MITOS E VERDADES SOBRE O SUPERAVIT (1)

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Gostaria de falar de outras coisas, como a CASSI, por exemplo, mas o tema do SUPERAVIT continua preocupando os colegas aposentados e pensionistas, que não se conformam com os constantes adiamentos de uma solução, proporcionados pelo BB e pela PREVI, como se não tivessem pena daqueles que aguardam esperançosos a distribuição a que têm direito para amenizar sua situação financeira.
Parece que os dirigentes, atualmente regiamente remunerados, acima até do presidente da República, não acreditam na existência de colegas necessitados e ansiosos por um alívio em seus apertados orçamentos. Ontem na rede foi mencionado um caso. Eu tenho, há  anos, cinco casos comigo, de aposentados e pensionistas que não tem condições de sustentar a si e seus familiares, pelos mais diversos motivos, inclusive de saúde. Todos eles vieram do antigo quadro de portaria do BB. Eram chamados de “contínuos”, lembram ? Faz parte dos "cavacos" do cargo de presidente da AFABB.
Eu ajudo a eles mensalmente, cada um com R$ 250,00, como empréstimo pessoal para me pagarem quando sair o superavit. Sem juros naturalmente. AH ! Vão dizer: por isso o Medeiros está tão interessado que saia o superavit !  Também, embora esteja só arrumando uma desculpa para que não pareça uma doação social, e lanço tudo a fundo perdido. Me contento com algum doce, compota ou queijo que me dão de presente, com aquele sabor gostoso de carinho e gratidão. Faço isso como parte de minha parcela de responsabilidade social, junto com o apoio jurídico gratuito aos familiares dos doentes de Alzheimer. E com muita satisfação.
Mas sei quanto o superavit está fazendo falta para eles e para outros na mesma situação. E comento esse assunto aqui porque é óbvio que eles não tem internet nem computador.  Um deles adoeceu e antes vinha à agência centro do BB na hora do lanche que vinha num carrinho – não me lembro agora o nome - só para se alimentar e levar algum pão para casa.Banco do Brasil agerncia centro 008
Então esse quadro é real. Existe. Não somos apenas uma casta de marajás nem de privilegiados. Esse dinheiro que está retido por vaidades não atendidas e interesses inconfessáveis está fazendo falta para muita gente e não faz cócegas no patrimonio de nosso fundo de pensão.
Para aqueles que tem algum receio posso garantir matematicamente que se tivéssemos recebido um abono de 10% mensal em 2007 sobre nosso benefício, o superavit hoje da PREVI seria só um pouco menor do que está aí.  Basta calcular 10% sobre os benefícios pagos anualmente, 2007, 2008, 2009 e 2010. E seríamos mais felizes. Tenham a certeza o superavit não é virtual nem contábil. Ele existe. Hoje o pessoal da ativa está desfrutando parte dele.
DELENDA CARTHAGO !  Chega de adiamentos.  SUPERAVIT JÁ !


8 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou uma das aposentadas que nem tenho casa pra morar, tive q vender para pagar a previ, e hj moro de favor. Fico indgnada c o descaso para com os aposentados. Uma palavra, sequer, é dirigida aos donos do dinheiro. E só é noticiado na imprensa os assaltos pelos bandidos das favelas. Também está sendo subtraído de nós valores que são nossos, por direito. A quem denunciar? Somos vítimas também.

MEDEIROS disse...

Estou solidário contigo. Que bom que você participou do blog e revelou a situação em que vive, após ter enfrentado a PREVI. Forte abraço

Anônimo disse...

"Tenham a certeza o superavit não é virtual nem contábil. Ele existe. Hoje o pessoal da ativa está desfrutando parte dele."
Também comungo com esta assertiva. Quis hoje retrucar no blog "Previplano1" o colega octagenário Tollendal que ao responder uma pergunta do nonagenário Holbein, afirmou textualmente:
"Então, esses farsantes da Previ procuram enganar os colegas, primeiro, pelo expediente de confundir as coisas, tratando o superávit atuarial - que nada mais é do que uma suposição sobre o futuro distante - como se fosse uma sobra real de dinheiro disponível em caixa, que pode ser repassada ao Banco para agregar-se ao seu balanço. Sou licenciado em Matemática, fui professor por muitos anos, mas acho que não preciso valer-me do argumento de autoridade para que minha opinião seja aceita,..."
Medeiros, o nobre professor de matemática disse com todas as letras que não podemos confundir o superávit atuarial, que é uma suposição dum futuro distante, com sobra de dinheiro real no caixa da Previ. E então, sr. Medeiros? Pelo que já li de sua opinião, o senhor é francamente contrário à tese defendida pelo sr. Tollendal. É isso?

Ari Zanella - Joinville-SC

Anônimo disse...

"LIDER NOBRE DA NOSSA CLASSE DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO PB-1".

Doutor Medeiros.

O Senhor faz parte de um grupo que tem voz nestas negociações,a AFA-RS,pois bem,quais os numeros reais deste superávit?porque ouve a necessidade de nova reunião com PREVIC? ou tudo é prudência em relação aos canditados DILMA e SERRA.

Abraços Manoel Messias Cuiabá MT

Anônimo disse...

Colega Medeiros.

Só posso lhe garantir que as contas não fecha no dia 20, e sempre fico devendo ao Banco do Brasil.
Medeiros se não for possível usar o superávit,lute pelo menos para que tenhamos um novo reescalonamento junto ao Banco do Brasil que ele acabe com todas as nossas linhas de crédito,mais nós de condições de pagar o que devemos a ele.
Queremos só isso condições de sair dessa situação,que as vezes falta o pão nas nossas meses fruto do pagamento de empréstimos e mais empréstimos.
Faça alguma coisa por nós Colega Medeiros,a vida ta por um fio.

Ana de paula assunção -

Anônimo disse...

MEDEIROS

VOCE ACREDITA QUE TEREMOS SOLUÇÃO AINDA EM 2010 PARA O CASO SUPERÁVIT?.

SINCERIDADE QUAL SEU PALPITE!.

VOCE CREDITA ESSE FRACASSO ATÉ AGORA A QUAL PROBLEMA? NÓS ASSISTIDOS, PATROCINADOR OU OS ELEITOS DA PREVI.

GRATO

MOZANIEL DA COSTA NASCIMENTO

MEDEIROS disse...

Os números já estou postando, junto com minha opinião a respeito da resolução 26.
Estou torcendo que saia neste ano. Se não sair haverá uma reação muito forte.

Anônimo disse...

Medeiros,
Interessante seu blog. Porém, sugiro que o fudo azul seja substituido por outro de cor mais clara, o que facilitará a leitura.
Pode parecer preciosismo, mas espero ter colaborado.
Vânia