GENUÍNO MADRUGA, O NAVEGADOR AÇORIANO QUE DEU A VOLTA AO MUNDO À VELA ( 6 )

sábado, 9 de junho de 2012

Via jar não é apenas conhecer paises e locais. Também é conhecer pessoas. Descobrir gente

Essa reflexão vem em virtude da viagem que fiz recentemente à Europa e das pessoas que nela tive oportunidade de encontrar e conviver.

Uma delas foi marcante.  O navegador português Genuíno Madruga, nascido na ilha do Pico, mas vivendo em Horta atualmente.  Ele fez a circum-navegação mundial em vela, solitário, navegando do Atlântico para o Pacífico, passando pelo arriscado cabo Horn, no sul do continente americano. Foi o décimo velejador do mundo a fazer tal façanha e o primeiro português, lançando bem alto a fama dos Açores.


Nessa viagem, Genuíno esteve no Brasil, no Maranhão, em Fernando de Noronha, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul. 

Registrou a viagem em um formidável livro, com o título "O Mundo que eu vi", que pretende lançar em Porto Alegre este ano na feira do Livro, em outubro.

Trata-se de um homem com coragem, acima de tudo, e com conhecimento náutico, para tal empreendimento.  Uma pessoa que aprecia aventuras e que demonstra as raizes daqueles navegadores que não tiveram medo de enfrentar o mar bravio para conquistar os continentes em cima de caravelas que eram, na verdade, umas casquinhas de noz, na expressão de conhecido historiador.


Navegadores valentes que enfrentaram " mares nunca dantes navegados", como cantava Camões nos Lusíadas.

Genuíno Madruga era viúvo e conheceu Beatriz  Pereira no Brasil, casando com ela e levando-a, com a pequenina Carolina, sua filha, para morar em Horta, onde já se encontram há mais de seis anos.

Seu veleiro é o Hemingway, adquirido nos Estados Unidos, que Ana e eu tivemos a oportunidade de visitar na marina de Horta, no qual ele enfrentou ondas de mais de seis  metros, ventos  de 110 quilômetros, na costa do Chile, fazendo-o enjoar no mar pela primeira vez na vida, e retornou  com o veleiro em precárias condições à Horta, vitoriosamente.  Um feito para ficar na História dos Açores.  Uma façanha de herói e de um bravo.



Genuíno nos acompanhou em nossa visita a Horta. Jantamos e almoçamos juntos. Bebemos o famoso vinho do Pico. Contou-me alguns episódios de sua viagem épica e terminou nos brindando com seu livro, no qual inseriu uma carinhosa dedicatória com referencia ao nosso aniversário de casamento, o que nos deixou, a mim e a Ana, bastante emocionados.

Conviver esses momentos com Beatriz e Genuíno, acompanhados da linda e querida Carolina, foi uma emoção e uma bênção muito especial que tivemos em nossa passagem por Horta.

Certamente, ele transmite uma energia muito forte e muito especial.  E´ homem com H maísculo. Um produto GENUÍNO dos AÇORES.

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia,
O que isto tem a ver com a retirada do patrocinador e com o escasso aumento de 4,86%? Só queria entender...

Medeiros disse...

E´sábado colega anônimo. Quem sabe você relaxa e saboreia uma boa história de bravura, aguardando a próxima semana, quando, então, já na segunda feira emitirei minha opinião sobre a retirada do patrocínio.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

E´ isso aí. Grande história. A gente precisa saber desses feitos.

Parabéns

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

Sempre desejei conhecer os Açores. Acho que agora eu vou, depois de ler as suas postagens.

Obrigado por nos informar e deleitar com suas narrativas.

Francisco Barros - SC

Anônimo disse...

Menos Medeiros, menas.

Aroldo Maia disse...

Boa noite caros amigos. Creio que o Dr. Medeiros está certo. A hora é de conversar amenidades, de relaxar.
Afinal continua ¨TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES".
Vamos aproveitar este generoso aumento e sair para velejar(antes que o barco afunde).
Bons ventos para todos e um maravilhoso domingo(PORQUE HOJE É SÁBADO).

Elias disse...

Amigo Medeiros,

Por acreditar no conhecimento, no discernimento e acreditar no nobre causídico é que, humildemente, solicito a gentileza de acionar seus dignos e honrados companheiros de luta para, juntos, emitirem opinião e sugestão de alteração na
MINUTA DE RESOLUÇÃO DE RETIRADA DE PATROCÍNIO DO CNPC.
Pelas atenção e providencias que forem envidadas, antecipadamente o nosso muito abrigado.