SETENTA ANOS, FAIXA PERIGOSA

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Paulo Sant'Ana, colunista de Zero Hora, escreveu recentemente que ao ingressarmos nos setenta anos de idade adentramos na faixa perigosa. E´ uma fase onde as enfermidades nos acometem porque estamos enfraquecidos e vulneráveis.  Nossa imunidade deixa a desejar e os órgãos já não funcionam com a mesma eficiência de outrora.

Ele falou isso por causa do escritor Luiz Fernando Veríssimo que foi internado com falência múltipla e septicemia por causa de uma gripe A.  Seu estado ainda inspira cuidados e está fazendo hemodiálise. Luiz Fernando é diabético e hipertenso, com 76 anos.

Realmente é uma faixa braba.  De minha parte, deixei de assumir vários compromissos por causa da idade.  Aceitei contrariado o de presidente da AFABB RS como contingência de última hora.

Deveria estar viajando para o Rio de Janeiro hoje para comparecer à reunião da FAABB e assistir a uma palestra do diretor Marcel Barros.  Uma labirintite persistente, de fundo emocional, me impediu de viajar.  O médico não permite que eu viaje de avião até passar a crise aguda, que, graças a Deus, está melhorando.  Mas não me conformo, embora a AFABB RS vá estar bem representada no evento pelo Lahorgue, que é nosso vice presidente financeiro e também diretor da FAABB.  Pedi que ele questionasse o Marcel sobre o ES, penalização dos idosos, e sobre as tabelas.

Outra circunstância que ocorre nessa faixa dos setenta anos são as notícias ruins que nos acometem a todo instante. São amigos, parentes e colegas que adoecem gravemente ou morrem. Sabe do Fulano ? Está com câncer. O Sicrano ?  Está com Alzheimer.  O Beltrano ? Mal se mexe, vai operar a coluna. E assim por diante.

Mas não vou me entregar para as mazelas dessa faixa perigosa dos setenta anos sem lutar.  Comecei um sistema de alimentação e de exercícios físicos adequado e vou enfrentar as vicissitudes com disposição e bom humor.  Chega de tristeza... Por favor vá embora.  E´ minha alma que chora...

Vou trocar de música. Sacudir a poeira, ir para a avenida e tocar prá frente. Alegria, alegria...

Vamos que vamos.

16 comentários:

Anônimo disse...

Caro dr. Medeiros,

O seu blog é milagroso. Fez o apelo a favor de doação para o sr. Eli. Fui lá agora e fiquei sabendo que já tinham 33 doadores, ultrapassada a quota.

O seu blog funciona dr. Medeiros. Continue.

Adriano

Anônimo disse...

Também acabei de vir da Santa Casa. A doação não precisava mais. A cota estava completa. O sr. Eli Figueira obteve a sua meta e passou dela. Agora é tocar para o transplante. Felicidades.

Carlos Antonio, Canoas.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

E´verdade. Não dá pra se entregar, mas que é uma m. essa tal da terceira idade, é. Lamento que voce não tenha podido viajar para o Rio. Precisava estar lá pra enfrentar o Marcel. Só voce diz a verdade pra eles. Mas com labirintite não se brinca...Melhoras.

Afonso Silva -FO

Anônimo disse...

Medeirão.

Não se avexe, não;;;;;;. Bola pra frente. O GRENAL vem aí.

Vamos que vamos

Anônimo disse...

Ah dr. Medeiros só o senhor para me reconciliar com a minha idade. Nada como o bom humor sempre. Se tiver um tempinho diga lá o ue anda fazendo de bom em termos de alimentação. Exercícios sabemos que são fundamentais. Continue sempre assim. Sábio e bem humorado.

Abraços

Claudia do Rio

Anônimo disse...

Dr. Medeiros - seu apelo para doado-
res para o Sr. Eli foi um gesto al -
truísta e humanitário.

Vejo, emocionado, que já existe o
número suficiente que na certa há
de salvar uma vida humana.

Sua lídima liderança extrapola seu
front de batalha, a luta pelos melhores interesses de nossa classe
de aposentados do BB.

Deus há de lhe pagar.
Deus lhe dará muitas forças para
seguir avante na caminhada dos
verdadeiros homens de bem .

Anônimo disse...

Dr.

A terceira idade é um massacre.
Li a muito tempo na Zero Hora.

Abraços.

Anônimo disse...

Tchê!
Que massacre nada.
A vida é sempre em qualquer instância, o maior dom de Deus.
Velho, novo, tanto faz, a vida sempre vale a pena de ser vivida.
Quando ficarem deprimidos pensando na idade que chega, pensem também naquels que nem chegaram a viver tempo suficiente para curtir uma família, amigos, netos, um cineminha a quelquer hora...e. Melhor...ser dono de seu própeio tempo e dedicá-lo a quem mais merece.
O resto ē lastimação de quem não tem objetivos.
A sociedade esta cheia de entidades beneméritas precisando de homens sérios para ajudar na sua conduçao. Temtem por exemplo uma APAE.
Basta querer, basta tentar.
Um abraço a todos e nada de pensamento negativo.
Não esqueçam que velhos são os trapos, e unidos ainda conseguem vestir alguém
Rovere

Medeiros disse...

E aí Rovere, quando vais te associar na AFABB RS, estamos precisando de ti.

Forte abraço

Anônimo disse...

Está ocorrendo um tremendo mal-entendido sobre a incorporação da gratificação de 25% ao salário do pessoal da ativa. Eles apenas vão ter a incorporação agora, nós, os aposentados, tivemos esta incorporação quando da aposentadoria. Comigo aconteceu o seguinte, na planilha de cálculo da aposentadoria foi utilizada a seguinte fórmula:
VP(vencimento-padrão) + AN(anuênios, total de 30) X 1.36(os 36% a mais são para compensar a comissão), sobre o total foi acrescentado 25% referente à gratificação semestral.
Logo que recebi a planilha definitiva, conferi junto com um amigo que trabalhava nos assuntos de funcionalismo do CESEC, estava tudo rigorosamente correto.
Sobre a aposentadoria dos funcionários da ativa, examinei a simulação feita por meu genro, com 35 anos de serviço, o valor corresponde, exatamente, a 90% de seu salário atual, incluída a gratificação de 25%.
O que ocorreu foi que nós, aposentados, incorporamos os 25% quando da aposentadoria, e os da ativa estão incorporando agora. Tudo se resume a trocar seis por meia dúzia, os da ativa não vão receber um "extra" de 25%.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Não se pode deixar,tambem, de buscar uma aproximação de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Não falo de religião. Falo de caminhada diária com o nosso mestre.Partir desta sem uma certeza de paz na vida futura é dose pra leão.

Anônimo disse...

Medeiros, sinto q vc ainda sofre pela morte da sua irmã, se eu acertei, quero q saibas q ela está muito bem. Cuida de vc, q Deus cuida dos mortos. Faça os teus exercícios, principalmente caminhadas. Alimentação balanceada e muito água.
Não se aborreça, (ao menos tente)e curta a vida ao lado de quem mais o ama.
Vc, vai viver até 108 anos, te garanto.




Anônimo disse...

Agora o sr. já pode comentar não é? Venceu a chapa Direitos. A que quer manter os estautos e a finalidade da Aaprevi. Perderam os inovadores.
Eu sou uma besta, mas ainda assim pergunto.
Doutor pra que inovar e fazer uma associação igual às outras?
Não é bom ter de tudo? Supermercado bom não é o que tem de tudo?
Anabb, Afabs e AApprevi, botando pra quebrar.
Por que não?
Por que as pessoas querem sempre que tenhamos que nos assemelhar?
Não entendi muito bem esta briga toda. Tem a vr com uma tal sucumbencia que uns querem que vá mais para os advogados e outros para a PREVI.
O que é sucumbência doutor?

Russel Furtado disse...

AO ANÔNIMO DE 28/11, das 17;35:

Longe de mim afirmar que os da ativa não mereçam. Sómente tentando esclarecer:

Para acontecer o que voce pensa, a Previ teria que efetuar as seguintes alterações no Regulamento:

Incluir a GS no Artigo 28 do Capitulo VII e exclui-la do parágrafo segundo do mesmo artigo. Concomitantemente, exclui-la também
do Artigo 31 do Capitulo VIII.

Caso contrário, ocorrerá o que registrei na postagem anterior do blog, em 26/11, às 16;49.
Eu penso que a Previ irá efetuar as alterações. Caso contrário, ensejará ânimos judiciais. Com todo o respeito, pensando apenas em colaborar, gostaria de nova postagem sua sobre o assunto.

Russel Furtado
Belo Horizonte

Jurandir Barros disse...

Ainda bem que alguem falou em morte. Esse dia vai chegar, claro, assim como chega o dia do pagamento, o dia da consulta, o dia de casar, o dia de nascer... Enquanto alguns velhos amigos comemoram com alegria seus aniversarios, eu repudio esse dia pois sei que estou ficando com um ano a menos e nao posso aceitar esse massacre anual. Estou bem de saude, sinto-me bem, por que me afligir agora. Confesso que ha alguns anos estou me preparando, apos ter passado por momentos, alguns relembrados, onde fiquei entre um mundo e outro(nao foi doença, mas acidentes) Nao é facil. Enquanto alguns imaginam que terao outra vida consciente em algum lugar nao sabido, cientificamente, como dizem os medicos, eu, que nao tenho muita fé nessa historia, apelo pra outros metodos. Por exempolo, pratico o desapego das coisas(todas). Algumas variaçoes do budismo te ensinam muito bem como faze-lo. Nao posso chegar ao momento final pensando que estou largando um monte de coisas boas e indo pro inferno. Nao. Quero deixar tudo limpo, da mesma forma como cheguei. Praticar e pensar tudo de bom, ter complacencia, ser benevolente e nao querer sentir as dores e alegrias momentaneas dos outros. Vou embora daqui sem nenhum pensamento. Nao está sendo facil, porem estou me preparando pra sofrer o minimo possivel. O resto, nesses minutos finais, nao importará.

luiz carlos disse...

enfim um pronunciamento oficial da previ sobre o assunto...

Senhor Luiz Carlos,

A PREVI está adequando o Regulamento do Plano de Benefÿcios 1 para contemplar a incorporação da gratificação semestral prevista no acordo coletivo.

Atualmente, a gratificação semestral é paga para os funcionários da ativa, na maior parte das vezes, em verba separada na folha de pagamento do Banco do Brasil (verba 130). Com as alterações, o valor da gratificação semestral será incorporado em cada verba remuneratória correspondente. Essa incorporação não modificará a remuneração recebida pelos funcionários da ativa.

Ocorre que o texto do Regulamento do Plano 1, ao contrário do Regulamento do Previ Futuro, ainda está estruturado com essa separação de verbas, motivo pelo qual precisa ser ajustado para garantir que a mudança na forma de pagamento pelo BB não altere nem o valor da contribuição e nem o valor dos benefÿcios a conceder, assim como não irá alterar a remuneração do participante.

Ou seja, o complemento de aposentadoria não sofrerá alteração de valores decorrente desse novo texto regulamentar, nem para os benefÿcios que já foram concedidos e nem para os que serão concedidos futuramente.

Permanecemos ÿ disposição.

LUZIANE COSTA LONGA MACHADO AZEVEDO
Gerência de Atendimento
PREVI