CRISE NA CASSI

sábado, 13 de setembro de 2014



Na cerimônia de posse foram prestadas homenagens a três colegas  longevos do conselho deliberativo, João Emery Buratto, 93 anos,  Odilo Tirelli, 90 anos, e Sandyr Schuster, 83 anos, pela valiosa contribuição que prestaram e prestam a AFABB RS, e também uma homenagem especial ao Ricardo Maeda pelos relevantes serviços como coordenador do Conselho de Usuários da Cassi.

O Maeda criou aqui no RS a figura do facilitador na Cassi e esse modelo tem sido elogiado e copiado em outros Estados. Além disso, o Maeda é muito presente e muito prestativo. Tem auxiliado no encaminhamento de inúmeros casos e buscado soluções para eles.

A Cassi é objeto de grande preocupação e empenho por parte da nossa associação, pois entendemos que a saúde é fundamental nessa fase que vivemos de aposentados e pensionistas, para nos assegurar qualidade de vida, sem acarretar despesas que desequilibrem os nossos orçamentos domésticos,

Li em algum lugar que saúde não é tudo, mas sem saúde tudo é nada.

Lamentavelmente na posse não tinha diretor da Cassi.  Miriam Fochi escusou se alegando importante reunião em Brasília. Para lá se deslocou o Maeda logo  após a homenagem.

Não pode participar da posse a nossa vice presidente Carmen Volino, sofrendo cirurgia naquele dia. Está passando bem, mas queixou se do grande desgaste com a Cassi, que lhe deixou com os nervos em frangalhos, pois a autorização só chegou na ultima hora, depois que ela chorou no telefone, desesperada, para a gerente que acompanhava seu caso.

                                                                                                           
Ontem tive a oportunidade de ler interessante estudo divulgado pela Isa Musa, com base no Ruy Brito e no Tollendal, que o Adaí colocou em seu atuante blog e a Leopoldina também no seu já reconhecido Olhar de Coruja, contendo análise sobre as causas que estão provocando essa pane financeira na Cassi, que causou arrepios em Camboriú, quando se comentou o sufoco por que passa o plano de associados, cujo ápice se daria em maio de 2015. Face a dúvidas e confusões parece que em breve será colocado no ar uma gravação .


A AFaBb Rs vai se dedicar e se aprofundar na análise do problema. Breve teremos uma conferência de saúde no RS, para escolha de novos membros do conselho de usuários. Vamos buscar explicações e soluções. Sabido que o BB quer se livrar da Cassi há muito tempo. Um diretor do BB já falou que o Bradesco não tem uma Cassi. Outro diretor falou que a Cassi só é responsável pelo pessoal da ativa.

Isa coloca em suas conclusões que um plano deficitário não pode pagar aos seus dirigentes elevados honorários. As remunerações tem que ser compatíveis. É  mais um capítulo a ser questionado , assim como os bônus na Previ.

Recomendo a todos a leitura dessa importante matéria sobre a Cassi no blog do Adaí e no da Leopoldina. Leitura obrigatória.  Falar e bater na solidariedade agora, diz o Ebenezer, quando desapareceram trezentos  milhões das reservas acumuladas, é socializar prejuízos. Temos é que responsabilizar e mobilizar o BB.

A Cassi está no plano de ação da diretoria que tomou posse na Afabb Rs e deve ser motivo suficiente para que os aposentados e pensionistas , que ainda não o fizeram, se filiarem o quanto antes na associação. Venham, antes que seja tarde demais.



19 comentários:

Anônimo disse...

Dr Medeiros, voce sempre lindo, adorei sua gravata amarela.

Admiro sua energia para lidar com tantos problemas inerentes aos associados da Previ, parece que nada está no lugar certo quando se fala de BB/Previ/Cassi, nós aposentados e pensionistas nos sentimos perdidos, ninguém respeita nossos direitos, por onde começar?

Anônimo disse...

Lindo é pouco. Maravilhoso. Charmoso. E atuante como nunca. Mostra serviço. Adoro.

Anônimo disse...

Essa mania de vocês elogiarem o Medeiros já está chata. Ele é casado, não sabem ? O blog e ele merecem um pouco mais de respeito. Ou então deixem o anonimato. Vamos tratar dos nossos problemas com seriedade.

Anônimo disse...

Acho que o coleguinha está é despeitado. Não tem nada demais achar o dr. Medeiros lindo. Ele é colírio para nós pensionistas. Faz bem aos olhos e a alma. Amo, viu ? E anônimo é você. Meu nome é. Teresa. E sou morena bem escurinha.

Anônimo disse...

kkk, então alguma anônima? (...filha, neta, nora tomou as dores..).

A Mulher não, pois tenho certeza que pela história do D.D. Dr., já está vacinada contra esses assédios.
Medeiros é nosso Alain Delon, Brad... o que quiserem.
Essa história só nos alegra.
Prejuízo só pode alegar a D.Da. Esposa - questão personalíssima.

Mas a NET, e os Blogs é Terra de Ninguém.
Penso que todo o BEM e o MAL devam aqui ser exorcizados, com relativa compostura, e que as pessoas assimilem o que há de melhor nas informações.

Blogueiro é um ser único (postando ou lendo).
Encarna todos os personagens de uma Grande Novela:
A um só tempo é o Acusado, Réu, Vítima, Vilão, Herói - fica ao exclusivo juízo de cada um, no gigantesco mundo virtual.
Quem acusa e condena, não é quem posta, mas quem lê e aceita os fatos.
Notícia mentirosa ou tendenciosa, leitor inteligente ignora.

Voltando ao assédio das blogueiras, penso ser mais um elogio e galanteio, muito honestos e comedidos.
Se serve de consolo, vai um ditado de um colega do BB, carioca, casado com uma máquina loira de 350 h.p., que respondeu a um amigo que o alertou sobre traições:
Você pensa que sou burro mas não sou, prefiro comer bolo com os amigos do que m. sozinho.

Se Gaúcho fosse no de Bolo, Medeiros seria Bolo de Casamento.

Espero ter ajudado mais do que atrapalhado.

Gauchada, Paz e Bem.

Marcelino MAUS
F6752890

Anônimo disse...

Alain Delon??? O dr. Medeiros não é tão antigo assim.

Valim disse...

Medeiros,

Gostaria de saber se é esse mesmo Senador da República que se "sentiu ofendido" em sua honra, ao nunca ser questionado sobre sua lisura com questionamentos educados de Ruy Brito sobre ele ser o relator da matéria,na Comissão do Senado com Senador Paulo Bauyer, sobre a resolução 26 ? Sei que é. Vai catar coquinho pureza.

Reportagem da revista “Veja” revelou que a presidente da Petrobras, Graça Foster, o ex-presidente da estatal Sérgio Gabrielli e o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró receberam antecipadamente as perguntas que responderiam na CPI do Senado –composta apenas por senadores governistas. A revista também apontou a participação de servidores da Casa que estariam envolvidos no esquema.

Segundo a “Veja”, os servidores Paulo Argenta, da SRI (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência), Marcos Rogério de Sousa e Carlos Hetzel, que trabalham no bloco de apoio ao governo no Senado, teriam elaborado os questionamentos aos depoentes. A reportagem também afirma que o relator José Pimentel participava das negociações.

A revista revelou um vídeo que flagra uma conversa entre José Eduardo Barrocas, chefe do escritório da Petrobras em Brasília, e Bruno Ferreira, advogado da estatal. Na conversa, os dois dão detalhes do acerto para antecipar as perguntas.

Em nota, Pimentel negou que tenha repassado as perguntas aos membros da Petrobras, mas admitiu que elaborou uma lista comum de questionamentos para serem feitos aos depoentes. Por quê ? Para embaraçá-los ? Lógico que não.

OBS: Comentários agora meus.
Quem é esse nome que Dilma Rousseff permite numa decisão de tamanha envergadura com a PREVI...

Valim.

A casa caiu, PT futuro DEM, antigo e forte PFL.

Desculpem-me mas nesse momento decisivo não vejo CORAGEM da CHAPA 3, LIVRE, FORTE E DE TODOS.

O mundo não é feito de corajosos, mas determinado momento a Coragem é essencial, foi como o PT chegou lá. O Brasil corre perigo, mesmo tendo na certeza vitória da Marina, devemos virar o PT à pó.Não elegermos seus deputados e senadores.

Estou decepcionado com o agarramento no cargo, não gostaria de nada em outubro, queria para agora, setembro antes das ELEIÇÕES.

MARINA GANHARÁ NO PRIMEIRO TURNO.
ESTOU APOSTANDO, QUANTO MAIS ATAQUE AGORA, MAIS VOTOS PARA ELA.
E SÓ DIZER: Vamos discutir o Brasil, e isso será feito.

Anônimo disse...

Ora ora, achar o Medeiros lindo é falta de respeito?
Ele só é lindo assim por dentro e por fora, porque com certeza a sua esposa Sra. Ana é maravilhosa e cuida dele muitíssimo bem, parabéns à ela também, nós amamos os dois.

Anônimo disse...

Gente!!! E a CASSI???
SUSPRATODOS?

Anônimo disse...

Querido colega Medeiros, como que nós excluídas do ES vamos ter MC, a Previ aumentou o seguro da Capec, e não avisou ninguém? Embora a gente saiba que a CAPEC não computa na MC, mas, a comunicação está ou melhor continua horrível dentro da Previ. Assim está ficando dificil.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Por favor, NÃO DÁ PARA SAIR UM BINGO DE QUEM VAI GANHAR PARA PRESIDENTE?

Anônimo disse...



Vejo com preocupaçao as noticias que envolvem a Cassi e o BB. Porque o BB nao toma conhecimento de nada que diz respeito aos aposentados. Depois que o funcionario aposenta, a unica ligaçao com o BB é sua conta corrente. Porque o BB faz questao de receber o credito dos minguados salarios dos seus EX- funcionarios.Creio que ja é hora da Previ ter a sua propria Cassi. Se a Previ é mais rentavel que o proprio BB. porque ate hoje nao temos um plano de saude proprio?
Meu sonho é mandar o BB as favas. Da mesma maneira que ele faz conosco.

Anônimo disse...

Aqui em Minas Gerais,fora da capital, a Cassi atende os associados da Forluz e Cemig saude. O serviço de saude da cemig foi terceirizado no interior. Todos sabemos que Minas tem mais de 800 municipios.Nao da pra entender uma empresa passar por tantas dificuldades e ao mesmo tempo expandir tanto e tao rapidamente.
Será que só eu, nao estou conseguindo entender isto?

Valim disse...

Medeiros,

Medeiros,

Estou um pouco ansioso como estive com a VITÓRIA DA CHAPA 3, LIVRE, FORTE E DE TODOS. Dava-nos a impressão e acredito de que participávamos de alguns passes na VITÓRIA.

Uma ninguém pode me tirar, ao lutar ao máximo para a vitória da MESMA. E disse que o pessoal da ATIVA foi o fiel da balança. Agora vocês talvez possam me contestar com o possível Banco de Dados se é que tenha vazado. O foco são eles também , o pessoal da ATIVA. Vou me associar na AFABB- RS, e irei em reuniões, dentro do possível e vê conquistarmos realmente várias posições estratégias, se me querem me aceitem, pois exijo Comando, caso contrário vou para cadeira de balanço e meus futuros planos. Acredito em mim, sem tergiversações, mas não saco de pancada de ninguém.

No mais, quando me refiro a coragem, seria melhor usar o termo apoiar o Conselheiro da FUNCEF, Armando e Silva, onde teria mais respaldo em sua CORAGEM de denunciar e nós indiretamente corroborando, ratificando o que diz.

Quanto as pensionistas que lhe elogiam, não vou nem falar, cuidado com fogo amigo.

LEONARDO BOFF:

FÉ E POLÍTICA


A Bíblia considera a roda da política como ética mais importante que a roda da religião como culto. Sem a ética, a fé fica inoperante. São as práticas que contam para Deus. Melhor que proclamar “Senhor, Senhor” é fazer a vontade do Pai.
Concretamente, fé e política se encontram juntas na vida das pessoas. A fé inclui a política, quer dizer, um cristão deve se empenhar pela justiça e pelo bem-estar social; deve optar por programas que se aproximem daquilo que entendeu ser o projeto de Jesus e de Deus.

Querer falar que não gostamos de política segundo Leonardo Boff onde concordo plenamente não somos cristãos. Jesus chicoteou quem fazia mercância no Templo.


Valim.

Medeiros disse...

Prezados,

Lamento que alguns dos que freqüentam o blog não gostem de associações e reclamam de minhas postagens quando falo da Afabb Rs e faço um comercial. Mas fazer o que ? Eu gosto e sou presidente de uma associação. Sei de seu valor. Ouvi de um associado cuja dívida foi solucionada que a Afabb Rs tinha trazido de volta sua alegria de viver. Então ...vou continuar batalhando pelo fortalecimento dela e dos associados.

Anônimo disse...

Continue Medeiros. Cade seu discurso de posse ? Estou louco para ouvir ou ler. A Afabb Rs merece nossa admiração pelo trabalho que faz. E atuante e presente, especialmente para nos apoiar perante nossos pleitos na Cassi.

Valim disse...

Medeiros,

Devo estar a seu lado para poder compartilhar contigo minhas idéias.

Volto a dizer que as pessoas parecem que não enxergam um palmo na frente do nariz. Você é muito articuloso, mas com ou sem modéstia também sou. Esse plano eu sei qual é.

Devemos pessoal aposentados, pensionistas e pessoal da ATIVA transformarmos a ANABB em pó.

Conclamo a todos que nos unamos ao Medeiros nessa sua inteligente atitude política e não solicitando, mas conclamando também a nos engajarmos desta VITÓRIA. Isso só depende de nós.
Eu estarei no "SIM SENHOR" e bato continência.

Só assim faremos 100.000 mil associados e teremos forças de entrarmos com ações contra o Banco o que hoje a ANABB é proibida. Sabiam ?

Minha carteira de trabalho está no INSS, e diante muitas coisas que estou fazendo, esqueci a data de desligamento do Banco. Mas já estou dentro e entrei no site para me filiar. Gostaria que entendesse porque ainda não sou sócio.

Só falta colocar melhor o preço da associação, antes da concordância. Certo que teremos, mais de 100.000 associados, só alerto para quem tem ação dos 1/3 IR não saiam da ANABB ainda, pois perderá dinheiro com a ação, transitada e julgada.

Mas se associar devemos fazer agora,nem que o Medeiros diminua a mensalidade até uma resolução jurídica de substabelecimento da ANABB para AFABB-RS.


OBS: Parabéns Medeiros, atitudes políticas, sem queremos resultados imediatos, mas atitudes sim.

Valim.

Desculpe-me mas não vejo nada contra neste momento tão precioso. Devemos falar o porquê.

Anônimo disse...

As dificuldades da Cassi tiveram início quando o Banco reduziu sua participação para valor idêntico ao dos associados. Alí,diante da total omissão de nosssas associações, que,a meu ver, deveriam ter ingressado na justiça para assegurar que este tratamente fosse recervado apenas aos novos participantes, começou o inferno.É bem de ver que a diretoria daCassi somente muito tempo depois do eventou percebeu que os repasses tinham sido reduzidos e a quase totalidade das reservas fora consumida. Ninguem foi responsabilizado pela omissão e o Banco repassou, como um grande favor, alguns recursos para suprir umas poucas necessidades. Acho que há uma grande armação para acabar com as nossas instituições, criadas há muito tempo, sem a participação do Banco e depois apoderadas por ele, mal geridas por prepostos do BB que nada mais fizeram além de engordar como porcos cevados à custa de nossos recursos acumulados por décadas e à custa de nosso sacrifício, muitas vezes doloroso. É lastimável ver a agoria de entidades como Cassi, Previ e outras, como as Cooperativas, estas últimas já quase em extinção. Das AABBs nem quero falar.

Anônimo disse...

Quero crer que foi em 1994 que o Congresso Nacional votou Lei onde foi estabelecida a obrigatoriedade da paridade do valor de contribuição caso o patrocinador fosse estatal federal.