A FLOR MAIS BELA

domingo, 7 de maio de 2017

Qual é a flor mais bela ?  A orquídea, a rosa, o lírio, o cravo, a tulipa ?  Qual  ?


Há acirrada polêmica a respeito. Na frente estão a orquídea e a rosa, com certeza.

Mas para mim a mais bela flor é a mulher. Diz o verso popular que Deus fez as flores mais belas e a mais bela flor: a mulher.

Neste ano em Porto Alegre se pretende homenagear o dia das mães com uma campanha promocional chamada a mais bela flor.  O shopping Moinhos de Vento, próximo de onde moro, está repleto de milhares de tulipas, de todas as cores. O Parcão está cheio de vasos com margaridas.  Justíssima homenagem.



O dia das mães é no próximo domingo.

Antigamente o Banco do Brasil era chamado por nós, funcionários, como uma segunda mãe, tal o sentimento que nos despertava, de admiração, de carinho, de gratidão.


Hoje esse sentimento mudou. Há rancores e desconfianças que fizeram com que mudasse a nossa antiga paixão para algo próximo da aversão.  Isso é matéria que o presidente do banco - Paulo Caffareli - e a sua diretoria, desde a semana passada com dez vice presidentes e mais de vinte diretores, precisam refletir e procurar uma solução, principalmente através de um diálogo franco e amplo com lideranças do funcionalismo e dos aposentados, legítimas e autênticas lideranças digo eu, e de uma possível aproximação.

Quem sabe em vez de pedras atirem flores, imitando a campanha gaucha acima mencionada.  

Que falta sentimos daquela alma antiga e cordial! O famoso " esprit de corps ".  Essa era a base do BB.

E vamos que vamos !  Esta semana promete !  Especialmente quarta feira !


15 comentários:

Anônimo disse...

Caro Mestre Medeiros

E´ sempre uma satisfação ler o teu blog. Escreve bonito e diz o que tem que ser dito de maneira elegante.

Parabens

Anônimo disse...

E´ isso aí dr. Medeiros. Gostei de ler. Voce melhora com o tempo. Escreve cada vez melhor.

Adelaide POA RS

Anônimo disse...

O BB tem dez vices e mais de vinte diretores. Meu Deus ! No meu tempo tinha um presidente e seis diretores. E bastava. Não iam reduzir as diretorias ? O Temer não falou isso ?

Anônimo disse...

Dr. Aristophanes é uma pessoa que eu sempre leio todos os comentários por ele publicados. Até hoje sempre concordei com tudo que ele escreve. Mas sou obrigado a discordar dessa sua proposta. Tal qual como aconteceu quando foi criado o benefício especial de renda certa, que atendeu uma pequena minoria em detrimento da grande massa de associados, estaria agora se repetindo situação semelhante. Vale lembrar que, na época, o renda certa foi objeto de inúmeras criticas e até mesmo algumas demandas jurídicas.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Pra que jogar fora 2,5 bi de reais em propaganda se o B B está mesmo é precisando de bom atendimento ao cliente?? Essa é a melhor propaganda...

Aristophanes disse...

Caro Anônimo das 15:15.
Agradeço a sua referência, e discordar é animador do debate e da criação. No caso, quero lembrar que o "princípio da longevidade" é a razão de sustentação e coerência da proposta. Poderia descer um pouco mais, quem sabe, 70 anos. Mas atente, também, para o fato de que a concessão do beneficio(não é uma doação, mas um adiantamento)é progressiva e poderá ser concedido a todos que chegarem à idade piso(80, ou 70, etc). Não é, portanto um exclusivismo, mas uma merecida conquista. Abraço octogenário. Aristophanes.

Anônimo disse...

Doutor Medeiros,

Permita-me dirigir uma palavra ao Magnífico Diretor Sr. Aristophanes de quem sou admirador desde tempos.

Meu caro e admirável Diretor Aristophanes:

Sua ideia/proposta é elogiável, mas penso, em que pese o "principio da longevidade", poderia haver uma interpretação de discriminação.

Se olharmos pelo lado do estatuto do idoso, que por enquanto reza 60 anos para o início do afirmado principio, estaríamos agindo ou solicitando uma ação para um privilégio que muitos poucos afortunados podem alcançar.

Mesmo assim, outros aposentados com menor idade poderiam se sentir discriminados, até mesmo alguns portadores de doenças graves para os quais o "bônus" do adiantamento seria um grande alívio e motivo de esperança.

Vejo muita complexidade no tema levantado, mas quando se discute, no bom sentido, sempre aparecerá uma luz que poderá clarear caminhos.

Respeitosas e Cordiais Saudações de um colega rumo aos 80.




.

Anônimo disse...

Lindo post

Anônimo disse...

O BB e seus diretores tem que perder a arrogância.

Anônimo disse...

Fui ontem no Moinhos de Vento e os problemas dos remitais continuam. Só um funcionando e com lentidão.

Jair Mário Bork disse...

Concordo plenamente com a sugestão do Sr. Aristophanes, mas, além disso, confesso que fiquei "maravilhado" com a clareza, objetividade, estilo e qualidade dos dizeres de seu comentário. O que que é isso? Esse senhor deve ser escritor ou professor de português. Ainda mais considerando que tem 86 anos. Parabéns, Sr. Aristophanes. Apesar de não conhecê-lo, passo a ser seu admirador. E tomara que sua sugestão encontre eco nos altos escalões da PREVI. Não tenho pressa, pois estou com apenas 72 anos, mas a perspectiva de receber uma bolada lá na frente seria um incentivo a mais para ultrapassarmos a barreira dos 80 anos.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, gostaria de saber a sua opinião acerca da sugestão/proposta do colega Aristophanes e se vai dar curso ao pleito junto ao DELIB, do qual faz parte.

Medeiros disse...

Essa matéria já foi discutida. Um colega nosso, já falecido, o Antonio Americano, fez uma grande campanha nesse sentido, apresentando sugestões e estudos. Eu o apoiei na época. Foi considerada inviável. Nada impede que de novo se faça um esforço para encontrar um caminho.

Anônimo disse...

Emérito Doutor José Bernardo de Medeiros Neto,

Penso e o pensar é livre.
Penso que quando se faz parte de uma coletividade, para qual se contribui de forma regulamentada, deve-se ter os benefícios de acordo com o fator contributivo, isto posto como primado.
Daí decorre que qualquer condição proposta fora desses parâmetros deveria ser autorizada pelo coletivo tipo plebiscito.

Me refiro ao proposto pelo Doutor Aristophanes.

Quando se coloca o atingimento de uma idade, 60,70 ou 80 anos, como conquista, me encho de dúvidas quando muitos aposentados sofrem de alguma moléstia e não poderão ser abençoados com a proposta.

Espero que este assunto seja levado adiante com toda a seriedade com que foi colocada pelo Doutor Aristopnhanes, mas que outras sugestões também sejam ouvidas.

Respeitosas e Cordiais Saudações aos Eméritos Doutor Medeiros e Diretor Aristophanes

Anônimo Septuagenário
que se Deus, ou a natureza como queiram alguns, permitir chega aos 80.







Espero que o SR., Caro Mestre leve o assunto ao Conselho do Previ, para que nós participantes possamos opinar sobre o propósito levantado pelo nobre Diretor Aristophanes.

Enalteço as ideias colocadas pelo Diretor, mas penso que o tema é bastante intricado e merece uma maior discussão.


Aristophanes disse...

Prezados colegas.
Na introdução de minha proposta, deixei claro não se tratar de tema original, Mas não era matéria vencida, inviável, sequer superada. Por isso, lembro aos desanimados as oportunas palavras do grande lutador Nelson Mandela: TUDO É CONSIDERADO IMPOSSIVEL, ATÉ ACONTECER. Vamos, que vamos. Cordialmente, Aristophanes.