O DIA DE HOJE

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Todas as atenções do país estão voltadas hoje para Curitiba onde vai acontecer a audiência de Lula na Lava Jato perante o juiz Sérgio Moro. Milhares se deslocaram para lá. O exército de Stedile se faz presente. A polícia tem revistado os ônibus e retirado facas, facões e foices. A ex presidente Dilma viajou para Curitiba assim como a totalidade da bancada do PT. O depoimento de Lula se transformou num ato político, compele queria. E não em uma mera investigação criminal. 



Mas para mim o dia de hoje está marcado por uma triste notícia recebida ainda na madrugada. Morreu o Dr José Carlos da Costa Gama, tio da Ana, pessoa sensacional como médico, cidadão e homem de família, a quem devo inúmeras atenções . Tinha idade avançada, 95 anos.

Era um consagrado oftalmologista, um dos melhores de Porto Alegre, com clínica renomada. Foi um dos fundadores e idealizadores do hospital banco de olhos, obra que presta serviços à comunidade pobre. Fez campanha com dona Palmira a favor da proteção de cães e gatos. Foi presidente do Country Club onde jogava golf, presidente da Academia de Medicina. Adorava sua estância em Guaiba, onde passava os fins de semana. Era torcedor do Grêmio e não faltava de ir aos estádios nos domingos com seu amigo Elmo, também já falecido.

Casado com Terezinha, deixou um filho, o Chico, também consagrado médico oftalmologista , um dos donos da Clínica Visão, e três netos e uma bisneta. A neta Luciana também oftalmo iniciando na profissão com pé direito.

Ele era um homem preocupado com os destinos do país e não via com bons olhos os caminhos escolhidos por Lula e Dilma. Sua estância seguidamente era ameaçada de invasão pelos sem terras pela sua proximidade com a estrada e com Guaiba. Acompanhava os acontecimentos pela TV e aguardava para assistir o depoimento de Lula nesta quarta feira.

Não vai dar. O Dr Costa Gama já está em outra dimensão. É mais uma estrela no céu. Uma daquelas brilhantes. Deixou saudades. Merece nossa homenagem.Que descanse em paz.

11 comentários:

Anônimo disse...

Minhas condolências Dr. Medeiros. Que descanse em paz

Anônimo disse...

Um médico generoso hoje é uma joia rara. Gostei do perfil do falecido. Meus pêsames.

Adroaldo AM

Anônimo disse...

O Dr Costa Gama atendia pela Cassi. Nunca cobrou por fora. Foi meu médico mais de trinta anos.

Terezinha

Anônimo disse...

Faleceu com bastante idade. Mereceu. Mas de qualquer forma ésempre uma perda.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Faria o obséquio de comentar?

Muito agradecido



Medida do governo sinaliza processo de privatização do BB

Uma decisão preocupante que sinaliza o início do processo de privatização do Banco do Brasil pretendida pelo governo ilegítimo de Temer. Na sexta-feira (5), a Secretaria do Tesouro Nacional anunciou a decisão de vender as ações do banco detidas pelo Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização (FFIE), o Fundo Soberano. A previsão é de que a operação seja concluída no prazo de 24 meses.

Com isso, a participação da União no controle acionário do Banco do Brasil cai para 50,7% do capital votante. Ao todo, há R$ 3,54 bilhões em ações do BB no Fundo Soberano.

Embora existam outras participações acionárias indiretas – via Fundo de Previdência, a Previ, e o Fundo de Investimentos do FGTS – a margem de controle cai de forma preocupante. Cai, também, a participação do Estado brasileiro nos lucros – imensos – do banco, que representam fonte de receitas públicas.

Segundo nota divulgada pelo governo, as operações serão executadas em um programa prolongado de vendas, sujeito às condições de mercado. O FFIE -- fundo privado do qual a União é cotista única – compõe o grupo de acionistas controladores do BB, detendo 3,67% do seu capital social, correspondentes a 105.024.600 ações.

O que é fundo soberano

O Fundo Soberano foi formado no final de 2008 com a "sobra" do chamado superávit primário existente naquele momento, equivalentes a 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, com os recursos que ficariam acima do objetivo fiscal fixado para aquele ano. Foram gastos, pelo governo, R$ 14,2 bilhões para formar o Fundo Soberano.

Entre os argumentos para a criação do Fundo Soberano estavam a proteção da economia brasileira contra a crises, a formação de uma poupança pública e a promoção de investimentos em ativos no Brasil e no exterior.

Da Redação

Fonte:http://www.bancariosdf.com.br/site/index.php/outros-assuntos-2015/medida-do-governo-sinaliza-processo-de-privatizacao-do-bb

Anônimo disse...

Assunto interessante o abordado acima pelo colega. Gostaria também de ler um comentário seu a respeito.

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros

Fui atendido pelo Dr Costa Gama por vários anos pela Cassi inclusive cirurgia de catarata. Nunca me cobrou nada por fora. Homem íntegro. Uma perda.

Randolfo

Anônimo disse...

Caro Medeiros

Noventa e cinco anos é a prova de que ele foi obsequiado por Deus com vida longa. Nem todos conseguem. Também é uma demonstração de longevidade que acontece em nossos dias. Repercute na Previ e na Cassi.



Adolfo ES

Anônimo disse...

Parabéns pelo post. Meus pêsames


Carmen

Anônimo disse...

Ao anônimo de 11 de maio de 2017 18:41

O Banco do Brasil já deveria ter sido privatizado há muito tempo. O Banco do Brasil há tempos deixou deixou de ser um banco de fomento e tornou-se um banco comercial comum como tantos bancos particulares por ai. Hoje, principalmente os aposentados, são tratados como clientes comum. Nós prestamos serviços e fomos remunerados por isso, não temos o que reclamar. Tivemos assistência a saúde, onde as empresas particulares só concedem quando na ativa, e hoje corremos um grande risco se perdemos isso, e previdência complementar. O Banco é usado pela classe política que se julgam com poderes para tanto. É um perigo para nós aposentados principalmente do plano 1. A ingerência é nefasta para nós. O exemplo esta no "colega" José Pimentel, petista, que urdiu um plano para assaltar os cofres da Previ, beneficiando o BB.

Anônimo disse...

Nós devíamos jogar pimenta no.....de José Pimentel