O BANCO DO BRASIL É DE QUEM ?

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Tomei posse ontem na presidência da AFABB RS, em Porto Alegre, e já estou em Brasília participando do seminário da ANABB.

Confesso que não gostei da abertura.  Representando o Banco do Brasil estava apenas o diretor Carlos Eduardo Leal Neri. Nada contra o diretor de relações funcionais do banco, embora ele seja uma figura bastante questionada desde sua participação no episódio do superávit, quando foi o negociador em nome do BB. Ele é também conselheiro deliberativo da Previ.

É que eu esperava uma personalidade de hierarquia superior. O presidente Bendine, que anda meio enrolado coM a história do dinheiro no colchão, ou , no mínimo, um vice presidente.

O diretor Neri fala bem, tem facilidade, e discursou de improviso, sem papel e sem slides, sobre a situação atual de destaque do Banco do Brasil, tanto como instrumento de política econômica do governo, como também pelos resultados que apresenta anualmente em seus balanços, para satisfação de seus acionistas. Foi o banco mais lucrativo em 2013. Há pouco um órgão internacional considerou o banco mais ético.

Isso se  deve,  conforme o Neri, à qualidade do funcionalismo do BB, o grande diferencial.

Na conclusão o diretor deixou claro, porém, que o BB não é dele, nem do Sérgio Riede, nem dos funcionários, o Banco do Brasil é da sociedade brasileira.

Não é do Governo, nem dos acionistas, nem dos funcionários. É da sociedade.

Infelizmente na sessão de abertura não houve oportunidade para perguntas. Ao meu lado tinham vários colegas que estavam aflitos para perguntar sobre vários assuntos que nós preocupam. Uma pena !

22 comentários:

Anônimo disse...

Os aposentados endividados da Previ estão encurralados, desesperados. Precisamos de uma saida para uma moratória de 12 meses ou um jeito de dar o calote já que ninguém quer nos ajudar.

Anônimo disse...

Medeirão, fala com esses caras do BB aí para renegociar as dívidas do aposentados/pensionistas como eles fazem com o pessoal da ativa, fazendeiros, políticos, apadrinhados, etc. etc.
Outra coisa: Infelizmente o que dá Ibope nos blogs é o tal do ES, já estão minguando os comentários, os velhinhos estão cansados de tantas desesperanças.
Tem que apertar esses caras em relação ao Empréstimo Simples, só assim, sairemos do buraco. Quem já viu um estouro de um reservatório d'água??? Não se tapa um buraquinho com pouco cimento, tem que colocar uma quantidade maior. Tem que soltar o dinheiro na sua totalidade para pagarmos os arrochos mais caros e ir tocando a vida devagarinho com menos preocupações. 180/180 rende bem, é nosso, e o retorno é sagrado. Então façam logo isso seus filhos da mãe... ou vocês são filhos de chocadeiras, sem coração, estou p... da vida com tudo que está acontecendo. Não adianta ninguém da chapa 3 levar sugestão para esses caras pois eles estão zonzos ainda com a porrada da eleição e não vão atender. O negócio, é resolver na marra. Quando a Dilma vier aqui no meu Estado eu vou chamar uns quatro colegas meus, brabos e vamos fazer a maior zoeira para ela saber o que os aposentados e pensionistas da Previ estão passando. Vocês que são mais letrados dêem aos candidatos da oposição releases para eles mostrarem nos seus programas eleitorais o que essa diretoria da Previ anda fazendo com nós!!! Quá gente, não aguento mais tanta sacanagem. Vumbora Medeiros, vumbora Zanella, vumbora Rossi, a hora é agora. Fui...

Anônimo disse...

(1)Voltei com a boa informação que recebemos no Conselho de que, pela primeira vez no ano de 2014, a Previ estaria quase no azul em suas contas...

- Questione como os ”caras” chegaram a esta conclusão. Provavelmente é uma conclusão falaciosa.

(2)O que se debate é se a bolsa vai manter esse desempenho até o final do ano, em razão dos problemas da nossa economia, como, por exemplo, o PIB.

- Em tese, o desempenho da Bolsa está diretamente relacionado ao PIB. Entretanto, nas ultimas décadas a Bolsa teve desempenho muito superior ao PIB. Portanto, fica difícil do ponto de vista prático tentar agora qualquer relacionamento entre Bolsa e PIB...

Medeiros disse...

Não då para ficar abordando só o ÉS, por mais que ele seja importante para aliviar a vida de muitos colegas. Tem outros assuntos igualmente relevantes. Um deles vou tratar na próxima semana. Sobre o ÉS o diretor Marcel ficou de largar uma nota no site da Previ, que está demorando. Eu continuo sempre insistindo com ele em melhorias, especialmente pela retirada do valor das contribuições da margem consignáveis, ao menos em caráter excepcional. Faço o que posso, com o máximo de minhas forças. Acreditem.

Anônimo disse...

Boa dia,

Caro anônimo das 23:13, todos nós estamos desesperados, e de nada vai adiantar.
Lamentável a situação.

Joaquim


Anônimo disse...

Medeiros, você realmente é um ser sensível.
Com relação ao empréstimo simples, só mais uma coisa, só mais uma tá!!
Em vez de manter a alteração/exceção até o dia 29/10/2014, porque não postergar-lá até o dia 31/12/2014. Pois na medida que vamos pagando, poderemos pegar uma graninha para dar ao seu Noel!! E ele vem sempre no Natal.
Penso que a Previ poderá atender a mais este pedido.

Carlos Mariano disse...

CARTA CIRCULAR DO PAQ EM VIGOR EM 1999. Colegas preciso de cópia dela, por favor enviem para o email cmvosouza@gmail.com ou entre em contato para combinarmos o envio. Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Isso ai, Dr Medeiros. Precisamos muito do ES e de outras medidas que irão nos ajudar

Anônimo disse...

Nos acreditamos Dr.Medeiros,mas em se tratando de Previ esse quadro deploravel,nos nunca imaginavamos passar.Seja por nossa culpa ou nao o endividamento a nossa mesmo que teoricamente Previ,nao tinha ao menos nos ultimos 7 anos o qual me encontro aposrntada nos deixou tao orfa.E eu sempre ouvi dos colegas do BB la das bandas de DF que eu ficasse tranquila que eu estava bem mesmo sendo aposentada por invalidez aos 39 anos e com um salario pago pela mesma de $839,00,necessito trabalhar porque senao daqui a pouco estarei recebendo 2 mininos e precocemente.E meus irmaos com mais idade que eu os quais necessitam de remedios,pagar aluguel e etc..Por sorte e a Deus nao passo por isso,ainda,mas ainda posso fazer alguma coisa com a idade que tenho.Mas me entristeço muito com o desespero dos nossos colegas,tendo a Previ como nossa e ao mesmo tempo sendo de exclusividade do PT.Doi e muito!Mas tenho muita fe em Deus e em voces que nos representam.Grata!Catia Ferreira mat.19264054

Anônimo disse...

Aderi ao PAQ em 1996, mantendo as contribuições para a PREVI e aposentei em fev/1998. Na época, tive que aderir ao CASSI FAMILIA. Gostaria que alguém me informasse se os reajustes por faixa etária é legal pois já estou com 69 anos e os reajustes continuam. Se os reajustes por faixa etária são indevidos, como devo proceder?

Anônimo disse...

A máscara agora, caiu de vez. Isto nos ensina, que nem tudo que reluz é ouro.
Comprem a VEJA desta semana.

NIVALDO ELIAS DOS SANTOS disse...

A Diretora Cecilia saindo de viagem para descansar com a familia pois todos precisam recuperar o folego perdido durante a campanha da chapa 3. Disse em seu blog: "Nossa luta mal começou e vamos trabalhar juntos para construir um histórico de realizações."
Exma. Sra., moro em S.Paulo(SP) e visitei 8 agencias em bairros diferentes para falar com colegas sobre a "necessidade" que tinhamos para que a Chapa 3 ganhasse as eleicoes, tudo em nome do Sr.Carvalho, a quem conhecia do Blog. Fui recebido bem em algumas agencias e em outras nem tanto. Assim como eu, acho que muitos aposentados fizeram o mesmo em favor da Chapa 3. O que estamos pedindo agora em troca eh que voces olhem PRIMEIRAMENTE PARA NOSSAS SITUACOES DE DESESPERO. Isso nao se faz com nao publicacoes de nossas postagens quando estas "gritam" nosso sofrimento. A sua frase no blog "Nossa luta mal começou e vamos trabalhar juntos para construir um histórico de realizações" eh verdadeira pois o "impostergavel" nem comecou a ser feito ainda. Por impostergavel gostaria que voces da chapa 3 compreendam uma solucao para a nossa situacao de hoje, de agora.
Se por esta demanda voces nao tem forcas na Previ, duvido que terao forcas por causas mais complexas. O que precisamos PRIMEIRAMENTE eh de acoes efetivas para resolver nossa situacoa angustiante de agora. Mas como a senhoa mesmo disse "Nossa luta mal começou e vamos trabalhar juntos para construir um histórico de realizações", eh sinal que a razao de nao vermos luz no horizonte por intrmedio da Chapa 3 que seria a nossa voz dentro da previ eh por que estao "cansados pelo trabalho exigido na campanha."
Quanto a nos, do lado de ca, que trabalhamos e elegemos voces estamos cansados por ficar com o chapeu na mao pedindo esmolas a Previ (antes) e agora a voces (depois da eleicao). Bom descanso enquanto nos do lado de cah nao conseguimos nem dormir para descansar, muito menos viajar com a familia. Sei que esta postagem, embora NAO ANONIMA nao serah publicada porque nao lhes interessa, mas VOCES DA CHAPA 3 PELO MENOS FICAM SABENDO O MEU PENSAMENTO E O DE MUITOS OUTROS QUE NAO ESTAO INTERESSADOS EM SOMENTE ENDEUSA-LOS"

Anônimo disse...

Bravo Nivaldo, comigo aconteceu a mesma coisa, queres conhecer uma pessoa é só dar um cargo e a figura mostra o que é.

É lamentável, e a Previ divulga tudo desencontrado, para enredar o rastro, primeiramente é o número de associados que não foram atendidos pelo ES.

Tem muita coisa por baixo do pano nesta PREVI do BB. Ainda quem se escapa é o Medeiros que procura nos informar de alguma coisa, mas também é boicotado pelos outros.

E, para não falar de outras figuras impolutas de blogs, de fato estou largando tudo, não tenho mais esperanças. Gostei Nivaldo. me manterei anônimo, por ética, pois tem blog que não publica as minhas mensagens, como anônimo e com educação, e se tiver que sair do anonimato, vai dar merda.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Dr.Medeiros,

Decorridos 3 meses da eleição na chapa 3 previ livre forte e de todos, que apoiei com muito esmero e dedicação, acreditando em chances reais de melhorias para um grupo de endividados e com extrema dificuldades financeiras,não produziu frutos, e acredito que sera como mamão macho que solta as flores, mas não segura carga.

Estou tão desiludida, desmotivada e sem esperança no futuro, que acredito na frase:

Pau que nasce torto, morre torto, o Advogado Dr.João Rossi Neto, nosso colega, fez postagens informando que nada mudaria, fosse qual fosse a chapa vencedora, a Previ é MUDA, SURDA E CEGA.

Muda porque sabe da nossa situação de penúria total, desespero de muitos colegas aposentados, pensionistas do PB-1.

Surda porque escuta os gritos de socorro, mas a reserva dos 25% não esta completa, porque em 2015, vamos tentar pelo menos não pagar as contribuições, porque esse beneficia o Patrocinador BANCO DO BRASIL S/A.

Cega porque não denuncia, não cobra dos agentes públicos GOVERNO FEDERAL uma proposta, uma solução definitiva para esse problema do endividamento, que resolva esse jogo de empurra, mas prefere jogar a culpa nos pobres do endividados, na gastança que produzimos na época das vacas gordas.

Foram mais de 10 anos, para chegar a verdadeira calamidade, e agora as desculpas são amplas: Não prometemos, mas vamos lutar, não podemos falar apenas de ES, enquanto temos outros assuntos dos mais variados, a campanha me desgastou e a administração toma tempo e energia, os demais falar o que, entraram mudos e permanecerão mudos até o fim do mandato.

Se a chapa 3 não promoveu um pacto para resolver os nossos problemas, que é todos relacionados a DINHEIRO, a fonte secou, não temos onde mais arrumar dinheiro, os contra cheques estão atolados em dividas,descontos e mais descontos, o BET findou antes do previsto e acordado, as promessas de melhorias todas depende de SUPERAVIT acima dos 25%, que resultado pratico temos a nosso favor?.

O Conselheiro Carvalho, ainda diz, o que faríamos no seu lugar?

Faria a mudança necessária para melhorar a nossa vida de verdade, ou então pedia RENUNCIA DO MEU MANDATO,forçaria novas eleições, ou mudança no forma como age o maior fundo de pensão e mais CANALHA DE TODOS.

Pedia a intervenção já que os ELEITOS não mada me nada mesmo.

Ari pode publicar, como pode moderar, mas uma coisa é certa é minha ultima participação em blogs, estou em nojada desta situação, destas mentiras que é para ganhar uma eleição e depois simplesmente vira as costas para todo a população com desculpas intermináveis.

Quem necessitar falar comigo daqui para frente é através do ROSALINAPENSIONISTA@GMAIL.COM e ou VHSPASSINI@UOL.COM.BR.

Atenciosamente

Rosalina de Souza
Pensionista
Matricula 18.161.320-4

Anônimo disse...

por favor Rosalina, não desiste,adoro ler teus comentários nos blogs, fico bem contente quando tem um comentário teu...
sou pensionista tbm !!

Anônimo disse...

Nivaldo, Rosalina, anon.14:14
Voces resumiram a nossa trágica realidade.Antes da eleição teve até contagem de quantos dias faltavam para "mudarmos a Previ" dando a ilusão de que haveria uma reviravolta imediata e agora justifica como certo o que dizia que mudaria.Passou para o lado de lá? Do nosso lado continuam o Dr.Medeiros e o Prof.Ari

Anônimo disse...

Acredito que alguns colegas estão sendo injustos com os outros eleitos na chapa 3. É preciso dar tempo para que mudanças aconteçam. Ou se esqueceram de quem manda na PREVI é o patrocinador? Este é o primeiro entrave que devemos derrubar (o tal voto de minerva).

Medeiros disse...

Respeito opiniões e críticas, publico até algumas para mostrar o meu lado democrático, mas estão havendo alguns excessos e algumas injustiças, bem como a utilização do blog por infiltrados. A moderação infelizmente vai ter que ser mais rigorosa, pois até palavras chulas tem sido utilizadas. Sinto muito.

Anônimo disse...


Na mensagem postada pelo Dr. Medeiros em 02/08/14, às 11:22 hs, por ocasião da reunião em Camboriú SC, ele disse algumas verdades e parece que alguns colegas ignoraram e ficam postando mensagens pessimistas. Exemplos da mensagem do Dr. Medeiros:
- OS ELEITOS NÃO ESTÃO OMISSOS;
- ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE;
- PRECISAMOS DO APOIO DE TODOS EM VEZ DE RECLAMAR NA POLTRONA E CRIAR DESUNIÃO ENTRE NÓS.
Portando, vamos com calma pessoal. O colega acima, das 17:46, foi muito feliz na sua mensagem.

Anônimo disse...

Isso aí dr Medeiros , ainda bem que se deu conta. Tem gente usando o blog só para desfazer da chapa três. Corte eles de uma vez.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Muito bem. Você não é bobo. Esse tal de Nivaldo não dá mais pra agüentar.

Anônimo disse...

Dr Medeiros

Conte para nós como foi a posse.