PAUSA PARA MEDITAÇÃO

sábado, 27 de setembro de 2014

Depois da palestra do Amaral na AFABB RS, continuei me movimentando. Participei do Congresso Estadual da OAB, na condição de comendador, na quarta-feira a noite, e no dia seguinte viajei para o Rio de Janeiro para a reunião do CD da Previ, tendo retornado ontem quase a meia noite.

No mês de outubro pretendo me aquietar um pouco, para reunir energia e meditar, pois preciso colocar ordem nas coisas e nas idéias, a fim de não estressar.

O prezado amigo Ari Zanella teve um sério problema num olho e ficou com risco de perder a visão. A cirurgia, felizmente, foi bem sucedida, a expectativa é boa, mas o Ari vai ter que se cuidar durante um período longo para não haver novo descolamento da retina.

Botei as barbas de molho e vou me dedicar um pouco mais ao tratamento do meu glaucoma. Essa atividade nossa no computador, no tablet e no celular, certamente prejudica os nossos olhos e requer redobrada atenção. Temos que moderar.

Desde a posse na Previ em princípio de junho tenho procurado tomar pé da situação do fundo e me atualizar com relação as normas e instrumentos para uma boa gestão. No meu entendimento, é preciso primeiro completar a bagagem com roupagem nova e adequada para poder agir com mais eficiência no conselho deliberativo.

Nesse sentido participei de alguns cursos e seminários básicos. O day Previ, nono encontro dos advogados dos fundos de pensão, os desafios dos investimentos promovido pela Abrapp, o papel do BB promovido pela Anabb, a integração dos órgãos estatutários promovido pela Abrapp, o encontro de governança da Previ, entre outros, como o evento de Camboriú. Foram no Rio, São Paulo, Brasília e Porto Alegre.  Atividade intensa. Com certeza os conhecimentos ali adquiridos foram e serão de muito valia.

Mas agora é hora de refletir e de estabelecer um plano estratégico de ação. Não que não estejamos agindo, pois o ES por exemplo, tem ocupado permanentemente nossa atenção, assim como foi a questão dos bônus para os dirigentes. Mas é preciso mais e não pode ser feito desordenadamente, senão o êxito fica prejudicado. Tem a questão do teto dos benefícios, que está parada. A questão das pensionistas. O alinhamento dos benefícios. A suspensão das contribuições. A cesta alimentação. Os pedevistas, os investimentos da Previ, enfim, tanta coisa.


O minuano gelado me recebeu em Porto Alegre. Diferença de quinze graus de temperatura. Meia hora na fila do lado de fora do aeroporto, com frio, mal agasalhado, aguardando chegada de taxi.

A primavera já entrou em vigor. Espero que ela floresça ,  seja alegre, colorida, frutífera  e fecunda para todos nós. E sobretudo nos permita desfruta-la com saúde.

28 comentários:

Valim disse...

Medeiros,

E assim será.

"...COM AS LISTAS DIVULGADAS, SERÁ BARRO NO VENTILADOR

Carlos Chagas

Inusitados sempre acontecem, em períodos eleitorais. Ainda agora a tragédia que levou Eduardo Campos virou a sucessão presidencial de cabeça para baixo, sendo que Marina Silva ainda aparece como favorita no segundo turno, mesmo tecnicamente empatada com Dilma Rousseff.

Como falta uma semana para o primeiro turno, é bom manter um pé atrás. O que aconteceria, por exemplo, se alguma publicação semanal ou diária divulgar mais uma lista de supostos políticos corruptos, com novos deputados, senadores, dirigentes partidários e até ministros?

Prejudicada estaria a presidente Dilma, enfraquecendo-se o turbilhão de agressões que ela desencadeia sobre Marina. Como o PT, já atingido em suas candidaturas a governador e para o Congresso, não deixaria de sentir o golpe. Mas se além do PT, PMDB e PP estiverem arrolados outros partidos como participantes da corrupção? Seria barro no ventilador caso a delação premiada de Alberto Youssef envolvesse o PSDB. Coitado do Aécio Neves. Na hipótese de os petardos caírem no telhado do Partido Socialista, sua candidata fatalmente perderá votos.

Os depoimentos do doleiro estão sendo colhidos, como parecem já encerrados os do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, também explosivo, já tendo provocado baixas na base de sustentação do governo e no próprio ministério. Que a lista vai vazar, não se duvida. Resta saber quando, se antes ou depois de encerrado o processo eleitoral. Apesar do sigilo, algum agente da Polícia Federal ou integrante do Ministério Público dará com a língua nos dentes. E quando as delações premiadas passarem ao crivo da Justiça?

Em suma, as campanhas eleitorais prosseguem sob a égide do medo. Do pavor, até, em se tratando de políticos candidatos ao Congresso e aos governos estaduais porventura referidos pelos dois bandidos. Porque mesmo se eleitos, muitos implicados na lambança da Petrobras poderão ter rejeitadas suas diplomações, posses e até cassados durante o exercício de seus mandatos. Bem feito.

A HORA DA VERDADE

A uma semana do primeiro turno, chegou a hora de os institutos de pesquisa ajustarem seus números para não passar vexames e perder clientes das próximas eleições. Tem sido sempre assim. Em especial na escolha dos governadores, resultados parciais tem sido “ajustados”, mas aproxima-se a hora da verdade, quando o eleitorado costuma desmentir parte das consultas divulgadas. Sempre haverá o artifício de dizer que foi eleitorado que mudou…




C. Chagas


Valim. Essa é para o pessoal do blog e para a comemoração do Ari Zanella. Oxalá.

Anônimo disse...

Hoje, os funcionários do Banco chegam aos 35 anos de banco(como eu) ainda na ativa, e e outros vão a 37/38/40 anos de banco). Acho que os antigos funcionários queriam uma "vida boa" e se aposentaram cedo demais. Como pode!
Estou em pleno vigor, 35 anos de banco, e recusamos agora reajuste de 7,35% e haverá greve a partir do dia 20. Nos últimos 10 anos conseguimos aumento real, somado, de cerca de 20%. Ora, quando entrei no banco estranhava aquele negócio de parar aos 30 anos de banco...não é por aí naõ...temos que trabalhar. Aposentar? quem sabe um dia..

Cláudio Almeida disse...


Dr.

Os atuais parâmetros do ES vigoram até 29.10.2014.

Nessa data, 29.10.2014 (no próximo mês), a Diretoria Executiva deverá se pronunciar se voltam os prazos anteriores, se permanecem os atuais ou se novos prazos entram em vigor.

É a oportunidade para buscarmos junto à Diretoria de Seguridade, uma revisão mais abrangente do que aquela de julho/14, tanto com relação aos prazos quanto com relação ao limite (atualmente de R$ 145.000,00).

Seria de bom tamanho 180x144.

Além do fim do BET e a volta das contribuições, as prestações suspensas do ES foram pagas de uma única vez em julho/14, quando da renovação do ES. A revisão de julho serviu basicamente para acertar o passo do ES, mas pouco ajudou os participantes.

O ano de 2014 foi um ano difícil para a maioria dos participantes, que só encontraram um pouco de alento no ES.

Em novembro/14, fim de ano, véspera do Natal, um alento é bem vindo e para isso contamos com a chapa 3.

Abraços

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Suas palavras lembram tanto os filósofos gregos como os generais romanos. É preciso, na paz, sempre estar preparado para a guerra. E o descanso para reflexão não é nada mais nada menos do que o preparativo para a continuidade da ação de forma eficaz. É por isso que confiamos no senhor como verdadeiro líder que é.

Anônimo disse...

Prezado Dr.Medeiros,

Enquanto o Governo Federal tenta de todas as maneiras liberar créditos a Previ vai totalmente na contra mão.

INSS amplia prazo para o consignado de 60 meses para 72 meses.

Os complementos pagos pela Previ é maior e de uma maneira em geral a Previdência oficial desconta apenas o permitido dentro dos 30%.

Nós tivemos a revisão flex, a contra gosto do Marcel e deu no que deu, a chapa 3 na esperança de melhorar apenas recebeu o saldo a descoberto, e agora diz que cumpriu seu papel no sentido de não atropelar as necessidades urgentes que temos num plano desigual e cheio de falhas e guetos.

Não adianta reclamar, pois é bem provável que o comentário sofra censura, pois falar da chapa 3 hoje é temeroso.

Vamos terminar o 2014 da mesma forma que começou, nem a sua bala de cristal, ou as tacadas na bolsa deve melhorar o humor dos mercados e do PT subindo nas pesquisas eleitorais.

Não foi aproveitado esse momento passado Inês é morta, veja que até as prováveis greves dos bancários foi postergada, para a reta final das eleições.

Não acredito mais em promessas, e acho certo seu descanso, afinal é um dos que mais trabalha em diversas funções, mas não acredito que tenhamos revisão do ES em 2014.

Foi feito o que foi feito e as notas explicativas da Previ e da Diseg foi clara a REVISÃO DO ES JÁ FOI FEITA EM 2014, portando esperamos novembro de 2015 para quem sabe novas medidas seja anunciada.

Antonio Barbosa

Sem Esperança e arrependido de ter acreditado em novas promessas que não vai sair do papel.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 16:07
a PREVI agradece sua permanência na ativa.

fernando disse...

DR. Medeiros, devagar e sempre. Quanto ao colega anônimo das 16:07, até acredito que na ativa se ganha bem mais ,com PLR, e tickets; Muitos aguardaram, ficaram mais tempo, e tiveram surpresas, como os pós-97, com Parcela PREVI entre outros. Cada caso é um caso. Acho que quem está de cabeça boa, tem mais é que continuar trabalhando. Sucesso e sorte ao colega.


goulart disse...

Dr. Medeiros, o colega esta certissimo, precisa ter uma pausa, um descanço para melhor reflexão e juntar as peças deste quebra-cabeça, de todos os fatos a serem digeridos. Descance mesmo, se refaça, pois dependemos do seu talento e disposição do colega. Que Jesus, em sua infinita misericórdia, lhe de dias de repouso e meditação de como agir, para não se estressar. Que Deus, lhe proteja, o colega e sua bela família, e consiga, pelo menos organizar alguns, dos vários problemas que nos afligem (principalmente a recomposição do ES). Muito obrigado pelo que o senhor tem feito pelos aposentados e pensionistas. Aposentado do Norte do Parana, Goulart.

PRESTAÇÃO DE CONTAS CHAPA 3 disse...

Decorridos 3 reuniões do CD da Previ, o Antonio Carvalho conselheiro titular ficou de apresentar com 120 dias a prestação de contas dos pedidos e da administração atual das contas da Previ.

Acho muito pouco o apresentado até os dias de hoje, pois pouca novidade foi apresentada para os assistidos da Previ.

ES CONTA GOTAS

BÔNUS DIRETORIA

TETO DE BENEFÍCIOS

AUMENTO DAS PENSÕES

BOLSA FECHA APENAS EM 31/12/21014 ?

E AS MELHORIAS FICAM MESMO PARA 2015, APÓS A CARAVANA DA ALEGRIA APRESENTAR OS RESULTADOS DE 2014.

Apenas o PREVILIVRE.COM.BR saiu do papel e continua ruim de comunicação e de conteúdo.

vote certo! disse...

Caro Dr.Medeiros

Sabemos que sua bola de cristal sempre atua de forma correta, então eu lhe pergunto sem rodeios.

Na sua bola de cristal, existe a possibilidade de melhorias reais ainda em 2014 para os participantes do PB-1.

Seja através de empréstimos ou adiantamentos, ou podemos esperar um natal ainda mais magro que o de 2013.

Anônimo disse...

De hoje até 20 pretendo parar para descansar e recarregar minhas baterias.

Afinal de contas tenho que achar soluções para pagar as minhas contas, pois a receita não bate com as despesas.

E a vida continua, sempre fora dos trilhos.

Se a Verdade não for agora, ela não poderá ser nunca, porque o homem jamais conseguirá criá-la ou entrar nela a Previ não é nossa, apenas contribuímos para ter a vida que temos hoje.

blogtreze disse...

Sobre a Postagem no Blog do Medeiros:

"Fernando disse... 19:37... 28/09/14.
DR. Medeiros, devagar e sempre. Quanto ao colega anônimo das 16:07, até acredito que na ativa se ganha bem mais com PLR, e tickets; Muitos aguardaram, ficaram mais tempo, e tiveram surpresas, como os pós-97, com Parcela PREVI entre outros. Cada caso é um caso. Acho que quem está de cabeça boa, tem mais é que continuar trabalhando. Sucesso e sorte ao colega.

MAUS diz: concordo com o Fernando mas pergunto:
Se é tão bom ficar no BB, que tem 50 Diretores incluíndo o Pte e Vices, porque desde 2008 tivemos ALTA ROTATIVIDADE, resultando em 200 (ou mais) PeTralhas aposentados na PREVI com R$58.000,00 ... R$81.000,00 ? (alguém pode perguntar porque o BB solicitou teto de R$81.000,00

Seria para cumprir um Acordo para aproveitar a Ilegalidade da Resolução 26?

É muita CARA-DE-PAU do BB e Diretores da PREVI que continuam na Ilegalidade.
ILEGALIDADE a favor dos Diretores vale e ninguém derruba.
ILEGALIDADE contra os Participantes suprimindo 25% em 24.12.1997 - o TST Sumulou mas ninguém cumpre.

É muito roubo se sem vergonhice - dá vergonha de dizer que o BB é bom prá todos.

Aguardo resposta que qualquer 1 da Chapa 3.

Marcelino MAUS

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Os benefícios das pensionistas estão defasados e a inflação segue firme, diminuindo o poder aquisitivo.
Contamos com o senhor e os outros membros da chapa 3.

Anônimo disse...

Colega da ativa(27/09/2014 16:07),

Aposentei-me do banco aos 45 anos de idade, em decorrência de incentivo da própria empresa. Grande e ótimo patrão esse que incentiva a saída de seu "bem mais precioso" justamente quando esse "bem" se encontra no ápice de seu período produtivo.
E digo-lhe mais: ao prestar consultoria (verdadeira, não essas dos partidos políticos) trabalhava das 07 às 23 horas -- muitas vezes aos sábados e domingos -- e passei a ganhar o dobro do que o BB me pagava. E olhe que eu estava na última letra da carreira e exercia função comissionada.
Continue com sua dedicação ao banco porque assim a PREVI não tem que sacar parte de meu patrimônio para pagar sua aposentadoria.
E, ao pensar em se aposentar, para não sofrer muito, não se esqueça de primeiro fazer o respectivo curso preparatório -- que na minha época não existia.
Mas quem pode falar melhor da "boa vida" de aposentado é o próprio Dr. Medeiros, grande batalhador das causas impossíveis.

Anônimo disse...


Anônimo 16:07 27/09

Primeiro os bancários vão entrar em greve dia 30.

Segundo não sei está sendo sincero. Agora pode aposentar pelo INSS e ficar no Banco até morrer. Em alguns casos a situação financeira fala mais alto que o amor ao trabalho. Mas é louvável alguém querer ser bancário por 35,38 ou 40 anos. Aja preparo físico e mental.

Terceiro, muitos tiveram que largar o BB por perseguição, assédio, endividamento, PDVs,etc.

Fico contente em saber que hoje se recusa reajustes de 7%.

Tomara que levem os 12%.

Anônimo disse...

Quando for viajar nunca esqueça dum bom agasalho, pois nunca se sabe!
Também não esqueça que uma boa circulação de sangue na cabeça, evita o glaucoma.
Espero que vivas muito!

Anônimo disse...

Ao colega das 16:07 hs:
Estou com 32 anos de BB e penso em me aposentar ano que vem, pois a pressão por metas está absurda.Mas principalmente penso em aposentar, pois sempre tive em mente que existe "VIDA FORA DO BB". Portanto meu caro, cada um sabe o momento certo de parar.A vida só dá uma safra, aproveite-a da melhor maneira posssível.

Anônimo disse...

trabalhar no bco sempre foi bom mesmo, dificil ou impossivel foi suportar pdvs,"novo rosto" e outros planos mirabolantes q empurrou,inclusive a mim, p o caminho da aposentadoria precoce.

Anônimo disse...

Além dos 30...

Só é capaz de ficar hoje no Banco além dos 30 se justifica pela idade, entrou no Banco com 18 anos ou esta numa situação privilegiada, na faixa de 55/60 anos, se sentido bem no que faz, Direção Geral, pois em agência...

Anônimo disse...



29/09/2014
Papa diz que abandono de idosos é 'eutanásia mascarada'

Agências

O papa Francisco denunciou ontem o abandono dos idosos como uma "eutanásia mascarada", durante um dia de homenagem aos idosos, com a presença de seu antecessor, Bento 16.

O papa emérito de 87 anos, que não aparecia em público desde a canonização de João 23 e João Paulo 2º em abril, chegou apoiado numa bengala e foi calorosamente recebido por seu sucessor no Vaticano.

Sob o sol na Praça São Pedro, onde se reuniram milhares de idosos, Bento 16 ouviu, com o papa Francisco, os testemunhos de pessoas idosas sobre angústias, dificuldades e alegrias da idade.

Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta segunda-feira, 29 de setembro, nas bancas

Anônimo disse...

Só para conhecimento, do grande BB, em Pelotas um colega do BB, andava um tanto quanto depressivo, tinha até se formado no IFSUL, suicidou-se em seu apartamento, como é bom trabalhar no BB BOM PARA TODOS, hoje em dia.

recca disse...

Ao colega que pretende fica por muitos e muitos anos no banco, espero sinceramente que seus sonhos não sejam
interrompidos. Fui obrigada a me aposentar aos 44 anos de idade pois como comecei a trabalhar cedo com carteira assinada, o BB descobriu que eu poderia me aposentar mesmo que proporcionalmente e passei a ser assediada todos os dias: ao chegar ao trabalho meu chefe me chamava em uma sala reservada e dizia que de mim dependia o emprego do meu colega, já que a ordem era demitir funcionarios. Aí saí, eu ainda estava nova e usei meu tempo a meu bel prazer, mas pense: você no auge da produtividade ter que parar de fazer o que gostava. Para o meu bem me aposentei antes da tal parcela redutora da aposentadoria.

Anônimo disse...

Anônimo das 16:07 h.
Penso diferente de vc amigo! Ou vc tá muito acomodado no bb, ou é sindicalista ou outra coisa qualquer! Caia fora e dê oportunidade de trabalho para alguém mais novo que necessite de emprego (e são muitos)!!!

Anônimo disse...

Com tantos assuntos mais importantes frequentemente aparece um desinformado ou mal intencionado para desviar o foco dos debates.Bom foi o tempo em que os funcionários continuavam trabalhando após os 30 anos e visando uma aposentadoria maior pois tinha um adicional a cada ano.Ninguém queria se aposentar.Mas o banco passou a forçar as aposentadorias antes mesmo de completar os 30 anos o que reduzia o valor do benefício.Uma das formas de pressionar (aconteceu comigo) era dizer que haveria corte de comissionados e aqueles que já tivessem condições de se aposentar seriam os primeiros.Tive que decidir pela aposentadoria em uma semana quando nem pensava nela e foi um choque. Mas tudo tem o lado ruim ed o bom.Pelo menos não ficamos velhos no meio dos mais jovens.

Anônimo disse...

Colega das 16:20.
Você tem toda razão. Teve uma época em que realmente valia a pena postergar a aposentadoria, pelos motivos citados. Mas hoje é completamente diferente. Praticamente todos os colegas que conheço e que ainda estão na ativa, não esperam a hora de se aposentar. Muita pressão, desgastes físico e moral, etc.etc.....

Anônimo disse...

Acho um tanto quanto inócua essa discussão sobre tempo de aposentadoria.
De nada adianta voce se aposentar aos 30, 35, 40 anos de serviço.
O que importa mesmo é se a PREVI terá saúde financeira para bancar sua renda.
É nisso que temos que concentrar nossos esforços e lutas.
O resto é sopa de letrinhas.

Anônimo disse...


Anônimo das 16:07

Parece que vc entrou no lugar errado desta vez.
Os comentários não deixam dúvidas.
O seu ideal de longevidade no BB deve ter outros objetivos que não são o da imensa maioria.

Trabalhei no BB de outrora e fui feliz não só por remuneração. Se trabalhava também por prazer de estar ao lado dos colegas. Nos dias atuais duvido que esse clima esteja presente.

Anônimo disse...

Vamos deixar de chorumelas.
O BB é tão ótimo que amanhã, dia 30 de setembro, os bancários iniciarão greve nacional por tempo indeterminado.
Aliás, a greve vem ocorrendo todos os anos e é o sindicato petista contra o governo petista.
Não vale rir, pois os coitados dos aposentados e pensionistas do INSS é que vão sofrer para receber seus parcos rendimentos.