EXPECTATIVA SOBRE O NOVO PRESIDENTE DA PREVI

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Estou chegando da viagem que fiz a Santo Amaro da Imperatriz no feriadão de Tiradentes. Tento melhorar da minha coluna cervical danificada com o misterioso acidente do táxi. Os quatro dias que lá passei foram aproveitados para relaxar e refletir. O lugar é propício. A natureza ajuda. As rochas, as flores, as cascatas, são inspiradoras. A cervical melhorou mas a lombar piorou. Melhor idade uma ova !


Agora vou preparar os detalhes da visita que o novo presidente da Previ vai fazer segunda feira a Porto Alegre. Minha idéia é que a presença do presidente Gueitiro seja produtiva e deixe bons resultados.

Pela exiguidade do tempo uma das novidades teve que ser abortada. Viriam com o Presidente dois técnicos da Previ para dar atendimento pessoal aos participantes que tivessem dúvidas ou pleitos. Isso já aconteceu quando fui conselheiro fiscal da Previ e teve excelentes resultados. Consultas sobre empréstimos imobiliários e empréstimos simples estariam entre os assuntos a serem abordados. Mas não faltará outra oportunidade. E´ a Previ encurtando distâncias com seus associados. Saindo do Mourisco e indo de encontro aos participantes.

Existe expectativa a respeito do novo presidente Gueitiro Genso.  Perguntam se ele terá autonomia no cargo ou será cobra mandada do patrocinador Banco do Brasil.  Perguntam se não é muito jovem para um cargo de tanta responsabilidade e que tem que lidar com aposentados idosos.  Perguntam sobre sua inexperiência em previdência complementar, conforme palavras que proferiu alegando não ter os vícios do sistema. Perguntam se não é um enrolador, se vai apenas ouvir e sorrir. Perguntam se podemos esperar algo de concreto da visita. Perguntam-me o que acho dele.

Respondo que ainda não tenho uma avaliação a respeito do novo Presidente. Estou observando o seu trabalho e o seu desempenho. Estou observando-o como gestor e como pessoa. Ele já poderia ter me conquistado e me deixado sem jeito. Bastava ter aceito o convite que lhe fiz para vir a Porto Alegre comemorar o aniversário da AFABB RS em 18 de março.  Declinou o convite. Ufa !

Mas agora está me dando uma demonstração importante ao iniciar suas visitas aqui por Porto Alegre,
com a AFABB RS e a representação local da AAFBB. Não deixa de ser uma deferência, que agradeço sinceramente. Confesso que estou curioso e - porque não dizer - esperançoso com o Gueitiro.  Já tive outras decepções e frustrações com colegas, algumas bem recentes.  Mas isso não quer dizer que perca a minha fé nas pessoas bem intencionadas.  Jovem ?  E´ sim, mas acredito nessa juventude, como diz a música de Gonzaguinha...

A expectativa de vocês é, portanto, a minha também. VENHA CONFERIR DE PERTO.  PARTICIPE E COMPAREÇA. MAS CHEGUE CEDO. O AUDITÓRIO É LIMITADO. O evento inicia às 14.00 horas.

VAMOS QUE VAMOS !


50 comentários:

Anônimo disse...

Mederão Cabra Macho,

Melhoras para sua coluna. Até hoje penso que você sofreu um atentado. Você incomoda grupos poderosos. Entretanto, você é cabra macho e não se intimida. Continua martelando e o som de suas marteladas ecoam Brasil afora.
Quanto ao rapaz, sinceramente, não passa de mais um presenteado por "bons" serviços prestados ao bebê guloso.
A esperança é que depare com o Sérgio Moro em algum instante da sua trajetória.
Não vislumbro outro jeito de melhora que não seja uma CPI ou cruzamento com a Operação Lava Jato.
Diretores quando em campanha vêem a Previ cheia de problemas que desaparecem misteriosamente depois de eleitos. Algumas associações só querem nosso dinheiro. Aí complica...
Porém, "andar com fé eu vou, pois a fé não costuma faiá"...

Nei G,B,Vaucher disse...

Dr. Medeiros,
O acesso ao salão será restrito a um determinado numero de participantes.Se for assim solicito colocar meu nome na lista de presença. O churrasco da paletinha de ovelha vai sair, ou o convite era condicionado a
presença dele no aniversario da AAFBB-RS.
Grande abraço.
Nei Vaucher

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Atualmente o quadro de diretores do BB é composto de elementos ligados ao PT de uma forma ou de outra.

Agora cabe ao novo Presidente provar que não vai praticar a política adotada pelo PT no âmbito federal.

Lembre-se que o PT tem 170 bilhões de razões para manter a PREVI sob seu jugo e acredito que não vão abrir mão disso.

Se o novo presidente colocar em prática uma política que atenda aos anseios dos assistidos será alterações nos normativos da Previ.

Entretanto como ele não poderá assumir tal propósito o que ele fará?

Como nós assistidos temos demonstrados insatisfação com desmandos dentro da PREVI e alguns fatos divulgados pela imprensa trouxe uma alerta ao Governo.

Eles precisam acalmar os assistidos. Mas qual a política a ser adotada?

Nos meios de comunicações que temos através de blogs como o do Medeiros o maior índice de reclamações esta ligado ao empréstimo simples. Só se fala do empréstimos simples.

O principal problema que enfrentamos é a legislação atual dos fundos de pensões, o estatuto e seus normativos, a nossa falta de representatividade, a ausência de corpo social, voto de minerva, não são praticamente discutidos em nossos espaços. Esse espaço esta ocupado pelo empréstimo simples.

Então não será difícil para o Presidente da Previ dar uma "melhoradinha" no empréstimo simples e estará resolvido o problema "maior" dos assistidos. Nada como adoçar a boca com um pouco de mel.

E o futuro da PREVI, foi esquecido? Quem vai garantir o pagamento dos nossos benefícios?
E a perenidade do nosso fundo?

O alerta foi dado mas acredito que terá o mesmo efeito de não ter sido escrito.

Já escrevi várias vezes a respeito e nunca li uma crítica ao que escrevi. É decepcionante.
Somos totalmente alienados.

Se amanhã tivermos que fazer um aporte de 10 a 25% do valor do nosso benefício para evitar que a PREVI feche as portas, quero ver como vão pagar o empréstimo simples.

Não podemos esperar que isso aconteça. Precisamos mudar o foco.

Precisamos fazer algo que mantenha a PREVI longe dos humores de qualquer governo. Não podemos ser espoliados.



Anônimo disse...

o importante EH TER SALARIO DIGNO,nao defasado,corroido por reajustes ridiculos.importante eh rirar a PREVI dos politicos, senao vamos acabar como a Petrobras.duvidam????????????

Medeiros disse...

Nei,

Não tem lugar marcado, infelizmente. Tem que chegar cedo .

Forte abraco

José Humberto disse...

Medeiros. Concordo com o anônimo das 18,47.
Infelizmente nós, aposentados, continuamos alienados. É preciso atentar para o seguinte: não é por que estamos idosos é que ficamos velhos! Ficam velhos os que mergulham na inércia! Há, sim, o que fazer. Você é o maior exemplo do que estou afirmando. Você não esmorece. Você está sempre desenvolto e ativo em busca de soluções que atendam os nossos direitos e as nossas aspirações na Instituição que criamos e que mantemos. Somos participes da Previ! Colegas, vamos ampliar os apoios ao Medeiros.
Vamos divulgar o seu Blog e os seus feitos. O Medeiros é, sem dúvidas, uma das poucas liderança que temos! Vamos que vamos, com Medeiros.
José Humberto

Anônimo disse...

Usar o dinheiro do FGTS para financiar o BNDS? Imagina o nosso dinheiro do fundo de pensão! Revista veja, jornal Folha Sp

Anônimo disse...

DR. MEDEIROS,
Há uma geração de aposentados do Banco que sofreu muito durante o governo do FHC porque não tínhamos aumento e com isto nossa base ficou congelada e nos prejudicou no cálculo da aposentadoria. Houve também a redução do TETO) para 75% o que contribuiu muito no achatamento do nosso salário. Depois a PREVI voltou o teto para 90% o que nos compensou um pouco. O Sasseron falava que o teto chegaria aos 100% o que até hoje não aconteceu. Já cobrei do Marcel umas 3 vezes e até hoje nada. Aproveita esta oportunidade e solicita ao Presidente que dê uma olhada neste caso, pois fomos prejudicados sem aumentos salariais durante muitos anos, houve a redução do teto para 75% e depois corrigido somente para 90%, além da parcela previ que também nos prejudicou. Solicite ao Presidente que examine a possibilidade de nos conceder o restante daquele teto que é de 10%. Isto irá beneficiar uma geração que foi prejudicada há alguns anos atrás. Ficaremos na expectativa e desde já agradecemos pela sua valioso ajuda.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Desculpe mudar o assunto.
Pizzolato será extraditado.
Tempos atrás falei que ele era um coitado.
Ironizaram.
Agora ele volta para cumprir 12,5 anos de pena, do mensalão e responderá um processo por falsidade ideológica(passaporte do irmão) cuja pena máxima é de 5 anos.
Temos que acreditar na justiça!!!

Anônimo disse...

O governo está desesperado para fazer caixa. Para tanto, não abrirá mão das fontes de receita oficiais e das quais o patrimônio da PREVI se insere, ou seja, as "extraoficiais". O BB está utilizando o polêmico saldo da reversão de valores/2010, hoje alocado na conta do fundo previdencial, smj, para honrar a sua contribuição/PREVI/quota patronal, e, findo o mesmo, inventará mais uma "pedalada contábil" para simular tal contribuição. Qto. a CASSI, o silêncio que se observa, prenuncia o pior desdobramento, eis, que, pela linha de contingenciamento citada, o BB não assumirá qqer. ônus para equacionar o déficit.
Qto. ao alongamento das prestações do ES, hoje sob as regras da Tabela Price e com encargo pós-fixados, as prestações tecnicamente não amortizam totalmente as parcelas do principal e dos encargos, que, capitalizados, geram jrs. sobre jrs., e uma imensa bolha que vai estourar o líquido do contracheque.




Anônimo disse...

no site da PREVI tem a informação sobre pesquisa entre 900 (novecentos) associados - achei muito pouco, mas é melhor que nada - mas, por favor quem receber a pesquisa faça o correto, informe as falhas de comunicação entre os participantes por parte da direção da PREVI, sejam verdadeiros, nada de puxar o saco de ninguém...

Ademir Medeiros Martins
Bal.Camboriu(SC)

jurandir waltrich disse...

Dr, Medeiros!

A Diretora Cecilia fez um Post no seu Blog 111 anos, nos comentários houve uma pergunta sobre a parcela previ, ela falou que muitos não querem que extinga, tendo em vista o valor do INSS atual é maior que a PP, fiz uma pergunta de quanto a seria a PP atual e não obtive, como sei que o Doutor é uma pessoa bem esclarecida, pergunto:
qual o valor atual da PP?

Anônimo disse...

TEMOS QUE ACREDITAR NA JUSTIÇA - Na hora em que a justiça, ou melhor, os juízes, desembargadores, ministros, sabem que o que está sendo escrito é de má-fé e eles nada fazem, e isso virou uma verdadeira praga no nosso sistema judiciario, é dificl de se acreditar na justiça. Ou seja o nosso sistema judicario atua em cima da lentidão e má-fé (sendo os principais protagonistas da má-fé processual os representantes do nosso governo, o que propagou-se também para as grandes empresas.
Não temos como ensinar aos nossos filhos e netos o valoor da honestidade e da honra.
E olha que isso ja foi dito com palavras muito mais corretas pelo ilustrissimo politico Ruy Barbosa.

Anônimo disse...

Enquanto o presidente da PREVI for indicado pelo patrocinador podemos tirar o cavalinho da chuva.

Nada vai mudar, pois como já dito anteriormente, o PT não vai abrir mão de gerir o nosso patrimônio.

Também não acredito no resultado que for apresentado por eventual pesquisa da PREVI.

E, no final, a culpa é nossa, pois venho observando e falando desde longa data que os aposentados são omissos e não compareciam às votações. Agora, acabou-se, pois nem mais Corpo Social a PREVI tem. A vaca tossiu e foi pro brejo.

Luis-BH disse...

Colega Jurandir,
A Parcela Previ a partir de 01/09/2014 é de R$ 2.702,22. Acho que uma eventual mudança não retroagiria. Apenas afetaria os novos aposentados do Plano 1. Quem recebesse mais do que os 2.700 reais, teria descontado o valor do INSS, sendo prejudicado.

Jose Roberto Eiras Henriques disse...

Jurandir,

No site da Previ consta que o valor da Parcela Previ, a partir de 01/09/2014, é de R$ 2.702,22.

fernando disse...

dr. MEDEIROS, SUCESSO NO ENCONTRO COM O PRESIDENTE DA PREVI. E " fim da contribuições acima de 360 meses. "

Fernando disse...

Ao colega JURANDIR WALTRICH -

Colega, pesquisando no site da PREVI, localizei uma tabela de atualização da Parcela PREVI desde seu começo . Hoje estaria no valor de R$ 2.702,22 . Note-se que tem duas tabelas.

endereço - http://www.previ.com.br/plano-1/beneficios/beneficios-especiais/parcela-previ.htm

Anônimo disse...

Colegas, essa famigerada PP é um mistério. Ainda estou na ativa, mas já aposentado pelo INSS. Recebo pelo INSS R$ 2.468,00. na minha simulação de aposentadoria no site da PREVI, minha PP é de R$ 2.711,00 e subindo todo mês.Quando me aposentar, vou levar "FUMO".

Nei G,B,Vaucher disse...

,Dr. Medeiros,
Com todo o respeito ao Sr. por permitir em seu blog comentários anonimos, gostaria de manifestar minha contrariedade a tal fato, principalmente aos que se manifestam anoninamente e ainda cobram manifestação aos seus comentários,por outros participante de seu blog.
Bom final de semana.Não sofra muito no domingo, a partir das 4 da tarde, eheheheheh. Tudo na santa paz.
Nei Vaucher.































Anônimo disse...

Dr Medeiros nosso grande e verdadeiro amigo , por favor consiga do presidente algo de concreto e se possível para próximo para minorar as perdas a que tivemos no ultimo ano, precisamos de solução não de justificativas , eles detêm os meios de resolverem seus problemas financeiros nos só contamos com a nossa vigilância e perseverança , boa sorte e Fé sempre.

Anônimo disse...

Argh! Também detesto os anônimos! Deveriam se identificar! Tem medo de que ora bolas!
Ah se eu tivesse meu blog...

José disse...

Ao Zé, das 11:59. Qual é, Zé. Para mim, teu nome (Zé) ou anônimo é a mesma coisa. Você está pregando moral de cueca.

Jair Mário Bork disse...

Não tenho nada contra os anônimos, desde que não se escondam no anonimato para ofender alguém ou para publicar mensagens imorais. Se o nosso voto é secreto, portanto, sem identificação, porque não podemos enviar mensagens anônimas nesse blog?

Anônimo disse...

O das 11:59 hs., Zé do quê? Aqui é o anônimo Mané.

luiz carlos disse...

.
RESULTADO PETROBRAS -

Caro Dr. Medeiros,

Com a divulgação do resultado da Petrobrás de 2014, gostaria de saber se o Sr. pode nos dar essas informaçoes:
a) valor dos dividendos pagos à Previ em 2014 relativo a 2013, sabendo-se que em 2015, ano-base 2014, NÃO serão distribuidos dividendos.
b) em quanto a Petrobrás foi avaliada e contabilizado no balanço da PREVI em 2014.
c) a petrobrás REAVALIOU seus ativos em menos 44 bilhões; o Sr. entende que a Previ também deve reavaliar a sua participação.
Abraço e obrigado.

22 de abril de 2015 20:33

Anônimo disse...

Anônimo das 11:59 hs

E você se identifica como: Zé?
Zé de que? matrícula?
Mas que ridículo, "Zé"!

Você é tão anônimo quanto quem você critica.

E faça isso mesmo: Crie seu próprio blog e pare de encher o saco no blog alheio.

Anônimo disse...

Acho de depois dessa, o tal "zé" deverá enfiar a viola no saco e sumir.

Anônimo disse...

Esse assunto do Zé e sobre o anonimato já está superado. O blog do Medeiros acolhe os anônimos porque recebe muitas denúncias vindas de funcionários da Previ descontentes. Eles não podem obviamente se identificar. Tem que conviver e tem convivido muito bem com essa situação. O Dr. Medeiros é hábil e modera com inteligência o blog.

Anônimo disse...

O que interessa agora é a visita do presidente da Previ. Tenho falado com alguns colegas que me disseram que não irão porque não acreditam em mais ninguém do governo.

Anônimo disse...

Exemplo disso é o Bendini que saiu do BB com fama de corrupto e foi cuidar da Petrobras, onde se declarou envergonhado do que lá encontrou. O que acha Dr Medeiros ?

Anônimo disse...

Exemplo disso é o Bendini que saiu do BB com fama de corrupto e foi cuidar da Petrobras, onde se declarou envergonhado do que lá encontrou. O que acha Dr Medeiros ?

Anônimo disse...

Prezado Dr Medeiros

Que Deus o ilumine na visita do Presidente da Previ. Eles lhe tratam mal na Previ , pois de um tapa de luva. Mostre como é a hospitalidade gaúcha .

Afonso RS

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Muito boa essa postagem sobre o novo presidente da Previ. Realmente o Diretor Marcel foi uma grande decepção. Pior que ele só o,Pizzolatto, que vai ser deportado. Torço pelo senhor.

Rafael Guindani

Anônimo disse...

Estarei lá cedo no auditório.

Vasco

Anônimo disse...

Eu também. Vamos ver se o novo presidente é gremista ou colorado.

Mario

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Podem me chamar de pessimista mas acho o Gueitiro com cara de enrolador. Nada vai sair da cartola dele.

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros,

Senti na AABB muito desinteresse em participar da palestra do novo presidente. Muita gente vai viajar para aproveitar o feriado de primeiro de maio. Não acreditam mais no governo. O colega acima tem toda a razão.

Anônimo disse...

Enquanto o presidente da PREVI e do Conselho Deliberativo forem indicados pelo patrocinador não acredito em nada de bom vindo deles. Aliás, eles não tem autonomia para fazer o que necessitamos. Terão sempre que seguir a cartilha do patrocinador e esta não nos é favorável. Penso que nos editais de concursos do BB, o Procon bem que poderia ser acionado para fazer valer o Código de Defesa do Consumidor, em face da clara propaganda enganosa (PREVI e CASSI).
Mas, no final de tudo, desejo o melhor para o Dr. Medeiros. Que seu esforço seja recompensado como ele bem o merece.

Anônimo disse...

só que eu me lembre desde que um tal diretor entrou : BET cancelado , ES curto prazo cancelado , Parâmetro ES para dificultar as renovações , retorno de contribuições , em contra partida pelo péssimo desempenho eles se premiaram , é uma piada de péssimo gosto. Por favor Dr coloque para o Presidente uma saída para nossas adversidades digna e honrosa , chega de humilhações ...

Carlos - Rio Pardo(RS) disse...

Sr. Medeiros - CESTA ALIMENTAÇÃO - Agradeceria muito se o Sr. ou algum colega pudesse me esclarecer uma dúvida.
Contatei meus advogados e a qualquer hora terei que começar a devolver os valores que ganhei mensalmente a título de cesta alimentação. É para serem debitados no meu contracheque 10% do meu líquido. O Sr. sabe se esses 10% podem incidir também sobre o décimo terceiro salário?
Aguardo retorno, abraço.
Carlos - Rio Pardo(RS)

Luis-BH disse...

Dr. Medeiros e demais colegas,
Leiam a reportagem da Exame no link:
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1088/noticias/o-buraco-sem-fim-dos-fundos-de-pensao

Ela fala da ingerência política nos fundos de pensão e conta como um fundo canadense quase quebrou e agora se recupera com uma gestão autônoma. Os fundos brasileiros são também abordados, inclusive a Previ.

Anônimo disse...

Sr. Doutor Medeiros,

Diga ao Sr. presidente da Previ que o cesta alimentação virou TERRORISMO CONTRA OS IDOSOS DE BOA FÉ QUE ACREDITARAM EM ADVOGADOS QUE AFIRMARAM SER LEGPITIMA A CAUSA.
aTT

Anônimo disse...

Sobre a Cesta Alimentação, o Dr.Medeiros poderia esclarecer na reunião como ficará, em caso de devolução, a parcela do Imposto de Renda que incidiu no pagamento? Afinal, representa 27,5%, quase um terço e se a PREVI nos cobrar o valor integral, teremos que ingressar com ação de recuperação junto à Receita e aguardar talvez uma década.

Anônimo disse...

A voz do Dr.Medeiros é uma das poucas e únicas que ecoam nesse deserto em que a PREVI foi transformada.Nossa (será que é nossa?)Caixa de Previdência virou um balcão de negócios gerido por interesses do Banco do Brasil,à mando dos governantes,com a função de enriquecer uns poucos grupos e detonar o futuro de milhares de aposentados previanos.A cada dia novos escândados,novas mentiras e nada de bom se apresenta.
João Trindade

Anônimo disse...

Recebemos (em 5) há 4 anos a parte incontroversa da cesta-alimentação (R$ 20 mil para cada um). Como a Ministra Isabel Galotti (STJ) ouviu do Dr.Advogado Noronha (ex- jurídico BB) que a PREVI quebraria e não mais aplicaria em empresas nacionais se tivesse que pagar a cesta-alimentação nos 23 mil processos, perdemos, após mais de 10 anos de jurisprudência firmada a Ministra (filha e neta de nobres causídicos), mudou seu entendimento e a PREVI ganhou (junto com outras fundações).

Nosso processo na 1ª instância foi-nos cobrado (agora somos RÉUS), com bloqueio nas contas-correntes (BACEN-JUD)e recentemente com bloqueios -Restrições- de nossos veículos (RENAJUD) em valores dobrados ao que recebemos.

Quero que a Presidência da PREVI, onde o jurídico é atrelado, saiba tudo o que está ocorrendo, contra nós, em petições de seus advogados contratados (no RS são os Bothomé).

A PREVI (plano 1) não precisa nos cobrar desta forma violenta e irracional. Queremos negociar o débito judicial, mas os advogados contratados querem seguir processando, por óbvio, a PREVI não sabe o que está ocorrendo. A Presid|ência PRECISA saber.

PRECISAMOS NEGOCIAR COM A PREVI e não com estranhos. Afinal, são 23 mil processos que precisam de uma solução negocial única, no conjunto global, que extinga da melhor forma esta PENDÊNCIA E PENDENGA JUDICIAL.(a exemplo da CEFER/FUNCEF)

Estamos apreensivos, ansiosos e doentes com a situação.

No aguardo.
(+ de 23 mil associados aposentados do Plano 1)

Anônimo disse...

Dr. MEDEIROS estamos aguardando o BINGO da reunião!
abraços

Anônimo disse...

Medeiros, bom dia!
Estamos aguardando sua postagem sobre a reunião com o presidente da previ!

Medeiros disse...

Estou às voltas com meu imposto de renda. A reunião com o presidente da Previ foi muito boa. Breve farei o post. Aguardem. Por favor, me dem um tempinho senão o leão me pega.

Anônimo disse...

Isto é o brasil!

Ladrões roubam a Petrobrás são condenados e não são obrigados a devolver nada(devolvem se quiser). Enquanto ganhamos cesta alimentação na justiça, retroagem decisão, e somos obrigados a devolver valores legitimamente conquistados.

Como diz a música: Pega eu, pega eu que eu sou ladrão.....

Me parece que o que aprendi até hoje estava tudo errado. O certo é fazer o errado.