PORTUGAL : ÉVORA E CAISCAIS ( 2 )

terça-feira, 5 de junho de 2012

Da cidade do Porto fomos, Ana e eu, de carro locado para Evora, que fica a 400 km.  No caminho paramos em Alcochete, próximo de Lisboa, na saida da imensa ponte Vasco da Gama, onde existe um shoping out let de grandes proporções, similares aos de Miami, para almoçar e fazer algumas compras de ocasião.  Nada especial.

Chegamos em Evora às 15,00 horas.

Evora é uma cidade murada, um dos patrimonios históricos e arquitetônicos mais importantes de Portugal.  Um retorno ao passado, com certeza, naquilo que pode nos encantar. Vale a pena visita-la.

Ficamos no hotel Pousada dos Loios, um antigo mosteiro transformado em hotel, onde os quartos ficam nas antigas celas dos monges franciscanos e o refeitório junto ao claustro. Apesar de sua decoração medieval, fiquei um tanto decepcionado com o hotel que não correspondeu à descrição dos folhetos nem da internet. O melhor dele foi a localização, bem central, junto ao Museu de Evora e da Catedral, bem como do templo de Diana, um antigo templo romano, na foto acima.

O melhor de Evora é circular pela cidade e assimilar sua atmosfera e seu espírito.  Possui uma interessante e bela universidade. Os estudantes passeiam pela cidade com suas capas pretas esvoaçantes.

E´ uma cidade famosa pelos seus restaurantes, alguns extremamente típicos, como o que tive a oportunidade de jantar, chamado de Um Quarto para as Nove.

A Catedral é belíssima e no museu da mesma existe um relicário com uma suposta parte de madeira da cruz de Jesus Cristo, que teria sido resgatada em Jerusalem.

Nas proximidades da cidade, cerca de 30 km., existem vários monólitos e menires, com idade calculada de 5.000 anos, ou mais, que poderiam representar construções com fins astronômicos, religiosos ou funerários.  Um dos menires tem quase quatro metros de altura.  Vários mistérios envolvem as figuras gravadas nos mesmos, bem como a maneira como foram transportados para lá.

Chegamos em Caiscais, depois de passar pela majestosa ponte sobre o Tejo, cerca das 13,00 horas e demoramos para localizar nosso hotel, a Estalagem Vila Albatroz, pois seu acesso era complicado e o trânsito estava intenso naquela hora. Um hotel pequeno mas excelente.

Caiscais é uma bela praia de mar, situada próxima de Lisboa e bastante movimentada, especialmente no verão.  Causou-nos excelente impressão, especialmente pelas suas belas construções a beira mar, como também pelos excelentes museus de que dispõe.

Visitamos tres museus, além da cidadela, antiga fortificação que protegia a cidade contra os invasores, aproveitando que era domingo e o ingresso gratuito. O Museu do Mar, a Casa de Contos de Paula Rego e o Museu Castro Guimarães, todos muito interessantes e extremanente instrutivos e culturais.

A decepção ficou por conta do Cassino de Estoril, próximo de Caiscais, uma construção moderna e repleta de máquinas, sem o charme do prédio de outrora, que inspirou Ian Fleming e o OO7.  O espetáculo que assistimos, uma homenagem a vários shows musicais da Brodway, não agradou, embora estivesse lotado, pela obviedade.

A emoção ?  Ah, a emoção ficou por conta de um chopp maravilhoso tomado a beira mar, próximo do farol de Caiscais, no cair da tarde. Inesquecível.

4 comentários:

WILSON LUIZ disse...

Mantenho minha opinião, se o Banco aportar recursos ao fundo para integralizar suas obrigações(pode ser a prestações) e quiser se retirar, pelo que me diz respeito, já vai tarde...
O que ele fez nos últimos anos, a não ser o roubo de R$ 7.5 bilhões?

Anônimo disse...

Prezado dr.Medeiros,
Queremos o obsequio de sua atenção para a resolução que está sendo gestada no CNPC, cuja minuta dr. Ruy Brito já leu e disse que ela não respeita direitos adquiridos nem o estatuto do idoso.A hora é de abrirmos mão de qualquer assunto menor e nos dedicarmos a contatar pessoas influentes, como deputados e senadores, bem como as AFABBS, no sentido de tentarmos barrar esse monstro que está sendo gerado e que pode prejudicar-nos muito mais do que a res.026. Contamos com o seu con hecimento e com os seus contatos para essa causa comum.

norma disse...

Dr. Medeiros
Continue a postar seu roteiro, estou acompanhando e compartilhando com meu marido e com sua permissão, traçando um roteiro para quem sabe, qdo a tormenta passar ir saborear os prazeres que uma viagem dessa proporciona.
Como diz um amigo meu, uma viagem tem que durar 6 meses...começa com o planejamento, a viagem em si e depois curti-la com os amigos.
Valeu ....

Medeiros disse...

olto a informar que estou atento e acompanhando de perto a resolução, mantendo contato com nosso defensor, o mestre Ruy Brito. Volto também a afirmar que, em meu entendimento, esse assunto não é o mais preocupante para nós da Previ. Existem outros e não devemos desviar demais a nossa atenção para uma matéria que regulamenta cerca de 360 fundos de pensão. E´ preciso discernimento nesta hora. Mas o Ruy sabe que pode contar comigo a qualquer momento, se necessitar.