um novo estágio na dominação cultural. Se, no passado, ela já detinha o monopólio da profusão e difusão das ideias, hoje ela também consegue fazer o mesmo com as emoções.

Anônimo disse...

A cooperforte cobra juros altissimos aos associados, eis que ela é formada com o capital dos proprios associados e para emprestimo em 60, 48 meses cobra mais do que o triplo que rende a poupança e além disso exige que o associado tenha ou faça poupança no valor de 20% do emprestimo, acho isto um absurdo, a quem interessa estes juros?? a diretoria que deve receber altos salarios ???

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Excelente postagem. Como disse um colega, o doutor acertou na mosca. Aliás, como sempre.

Quantos bichos andam rondando a Previ. A avestruz, o gato, que subiu no telhado, o bode, que entrou na sala, o coelho, a tartaruga, a raposa, que tomou conta do galinheiro. Só falta mesmo o urubu.

Que coisa, não ?

Anônimo disse...

Estou curioso e bastante otimista com a palestra da Celia Laricchia na AFABB-RS na próxima semana. Ela sabe das coisas. Está por dentro da carne seca. Vai ser uma palestra interessante, todos deviam comparecer.

Anônimo disse...

Para desconsolo dos pessimistas a bolsa deu uma reagida ontem. Os EEUU vão chegar a um acordo e aí ela dispara rumo aos 60.000, não é Medeirão, bruxo danado ? Você é que sabe das coisas e sempre tem acertado suas previsões. Não sei como a Previ não te chama, bruxo !

Anônimo disse...

O que eu ganho de dinheiro com as dicas do dr. Medeiros na bolsa não está no gibi. Faz tres anos que acompanha as sugestões e análises dele e só tenho gaqnhado nas aplicações. Obrigado, bruxo.

Medeiros disse...

Colegas,

Estou muito animado com a palestra da conselheira deliberativa da PREVI, Celia Laricchia, na próxima quarta feira à tarde. Nada melhor do que ela para nos falar sobre o teto dos benefícios, a suspensão do BET, a volta das contribuições, os investimentos em infra estrutura, o ES, enfim tantos assuntos que nos preocupam. Será as 14,30 horas no auditório da AFABB RS.

Anônimo disse...

Alem de tudo o que o anonimo 10.06 disse sobre a Cooperforte faltou dizer que os empréstimos tem seguro.
Eles dizem não ter condições de melhorar as taxas nem o prazo.Tudo farinha do mesmo saco pois até os candidatos aos cargos são os mesmos.

Anônimo disse...

Acho que seria de bom tom, alguma associação desta nova, a da anaplabb, criar uma outra cooperativa de crédito com juros mais baixos, por exemplo, 5o% a mais do que a poupança ou coisa assim, mas nunca no nivel desta cooperforte.

Raimundo disse...

Dr. Medeiros

Recentemente um amigo me emprestou uns exemplares da Revista da PETROS.
Um exemplo no conteudo das informações. Não divaga sobre superfluidades e sim em assuntos de interesse dos assistidos. Será que a PREVI não devia mirar-se naquele informativo?

Raimundo.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 11:18HS

Os urubus são os dirigentes.

Anônimo disse...

Não só da carne seca, mas principalmente do filet mignon.
Acorda brava gente brasileira.
Os assuntos que nos preocupam terão as respostas de sempre. É padrão.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Contrário ao que afirmam, acho que vai ser péssima a palestra com a conselheira da Previ.

O que poderá haver de bom, de animador, de positivo, de legal, ouvir pela boca daquela conselheira que o BET vai mesmo ser extinto a partir de janeiro, que o ES não pode ser aumentado, que nada, enfim, que estamos há anos a reivindicar a Previ não vai atender?!

Respeitosamente.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 12,47 hs, não tem por os juros da cooperforte serem mais de 3 vezes a renumeração da poupança. Qual o motivo disso se o patrimonio é dos associados.

Anônimo disse...

Bolsa fechando em dezembro 60.000pontos, BET garantido!!

Tô certo dr. Medeiros!!

Anônimo disse...

Só se fala no FIM DO BET instalou-se o TERROR na vida de aposentados/pensionistas.
Cadê nossos representantes eleitos na Previ é o velho ditado:
Farinha pouca, meu pirão primeiro, representantes deles mesmos.

Anônimo disse...

Concordo com tudo que foi falado sobre a Cooperforte que ainda aparece como boazinha.Uma das justificativas é que se reduzir os juros dos empréstimos terá que reduzir os rendimentos dos investimentos. Então está bom para quem tem dinheiro e péssimo para quem não tem.

Anônimo disse...

Caro Bruxo, um dia um gato, criado na granja e muito querido de uma determinada família, morreu. O caseiro mandou uma mensagem:"o gato morreu". O dono da granja, muito chateado com a rudeza do funcionário falou que ele deveria ter dado esta trágica notícia aos poucos, primeiro dizendo que o gato subiu no telhado, depois que caiu e finalmente, de outra vez, que teria morrido. Uma semana depois o dono da granja recebe a seguinte mensagem:"sua mãe subiu no telhado". Espero, sinceramente,que eles não estejam querendo nos mandar a mensagem que:"a Previ subiu no telhado.

Anônimo disse...

Grande Bruxo, eu não entendo bem dessas coisas, mas não estamos correndo o mesmo risco que os fundos dos municípios tanto falado nesses últimos dias? Nosso dinheiro não estará sendo empregado em papéis podres e sem retorno? Só falta aparecer uma boazuda convencendo os diretores. Será?

Medeiros disse...

Caro colega anônimo,

A boazuda não era tão boazuda assim - era feia - a Rosemary Noronha, que andou figurando no pedaço, não lembra ?

Sinto falta daquelas informações trimestrais sobre nossas aplicações.

A CVM parece que anda investigando a PREVI. A Cecilia Garcez em seu blog está revelando vários escândalos.

E´melhor a gente ficar com as barbas de molho.

O Dunga saiu com seu mau humor e o Leandro Damião marcou e voltou a sorrir. Então tá !

Anônimo disse...

Gostei de sua resposta ao Milton Bertoco, dr. Medeiros. O informativo da AFABB RS é o melhor do país. Sempre foi e sempre tratou dos assuntos mais relevantes. O baile acontece só uma vez no ano e serve para unir o pessoal e este é especial pois comemora o jubileu de prata. Parabéns ao Bonfim que deu um testemunho importante. E parabéns ao Milton porque terminou se desculpando. Toca pra frente, dr. Medeiros, vamos que vamos.

Vasco.

Osvaldo disse...

A bolsa oscilou muito esse ano, entre baixas e quedas, empatou,a taxa selic vem sempre aumentando, hoje está em 9% maior que que o ano anterior, e tem previsão de mais dois aumentos no mínimo, a PREVI tem muitas aplicações com base na taxa selic, por que esta ameaça de suspender o BET, será que no ano eleitoral o governo do PT tem intençao de obter "DOAÇÕES" da instituição.?

Anônimo disse...

Ao anomino das 12,46 hs de 06.10, acontece que o dinheiro é dos cooperativados, ou seja a cooperforte é dos associados, se com uma associação que é dos associados eles cobram estes juros, fica dificil querer que os bancos que são dos banqueiros cobrem juros menores.Acho que a cooperforte devia ter maior consideração e apoio aos associados que tomam emprestimos, isto na verdade é um absurdo, para quem será que vão os lucros , quando ganha um presidente e os diretores da cooperforte ???cobrar 3 vezes os juros da poupança ???Isto não existe em nenhum pais do mundo, imagine com o seu proprio dinheiro ???

Anônimo disse...

Mais uma vez, obrigado PAULO BAIER !!!
Sabia que podias !!!

Anônimo disse...

Quem sabe informar se no dia 01.11.13, poderemos renovar o ES?

Anônimo disse...

o site da Previ tá com algum problema entro mas não abre nenhuma pagina.???

Unknown disse...

Estamos perdidos c/esses vermes.