DIA INTERNACIONAL DO IDOSO, UMA PIADA ?

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Hoje, primeiro de outubro, é o dia internacional do idoso.  Merece ser comemorado ?  Sinceramente não sei, já que muita gente e muita entidade tem, atualmente, a idéia de que longevidade é um estorvo para seus negócios.

O que essa data deve nos concitar é para fazermos uma reflexão a respeito do assunto. Afinal, chegamos lá, pois a outra opção era de ficar pelo caminho.

A expectativa de vida oficial para o Brasil hoje anda em torno dos 75 anos, um pouco mais para as mulheres e um pouco menos para os homens. Daqui a vinte anos se calcula que andará acima dos 80 anos.

Eu já me encontro nessa faixa, pois tenho 76 anos.  Não sei se é melhor idade.  Apareceu um glaucoma no olho direito. A glicose aumentou. A coluna dói. O esporte diminuiu. O cabelo branqueou e escasseou. Enfim... Acho que melhor idade é para os médicos, farmácias e laboratórios.

Encarar essa fase só rindo, pois não há outro jeito de levar a vida, a não ser com alegria e bom humor.

Por isso, não levem a mal, desculpem se me excedi, vou encerrar essa postagem com duas anedotas que caracterizam o idoso atualmente, na conjuntura que estamos vivendo, uma levinha e a outra um pouco mais pesada, retiradas da internet.

Dois velhinhos conversam no banco da praça;

- Norberto, eu tenho 83 anos de idade e estou cheio de dores e problemas de saude. Voce deve ter mais ou menos a minha idade. Como é que voce se sente ?

- Eu ? Como um recém nascido.

- Como um recém nascido ?

- Sim. Sem dentes, sem cabelo e acho que acabei de mijar nas fraldas.

---------

Sentados, no gramado do jardim, o casal de velhinhos resolve reviver o passado. A velha levanta a saia e o velho enfia a cabeça no meio das pernas dela.

Momentos depois , ela reclama: -

- Querido, tire os óculos. Eles estão machucando minhas coxas !

No minuto seguinte ela volta a falar: -

- Querido, põe os óculos de novo. Você está lambendo a grama !

----------
Coisas da melhor idade. Só rindo mesmo. Aliás quem quiser ouvir um discurso bem humorado pode clicar na aba do blog, substituí o da novembrada pelo da posse.



15 comentários:

Anônimo disse...

Medeiros,
Sabes qual é a única vantagem de ficar Velho? É que não se precisa mais pedir à benção a ninguem.

Anônimo disse...

Esse Medeiros !

Anônimo disse...

Gostei da postagem. De vez em quando é bom descontrair, aina mais na nossa idade.

Jair Mário Bork disse...

Valeu, Medeiros.
Nada como umas piadinhas para iniciar o dia.
Mas ainda acho que a melhor idade é realmente a nossa. No tempo que se trabalhava no Banco, nossa vida se resumia a trabalho e mais trabalho. Éramos dedicados ao extremo. Foi após me aposentar que realmente comecei a aproveitar a vida, sem preocupações, fazendo apenas o que eu quero e quando eu quero. É lógico que não são apenas maravilhas, há o problemas das dores nas juntas, coluna, etc. Mas no frigir dos ovos, estou muito satisfeito em ter envelhecido, e ainda poder curtir a vida, mesmo com limitações.
A propósito, tenho 69 anos e me aposentei com 48. São 21 aninhos de "dolce far niente", e espero que ainda tenha muitos pela frente.
E vamos que vamos.

Medeiros disse...

Jair,

Meu sincero voto é de que continues aproveitando. Os problemas aumentam eé a partir dos setenta. Que saudade dos sex, dos sessenta !

Anônimo disse...

Mederão Cabra Jovial,

Esses dias um amigo disse ter encontrado uma pomada melhor que viagra. Coitado! Tem problema de vista e não conseguiu ler: POMADA PARA CALO, ENDURECE E DEPOIS CAI...

Tadin

antonio americano do brasil borges disse...

Caro Dr. Medeiros,
Afinal umas risadas também ajuda.Aliás que não sorri não pode ser feliz~
Gostei ontem da notícia de que os aposentados e pensionistas da PETROBRAS haviam invadido a sede da empresa, pelo menos a notícia saiu em nível nacional. acho que devemos fazer o mesmo.
Abraços
Antonio Americano
Goiania (GO)

Anônimo disse...

Há dois dias aposentados e pensionistas da Petrobras fazem manifestação na Sede da Empresa no RJ. Eles reivindicam aumento real e que também que sejas estendidos a eles os benefícios pagos aos funcionários da ativa. Mais detalhes podem ser lidos no seguinte site :

http://fnpetroleiros.org.br/?p=6760

Anônimo disse...

Duas senhoras de 80 anos conversavam no banheiro de um clube, de repente uma vê um espelho e diante dele passou a se mirar, olhou, olhou e percebeu uma ruguinha aqui, outra alí..e pensou ah! pequenas rugas quando estiver velha vou me preocupar com elas.

Anônimo disse...

VELHO Amigo Medeiros


Num asilo um casal de velhinhos se sentava num banco
retirado e ela ficava segurando
o membro dele.
Um dia o velho ficou com outra velhinha.
\com ciúmes a primeira velhinha perguntou'
O QUE ELA TEM QUE EU NAO TENHO?
O VELHO RESPONDEU
- PARQUISON

OBS. eSTA TAMBEM E VELHA.

Anônimo disse...

A melhor idade também é conhecida como idade dos metais. Temos prata nos cabelos, ouro nos dentes e chumbo no ...Rs rs rs.

Anônimo disse...

Aposentados e pensionistas da PETROBRÁS acampam na sede da empresa com reivindicações... Esta na hora dos aposentados e pensionistas da PREVI pararem de ficar reclamando nos blogs e irem à luta também! Passadas as eleições seja quem for o vencedor temos que acampar no Mourisco e começar nossa luta para que o novo presidente saiba que não vamos mais tolerar sermos furtados dos nossos direitos.... VAMOS LÁ, NOVEMBRO VEM AÍ, E UMA NOVA NOVEMBRADA SE FAZ NECESSÁRIA!! AJUSTE NO ES JÁ 180X180 DEVE SER A PRIMEIRA DE MUITAS REIVINDICAÇÕES!!!!!

Anônimo disse...

Minha sogra, já na casa dos 70, ontem chegando de uma consulta médica, pelo SUS, perguntei-lhe como foi e ela respondeu que estava muito confusa, pois o médico era cubano, não entendia o que ela falava e ela, muito menos, o que ele falava. Ele prescreveu algum remédio? - não, acho que solicitou alguns exames, mas eu não consegui ler o que ele escreveu, nem o pessoal do laboratório. -
Depois, solta a pérola: - parece que ele fazia leitura labial, porque quando eu falava ele olhava muito a minha boca. -
Rindo, disse que deveriam ter usado a língua de sinais, que, ao contrário da leitura labial, é universal (na realidade não é universal).
E ela - como assim?
Ora, quando você esfrega a ponta do polegar e do indicador, todo mundo sabe que você está falando de dinheiro, não é? E ela - bem, na próxima consulta vou abanar o rosto com as mãos pra ele entender que sinto muito falta de ar.
É o fim da picada!

Um casal de velhinhos está comemorando o aniversário de casamento na mesma pousada que passaram a lua de mel. De repente, o velhinho começa a rir no banheiro. A velhinha, curiosa, pergunta o que está acontecendo. Ele - é que na lua de mel, quando fiz xixi, molhei a ponta do queixo, agora, acabei de molhar o dedão do pé -



Anônimo disse...


Aposentado da Caixa obtém no TST cesta-alimentação que recebia na ativa

A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Caixa Econômica Federal a pagar o auxílio-alimentação a um empregado aposentado por invalidez. A Turma considerou que o benefício foi instituído contratualmente e mantido por mais de 20 anos, e se incorporou ao contrato de trabalho do empregado, não podendo ser suprimido na complementação de aposentadoria, nos termos da Súmula 288 do TST.

Para o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), o trabalhador não fazia jus ao recebimento da parcela, pois se aposentou em 2010, depois da alteração da norma interna que estendia a vantagem aos aposentados, de 1994.

Em 2010, ressaltou o TRT, "há muito se encontrava suprimido o pagamento de tal parcela aos aposentados e pensionistas, por determinação do Ministério da Fazenda". No recurso ao TST, o bancário argumentou que tinha direito adquirido ao benefício.

Segundo o ministro José Roberto Freire Pimenta, relator, que deu razão ao trabalhador, a Orientação Jurisprudencial Transitória 51 da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), que trata especificamente da Caixa, apesar de se referir expressamente aos ex-empregados que já recebiam o benefício, se aplica também aos que não chegaram a recebê-lo na aposentadoria. Para ele, a OJ pode ser aplicada nesses casos porque tem por fundamento exatamente as Súmulas 51 e 288 do TST.

Segundo essas súmulas, as regras a serem observadas na aposentadoria são exatamente aquelas vigentes por ocasião da admissão do empregado. "São alterações posteriores mais benéficas", afirma o relator.

Assim, seria irrelevante o fato de o empregado ter-se aposentado após a suspensão do pagamento da parcela, "pois o direito em questão, instituído contratualmente e mantido por vários anos, havia se incorporado ao seu contrato de trabalho, não podendo ser desconsiderado no momento da aposentadoria". Na avaliação do ministro Freire Pimenta, somente os empregados que não receberam o auxílio-alimentação quando em atividade não fazem jus à parcela ao se aposentar.


Fonte: TST

Alcides Mauricio disse...

Preço da velhice no Brasil

O velhinho caminhava tranquilamente para votar, quando acaba atraído pela animada boca de urna em frente a um prostíbulo, onde uma "candidata" grita:

"- Oi, vovô!, Por que não experimenta botar na minha urna?"

O velhinho responde: "- Não, filha, já não posso!"

A candidata: "- Ânimo! Venha, vamos tentar!"

O velhinho entra e funciona como um jovem: três vezes e sem descanso...

- "Puxa", diz a candidata, "E ainda dizia que já não pode mais?"

O experiente eleitor responde:

- "Aaah, transar eu posso, o que não posso é pagar: sou aposentado pelo INSS!"