VAMOS RENASCER ?

domingo, 12 de abril de 2020

A Páscoa deste ano bissexto de 2020 foi significativa, diferente, especial. Além da comemoração da data, ela nos fez refletir muito sobre o futuro, pois estamos passando por uma pandemia de grande importância.


Não, não é uma gripezinha. Está já comprovado. Hoje cerca de 1200 mortes já ocorreram. Tenho um caso grave na família. Uma prima está na UTI em estado grave, sediada e entubada. Para mim o inimigo não é mais invisível, está presente, ameaçador.

No Natal eu recebi de presente um vinho argentino da melhor qualidade chamado Renascer, em espanhol Renacer.

Deixei para beber no dia de Páscoa, porque Páscoa significa justamente renascimento, ressureição. É assim o fiz. Hoje abri o vinho e desfrutei de seu excelente sabor, com notas de torrada, alcaçuz, alfazema, cereja e ameixas maduras, e toques de. Carvalho.

Mas a reflexão se impôs. O renascer pós crise do coronavírus. Com certeza mundo vai mudar, vai ficar diferente, vai ter que se reerguer da crise econômica e financeira, da recessão. O Paulo Guedes já está acenando com congelamento de salários. O PIB vai recuar 5%. O desemprego vai ser dramático.

Como vai ficar nossa aposentadoria pós pandemia ? E a Previ ? E a Cassi ? E o próprio Banco do Brasil ? Igual não vão ficar. Vamos ter que nos ajustar ? Vamos ter que suportar sacrifícios ?  Ou vamos sair ilesos ?

De uma coisa eu tenho certeza. Eu vou reclamar menos da vida, vou encarar as vississitudes com mais energia, vou ser mais solidário, mais fraterno. Vou cultivar melhor meu bom humor e não me lamentar das dificuldades do quotidiano, engarrafamento do trânsito, filas , chuvas, calor, frio, atrasos, etc, etc.E vou dar mais valor para as coisas boas da vida, mesmo que pequenas.

E apesar de ser um idoso de 82 anos, descolado e tatuado, vou procurar ser mais jovial. Ia pendurar as chuteiras da advocacia em setembro. Não vou mais. Por causa da crise .

Sei que nada será como antes, mas podemos tentar ser melhores e ajudar a construir uma sociedade melhor, com administradores, juízes e governantes sérios e alinhados com os interesses e deveres dos cidadãos.

Vamos renascer ?

39 comentários:

Anônimo disse...

Um post muito atual é muito sugestivo. A gente se acostumou com o blog e se esqueceu de como o dr. escreve bem. Grato por tudo.

Adroaldo de Manaus

gerundiobrasil disse...

A grande verdade: nada será como antes, a doença maior que esperamos reduzir: O Egoismo. Hoje vivenciamos uma batalha entre ideologias, uma pena para a nossa Pátria, pois nas enfermidades o povo deveria se unir e arregaçar os braços para construir um novo Brasil.
Essa histeria de uns quererem não ouvir os médicos, acharem que a covid-19 é uma gripe qualquer não tem fundamento, basta ver o que está acontecendo na Europa e nos Estador Unidos, nações ricas e desenvolvidas estão aperreadas, quanto mais o nosso país. Colegas do BB tenham paciência e lembrem-se que não temos leitos suficientes para atender os casos mais simples , quanto mais uma pandemia dessa natureza.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros, peço seu auxílio no sentido de elucidar uma preocupação que deve ser a de vários colegas.
Os seguros da CAPEC não pagam o seguro para beneficiários caso a morte tenha ocorrido por vírus de pandemia?

Medeiros disse...

A Capec paga sim. Isso já foi esclarecido.

Anônimo disse...

Emérito Mestre MEDEIROS:


A CAPEC só não paga o seguro em casos de SUICÍDIOS.

Anônimo disse...

Se a CAPEC não paga o seguro em caso de suicídio, para quem vai o dinheiro que o suicida pagou ao longo dos anos?

Anônimo disse...

17:06 e 18:26

Não consta no regulamento da CAPEC que a indenização não será paga no caso de suicídio.

Quanto ao destino de eventual indenização não paga vejam o que diz o regulamento:
"Art. 41 - Não havendo beneficiário que atenda às condições previstas nos artigos 35, 38, 39 e 40, o valor do Pecúlio passará a integrar a Reserva para Cobertura de Oscilações (RCO) da CAPEC."

Anônimo disse...

Já tem contra cheque no App Previ.

Anônimo disse...

O anonimo das 21,43 hs informa que ja tem contracheque no app Previ, aí eu vou no site ao inves do aplicativo e não consta o contracheque, vou no site do Banco do Brasil onde geralmente tem o contracheque e tambem não tem, ai percebo que ele falou aplicativo e vou no celular e entro no aplicativo PREVI e la esta o contracheque, mas é um tremendo descompasso.
Entre o site e o aplicativo, sinceramente estão tão atrasados assim ?

Anônimo disse...

Se eu fizer uma renovacao ES hoje posso suspender parcela dia 22.04?

Anônimo disse...

Eu também fui no site da PREVI e não tinha contra-cheque nenhum. Como não sei lidar com o tal de APP, vou ficar a ver navios até a Previ atualizar seu site.

Anônimo disse...

4 de abril de 2020 08:56 - Não. A folha ABRIL-2020 já está disponível.

Anônimo disse...

Muito obrigada pela resposta Dr.Medeiros

Anônimo disse...

Muito obrigada pela resposta Dr.Medeiros.Poderia informar em q post seu foi esclarecido.

Anônimo disse...

Anonimo
Dr. Medeiros, gostei imensamente dos seus dizeres e ensinamentos. A sua experiência de tantos anos de vida é muito valiosa!

Anônimo disse...

Alguem sabe informar se ainda existe o ES 13o, e qual o percentual a ser adiantado apos o dia 20.04.2020

Anônimo disse...

Colega de 13 de abril de 2020 23:38

Não existe descompasso.
O processamento deve primeiro indicar o valor líquido e este é informado ao banco, que o coloca em lançamentos futuros.
A seguir é disponibilizado no aplicativo, para conhecimento prévio dos beneficiários.
Quando disponível para impressão ou download é que aparece no site da PREVI.
Simples, assim, a mecânica mensal dos pagamentos.
A propósito, li em algum lugar comentário de colega descontente com o fato de o banco receber primeiro o comunicado do valor a creditar.
Não vejo nenhuma anomalia nisso, pois é uma simples questão de processamento.

Anônimo disse...

ao anonimo das 23,38 hs de 13.04.2020

EXISTE UM DESCOMPASSO NO PROCESSAMENTO

Ou voce não entendeu ou tenta desculpar os erros da PREVI, VAMOS AOS FATOS:

1)No aplicativo do celular o contracheque esta disponivel desde ontem.
2)No site do computador ainda não esta disponivel nessa data agora que estou verificando as 16,40 hs de 14.04.2020.
3)Em alguns navegadores voce consegue fazer login mas não carrega o autoatendimento para voce escolher a opção que voce deseja ou seja: contracheque, emprestimo simples.
4)EXISTE UM DESCOMPASSO ENTRE OS SISTEMAS SIM, INCLUSIVE LI UMA VEZ QUE A FOLHA SERIA SERIA RODADA PELO SISTEMA DO BANCO DO BRASIL.
5)Acho inclusive que esse descompasso onde a folha de pagamento da PREVI é rodada que impediu a Diretoria de suspender os emprestimos simples e emprestimos imobiliario, postergou para maio e junho a suspensao e não falou sobre o emprestimo imobiliario.

Então fica muito facil verificar isso, a PREVI que acompanha esse blog deveria se pronunciar e informar quem processa a folha da PREVI ? E se a dificuldade influenciou em ter negado a suspensao para ABRIL/2020 ?

Unknown disse...

E verdade, está no aplicativo.

Anônimo disse...

O crédito é para o dia 20 e hoje o contracheque já está disponível no site. Ontem já aparecia no aplicativo.
Para mim estão vendo "chifre em cabeça de cavalo".

Anônimo disse...

Anonimo de 12:17 de 14.04 vc poderia dar uma justificativa para que eu nao poderia suspender as parcelas caso renove um emprestimo?

Anônimo disse...

Colega de 8:52 quem tem que responder a pergunta é a Previ.

Anônimo disse...

Concordo com a afirmativa do anônimo de 15 de abril das 01:57 - O importante é que no dia 20 o dinheiro estará na conta. Respeito a opinião contrária, mas não vejo motivo para reclamação.

Anônimo disse...

Ao anonimo das das 01,57 hs e anonimo das 12,40 hs

O SISTEMA DO APLICATIVO DA PREVI PARA TELEFONE, O SITE DO COMPUTADOR E O EXTRATO DO CONTRACHEQUE NO SITE DO BANCO DO BRASIL ESTÃO TOTALMENTE EM DESCOMPASSO.

Que o dinheiro estara na conta no dia 20 é certeza, agora que é inadmissivel que erros estejam acontecendo no sistema de informatica da PREVI é um absurdo, agora se voce é um infiltrado que quer relevar os erros da PREVI é outra coisa.

Os erros não são de agora, já sao de muito tempo atrás, então a PREVI já teve tempo suficiente para tentar corrigir esses erros e não corrigiu.

A PREVI inclusive negou a suspensao do ES do mes de abril talvez por conta dessa dificuldade do sistema de INFORMATICA.

Anônimo disse...

Estará na conta sexta-feira, a zero hora.

Anônimo disse...

Colega das 16:48

Reveja o que escreveu:

"O SISTEMA DO APLICATIVO DA PREVI PARA TELEFONE, O SITE DO COMPUTADOR E O EXTRATO DO CONTRACHEQUE NO SITE DO BANCO DO BRASIL ESTÃO TOTALMENTE EM DESCOMPASSO."

É no site da PREVI, via computador, que se obtém a folha individual de pagamento (contracheque), e não no site do Banco do Brasil. Neste só visualização em lançamentos futuros -- ou, para quem sabe, consultar créditos para a conta-salário.

A propósito, quer dizer que quem menciona algo de bom da PREVI deve ser taxado de infiltrado?

Oportuno lembrar que a PREVI está trabalhando no sistema "home office" e aí fica muito mais difícil dar atendimento à demanda dos associados.

Permita-me sugerir que reveja sua definição para "infiltrado". Não estou aqui atacando o Dr. Medeiros, a quem muito respeito, e nem jogando pedras inúteis nos telhados alheios, mesmo porque meu telhado também é de vidro.

Eu mesmo já fiz algumas solicitações à PREVI e não fui atendido. Nem por isso vou ficar aqui terçando armas tal qual Dom Quixote contra os moinhos de ventos...

Anônimo disse...

Dr

E a Cooperforte não vai suspender nenhuma
parcela?

Abracos

MAUS disse...

"PREVI 116 ANOS
ao seu lado..."

ANTES DO MEU,

PRIMEIRO AO LADO DO BB

DEPOIS DOS SEM TETO

E DOS CONSELHEIROS NAS

PARTICIPADAS, LITEL, ETC.


DEPOIS, À FRENTE DOS SEUs DONOS.


Jair Mário Bork disse...

Até agora não consegui descobrir o porque de tantas reclamações sobre a informação da FOPAG. Entrei no Banco há exatos 54 anos e nunca, mas nunca mesmo houve atraso nos pagamentos, seja do Banco, seja da Previ. Por outro lado, os valores de um mes para outro são praticamente iguais, exceto em abril e novembro quando ocorre pgtº rfte. 13º, e em janeiro, por ocasião do reajuste. Então, por que tanta ansiedade em visualizar o espelho\fopag? Esperança de que ocorra uma bonificação extra? Se isso vier a ocorrer, certamente seremos avisados com bastante antecedência. Hoje é apenas dia 16 e todas as informações já estão disponíveis. Então, por que tanto estresse?

Anônimo disse...

Vou ter que fazer um ES para pagar o imposto de renda. Eta vida de gado! Tudo pra Lei Rouanet, Bolsas ditadura, marajás da República, palacianos do antro de sinecuras, solteironas pensionistas, corrupção, etc. Em troca, temos segurança, saúde, educação e outros serviços públicos de quinta categoria. Até quando?

Anônimo disse...

Essa briga entre os anonimos já esta cansando, afinal o site da PREVI é um um site a altura do maior grupo de previdencia privada ?
Fui olhar meu extrato para ver se tinha alguma verdade essa reclamação e eis que ontem não consegui abrir o site da PREVI em nenhum dos navegadores, não sei o motivo, hoje pela manha fui verificar novamente e abri no internet explorer mas não no google e eis que aquelas opções de emprestimo simples A, B, C e D, tenho todos esses emprestimos estavam com os valores e uma opção tinha um saldo com o valor renovado e essa mesma opção com saldo de R$ 0,01; realmente tem alguma coisa de errado.
O site não está a altura do maior fundo de pensao da AMERICA LATINA.

Anônimo disse...

"Os deputados aprovaram, na madrugada desta quarta-feira (15), a Medida Provisória 905/19, que cria o contrato de trabalho Verde e Amarelo. Foram mais de sete horas de obstrução e desentendimentos entre os líderes partidários, até que se iniciasse a votação da MP na noite desta terça-feira (14/4).

Além de incentivar o primeiro emprego, a MP 905 contempla temas relevantes para aposentados e funcionários da ativa do Banco do Brasil, tais como celebração de contrato entre INSS e entidades fechadas de previdência complementar para pagamento de benefícios, jornada de trabalho para bancários e funcionamento das agências aos sábados.

Para conseguir apoio à votação da matéria, o relator, deputado Christino Áureo (PP - RJ), fez várias mudanças em relação ao projeto de lei aprovado pela comissão mista no dia 17 de março, retirando do texto, por exemplo, o dispositivo que estendia o trabalho aos domingos e feriados a todas as categorias.

A MP perde a vigência no próximo dia 20/4 e ainda precisa ser analisada pelo Senado."
.
.
.
"CONVÊNIO INSS X PREVI
Esse é um dos pontos que estavam sendo trabalhados pela ANABB e representa uma vitória para os associados e funcionários do Banco do Brasil. Foi mantida a possibilidade do INSS celebrar contratos com entidades fechadas de previdência complementar, conforme emenda incluída pelo deputado Christino Áureo no artigo 117 da Lei nº 8.213/91. Isso significa que os benefícios do INSS poderão continuar tramitando na folha de pagamentos da Previ, sem impactos para os associados. A articulação para incluir essa emenda teve importante participação da ANABB, Previ e Abrapp."

Fonte:Agência ANABB
https://www2.anabb.org.br/Portal/Noticia/Visualizar/100139/Convenio-com-INSS-jornada-de-trabalho-e-funcionamento-das-agencias-estao-entre-as-aprovacoes

Obs: Deputado Christino Áureo = aposentado BB

Miro disse...

Síndrome do confinamento! Tem gente ficando igual frango no balaio. C


Anônimo disse...

Concordo com o colega Jair 13:09 h. Deve ser efeito colateral do corona. É muita reclamação em relação à Previ que nunca atrasou nossos benefícios. Esse pessoal que nunca está contente com nada não tem noção do que é um sofrimento verdadeiro. Vivem chorando por picuinhas que não levam a nada. Queiram ou não ainda somos privilegiados em relação à grande maioria de irmãos famintos do mundo. Antes que digam, não sou infiltrado, mas sim um colega que tem uma visão mais realista da nossa situação.

Anônimo disse...

Concordo com os colegas acima.Querem reclamar de qualquer coisa.Essa polêmica sobre a publicação do contracheque é de arrepiar.Parece que não existem assuntos mais importantes.

Anônimo disse...

Tem muitos anonimos defendendo a PREVI, não aceitam nenhuma critica, acho que nem sabem o que é um site e a unica preocupação é com : Nunca atrasou nossos beneficios ?
Parece uma piada tantos colegas que trabalharam no banco agora acharem normal tantos erros que aconteceM na PREVI.
O sistema de informatica da PREVI perde de 10x0; o que evidencia os erros está na tela, basta ser uma pessoa mais ativa e tentar entrar no site pelo navegador do Google que voce vai ver que não consegue.

sss disse...

Faço minhas às tuas palavras.

Anônimo disse...

Colega de 08:20

O software de seu equipamento deve estar com problema, pois acabei de acessar o site da PREVI como Google Chrome e está tudo normal.
Também utilizo o Internet Explorer 11 sem problemas.

Unknown disse...

O Postalis suspendeu por 03 meses a cobrança dos empréstimos de seus assistidos