RESPOSTAS NA QUARTA FEIRA, DIA 9, NA AFABB-RS

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Muitas interrogações na rede sobre o BET, teto de benefícios, ES, investimentos problemáticos, P-220, pré-67, uso do voto de minerva, enfim, tanta coisa que nos interessa saber a respeito da PREVI.


Pois na quarta feira, dia 9, às 14,30 horas, no auditório da AFABB-RS teremos a excelente oportunidade de conhecer algumas respostas a essas questões por parte da conselheira deliberativa titular da Previ, Celia Laricchia, que também é vice presidente da AAFBB.

A palestra da Celia está gerando boa expectativa e me tem chegado perguntas de todo o Brasil para  eu fazer para ela, todas muito interessantes e pertinentes, objetivas e esclarecedoras.


Antigamente uma palestra de conselheiro deliberativo da PREVI não era considerada importante. Hoje é. O conselho deliberativo é o órgão que representa o quadro social, o órgão máximo da PREVI.

A AFABB=RS mandou, a exemplo da palestra do Ruy Brito, convite pelo correio, para os associados que não estão na internet, mas a greve permanece, embora parcialmente, e dessa forma alguns não chegarão ao seu destino infelizmente.

Justamente quando a AFABB-RS mais está se esforçando por agir na defesa dos interesses e direitos dos seus associados, aposentados e pensionistas, fazendo protesto nas ruas, liderando ação civil pública da FAABB contra a resolução 26, proporcionando palestras elucidativas, indo a Brasília agir no STJ e ao Congresso da ABRAPP, pressionando a PREVIC, procurou-se na rede dos grupos na internet criar um ambiente desfavorável à associação mediante crítica indevida e caluniosa ao último informativo da entidade, sob alegação inverídica de que não abordava assunto relativo à PREVI. Ele está em nosso site e lá pode ser conferido, por exemplo, na coluna do Claudio Ely, informações sobre o problema da suspensão do BET.

Ainda bem que, após carta minha e de outros colegas, como o prezado Bonfim, a verdade se restabeleceu.  Mas de qualquer maneira o caso é sintomático do cenário extremamente crítico e desunido onde nos movimentamos e, dessa maneira, vamos perder as eleições novamente.

Superado o acidente, mesmo aborrecido mas já recuperando o bom humor, ainda mais depois que o Inter voltou a vencer e o blog alcançou a marca de 450 seguidores, vamos que vamos. Quarta feira espero vocês no auditório da AFABB-RS.

45 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo dr. Medeiros,

Fiquei estupefato quando soube do incidente. Uma barbaridade. O informativo da AFABB RS nos mantém sempre bem informados. E´ um dos melhores, senão o melhor.

Minha solidariedade.

Vasco

Anônimo disse...

Eu também lhe dou todo o apoio, doutor. Não ligue. Faz parte dos invejosos. A palestra do Ruy , com auditório cheio, o que é raro por aí, mexeu com os brios desse pessoal.

Anônimo disse...

Poderíamos aproveitar para agradecer a palestrante aguardada, por seu interesse na defesa da Previ e nossa também.
Se participa de tantos conselhos e tantas associações é de uma entrega total digna de nossos mais sinceros e ingênuos agradecimentos.

Cláudio Roberto Almeida disse...



Dr.

Em 09.10.2012 a bolsa estava em 58.000 pontos (arredondados).

Hoje, 07.10.2013 está em 52.000 pontos (também arredondados).

Como atingir 60.000 em 31.12.2013?

Nessa medida a mensagem da Previ sobre o BET me parece realista.

Só um milagre.

Abraços.

pensionista disse...

Dr Medeiros, por favor lute pelas pensionistas pré 67, pois minha vida só tem sido chorar. Tenho dois filhos estudadndo, pago aluguel e outras coisas. não gasto com superfluos e assim mesmo não da
Fico muito agradecida!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Celia Larinchia é conselheira da AAFBB e tambémm da PREVI.


Pois bem.

A AAFBB é uma entidade que, supóe-se, tem como objetivo básico o de representar os seus associados, aposentados.

E a PREVI, como todos sabem, é a instituição contra a qual vimos brigando pelos nosso direitos há tempos.

Pergunto; Nessa nossa briga contra a Previ, de que lado está aquela senhora, da Previ ou da associação representativa de aposentados da qual é conselheira?

Medeiros disse...

Caros colegas,

Por favor vamos entrar no clima boa, não no de auto destruição ou de fogo amigo que só nos prejudica.

Não vou permitir que hostilizem a Celia Laricchia em sua palestra. Ela vem de boa vontade e para nos prestar informações. Não para ser criticada por pertencer a conselhos.

Ela está na Previ eleita por nós, é nossa representante.

Vamos colaborar, por favor.

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros,

Porque a Previ se meteu a investir o que tinha apartado para o BET, se esse dinheiro estava lá porque cada um não recebeu parte a que tinha direito de uma só vez?
Foi essa a razão que me fez votar NÃO naquela época, não tinha idéia do que rolava entre Previ e BB, o que sei hoje, me faria votar novamente NÃO por outras razões a mais.
Em todo caso, a extinção do BET agora um ano antes, porque as reservas se foram, só demonstra que foi mal investido ou o Superavit nunca existiu, e a Previ não tem mais como custear os tais 20% por isso creio que o BET nunca será BEP.
Temos que cobrar desses gestores que não somos mais garotinhos de 30anos e não podemos esperar a recuperação das ações que são ótimos investimento de longo prazo. Nosso prazo está encurtando cada vez mais.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O pessoal anda meio ressabiado e com razão.

Acredito não ser demais as pessoas exporem suas preocupações o que não significa animosidade.

Acho até muito positivo, pois, a Dona Célia sabendo das nossas preocupações ela virá, também, sabendo que a palestra não poderá ter reticências e consequentemente não poderá ser retórica.

Assim espero e espero, também, que ela seja bem arguida e que os objetivos dessa reunião sejam plenamente atendidos mesmo que as verdades a serem ditas batem de frente com nossos anseios.

Boa sorte a todos.

Anônimo disse...

""" Ela está na Previ eleita por nós, é nossa representante""" O Sr. Dr. Medeiros disse isto.

Eu digo:
Em sendo assim, devia saber que este cargo com o da AAFBB é incompatível. Logo deveria cair fora de um deles. A permanecer esta ambiguidade vamos continuar no mesmo destino, que todos sabemos qual.
"Impossível servir Deus e o diabo ao mesmo tempo". Não sei que disse isto, mas é uma grande verdade.

Anônimo disse...

Sei que meu comentário anterior não será publicado. Mas o Sr. sabe que sabemos...

Anônimo disse...

encontrei pelo google a tabela do resultado d bolsa em 2012.....pode sim fechar o ano de 2013 com 60.000.

Anônimo disse...

Salvo engano, o presidente da PREVI disse que a bolsa poderia chegar aos 32000 pts que o BET,ainda assim, tava garantido.

Anônimo disse...

DR. JEKILL AND MR. HYDE.
O BEM E O MAL.
BRANCO E PRETO.
CAIM E ABEL.
"Viveremos entre monstros da nossa própria criação"...(Renato Russo)

Anônimo disse...

presidente da previ??????temos um?????????me parece ser soh um digno representante do governo.........

Anônimo disse...

É amigo Medeiros, tem infiltrado por aqui no blog, não dá prá entender comentários tão fora de foco como o do infiltrado(17:16 e 17:18).

Liga não, mestre, isso aí não é fogo amigo, isso é fogo do outro front mesmo.

Anônimo disse...

Bom dia,Dr.Medeiros. O assunto é fora do contexto,mas se o Sr.souber de algum caso parecido, favor repasssar-me as orientações. Seguinte: estou, há três meses (vence o terceiro em 25/10) tentando pagar as prestações do OUROVIDA.Já liguei OPERADORA. GERENTE DE CONTA, BB OURO VIDA, e nada. Acho que estão enrolando para cancelar as apólices. Tenho 62 anos. Algum colega, também, poderia me ajudar?

Medeiros disse...

Colega,

Sobre pagamento do ouro vida não tenho conhecimento, mas sei de outros casos envolvendo os sistemas e o suporte do BB que está com enorme dificuldade de operar satisfatoriamente. As queixas se acumulam sem solução. Irritam e causam problemas porque se ocorrer o sinistro, por infelicidade, como é que fica ?

Anônimo disse...

E´ isso mesmo. Vou no gerente de conta e não consigo resolver minhas pendências com o BB. A culpa é sempre do sistema, que está caduco.

Medeiros disse...

Sobre a palestra da Célia, tenho recebido perguntas e sugestões de toda a parte, como a do João Rossi Neto. Nunca antes uma conselheira deliberativa teve tanta expectativa, tudo por causa do atual cenário de incertezas que nos cerca. Vou tentar encaminhar as questões para a Célia.

Anônimo disse...

E O AUMENTO DAS PENSIONISTAS, DR MEDEIROS?PROMESSA FOI FEITA E NÃO CUMPRIDA.VAMOS COBRAR

Anônimo disse...

DR. Medeiros Bom dia. Goataria que o sr. desse uma olhada na pagina do prof ARI ZANELLA, onde há uma proposta de acordo feito pelo grande ROSSI, pessoa quesó pensa em nos ajudar . gostei da proposta, será que o SR, também poderia nos dar uma força ,sie que o sr tem bastante influencia. abrigado de coração. estamos precisando muito, essa proposta se aceita pelo banco e previ ira nos aliviar bastante. Conto com seu apoio. Obrigada.

Anônimo disse...

O que a Previ disse no final do ano passado, acho, é que a bolsa poderia chegar a menos de 30 mil pontos que o pagamento das APOSENTADORIAS, estava garantido, não o BET.

Se a bolsa vai ou não chegar a 60 mil pontos no final deste ano, não sei. Acho difícil, até porque o Brasil não apresenta bons sinais, inclusive sem investir devidamente em infra-estrutura, com problemas quase diários de quebradeira, aqui no Rio e em SP, enfim...acho que se o BET continuar vai ser porque alguma coisa ligada à baixa do percentual da reserva de contingência para 15%...só uma hipótese ruim, porque nos deixa desguarnecidos. Acho que vai ser um espanto e um grande problema no dia-a-dia dos aposentados, quando isso acontecer. Quanto à senhora que é conselheira, acho que toda informação é boa. Aguardemos.

Anônimo disse...

No caso do gerente de contas não resolver o problema,solicite por escrito com cópia, voce fica com o recebo que solicitou e garanto que as coisas se resolvem mais rapido.

Anônimo disse...

Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que sonha nossa vã filosofia.(William Shakespeare)
Quer dizer que pouco sabemos e o que sabemos nos basta.
E la nave va!(Io)

maria de lourdes sousa de assis disse...

sr anônimo das 8,14, o ano passado fizeram isso mesmo comigo,cancelaram meu ourovida alegando falta de pagamento quando era sempre debitado em conta por mais de 20 anos nunca faltou saldo no dia de pagar,fui varias vezes na agencia ate que cobraram os meses em atraso e restabeleceu. ë jogada para cancelar .entre com uma acao contra a seguradora,pois se nesse período o sr falecesse,ninguem receberia,pois estava cancelado,acho eu, seria outra demora até provar que foi erro da seguradora, diante de tantos descasos,pergunto: a quem iremos nós?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Essa do Rossi foi feita as pressas. Peraí....

Edson RJ disse...

Vamos parar de pensar negativo gente, sempre digo que desde o tempo da ativa no BB os boatos sempre existiram e existirão, então aguardemos a palestrante.
Outra coisa os bingos do Dr. Medeiros não tem aparecido.

Anônimo disse...

Com relação a proposta do sr. João Rossi, muito boa por sinal, fiquei em dúvida quanto aos itens 1 e 4, abaixo transcritos:
1 – O patrocinador BB ficaria, em definitivo, independente do resultado das demandas judiciais contra a Resolução 26/2008, com os R$ 7.5 bilhões, correspondentes a 50% da Reserva Especial distribuída em 25/10/11. Em compensação, os associados terão direito também, de forma inegociável, cumulativamente, as seguintes vantagens:

4 - Fica estabelecido o percentual adicional de reposição da inflação real de 3% ao ano, a ser adicionado no INPC acumulado, para fins do reajuste anual, em janeiro.
Como não se faz omelete sem quebrar ovos, entendo que o patrocinador BB não fará nenhum acordo conosco se não houver alguma vantagem em seu benefício e, no caso, infelizmente, seria os R$ 7.5 bilhões que já recebeu e que ficará isento de devolução.

Exercitando.

Se o BB perder a ação ficará com os 7,5 bilhões sem a devida devolução desse valor e com isso não existirá mais BET, passando a se cumprir a legislação e os normativos, encerrando a polêmica. O saldo do BET esta nos finalmente.

Se o BB ganhar ele fica com os 7,5 bilhões e mais os superávits futuros já que a resolução 26 será permanente.

E os futuros BETs serão incorporados?

Após a ação Civil Pública a proposta será a retirada dessa e das demais ações desde que a resolução 26 seja extinta ou revogada.

O Banco fica com os 7,5 bilhões e o BET seja incorporado ao benefício. Alterações no estatuto do Plano 1. Retorno do corpo social, fim do voto de minerva, mudanças nos critérios de reajuste dos benefícios incluindo um percentual acima da inflação.

Espero que tenham entendido. Com a palavra os experts, sou leigo no assunto. Não (P)odemos brincar com essa (T)urma e nem com as futuras.



Anônimo disse...

O cenário para outubro tá negro. Enquanto o dono de nosso patrimônio, ou seja os americanos, parar com picunhias políticas, a bovespa vai despencar. Ufa. Jamais imaginei que após aposentar minha vida teria que estar atrelada a bolsa.

Anônimo disse...

Sou o anômino das 8:14. Obrigado Maria de Lourdes Sousa de Assis. Dei o prazo até hoje. Amanhã já vou no Procon.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Como foi a reunião com a Dra. Célia Lacráia?

Anônimo disse...

Li alguns comentários com relação a falta de débito do ourovida, passamos por algo parecido com o seguro (não era ourovida) de minha sogra, é jogada mesmo porque dependendo da idade não há interesse em manter os seguros por parte da seguradora. Abram o olho, renovar é um preço fazer novo custa bem mais...e cfe a idade é só uma questão de tempo para terem que desembolsar algum.

Anônimo disse...

Senhores, precisamos resgatar nossa dignidade, quando tomamos posse no Banco, nossa perspectiva era de bons salários, plano de carreira, plano de saúde decente e uma aposentadoria digna, sem humilhações, como estamos vivendo. Chega esses caras do PT e nos dão em troca um terrorismo estampado em nossa revista Previ. Meu neto disse: pés no chão e gato no telhado, nunca vi isto na sua revista vovó. Pois e, com 75 anos, remedinho em baixo da língua, quando a bovespa cai e pensando, cade a contribuição do funcis da ativa? E as aposentarias acima do teto, gastos desnecessários da diretoria em viagens etc mais, muito mais que não sabemos. Espero pelo menos que o BET continue em. 2014, só isso ta bom demais!!!

Anônimo disse...

Viram a propaganda na TV sobre investimentos da iniciativa privada em aeroportos e petrobrás?
Pois é; dizem sorrindo que assim sobra mais pro governo investir na saúde e educação.
É como o Silvio Santos diz: "Olha o aviãozinho, quem quer dinheiro?".

Anônimo disse...

Eu sinceramente tenho 59 anos de idade, e cancelei todas estas porcarias de ourovida e seguros, não acho de bom tom, manter este seguros, filhos ja crescidos e criados para que manter seguros de vida ??Deixa só o capec e cancela estas porcarias, ao inves de apostar contra si mesmo pega este dinheiro junta na poupança todo ano e gasta numa viagem.

Felipe Osório da Silveira disse...

Dr. Medeiros, espero que pelo menos você mate minha curiosidade que ninguém até hoje conseguiu, tenho visto muita gente falando no tal Grupo Pré-67, sei que meu pai ingressou no BB em 1959, mas até hoje não entendi qual direito esse pessoal tem ou não tem mais. Poderia me responde isso?

Agradeço.

Anônimo disse...

Tomara que eu esteja enganado, mas acho que a Srª Célia virá com um discurso pronto de Brasília/DF.
Lembrando que o BET só é desembolsado para os que estão aposentados. Os que estão na ativa possuem apenas um valor contábil apropriado. Será que não dá pra negociar a permanência haja vista que para o pessoal da ativa os recursos permanecem no caixa da Previ.

Anônimo disse...

Enquanto nós perdemos a saude preocupados com o rendimento baixo a Previ e até a Cooperforte ora nos culpam pela situação dando lições de como administrar os gastos e nos aterrorizam apontando que tudo pode piorar ainda mais com o fim do BET e até dos próprios benefícios ora ficam incentivando gastos com seus convenios fajutos sem nenhuma vantagem,

Anônimo disse...

Tá na hora do pessoal da ativa começar a pagar as contribuições. Tem gente que entrou em 1997 e só pagou apenas quatros anos e recebe bet, PLR ETC,,, Eles devem ter o mesmo direito que a gente, porém, depois de aposentados. Não é justo cortar nossos benefícios com pessoas da ativa sem contribuir nada. Nós pagamos contribuiçôes mesmo depois de aposentados. Não acham? Todo plano se contribui até sua aposentaria, visando inclusive melhorias no benefícios. Desculpem, mas questão de justiça.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros,

Por pura curiosidade, pergunte a Sra. Célia, qual a ligação da Previ com a Contax, visto que esta presta serviços para o BB e BB Seguro Auto, dentre outras. Segundo apurei, a BB Seguro Auto no Rio de Janeiro, funcionada dentro das instalações da Contax.
Consta também que seu Presidente, Sr. Fernando Antonio Pimentel Melo, é o atual presidente da ABRAPP. Também consta que Sérgio Mamede Rosa do Nascimento e Eric Persson, que já foram da Previ, foram Conselheiros dessa empresa, que teve como suplente a Sra. Célia, como suplente do Sr. Sérgio Mamede.

Obrigado.

Anônimo disse...

Como essa turma toda que aí está na direção da Previ, eleitos ou não eleitos por nós, não têm alçada para p... nenhuma, são todos uns pau mandados, deveriam pelo menos ter a dignidade de assumir um posicionamento e torná-lo público.

Esse Marcel, que se diz diretor de seguridade, por exemplo, deveria ter a hombridade, a dignidade, de vir a público e dizer o seguinte: Reconheço que nada fiz até hoje sobre o que prometi em campanha, porém, como sou um pau mandado nada poderei fazer por vocês. Se ele assim um dia se pronunciar, poderá até merecer meu voto pela sinceridade.
Um abraço.

Anônimo disse...

O que falei aí, acima, se aplica aos demais diretores, eleitos ou não eleitos por nós.

Um abraço.

Anônimo disse...

Anônimo de 09/10/2013 das 12:26


Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Agradeceria se o senhor poderia confirmar ou não essas informações, abaixo, a respeito de Célia Maria Xavier Larichia, visto que elas devem ser de conhecimento público.

RANDON S.A. Implementos e Participações - Conselheira - Célia Maria Xavier Larichia.

Célia Maria Xavier Larichia, Previ, suplente no Conselho Fiscal da participada (PREVI) Contax Participações;

Anabb-Prev, suplente no Conselho Deliberativo;

Aafbb, Vice Presidente do Conselho de Administração;

Faabb, Conselho Deliberativo

1 de outubro de 2013 00:31

Anônimo disse...

Anonimo 1945:
Ótima palestra.
Desse pessoal da PREVI a colega foi disparada a melhor que apareceu nos últimos tempos. Serena, articulada, prestando contas, falando sem subterfúgios sobre os temas de interesse. Gostei de receber já na entrada uma cópia da manifestação da conselheira sobre o absurdo que a direção do banco está fazendo com o teto de benefícios. Ela mostrou que gosta da boa briga: a nossa. Registrou em ata do conselho a indignação com a enrolação do patrocinador. O site da ANABB registra outras manifestações dela e de outros sobre esse absurdo.
Pena foi ver o Luiz Dalton tão grosseiramente agressivo. Se queria ficar mais conhecido, conseguiu. No final tava todo mundo perguntando quem era o autor da aspereza.
Ironizar por ela também ter cargo em associação e ser conselheira na Randon foi dose... Todos aqui acompanhamos o trabalho do Medeiros quando dirigia nossa Associação, presidia o Conselho Fiscal da PREVI, e integrava o conselho da Vale e também de outras entidades representativas . É sacrificado, mas quem sabe se administrar não se assusta.
Bom, voltando para o positivo, parabéns ao Medeiros e à Associação pela iniciativa. Dez!