O DINHEIRO DOS FUNDOS DE PENSÃO

quinta-feira, 20 de julho de 2017

A entrevista do novo presidente da ABRAPP para a revista Isto É causou repercussão porque ele foi enfático ao declarar que o dinheiro dos fundos de pensão acabará em 2034.


O que ele quer, na verdade, é sensibilizar o governo federal para dar estímulos para a previdência complementar fechada a exemplo dos incentivos dados para a previdência aberta no tocante ao imposto de renda.

A previdência aberta vai de vento em popa enquanto a fechada estacionou e entrou em processo de descenso. 

Não é só por causa do incentivo fiscal. Existem outras causas. 

Antes as empresas investiam na criação e manutenção dos fundos de pensão porque queriam garantir a manutenção e a estabilidade de seus empregados. Hoje isso não mais existe. A mudança de emprego é característica dos tempos atuais.

Tanto é assim que muita gente fala que o Banco do Brasil pode retirar o patrocínio da Previ, circunstância de que, por enquanto, eu não acredito. Mas os boatos correm.

O mundo tem mudado muito. Algumas carreiras não existem mais, outras a automação e a digitação estão matando. As datilógrafas já foram embora, os carteiros estão indo embora. Os bancários estão sendo substituídos pelas máquinas, pelos celulares e pelos robôs. E aí como é que fica ?  Já pensaram nisso ?

A proposta imediatista do novo presidente da Abrapp bate de frente com a escassez de recursos do Tesouro. A retribuição ao investimento é difícil de ser compreendida.

Em se tratando da Previ será que os recursos também acabarão em 2034 ? 

Temos dois planos, um de beneficicio definido, em fase de extinção, pois não entra mais ninguém e a partir de 2020 se espera que todos os participantes estejam aposentados, e o Previ Futuro de contribuição definida, que está em fase de expansão.

Mais na frente iremos analisar a situação de ambos, segundo meu entendimento, o de uma pessoa que tem uma vivência de 60 anos de BB e trinta de aposentado da Previ. Gostaria antes de ouvir pessoas da geração mais nova.

Aguardem.

9 comentários:

Jose Roberto Eiras Henriques disse...

Medeiros,

Esse é o preço do progresso e da evolução teconológica, quem não se adaptar estará fora do mercado.
Quanto a perenidade dos recursos da Previ, só se ocorrer uma catastrófica administração por parte de seus gestores para que se esgote nesse lapso de tempo mencionado.

Anônimo disse...

Ao colega


de 17 de julho de 2017 das 15:58


Caso não tenha já consultado procure informações do FIES 2017 para Mestrado e Doutorado que é um financiamento do governo federal.

20 de julho de 2017 08:54

Toninho Bleinroth disse...

Prezado Medeiros,

Estamos na espera de uma luta mais ardua por vossa parte e do sr. Carvalho, com relacao ao Eu 180 X 180. Contamos contigo.... Abraço

Ademir Martins disse...

idem, idem e idem = ninguém sabe, ninguém vê/viu, né Carvalho⁉️

joao trindade disse...

Ô Ademir, o Carvalho não responde nada em seu blog, amigo.

Anônimo disse...

Colegas,

Na verdade ninguém pode fazer nada por nós com base nos normativos atuais. Por isso que os blogs estão esvaziados. Só existe um caminho e ninguém demonstra interesse em alterar os normativos, provocar mudanças que resultem em melhoria sem afetar a integridade dos fundos de pensão, sem comprometer a sua função de pagar os benefícios dos assistidos/contribuintes.
Então não esperem nada de que alguém vai ser o nosso salvador. Não criem ilusões. Nós mesmos temos que encontrar uma saída. Dívidas? O ex-ministro Delfim Netto disse que dívida não se paga se administra. Me lembro de que uma colega de banco me contou algum tempo atrás.
Ela trabalhava com um colega muito endividado que lhe procurou pedindo dinheiro emprestado. Então ela respondeu dizendo: colega você esta muito endividado e se eu lhe emprestar você vai aumentar a sua dívida e logicamente você não não terá mais condição de pagar então eu só pode lhe ajudar dizendo isso. Tente administrar sua dívida. Eu não sou apto a dar conselhos e nem orientação. Tente descobrir alguém que conseguiu sair do sufoco. Busque a experiência daqueles que viveram a mesma situação.
Boa sorte e não perca a esperança. Acredite em você e na sua capacidade. Tenha fé. Que Deus te ajude.

Anônimo disse...

Sábias palavras do colega das 10:00 .
Realidade dura, mas realidade.

Anônimo disse...

Respeitável anônimo das 10:00,
Poupe-nos desses conselhos.
Trata-se de postagem direcionada ou a pedido de algum órgão ?
Se fosse de cunho pessoal, no mínimo, se identificaria.
Não fique com raivinha não viu ? Educação financeira acho que os endividados tem conhecimento.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Que espécie de Plano é esse nosso, o Plano 1., que se diz definido para tudo, menos para receber dinheiro de quem já contribuiu e de cortar benefício, BET, conquistado?

Respeitosamente