GREVE GERAL OU PRISÃO PARA DIRIGENTES OMISSOS

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O BB e a CASSI estão agindo mal, muito mal.


As notas publicadas por ambos são equivocadas. Continuam com o tom ameaçador. Não aprenderam com o resultado das urnas.

Acho, então, que se impõem medidas drásticas e desagradáveis, mas necessárias.

Em Brasília alguma entidade tem que pedir a prisão de dirigentes do BB por omissão de socorro e descumprimento de dever com relação à saúde do funcionalismo. Repito, com saúde não se brinca.

Tem que dar um susto nesses dirigentes que só pensam em resultados financeiros e não dão bola para as obrigações sociais.

Os advogados de Brasília, sede do BB, devem agir o quanto antes. Eles querem nos assustar, temos que dar o troco. Urgente. É hora de mostrar ousadia, quem tem caracú.

Ou então fazer uma manifestação monstro na frente da sede do BB, convocada pela Contraf Cut e Anabb. Ou até, quem sabe, uma greve geral até que o BB negocie melhor conosco.

Porque, em vez dessas notas, o que deveria ter acontecido com os dirigentes da Cassi e do BB era já na segunda convocar uma reunião de negociação, o que não fizeram, talvez por soberba.

Está na hora de agir. Está na hora de denunciar as malvadezas. Está na hora de fazer greve. Vamos nos mobilizar e venceremos. Colegas da ativa, façam greve. Por favor. Não fiquem passivos. O BB vai dar um lucro extraordinário . Tem que auxiliar a Cassi na mesma proporção de antes.

A hora é agora. Ou mostramos nosso valor, defendendo nossos direitos, ou sucumbimos para sempre, passando a dizer amém para tudo que nos querem impor.

Vamos que vamos.

43 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Agora , temos que aprovar um aditivo ao termo de entendimento de 2016 para JÁ começarmos a contribuir com mais um extra, até quando for feita a reforma dos estatutos, de maneira calma, transparente e que seja boa para as duas partes.
Simples assim. Tao simples que não precisa de diploma da Harvard School of Business.

Anônimo disse...

Balela....o dono do dinheiro é o Banco...ela é quem tem condições de impor condições...

Anônimo disse...

Parabens Anonimo da 11.52 hrs. Assino junto.
Oscar A. Bach Jr

Anônimo disse...

O dr é homem de ação. Não fica sentado esperando. Mexam se sindicatos e Anabb.mexam se.

Anônimo disse...

Vamos nos mobilizar, gente. Nada de ficar parado.

Anônimo disse...

Parabéns pela ideias e provocação.

Anônimo disse...

concordo plenamente com "ANONIMUS" das 12:02 hrs e com tudo que nosso guru comenta em seu blog, "ESTÁ ++ do que NA HORA DE DENUNCIAR AS MALVADEZAS", contem conosco e "ponto final".

Anônimo disse...

Emérito Doutor Jose Bernardo de Medeiros Neto,

Com a devida vênia, penso que não devemos dar susto e sim agir de todas as formas legais, solicitando a prisão de dirigentes que deliberadamente pretendem prejudicar a saúde de MILHARES de contribuintes da CASSI.

Penso, outrossim, que associações devem juntas defender os aposentados, os ativos e as pensionistas.

Estamos com idade avançada e não podemos sofrer ameaças no que nos é, no momento, mais sagrado: A NOSSA SAÚDE.

GARANTO QUE MUITOS DE NÓS ESTÃO SOFRENDO E ADOECENDO PSICOLOGICAMENTE, POR CONSEQUÊNCIA FISICAMENTE, COM A AMEAÇADORA POSIÇÃO DO BANCO DO BRASIL/SEUS DIRIGENTES, EM SABOTAR O PLANO CASSI.

Salvo Melhor Juízo urge a tomada de medidas judiciais, com comunicação ao Ministério Público Federal.

Respeitosas e Cordiais Saudações
Ghost Writer



Anônimo disse...

Agora a ANABB serve ? Agora a contraf serve ?

Por favor., dotor não sejamos hipocrita , seja coerente com seu passado de escrita (oposição a ANABB)?

Anônimo disse...

A eleição da Chapa 4 na Cassi acabou se revelando o maior tiro no pé que nós demos. A despeito de outras eleições, tanto na Cassi como na PREVI, onde os vencedores eram ligados aos sindicatos e agradavam aos olhos do BB, a Chapa "MAIS UNIÂO" foi construída fora desses ambientes, com nomes que sempre fizeram parecer estar mais do nosso lado que do outro. E foi por esse motivo que boa parte dos colegas aposentados e associados na CASSI depositaram nesses nomes o seu voto, e pela primeira vez, derrotando chapas sindicais ou da preferência do patrocinador.

Ledo engano!!

A postura desses eleitos ante a seus eleitores se mostrou completamente enganosa e hoje se vê que fomos conduzidos ao maior engodo de nossas vidas.

Depositar o futuro de nosso plano de saúde nessas pessoas acabou se revelando o maior erro já cometido em eleições internas.


Se voltaram contra quem os apoiou, quem teve esperança de ver seus anseios atendidos. Fizeram o jogo que nunca imaginaríamos que fossem fazer. O jogo do patrocinador. E nos deram uma banana de volta!!!


O nome "MAIS UNIÃO" acabou revelando com quem realmente a chapa se aliou. Se fortaleceu a "União" com o patrocinador e sacramentou o abandono dos associados.

Ou das duas uma: Ou não eram tão preparados quando se diziam ser e quanto pensávamos que fossem, ou então já estavam mal intencionados e se cobriram sob um falso manto.

Prefiro, na minha inocência, acreditar na primeira hipótese.


Que decepção CHAPA 4!!!!
Que decepção!!!!!



Cláudio

Anônimo disse...

Em meados dos anos 90 disseram que o patrocinador ia quebrar e emprestamos 11.000 Bilhões, depois ficaram com os 50% do superávit, mais 7.500 bilhões, ai nos deixaram de pagar o restante do BET, e depois a nossa Caixa estava em apuros e aumentamos 1% na contribuição.
Interessante só nós que temos que resolver os problemas.
Mas quem administra tudo não somos nós.
E ai como fica - dá para entender.

Castrojl disse...

Agora ficou claro a quem os eleitos respondem. A nós que não é.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


Muitos estão pensando que a CASSI é um NOVO TITANIC! Todos sabemos quem PRIMEIRO ENTRA EM PÂNICO e COSTUMA ABANDONAR o NAVIO, sem esperar ou saber que o mesmo possa ser salvo. Melhor assim, pois só ficarão os VERDADEIROS LUTADORES. O BB está APOSTANDO EM NOSSA VELHICE é SUBESTIMANDO/INSULTANDO A NOSSA INTELIGÊNCIA, que, se ele duvidar, e partir para uma GUERRA INJUSTA e DESNECESSÁRIA, verá os estragos que poderão ser causados com o USO nocivo, das novas tecnologias da informação. O que falta é BOA VONTADE, pois o 13o salário está logo ali e o mesmo ocorre com a FOPAG de OUTUBRO/18, onde poderemos autorizar uma consignação maior para a CASSI, UNANIMIDADE entre nós. Sabemos COMO COMEÇA UMA GUERRA, NUNCA COMO ELA TERMINA, portanto é melhor que REINE ENTRE UM ESPÍRITO MAIS CONCILIADOR e SEM EXTREMISMOS.

Blog do Ed disse...

Prezado Dr. Medeiros
A AFABB aí, de Porto Alegre, não tem condições de tomar a iniciativa de colocar em processamento alguma medida em defesa dos associados da CASSI?
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Amigo anônimo de

9 de outubro de 2018 19:11

O Dr. Medeiros sempre soma...


Neste sentido, basta ver nosso comentário de 9 de outubro de 2018 19:08

Trader anônimo

P.S. : O Ibovespa caiu bem próximo de 3% hj.

Lydio disse...

Medeiros e demais colegas,

O que ficou bem demonstrado nesta consulta da CASSI, em que expressivamente foi dado um sonoro "NAO" à proposta em análise, é que foi aberta uma trincheira contra o banco. Esta trincheira já existia latente no meio dos aposentados, agora está claramente demonstrada.

Mau negócio para o Banco ter os antigos funcionários como adversários, os dirigentes ainda não conseguiram avaliar o tamanho do estrago abrindo essa frente inimiga.

Coisa de louco, ou de soberbos.

Já que estamos na chuva, vamos nos molhar mesmo, sem recuo.

É o que penso.
Lydio

Anônimo disse...

Lydio você está certo e estou com você para o que der e vier, é muita pretensão do guloso em nos aniquilar.

Anônimo disse...

O estrondoso NÃO que os associados disseram às mudanças no Estatuto da Cassi ainda não sensibilizou a diretoria da entidade e a direção do banco para buscar nova proposta.

A Contraf-CUT, a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) e a Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (FAABB) já reivindicaram a reabertura das negociações para construir outra solução viável para ambas as partes, mas o banco ainda não respondeu.

A diretoria da Cassi comunicou aos associados que vai contingenciar despesas, rever programas de saúde e escolher quais prestadores de serviços vai pagar. Estão pregando o caos, o que pode complicar ainda mais a situação, pois associados podem demandar procedimentos que poderiam esperar, com medo da interrupção de serviços.

Pelo tom do comunicado, parece que os gestores da entidade estão pedindo intervenção da ANS. Esquecem que as despesas da Cassi estiveram contingenciadas por cerca de dois anos, sem comprometer a normalidade no atendimento.

A Contraf-CUT já apresentou ao BB uma nova proposta e reafirma a necessidade urgente de reativar a mesa de negociações com as entidades representativas. Só assim os funcionários vão reconhecer a legitimidade e o equilíbrio de uma nova proposta para manifestar livremente pela sua aprovação.

A direção do banco e seus prepostos na Cassi precisam reconhecer que os associados rejeitaram a proposta de alterar a governança da entidade. Os associados desejam uma solução rápida e não se furtarão a debater o custeio da Cassi, desde que o banco arque com a sua parte e não queira repassar a conta para os funcionários da ativa e aposentados.

Anônimo disse...

A postagem do dr Medeiros repercutiu na Direção Geral do BB e foi debatida na alta cúpula. Eles ficaram receosos de uma greve. Não querem. Pois o caminho pra nos é esse apontado pelo doutor.

Anônimo disse...

Isso mesmo. O blog do Medeiros caiu aqui na Direção Geral como uma bomba.

Anônimo disse...

e se começarmos a usar a "PORTABILIDADE DE NOSSOS SALÁRIOS" para outros Bancos, seria uma forma de pressionar o Banco a voltar a negociar conosco, afinal temos que iniciar algum movimento de pressão.

Anônimo disse...

A ministra Carmem Lúcia já disse em certa decisão,que "plano de saúde não é negócio".

Anônimo disse...

Penso que nesta hora usar da portabilidade em massa para outras instituições financeiras só irá acirrar os ânimos. Se continuarmos a optar pelo BB, seus dirigentes em determinada hora irão perceber que somos fiéis. E, certo de que Bolsonaro fará mudanças efetivas na direção do Banco, os novos dirigentes deverão mudar o tom da conversação conosco. Quanto a atuação do CD da CASSI não vejo que tenha ocorrido traição. Sérgio Faraco, de quem não tenho procuração, nunca se prestou a esse tipo de atitude. Ele, com o conhecimento que tem, simplesmente deve ter procurado adotar os procedimentos mais coerentes no que diz respeito à continuidade de nossa CASSI. E se isto se iguala ao que pensa o Patrocinador, nada tem de errado. Não podemos agora divagar e dizer que o BB é nosso adversário ou inimigo. Ele tem o poder econômico e, como diz o Mestre Edgardo, é quem efetivamente paga nosso plano de saúde, seja diretamente com a cota patronal, seja indiretamente com salários da ativa e proventos de aposentadoria.

Medeiros disse...

Prezado Ed

A Afabb Rs está longe de Brasília. O efeito prisão demoraria demais para ser acionado, pois o domicílio está lá na capital.

Anônimo disse...

Prezados colegas,
O risco do NÃO foi bem calculado?
Será que foi discutido a dimensão do problema em si em toda sua extensão?
Os tempos mudaram.
A boa fase acabou ao encerrar a conta movimento. Antes disso era um mar de rosas, era como voar em céus de brigadeiro. Os esposos das funcionárias foram incluídos como dependentes da CASSI a custo zero, equiparando-se as esposas dos funcionários. Qualquer desiquilíbrio o Banco cobria. Os bons tempos se foram com as mudanças.
O Banco do Brasil se tornou um banco comercial e passou a competir de igual para igual com os bancos particulares o que antes não acontecia. O Banco era conhecido como uma instituição financeira que não precisava de clientes.
Houve mudanças imperativas para o Banco se adaptar as alterações impostas pela nova conjuntura além das nefastas resoluções que tem que cumprir.
Ficamos vários anos sem reajustes salariais em que pese termos acionado a justiça para reverter esse quadro e não logramos êxito, além dos efeitos negativos nos valores do benefício PREVI. A CASSI perdeu recursos a longo prazo somado aos aumentos dos custos dos serviços médicos e correlatos e medidas exigidas não foram tomadas.
Pelo que entendi as despesas do Banco com o plano de saúde foram limitadas e para fazer frente as limitações impostas o Banco quer alterar o estatuto da CASSI para excluir os novos funcionários como beneficiários da CASSI no pós-laboral, podendo permanecer no plano desde que assuma a parte do mantenedor (Banco), além da cobrança de contribuições dos dependentes.
Para os funcionários da ativa e os aposentados na data da homologação do novo estatuto permaneceriam no plano sem perda de direitos no pós-laboral.
Não nos cabe aqui discutir essa decisão do banco com relação aos novos funcionários que serão admitidos já com conhecimento que só terão o plano pós-laboral desde que assumam a parte do provedor. Também não sabemos como esse sistema de saúde vai funcionar daqui a 40 anos.
Do outro lado não temos ideia das condições econômicas do futuro. Se os juros estratosféricos caírem a lucratividade cai e pode afetar a CASSI. Todas as variáveis são possíveis. É preciso também se precaver.
Tem a questão do corpo social e o voto. Na visão do Banco, penso eu, se o estatuto não alterar essa condição pode achar que corre o risco de no futuro esse estatuto venha a sofrer alterações por iniciativa da CASSI e seu corpo social, se for possível, frustrando, na visão do Banco, na longevidade do plano.
Com relação ao aumento dos valores das contribuições com a inclusão dos dependentes já não gerou tanta polêmica. Parece que é imperativo que essa condição aconteça. Cabe também ao Banco a responsabilidade da preservação da CASSI visto que em princípio essas alterações partiram do próprio Banco.
Foi assim que vi e votei sim. Posso estar enganado. O que interessa no momento é a sobrevivência da Cassi. Quem sabe no futuro os novos funcionários poderão negociar outras alternativas com o Banco. Acho que terão tempo para isso. Só o tempo dirá.
Não tenho intenção de criar polêmica. Se não ajudei em nada estorna.
Amanhã minha esposa tem uma endoscopia marcada. Espero que consiga autorização.
Deve existir outros caminhos. Se tiver explore-os.

Medeiros disse...

Se puder haver uma solução por negociação ou conciliação, melhor, muito melhor. Caso contrário, acho que só uma greve fará o BB fazer um acordo justo. Sindicato existe para isso!

Anônimo disse...

Meu Deus, não acredito no que estou lendo nesse blog : Greve , Sindicatos....só pode ser delírios da idade do blogueiro, a vida toda lutou contra sindicato

Anônimo disse...

Dr. Medeiros me passaram a informação de que teve uma pensionista que ganhou no STJ, não sei se em definitivo, uma ação sobre a apropriação indevida pelo BB do valor refrente ao BET. Me falaram que tem perto de 50 ações do mesmo tipo que tendem a ter o mesmo julgamento. O Dr sabe algo a respeito. Também não sei se teve alguma associação ou escritório de advogados que patrocinou esta ação. Obrigado pela atenção.

Medeiros disse...

Mas que engano do infiltrado. Nunca lutei contra os sindicatos. Contra alguns dirigentes sindicais carreiristas sim. Quando na ativa fiz greve com os sindicato dos bancários.fui sindicalizado muitos anos. A partir de algum momento aContraf Cut virou braço do PT. Aí não dá para apoiar.

Anônimo disse...

Dr. MEDEIROS qualquer um que contrapõe o Sr. E infiltrado?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Pelo que me consta a Contraf-Cut foi criada para se posicionar contra a Contec, que não fazia parte do esquema do PT, que na qualidade de Confederação negociava os dissídios coletivos e que se opunha aos desmandos dos sindicatos já ligados ao PT. A Contaf-Cut, fundada por sindicatos petista passou a fazer parte das mesas de negociações na qualidade de Confederação.
Se não me falha a memória no primeiro dissídio no governo Lula a Contec reinvindicou 12% de aumento. O Banco ofereceu 6% e os sindicatos petista concordaram. A Contec deflagrou uma greve e conseguiu os 12%.

Medeiros disse...

Não. Como está sobejamente comprovado eu aceito e gosto da divergência de opiniões. É saudável. Debater é bom. Eu sei quem são os infiltrados. Mesmo anônimo tenho como saber. Raramente me engano.

sss disse...

Ih! O que o anônimo do dia 12, às 23:41, escreveu, não se lê. Desespero, puro desespero. Um desses idiotas que, não tendo o que fazer, sai por aí proferindo verbosidade(?). Mostre a cara, nego, diga o que quer.

Anônimo disse...

O Banco pagando proventos de APOSENTADORIA ?
Pensei que fosse a PREVI.
Aliás a PREVI é quem paga ao Banco 50% do "lucro", também conhecido como BET, de saudosa memoria; e uns trocados quando o Banco precisou de caixa.

Anônimo disse...

Será que a greve dos camioneiros não deixou uma lição? Com umagreve nós conseguiremos nosso acordo.

Anônimo disse...

21:16

Sim. A verba 310 - Adicional do BB, para aqueles que ingressaram antes de 1967 e se aposentaram incentivados em 1991 e 1992. A verba transita pelo espelho da PREVI, mas esta, na mesma forma que a parcela do INSS, deve se ressarcir junto ao ex-empregador. Isso demonstra como faz tempo que me aposentei (do BB)...

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


O que esperar de DIRIGENTES/AUTORIDADES/ADMINISTRADORES nomeados a IMAGEM e SEMELHANÇA de nosso maior chefe?

Anônimo disse...

Síntese do que vimos, até agora: "outsiders", valendo-se da boa-fé do Corpo Social (e de propalada ojeriza a entidades sindicais! Ora, ora! são instituições como outras quaisquer!), apresentaram-se à disputa eleitoral, logrando êxito tão somente devido à deplorável fragmentação existente no movimento sindical (por que e para que disputar em tantas chapas?). Ungidos pelos associados, causaram espécie, já em seu primeiro ato, reunindo-se com o patrocinador (proh pudor!) e revelando, simbolicamente, com quem estavam, de fato! Desequilibraram, no C.D., a balança a favor do "guloso" (do Sr. Medeiros o qualificativo, de empréstimo, aqui), em tudo aceitando as diretrizes "do mais forte que nós". Acordou, então, o Corpo Social. Abriram-se os olhos aos colegas! E os derrotaram, negando-lhes, de forma avassaladora, o apoio às funestas mudanças estatuárias pretendidas. Não se deram por vencidos, mantendo-se arrogantes (visto as últimas decisões deles emanadas). E tal qual certo "exator, tirano e cruel" magistrado, postergam importantes decisões para a sobrevivência da CASSI, recusando-se a atender aos apelos das entidades representativas dos funcis para o debate de novas proposições (aguardam a consumação do 2º turno das eleições?). Para mudarmos esse estado de coisas, pronta reação é mais do que necessária. Entendemos, de bom grado, que não se pode dar tempo ao tempo! Que a CONTRAF, a CONTEC, a CONLUTAS, a ANABB, sindicatos de bancários e demais entidades representativas conglobem-se e inciem, desde já, legítima mobilização, para retirarmos o "guloso" (sic) e a Caixa dessa conveniente "zona de conforto". Paz e bem

Anônimo disse...

Caro Dr Medeiros

Porque o doutor não vai a Brasília nosrepresentar e defender suas ideias com relação a Cassi ? Estamos precisando de um líder destemido como o senhor.

Medeiros disse...

Eu tenho participado bastante. Fui a Camboriú e contestei a agressividades Satoru. Fui a Vitória ES e lá o não foi escolhido por unanimidade. Fui a Curitiba e questionei o,próprio presidente do BB e tive reunião com a Afabb PR. Em Porto Alegre na Afabb Rs o não foi unânime e participei de reunião com o Faraco e o Amaral. Tenho estado em contato permanente com a Faabb por WhatsApp. O blog é monitorado na Previ, Cassi e BB, distribuído para todos os diretores junto com as noticiasses principais jornais. Faço o que eu posso. Só me falta liderar uma novembrada ou pelada ço. Mas acho que já estou um pouco velho para essas aventuras. Recebo muitos telefonemas e emals. Mas é em Brasília queessa parada da Cassi se resolve. E para mim só uma greve resolve.

Anônimo disse...

Enquanto continuar havendo a soberba e a prepotencia na Cassi, não teremos exito na resolução dos problemas.
A Cassi, segundo entende-se, não pertence a um "só lado".
Haveria uma paridade. Patrocinador e associados contribuintes.
Não há "a minha diretoria", Não pode haver " eu recebi, eu vou, eu fiz "...
Temos varias diretorias e temos o corpo social. Não deve haver(ou pretender-se) a anulação de qualquer uma das outras diretorias.
A consequencia será a divisão e resultados análogos ao NÃO.
Nenhum dos administradores deve ser "superior ou melhor " que os demais, nem se alinhar ao patrocinador quando eleito representante dos associados, sob pena de desequilibrio na balança.
Repito, com a devida vênia, a frase do comentario de 14/10 às 9.42: "Acordou, então, o Corpo Social ". É bom que entendam isso.

Anônimo disse...

O teu blog é o mais respeitado. Aqui na DG seguido se pergunta o que diz Bologna do Medeiros. Continue firme.

Normelio

Anônimo disse...

Como sabemos, encerrado o processo e divulgado o resultado pela Cassi, teria o patrocinador “… até 30 dias para apresentar uma nova proposta ...” (a julgar pelo contido no periódico “Folha Bancária” nro. 6.167 de 10/16 de outubro, publicado pelo Sindicato de Bancários de São Paulo (q.v. http://spbancarios.com.br/sites/default/files/folhabancaria/arquivo/cassi_bancarios_nao_proposta_bb_folha_bancaria_6167.pdf)). De forma assaz proativa, reuniram-se algumas de nossas entidades (ANABB, CONTEC, FAABB, AAFBB e CONTRAF-CUT) para fins de avaliação do resultado da consulta aos associados, bem como a definição de ações a serem observadas por todos nós (da ativa e aposentados! - q.v. a matéria “Entidades se reúnem para retomar debates sobre Cassi”, no site da CONTRAF-CUT, link http://www.contrafcut.org.br/noticias/entidades-se-reunem-para-retomar-debates-sobre-cassi-02c0), destacando-se, dentre elas, “A convocação do Dia Nacional de Luta em Defesa da Cassi, a ser realizado em 18 DE OUTUBRO, com cada entidade e sindicatos orientando sobre as atividades a serem realizadas em defesa da Cassi”. Eis aí excelente oportunidade para reunir TODOS os colegas; Para esclarecê-los acerca do que está em jogo, de fato; Para a mensuração dos compromissos a serem assumidos; E para recuperarmos aquele “espírito de corpo” daqueles sadios e valorosos servidores, defensores aguerridos do outrora todo-poderoso Banco do Brasil. O momento é de dificuldades, Srs. Não pode mais haver “distância entre intenção e gesto”. Paz e Bem