BOLSA A 60.000 ?

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Alguns comentários tem se fixado a respeito do Ibovespa, já que na semana passada caiu a preocupantes 55.000, o que comprometeria o nosso BET em 2013, já que o Marcel Barros falou que o ponto de equilíbrio andaria em torno de 60.000, patamar que tem que ser alcançado no dia 31 de dezembro, quando fecha o balanço do exercício.

Essa questão de aplicação em bolsa é controvertida.  No Congresso da ABRAPP foi falado que a média dos fundos de pensão em investimentos de renda variável no Brasil anda em torno de 30% do total de suas aplicações. A maioria está em prazo fixo, que, com a baixa dos juros, vem derrubando a taxa atuarial.  A Previ, por sua vez, possui 60% em renda variável, portanto está exposta aos humores do mercado.

A crise mundial é uma realidade. Ninguém pode mais negar. Ainda ontem a nota da França teve um pequeno rebaixamento. A Espanha, Portugal e Grécia preocupam. O que tem segurado as pontas é a China e a Alemanha também. Os EEUU patinam e agora procura fazer um acordo fiscal com o Congresso.

Nesse mar tormentoso como navegar ?  Na instabilidade o meu sistema prega uma entrada e saída rápida do investimento efetuado na bolsa.  Comprou numa baixa eventual vende em seguida quando ocorre uma subida eventual.  Durante tres vezes este ano dei dicas nesse sentido no blog. Só não aproveitou quem não quiz ou não pôde ou, ainda, quem não lê este blog tão proveitoso.

Graças a esse sistema, sempre com o investimento do mesmo capital, ganhei já 50% este ano, quando o índice anual amarga resultado negativo.  Como 50% ?

Simples assim.  Digamos que tenha colocado cem mil reais. Deu 10% de suba.  Vendi.  Mais na frente, baixou a bolsa e comprei de novo com o mesmo capital (sem o lucro). Subiu a bolsa, deu 10%, vendi de novo. E assim ocorreram cinco vezes. Pago o Imposto de Renda, deu em torno de R$ 50.000,00 de lucro, contas redondas.

Agora vou de novo pela última vez no ano. Mas já vou de sangue doce. Tranquilo. Porque posso até perder 20 ou 30%, o que acho inviável, e continuarei tendo lucro bom no ano. Estou apostando no índice de 60.000, apesar dos pesares e das nuvens negras.

Para acontecer o sucesso nesse esquema tem que estar muito atento às altas e subidas da bolsa, aos humores do mercado.  Vejam que na quarta feira passada eu falei que ia comprar a 55.000. Na sexta feira chegou a 55.000 e eu comprei.  Já na segunda feira a bolsa abriu em alta de 2% aos 56.000.

O movimento é rápido e a agilidade faz parte do negócio.

A PREVI, porque detém importante posição nas ações que possui, especialmente da VALE, fica refém do mercado e não dispõe dessa agilidade.

Espero que tenham aprendido como funciona a bolsa. E´o blog do Medeiros dando, de graça, educação financeira. Não é barbada.  Nem sempre se acerta. Num ano de seis apostas o normal , o bom, é acertar quatro vezes e errar duas. Aí fica 20% de lucro. O ano de 2012 deu sorte até agora. Acertei todas. Ufa !

20 comentários:

Anônimo disse...

Parabens, dr. Medeiros.

Segui religiosamente suas tres dicas e ganhei um bom dinheiro.

Apliquei vinte mil e ganhei mais de seis mil reais.

Obrigado !

Anônimo disse...

Parabens, dr. Medeiros.

Segui religiosamente suas tres dicas e ganhei um bom dinheiro.

Apliquei vinte mil e ganhei mais de seis mil reais.

Obrigado !

Anônimo disse...

Tambem fui na onda do Medeiros e ganhei. Apliquei só dez mil e deu quase tres mil reais.

Continue nos orientando, doutor.

Bruno - MG

Anônimo disse...

O mais importante é que a bolsa suba e termine o ano a 60.000 para garantir o nosso BET.

Manuela - RS

Anônimo disse...

Mas como saber que ação comprar? não sei com fazer, queria muito seguir seu conselho. Me ajuda aí Dr.Medeiros.Abraços

Anônimo disse...

Medeiros, quais ações devo comprar?

Compro pela internet mesmo, no site do BB?

Porque não formamos um grupo para investimento na Bolsa com um valor maior podemos comprar mais lotes inteiros a melhor preço.

Medeiros disse...

Para quem é novato existem cursos gratuitos de tres horas explicando o básico e dando algumas informações sobre as ações mais negociadas e as formas de investir, inclusive no próprio índice. Não posso entrar nesses detalhes. As ações mais negociadas são a Vale, a Petrobrás, o Banco do Brasil, o Bradesco, o Itaú, a Gerdau, a Renner, a Embraer. a ALL.

Wanderley disse...

Favor esclarecer melhor como funciona esse seu sistema de investimento que tem obtido tanto êxito. É baseado na compra e venda de ações (quais?), ou na variação do índice Bovespa (BOVA11)?

Anônimo disse...

Eu também não me arriscaria a dar palpites de como investir na Bolsa...

So quero dizer que já fazem uns 7 ou 8 anos que "brinco" com ações. A partir de minha saída no PAA em out/2007, quase que diariamente, me atirei em fazer negociações com ações, pois peguei os recursos de minha saída, e ficava pela Internet, principalmente fazendo "Day-Trade".

No começo, acompanhando os Blogs do ADVFN, pegando as orientações, e acompanhando "on_line" o Book de Negociações,até eu me dava bem.
Só que passei a me dar mal, pela inoperancia/trancamento do sistema do BB.
O que acontecia era assim:
Eu comprava quando estava prestes a subir(de acordo com análise gráfica do momento, ou por Notícias favoráves divulgadas ref.determinada Empresa). Realmente, acompanhava na tela a subida(que era rápida, quase que instantânea) daquela ação comprada. Mas, muitas vezes, quando eu a colocava para vender com um bom percentual de lucro, o sistema do banco era lento. Levava pelo menos 10 minutos para ser recebida na bovespa para a efetivação da venda. Nesse tempo a ação já tinha baixado denovo, e eu não conseguia mais vender naquele dia(fazer Day-Trade).
Isso quando não trancava e eu não consegua mais impostar naquele dia que então o sistema liberava pra a venda somente no 4º dia útil. Não foram poucas as vezes que tive que vender no prejuízo, pois em 4 dias, dependendo das ações(muito voláteis), ela já estava "despencada".
Nos últimos anos o BB melhorou bastante o sistema de negociações em Bolsa pela Internet.
Pena que agora já me encontro descapitalizado para operar...

Agora, o dr.Medeiros, deve estar falando em ações que compõe o próprio Índice da Bovespa, ou o próprio Fundo de Renda Variável que está mais atrelado ao IBOV.

Outra coisa:
O que eu sempre ambicionei(e me dei mal) foi querer um retorno(lucro) rápido/imediato(eu era/sou pequeno investidor)...

Isto posto, apenas posso dizer que a Bolsa não é para estressados.
Deve se ter sangue frio.

Para investimento no médio ou longo prazo, e bom fazer leituras diárias em bons sites de negócios com ações, ler comentários de bons analistas de mercado, principalmente Análises Fundamentalistas(para aplicaçoes em empresas com perspectivas de crescimento). Verificar/acompanhar os FR(Fatos Relevantes) divulgados pela Bovespa, etc, etc...

Janone

Anônimo disse...

Algum colega saberia informar quanto seria a diferença a receber na renovaçao do ES dos atuais 80.000,00(prestaçao de 1.246,84)em 96 meses ,aposentado com 57 anos ?
Obrigado.

Anônimo disse...

Medeiros, você compra ações várias ou aplica em Fundo de ações?
Isso você pode falar, não?
Esperando que sim, agradeço.

Medeiros disse...

O sistema é misto. Ora se baseia em ações ora em índice. Ultimamente , por preguiça, tenho investido mais em variação de índice. Mas depende do momento. Como voces sabem me baseio muito em informações de fontes. Quando vem uma dica boa sobre determinada ação eu vou em cima dela. Mas sou um velho investidor que inclusive já foi conselheiro da Banrisul Corretora em 1980/82 e diretor de uma corretora privada em 1990, Já tive um pequeno clube de investimentos bem sucedido, de 2000 a 2010. Nos tres primeiros anos fomos mal e a maioria saiu apavorada e me venderam as cotas. Aí vieram as vacas gordas.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros
Como não conheço nada de bolsa, fiz o que meu pai sempre me ensinou. Aposte em tijolos. Vendi há cinco anos atras uma casa em São paulo e comprei um apartamento no Leblon. Vale o triplo hoje. Boa sorte com a sua bolsa. Eu fico com os tijolos.
Abraços Helena

Medeiros disse...

Acho tijolos um excelente negócio, por isso a previ está aplicando mais em sua carteira imobiliária.

Anônimo disse...

EMPRÉSTIMO SIMPLES

Alguém poderia, C/URGÊNCIA(ainda hoje), fazer uma solicitação à PREVI, para que EXCLUÍSSE da margem consignável, excepcionalmente na próxima renovação que acontecerá a partir de amanhã(22.11.2012), a mensalidade da CASSI.

Para a próxima(daqui 6 meses) voltaria a computar normalmente.
Claro que, possivelmente, ficaria negativa, mas como temos alguma expectativa de INCORPORAÇÃO DO BET em Jan/2013, se compensaria de alguma forma.

Quem comenta???


Janone

Pensionista disse...

Dr Medeiros, a PREVI não vai aumentar o valor do ES, mesmo não é? Uma atendente muito mal criada me informou que amanhã estará no site 120 mil!
Que vergonha, PREVI. Que Natal teremos??????????????

Anônimo disse...

Considerando que a Previ (Pelo pouco que sei), investe em ações e não no índice Bovespa, não entendo porque esse patamar dos 60.000 pontos seja o diferencial para o BET. Presumo que o interessante seria que as ações onde a Previ investe, principalmente BB, Petrobras, Vale, Embraer, etc., se recuperem das grandes perdas que tem ocorrido. Pelo pouco que sei a subida do índice Bovespa, não significa na mesma proporção, que as ações aplicadas também subiram.

Wanderley

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Gostaria que me explicasse porque os sistemas elétricos e energéticos brasileiros estão tendo tanta queda no Ibovespa? Hoje, por exemplo, as ações ELETROBRAS estão caindo em 16%.

Forte abraço do

Ari Zanella

Anônimo disse...

Medeiros.

Já tem gente propondo a utilização do PECÚLIO para quitar o EMPRESTIMO SIMPLES. Coitadas das pensionistas!!!!!

WILSON LUIZ disse...

Caro Profº Ari,
As ações de companhias de eletricidade estão caindo porque o presidente Dilma quer porque quer reduzir as tarifas de nossas contas, ano que vem, em mais de 20%, espero que não resulte em apagão. Por via das dúvidas, estou fazendo estoque de velas.