ACABOU A REUNIÃO E NÃO SAIU A ESPERADA FUMAÇA BRANCA

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Neste instante acabou a reunião no BB e, infelizmente, não saiu a fumaça branca que muita gente esperava.
O que aconteceu ?  Foi marcada uma nova reunião com a PREVIC para o dia 26 deste mes, terça feira da próxima semana, porque da anterior o BB não participou e discorda da interpretação dada pelo Sasseron a respeito do posicionamento da autarquia fiscalizadora e regulatória dos fundos de pensão.
Uma frustração !  Então, porque o BB não foi na reunião anterior ?  Só para ter mais um motivo para enrolar ?  Para deixar a decisão sobre o superavit para só depois que ficar definida a eleição presidencial ?  Será que se assustaram porque uma pesquisa eleitoral andou dando empate técnico, dois pontos percentuais para cima, dois para baixo ?   Meu Deus dos insensatos, como diria Castro Alves, onde estás ? Por que não foi usado um simples telefonema para clarear a dúvida ?
O BB foi representado na reunião mais uma vez pelo Neri, aquele que já foi funcionário da PREVI e presidente da CASSI, e agora responde no BB pelos recursos humanos, e deixou claro que o banco não abre a mão, em nenhuma hipótese, da resolução 26, e, dessa forma, não pode aceitar realinhamentos de planos ou coisa parecida.
Seria possível , então, em minha opinião, a concessão imediata de um percentual, de 20 ou quem sabe de até 25%, retroativos a janeiro deste ano, mais um piso mínimo e talvez um 14° salário.
Mas nossas lideranças querem mais.
E, dessa forma, o principal objetivo da reunião, para mim, que era de se saber a proposta inicial do BB para a negociação ficou prejudicado.  Uma lacuna lamentável.
Amanhã darei mais detalhes.
Não foi ainda desta vez que colocamos a mão no nosso superavit.
Vou mudar de Santo.  Acabo de destituir o Santo Pio desta empreitada.

5 comentários:

Anônimo disse...

Medeiros,

Já havia colocado em outros blogs. Não vai vingar o uso do superávit até depois das eleições, por dois motivos:
1 - PT - Dilma ganha - BB vem com tudo e nos oferece migalhas e vai ser difícil não aceitar a menos que não levemos nada agora

2 - PSDB ganha. BB (Governo) não vai querer dar destinação mais ao superávit pela resolução 26. Porquê? Porque vai querer deixar de cara uma batata quente na mão no novo governo: ter que fazer aporte no BB por conta da contabilização do superávit (vai se repetir o governo FHC quando o tesouro teve que aportar R$ 8 bilhões no BB). Em um eventual novo governo os de hoje serão oposição e aí vão querer que seja seguida a lei complementar. esta é a jogada: " PREPARO O BOLO CASO NÃO DER PARA EU COMER OUTROS TAMBÉM NÃO COMERÃO".

Posso estar olhando demais mas é o que eu vejo de forma clara.

Anônimo disse...

Sr. Dr. Medeiros,

Se possível, informar quais os dados apresentados pelo Sr. Diretor de Seguridade que o bb não aceitou.
Saudações

MEDEIROS disse...

Amanhã falarei sobre isso, mas, em resumo, o Sasseron quer incluir os chamados realinhamentos (100%,etc).

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Não seria possivel utilizar a resolução 26 so´a partir da sua vigencia?
Ela entrou em vigor em 1º de outubro de 2008 ( artigo 35 ).
Como fica a garantia constitucional, consagrada no inciso XXVI do artigo 5º ?
Ou na República da Lingua Plesa ( José Simão - Folha de São Paulo - numa menção ao Paloci, Vicentinho e Lula ) tudo pode?

Anônimo disse...

O prezado doutor não sabe das coisas? A proposta do Banco é 50% para ele agora e os outros 50% pagos para nós a perder de vista em parcelas ínfimas...