CELEBRAR A VIDA

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Hoje é uma data em que celebro a vida. Com um caneco de chopp, com uma taça de vinho ou de espumante, com uma cachacinha ou caipirinha, do jeito que der.


Faço isso porque há 55 anos eu quase morri num acidente de avião, quando, junto com minha mãe, vínhamos de Uruguaiana para Porto Alegre a fim de assistir o funeral de minha avó.

Era um avião da VARIG, um DC3, bi motor, que pegou uma tempestade, entrou num CB, e teve uma queda de dois mil metros, quebrando tudo por dentro.

Momentos antes da queda, devido a intensa turbulência, a porta do avião se abriu, em pleno ar, sorte que naquela época não era pressurizado, e eu, sentado na parte traseira do avião, tive que ajudar o comissário de bordo a fechar, perigosamente.

A minha mãe assustada com a turbulência se virou para mim e lembrou que o pai havia recomendado que não fôssemos de avião e eu havia contrariado a ordem dele e que íamos morrer.

Com o choque o cinto da mãe se rompeu e ela deslizou pelo corredor e foi parar na cabine dos pilotos, onde constatou que um estava desmaiado. A minha cadeira se desgrudou e fui bater a cabeça no teto do avião. Um horror. Pânico geral. Morreu gente. O piloto foi punido. Mas minha mãe e eu , por milagre, só sofremos arranhões e equimoses, além de uma tremedeira arrepiante do susto.

Como ali, durante a queda, eu me despedi da vida, considero que a partir daquela data eu renasci, tive um renascimento, um recomeço, uma nova oportunidade, e é por causa disso que tenho uma águia, símbolo do renascer, tatuada no meu braço.

É assim, passados 55 anos, eu agora com 82 anos, continuo celebrando e brindando a vida.

Tim, tim !



18 comentários:

Anônimo disse...

Realmente tem que celebrar mesmo, foi uma aventura e tanto digna de ser filmada e um milagre terem escapado com vida, um milagre aconteceu mesmo.

Unknown disse...

Medeiros,
Foi te dado por Deus uma nova oportunidade de vida e vejo que você vem aproveitando bem.
Até, creio eu, que Deus está satisfeito com o seu desempenho no auxílio aos irmãos menos favorecidos.
Você viu a morte na sua frente e ela está sempre a nossa frente.
Por isso devemos vigiar e orar.
A propósito, não sei se você lê muito a Bíblia, mas segundo o que lá está escrito, se abrevia o fim da raça humana, mas ou seja, a volta de Jesus está próxima.
Essa pandemia, o egoísmo, o desamor estão cada dia mais presentes nos nossos dias.
Mas hoje é dia de festa, de comemoração, de alegria, de agradecer a Deus.
Felicidades
Celio

Anônimo disse...

Brindando a vida

Anônimo disse...

Tim, tim, dr.

Anônimo disse...

Bela narrativa. Faz a gente pensar dos desígnios de Deus

Anônimo disse...

Milagre verdadeiro. Tim tim

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, li o seu relato com muita atenção. Concluí, salvo melhor juìzo, que você é um protegido da espiritualidade, porque escapar desse episódio, somente tendo uma proteção muito grande.E é por isso que você é estimado e querido por todos os colegas aposentados do BB com os quais mantém contato. Que tenha um vida longa, para nos orientar sempre nos assuntos relacionados, principalmente, as nossas caixas de assistência.Que DEUS o proteja.

sss disse...

Dr. Medeiros, vida longa. Tim tim.

Anônimo disse...

Parabéns Dr Medeiros, abençoada seja sua vida, DEUS lhe abençõe
e lhe dê saúde e lucidez por muitos e muitos anos

Anônimo disse...

Por analogia, o nosso aviãozinho está num CB. Espero que tenhamos o mesmo desdobramento do dramático vôo relatado pelo Dr. Medeiros.
https://economia.ig.com.br/2020-09-06/privatizacao-da-caixa-pedido-ao-tcu-pede-apuracao-de-manobra-entenda.html

Anônimo disse...

Caro dr Medeiros

O dr. ajudou a fechar a porta do avião em pleno voo ? Então é um herói
. Salvou a vida dos passageiros. Por isso que eu te amo.

C.

Anônimo disse...

Depois diz-me que o dr. não tem história de vida . Quem passou por isso é não teve medo de andar de avião é um corajoso. Parabéns. Valeu.

Unknown disse...

CEF.

Seria ótimo escarrificar esse milharal.

Mas não se iludam, apesar de ser uma Autarquia, Diretorias já foram privatizadas:
- Loterias, com 2 deputados, Aécio, Fernando G., etc.
- a sorte preferindo o CN, PE, DF, GP, MG, com muita insistência.
- ...

https://oglobo.globo.com/economia/conselho-da-caixa-destitui-tres-vice-presidentes-reconduz-um-ao-cargo-22320430



Anônimo disse...

Dr.Medeiros observo que a fé e a coragem faz parte da sua vida. Se safar de uma situação dessas não é para qualquer um.
Aceite um abraço de um seu admirador. Que DEUS o proteja sempre extensivo à sua família.

Tarcísio Augusto Bulhões Martins disse...

Dr. Medeiros, boa noite. Fiz muitas viagens no DC-3, famoso cavalo do ar, concebido para transporte de tropas na segunda guerra mundial, e apos, aviação comercial. Por conta de sua robustez o seu acidente não teve consequências trágicas. Depois de fazer o aéro-clube, táxi aéreo, estava ingrenado para ir para a vasp, mas por problemas familiares, deixei a aviação, entrando para o banco. Tarcísio.

jair mario bork disse...

Que experiência, heim Medeiros? Fiquei arrepiado.

Trader anônimo disse...

Colamos no blog do Professor Ari o seguinte:

Dr. Aristophanes, colegas de blog

Fazendo referência ao comentário do Dr. Aristophanes de 23/07/2020 13:52

Em primeiro lugar, pedimos desculpas pelo atraso na resposta. Realmente, existe risco de derretimento dos ativos do PREVI. Depois de muito pesquisar achamos que a única solução é aquela que preconizamos em nosso comentário colado no blog do Professor Ari em 16/01/2020 13:42. Por oportuno, o seguinte fragmento de texto, de autoria do economista britânico, John Kay, mostra-nos a dificuldade, ou mesmo a impossibilidade, em se proteger os ativos de um fundo de pensão:

[...] Pension fund trustees were required to do everything possible to ensure that pension promises are riskless. But since it is prohibitively expensive, and often impossible, to eliminate risk, defined benefit schemes – in which pensions are based on members’ earnings – have not become safer.

Traduzindo:

[...] Os curadores dos fundos de pensão foram obrigados a fazer todo o possível para garantir que as promessas de pensão não apresentassem riscos. Mas, uma vez que é proibitivamente caro, e muitas vezes impossível, eliminar o risco, os esquemas de benefícios definidos - nos quais as pensões são baseadas nos rendimentos dos membros - não se tornaram mais seguros.


O principal fundamento para sustentarmos a chegada de um crack nos títulos da Bolsa brasileira está em nosso comentário colado no blog do Professor Ari em 21/10/2019 05:32. Por outro lado, demonstramos de forma profunda que o hodierno capitalismo bursátil brasileiro se equipara a uma pirâmide financeira PLANEJADA. Por seu turno, uma variante ou CONSEQÜÊNCIA da existência de uma pirâmide financeira é um crack. Lamentavelmente, não temos suficiente conhecimento para conhecermos a data de tal evento com precisão, embora acreditemos que não esteja longe.

No caso particular do fundo PREVI encontramos uma das principais vulnerabilidades de tal fundo no fato de a liquidez do PREVI ser apenas de curto prazo, conforme informação contida em EXPLICAÇÃO DA PREVI: "VAI PASSAR" (blog do Professor Ari, 15/05/2020). Neste sentido, encontramos na literatura técnica o seguinte fragmento de texto:

[...] A abordagem de fluxo de caixa contempla todas as unidades, sejam elas as famílias, as sociedades, os governos estaduais e municipais ou, mesmo, os governos nacionais, como se fossem bancos. O que é que isso significa? Isso significa que se está pensando em cada um, em cada tipo de unidade, como um FLUXO MONETÁRIO. Há fluxo de caixa positivo, fluxo de caixa negativo, dinheiro entrando, dinheiro saindo, de modo que, você deve saber que você não deve prestar tanta atenção à parte dos bens, mas ao fluxo de dinheiro, à parte do fluxo de dinheiro. [...] De um ponto de vista microeconômico, a principal consequência de ter um ponto de vista de fluxo monetário é colocar pressão, colocar ênfase, em algo chamado de “restrição de sobrevivência” ou, em outras palavras, restrição de reserva. Não é um problema de restrição orçamentária. Não é como os economistas pensam. Certamente, não é um problema de restrição de orçamento intertemporal, como os economistas pensam. É um problema de restrição de liquidez, que você precisa considerar em cada período. Você precisa ter algum tipo de meio de pagamento. [...] Esta é a restrição da liquidez. A liquidez mata você rápido. Você vai ouvir isto mais de uma vez neste curso: solvência. Como um banco, você pode continuar por um longo tempo, fazendo negócios, mesmo se estiver insolvente. Muitos bancos fazem isto. VOCÊ NÃO PODE SOBREVIVER POR UM DIA SE VOCÊ ESTÁ SEM LIQUIDEZ ( maiúsculo nosso).

Anônimo disse...

Acho que o trader anônimo deve concorrer a diretor financeiro da Previ. Pelo jeito com ele na administração, os possíveis problemas serão resolvidos.