ES PENALIZA OS MAIS IDOSOS

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Conforme anunciado previamente - mas já um pouco atrasado - saiu finalmente a revisão do ES versão 2012, já com a mão e o jeito do novo diretor de seguridade da Previ, Marcel Barros.

Demorou para sair mais do que o previsto inicialmente pelo diretor Marcel, que seria em outubro. Saiu como no ano passado, nos primeiros dias de novembro. E de agora em diante sempre será em novembro e o reajuste será atualizado apenas pelo índice inflacionário.  Isso quer dizer que a Previ se fixou como valor total nos R$ 120 mil reais, que a partir do próximo ano será somente atualizado pela inflação.

Quanto ao prazo a fórmula certamente penaliza aos mais idosos e terá que ter um exame minucioso frente ao estatuto do idoso que proibe quaisquer discriminações por faixa de idade.  Vou começar imediatamente esse estudo.

Acho, em princípio, que faltou inspiração e senso de justiça e oportunidade para a diretoria da PREVI nesse momento histórico.  Poderia ter gerado um instrumento grandioso e justo, que iria gerar uma enorme satisfação em todos os seus participantes, mas preferiu satisfazer apenas uma faixa da população, que fica abaixo dos sessenta anos.  Faltou pensar de forma isonômica, como antigamente se fazia no BB.  Parece até que existe uma certa perseguição à turma antiga do BB.  Inveja ?  Despeito ?  Má vontade ?  Lembrem-se que nós, os mais velhos, somos vocês amanhã.

Não tocaram no FQM mas ficou a sensação de que essa decisão não é definitiva, mas está apenas temporariamente suspensa.

Vou deixar , por enquanto, que os comentários elucidem de maneira prática os casos concretos e de que outros façam a análise positiva ou negativa do ES.  Sei que tem gente que gostou.  Sei de quem está indignado.  Vamos ver a reação.

Para mim o importante, no momento, é de que algo aconteceu, pequeno, é verdade, mas aconteceu, quando alguns afirmavam que nada sairia a não ser a revisão meramente inflacionária. Se foi um rato, um gato, um tatu, isso cabe a nós demonstrar e procurar aperfeiçoar ou modificar, judicial ou extra judicialmente.

A minha opinião final é de que não fomos nós os perdedores.  Quem perdeu uma grande oportunidade de lançar um instituto isonômico, equilibrado e justo, uma peça para a história, um exemplo para os demais fundos de pensão, uma descarga de felicidade, foi a diretoria da PREVI.  Um bonde como esse nunca mais vai passar na sua frente, principalmente numa época pós eleitoral e com a bolsa de valores nos sessenta mil pontos. Uma lástima !

Escrevo aqui de Uruguaiana, onde cheguei ontem à noite.  Agora de alma duplamente triste. Mas de consciência tranquila por ter lutado por algo melhor.

74 comentários:

Anônimo disse...

Doutor,

Perdoa-me, mas houve clara discriminação, afrontando o Estatuto do Idoso.
É dantesca a atitude do Sr. Diretor de Seguridade e seus pares.
Se para assegurar seus polpudos salários tem que utilizar de expedientes como o que agora usaram é de lascar.
Bom dia! ?????????

Josue Jorge Jr disse...

Dr Medeiros, em primeiro lugar meus sentimentos pela perda de sua irmã mais nova, Deus conforte seu coração e de seus familiares também.
Eu escrevi uma pergunta, só que ela ficou no post anterior, quando o senhor já estava publicando esse novo post.
O senhor tem alguma notícia da conversa que teve com o Dr Marcel a respeito da retirada da verba C820 Cassi Contr Pessoal, que prejudica a composição da margem consignável? Será que vai acontecer?

Anônimo disse...

Na primeira leitura que fiz no site da Previ, entendi claramente que tem 65 anos poderá ter o prazo de 105 meses, Após os comentários é que veio a dúvida, no limite de 96 meses ou 8 anos, para confundir ainda mais.

Anônimo disse...

Olá Doutor!

Bom dia!

Se pensarmos que hoje a PREVI pode nos emprestar até 15% do seu patrimônio - o previsto pelos órgãos reguladores - deveriamos ter um valor aproximado da ordem de 22,5 bilhoes sendo utilizados pelos participantes em ES.

Ainda é muito pouco o que a PREVI investe no ES, sinceramente não entendemos.

Mas mudando um pouco de assunto, as eleições nos EUA, terminaram o Presidente OBAMA, continuará na Casa Branca, e segundo ele " O MELHOR ESTÁ POR VIR", esperamos aqui no Brasil que o IBOVESPA continue subindo e que o melhor para nós participantes da PREVI aconteca com a Incorporação do BET, de imediato, JAN /2013.










Anônimo disse...

Mestre Medeiros, em primeiro lugar meus pesames, que Deus a tenha.
Quanto ao novo ES, somente tenho a dizer que o tal Marcel conseguiu na entrada ainda ser pior que o Sasseron na saida.
Que dirá o que ainda vira por ai, é bom mesmo o colega ir se preparando para as batalhas, pois esta GENTE que assumiu a Previ ja esta mostrando suas GARRAS.
Quem disse que este ES é bom deve ser sadomasoquista ou algo do genero ou deve ser alguem da Previ infiltrado tentando nos convencer do pessimo novo ES;

Abraco Viana

Anônimo disse...

Prezado Medeiros, estava anciosa para ler seu comentário , a PREVI realmente perdeu oportunidade, aqui na minha cidade o prefeito entrou batendo no funcionalismo há quatro anos atrás, resultado, levou a maior rasteira agora nas eleições.Além disso a PREVI demonstrou pouco conhecimento jurídico quanto ao estatuto do idoso, ou será que confia na impunidade?De qualquer forma perdemos nós, perderam eles, ganharam vces que caminham à nossa frente e nos intercedem da melhor forma possível, Parabéns extensivo aos outros blogs!(mas o Marcel poderia ter negado logo, assim não estaríamos tão indignados)

Anônimo disse...

Ilustre Doutor Medeiros, bom dia.

Peço-lhe, por favor, na medida da sua disponibilidade que verifique se há alguma possibilidade de a PREVI, como os Bancos, intermediar o empréstimo Consignado do INSS, pois isso dispensaria a exclusão/desvinculação do Benefício do INSS do contracheque da PREVI.

Pelo que eu sei, quem recebe o Benefício do INSS, via convênios, não pode tomar o Consignado, exceto se sair desse convênio.

Coragem! Muitos de nós estamos unidos ao senhor, nesta quarta de muitas saudades, mas, sobretudo, de profunda gratidão a Deus, pela bela memória da Da. Maria Tereza.

Até breve! Grato e PAZ E BEM!

Fernando Lamas (Aposentado BB)
Valinhos(SP)

"Passou a vida, fazendo o bem."
Atos 10,38.

Anônimo disse...

Dr Medeiros, essa noticia nos deixou muito tristes! Passaremos um Natal bem apertado enqto eles estarão se deliciando com champanhes francesas, inglesas etc. E tem outra que precisamos saber: Será que ganharam uma comissão por fora para comprarem o Shopping? Precisamos averiguarTurm ade raaiada!

Anônimo disse...

Quis dizer Rataiada.

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Agora, parece que a guerra está declarada.Essas "mudanças" foram a pior solução que eles poderiam ter gerado.Eu, mesmo, com 64 anos, não vou me beneficiar em absolutamente NADA.Eu mencionei guerra porque a solução encontrada foi um INSULTO porque não vai contemplar NENHUM dos que estavam desesperados por uma renovação digna.Espero que desta vez os colegas que estao dormindo finalmente ACORDEM para o fato de que não temos AMIGOS do outro lado.Essas "mudanças" sao um retrato do apreço que eles têm pelos donos do patrimônio da PREVI.Insultaram-nos subestimando a nossa inteligência. Isso é o que significa cutucar onça com vara curta.

Anônimo disse...

DR MEDEIROS, SERÁ QUE A PREVI NÃO ADIANTARIA AS PARCELAS DO BET??

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Colega Medeiros,
O colega Ari Zanella se referiu à divulgação da nova configuração do produto ES-Previ como sendo um parto feito por cesariana. Assim, não posso deixar de tecer os meus sinceros elogios aos dois que se comportaram como autênticos “assessores de imprensa do hospital” onde a criança nasceu, ao prestaram informações durante todo o período de gravidez. Refiro-me, é claro, a Você e ao próprio Ari Zanella. Ambos agiram de forma correta e dentro das expectativas criadas por todos os assistidos no que concerne ao fornecimento de notícias. Em alguns momentos muitos chegaram a ficar angustiados ao imaginarem que a criança poderia não nascer este ano. Por isso teve gente que tentou, possivelmente por inveja, se aproveitar da situação para, com certeza sem êxito, desqualificar o trabalho exercido por vocês. Mesmo assim os dois “assessores” de imediato entraram em ação, transmitindo tranquilidade e esperança que serviram para minorar os problemas que cada um vivenciava naquele momento. Essa é, em minha opinião, a função primordial de um moderador de blog responsável e equilibrado, que tenha como objetivo principal o fornecimento de informação fidedigna, quando possível até em tempo real, para os que confiam e acessam os seus espaços. Valeu.

Anônimo disse...

Buenas amigo.

Só para constar, além da injustiça a grande perversidade com os colegas mais idosos, é a adoção desta tabela cruel e limitadora.
Poderiam pelo menos adotar a tabela usando o prazo máximo de 170 meses - idade do tomador = prazo concedido.
Não seria o ideal, apenas menos excludente.
Ainda não entrei em contato para me associar, porque estou muito envolvido com os cuidados de meu neto, e a mudança de minha filha de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul.
Tão logo esteja tudo resolvido, poderei dar AFABB-RS a atenção que merece, talvez com uma visita para um chimarrão ou pelo menos uma água geladinha.
Um grande abraço.
Rovere

Medeiros disse...

Acredito que esse assunto de excluir a parcela da cassi ainda vai evoluir. No pacote de agora ficou de fora. Acho que não houve clima para favorecer os mais aflitos e liberar maior margem consignável. Vamos continuar batendo nessa tecla. Não abandonarei essa bandeira. Voce também deve continuar insistindo.

Josiel Barros disse...

A RESPOSTA E NOS ORGANIZAMOS

NA NOTA DA PREVI ESTÁ ESCRITO ASSIM:"Atualmente, dos 115.840 participantes do Plano, 59.955 (51,7%) possuem contratos de Empréstimo Simples".

SIMPLES ASSIM. Somos maioria e vamos eleger um presidente que pense mais nos "donos assistidos" do que nos megalomaniácos projetos.

Fernando disse...

Medeiros, favor contactar com Sr. MARCEL(PREVI) a fim de a verba do BET ou C820 CASSI entre na MARGEM CONSIGNAVEL, tenho 58 anos, mas estou impedido de fazer ES por não ter margem. Lute pela classe dos aposentados indiividados.

Anônimo disse...

Pela a atitude dessa Diretoria, quem saiu perdendo fomos somente nós, pois eles estão dando continuidade a antiga, não cumprindo acordos, não ouvindo e nem atendendo os "verdadeiros donos", e nem pensem que eles estão preocupados que na próxima eleição nós não vamos votar neles...etc....etc.....já está provado que nós não existimos para eles, de vez em quando eles atendem um telefonema, respondem um e-mail, e só.

QUEREMOS A PREVI DE VOLTA!

Anônimo disse...

O diretor se defenderá dizendo:
Não afrontei ao Estatuto do Idoso.
Apenas atendi a uma sugestão encaminhada pelos idosos(ou por um só) através de uma formula maravilhosa que permitiu atender aos nossos interesses.A culpa não é minha, dirá o sindical diretor.
A faixa atendida com prazo continuará votando por muito tempo e, como a maioria só quer "saber do seu e o resto que lasque", estamos garantidos.Obrigado formula mágica.

Cláudio Roberto Almeida disse...



Dr.

Pouco melhor que nada. Esta frase é sua desde o início da campanha do ES. De positivo só o compromisso do limite do ES ser corrigido em novembro de cada ano pelo INPC( será que nessa ocasião vão dispensar a carência de 6 parcelas? A esclarecer).

De fato, foi muito pouco, mas ainda é melhor que nada.

A antecipação do BET, segundo a Cecília, pode acontecer se em 2012 tivermos superávit.

Cecília lembra que no início foram pagas 12 parcelas de uma só vez do BET, para justificar que é possível a antecipação, desde que tenhamos superávit é claro.

Podemos iniciar essa reivindicação,
Restante do BET em JANEIRO de 2013, já que o ES não ajudou muito.


É importante termos sempre uma bandeira para que a diretoria da Previ lembre-se sempre de nós.

O aumento em janeiro também é outra bandeira.

Abraços

Anônimo disse...

Caríssimo Dr Medeiros, agradeço sua disposição em nos ajudar, mesmo passando pelo triste momento da partida de sua irmã, que Deus a tenha em bom lugar.

A única melhora que ainda poderíamos ter no ES, seria a retirada da verba da Cassi da margem consignável.

Os endividados que esperavam um aumento razoável no teto do ES para poderem saldar seus empréstimos com juros mais altos e colocarem a vida financeira e ordem ficando somente com o empréstimo da Previ, viram angustiados suas esperanças morrerem, e agora?! o que nos resta fazer? continua tudo do mesmo jeito, a Previ não resolveu o problema dos seus pobres assistidos, o sonho acabou...

Anônimo disse...

Dr. Medeiros , eu senti na pele a perseguição sofrida pelos do PB1, por ser esposa de aposentado.
Quando ele estava na ativa, sentia a inveja no ar; muitas pessoas pensando que estávamos nadando no dinheiro e também achando que os funcionários não trabalhavam ou coisa assim.
Até hoje parece que a sociedade gosta quando as coisas vão mal pro nosso lado, tripudiam.
Estamos sózinhos nessa luta, temos que contar sómente com os que já sofreram na pele, o que foi ser funcionário do BB (PB1).
Força e perseverança sem rancores, é o que desejo para ti.

Medeiros disse...

Parabéns dr. Medeiros, tudo o que o senhor escreveu aconteceu. O doutor procurou melhorar o ES e não alimentou esperanças vazias, tudo o que contou foi verdade. Continue desse jeito. Nós precisamos de pessoas como o senhor, que lute, nos anime, e nos informe. Parabéns mais uma vez.

Edson Gomes disse...


Sr. Medeiros primeiramente um abraço estendido a toda família.

Referente ES penso que quanto mais idade tem o cidadão nesse país maior o descaso e espero sinceramente que a Previ reveja de maneira justa e positiva as aposentadorias e pensões de todos seus associados, porque somente com que é nossos de fato seremos felizes.

Abs. Edson Gomes

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Seria possível o Sr. representando a nossa Associação, solicitar ao Diretor Marcel se pronunciar, oficialmente,sobre a existência de algum estudo para a antecipação do BET para Janeiro/13, bem como do reajuste dos benefícios ???

Creio que uma solicitação oficial deva merecer uma resposta dele ou do Chefe do Gabinete dele, mesmo que seja negativa. Desse modo não ficaríamos conjecturando esperanças e aumentando a nossa ansiedade por melhorias.

Agradeço, em nome de todos os colegas, a sua ajuda.
Que Deus o abençõe!!!


carlosdomini disse...

MEU caro Dr.Medeiros: esta disminalização por faixa etária é desumana é preciso que as associações façam algo elos mais idosos pois que diacho de índices são este que pula de 0,7% para 2,55 E AI PARA SERÁ QUE NOSSA PERSPECTIVA DE VIDA NÃO AUMENTOU .vAMOS LUTAR COM ESSA ASSOCIAÇÕES QUE SOMENTE PROMOVEM JANTARES E BINGOS e nada reivindicam pois seu departamento jurídico pode muito bem debriçar-se sobre nosso estatuto e verificar se a Previ cochilou e sem pena e sem dó dar o troco. Só tenho um consolo muitas daqueles mentes brilhantes que armaram tal perversidade irão antes de mim e muitos de nós

Célio Sene disse...

Dr Medeiros, creio que o momento agora é de nos fixarmos no único reflexo positivo desse novo ES: tendo em vista o aumento insignificante de seu limite, creio que fica aberta a porta para nossa luta pela melhoria dos benefícios, JÁ, seja pela incorporação do BET ou qualquer outra fórmula que realmente nos repasse os tão discutidos SUPERAVITs.
Grande abraço e muita paz e lucidez para as novas empreitadas.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
Ficamos vários meses aguardando melhorias no ES para resolver nosso aperto financeiro mas em vez disso a Previ piorou as condições.Acho que nem para os mais novos haverá muita vantagem porque mesmo com prazo maior acho que eles não terão margem. Daqui para frente teremos redução do prazo conforme a idade avançar e aumento do limite pelo INPC. Acabou a esperança do ES.Uma saída para quem está sufocado com vários débitos de empréstimos na folha da Previ é entrar na justiça e requerer a limitação da soma de todos os débitos a 30% da renda.A justiça está determinando esse limite com base na lei 10820/3 e está sendo concedida tutela antecipada.

luiz fernando disse...

Dr. Medeiros, não basta as dezenas de diferenças de tratamento, tanto do BB e da PREVI , nossa classe sofre mais uma facada pela PREVI, ao criar tabelas por idade. É muita falta de consideração, ao mínimo. E ficam meses e meses pensando o que fazer no ES, enquanto, vão colocando cada vez mais nossos recursos em ativos duvidosos, como Sauípe.

Anônimo disse...

Feliz com as novas regras do Empréstimo Simples, pois terei a oportunidade de tirar 120 mil pagando em 10 anos! Marcel mostrou-se homem de palavra e de fato muito nos ajuda. Sei que os mais velhos terão dificuldade para tirar, não poderão tirar em muitas parcelas, etc., mas vamos e venhamos! Quem já é velho, muito provavelmente é aposentado das antigas e não precisa mesmo de empréstimo nenhum. Nós os mais jovens nos aposentamos com benefícios bem abaixo da media dos colegas mais antigos.

Anônimo disse...

Governo do PT maldito, fui perseguido pelo regime por me taxarem de comunista (socialismo) tai o LULA. Mensalão e tudo mais e parece que o povo tem memoria curta, o HADAD (PT) e prefeito da maior cidade do pais. O povo e o verdadeiro culpado, nós somos culpados, paguemos por isso agora...

recca disse...

O pior é o acerto maluco que a Cassi está fazendo na fopag, meu caso,em 03 parcelas de coparticipações pedentes minhas e de meus dependentes desde 2004, o pior, que vai diminuir a minha margem de ES. Será que nossas Associações vão fazer alguma coisa?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, boa tarde!

Dr, quem sabe este não seria o momento de o Senhor tentar negociar a retirada da Cassi ( verba) da margem consignável? Afinal como o dr mesmo falou, o diretor de seguridade lê os blog e deve esta vendo o tamanho da insatisfação. A retirada do débito da Cassi, não resolve mas ajuda. Estamos contando com contigo.
Abraços.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, boa tarde!

Dr, quem sabe este não seria o momento de o Senhor tentar negociar a retirada da Cassi ( verba) da margem consignável? Afinal como o dr mesmo falou, o diretor de seguridade lê os blog e deve esta vendo o tamanho da insatisfação. A retirada do débito da Cassi, não resolve mas ajuda. Estamos contando com contigo.
Abraços.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O senhor já nos deu incontáveis provas de que não gosta de alimentar discórdias, por mais que seja provocado, e temos tido a oportunidade de testemunhar tais fatos, todos os dias.
É por isso que faço coro com outras pessoas que já se manifestaram neste espaço, elegendo-o para ser o nosso próximo coordenador de uma chapa de oposição nas próximas eleições.
O senhor tem a rara capacidade de agregar, de compor, de dialogar, com o trânsito de que desfruta nas diversas correntes, sem excluir, sem dividir, com isenção de ódios.
Pense nisso.

Lessa/RJ

Felipe Osório da Silveira disse...

Alguem sabe como receber a aposentadoria por Orpag? Ja ajudaria muuuuuuuuuito mesmo.

Medeiros disse...

Certamente a luta por melhorias no ES continua , já que o que saiu não satisfez as nossas necessidades. Vamos continuar cobrando aperfeiçoamentos e vamos discutir sobre o que pode ser melhorado. Ainda este mes estarei no Rio de Janeiro e me esforçarei por obter alguns encontros com dirigentes da Previ a fim de debater o ES e outras questões.

Anônimo disse...

Caro Dr., o colega Ari Zanella enviou e-mail ao diretor Marcel sugerindo um ES 2 ou 3 que seria suplementar ao hoje existente e palidamente corrigido.
Como muitos foram prejudicados pela formula 171, esse "emergencial" viria suprir/atender os mais idosos que contavam com um limite maior e, ao invés disso tiveram foi redução de prazo.
O suplemento seria único esse ano,não renovável com valor teto de 20 mil e prazo de 48 meses livrando a Previ do risco idoso/FQPM/prejuizo.
Gostei da idéia e ela seria "politicamente correta", util ao diretor tão criticado nesse momento.O que o sr. acha? O Dr. abraçaria a ideia e usando seu peso/representatividade, se comunicaria com o diretor de seguridade?Pelo que tenho lido, falta esse "tiquinho" de crédito para resolver os problemas de muitos, pois possibilitaria solver compromissos financeiros de custos elevados que lhes consome a renda, deixando muitos em desespero.
Note-se dos numeros apresentados pela Previ, são 11.000 contratos com pessoas acima dos 70 anos com valor médio de 72,8 mil por contrato.Pouco para os padrões da Previ,mas muito para quem está dependente.Dr. se viável ,por favor ajude-nos.

Medeiros disse...

Certamente eu abraçaria também a sugeestão do professor Ari, que tem se mostrado um bravo e coerente lutador. Se o pacote está furado vamos tentar corrigi-lo e aperfeiçoa-lo. Estou nessa.

WILSON LUIZ disse...

Pelo menos, algo de positivo acontece com a nova metodologia do Empréstimo Simples. Como foi definido que o teto do empréstimo será corrigido, anualmente, pelo INPC,acho que, ano que vem, não teremos a "novela do ES III"; evitaremos, também, a humilhação que, nos últimos dois anos, infligimos a nós mesmos, suplicando ao insensível diretor de plantão o aumento de algumas merrecas no empréstimo, na ilusão que solucionaria o problema do endividamento crônico, que só pode ser resolvido por medidas radicais.
Se conseguirmos chegar a 2013, driblando o fim do calendário maia, e algum débil mental, em algum momento, postar um comentário contendo "ES 210/210", senhores administradores dos blogs, PELAMORDEDEUS, mandem esta sandice, imediatamente, para a lixeira, sem publicar, pois é um ato terrorista.
O maior prejuízo que tivemos, com esta discussão estéril do ES, é que foram praticamente abandonados assuntos muito mais importantes aos nossos interesses, como a contestação judicial da resolução 26, a retirada do patrocinador e a melhoria dos benefícios, principalmente das pensões. Também houve caso de colegas que prejudicaram a própria saúde, na agonia da espera por uma decisão, bem como endividados que poderiam ter procurado outra solução para seus problemas.

Anônimo disse...

Eta Medeirão velho de guerra e de faca na bota!!
Vamos que vamos para cima deles colega Medeiros.
Não ta morto quem peleia!!
Por isto que eu admiro a sua pessoa.
A velha guarda é sempre a velha guarda.

Abraço Viana

Anônimo disse...

Ilustre Doutor Medeiros, saudações cordiais.

Prezado Felipe, a PREVI paga os Proventos, em princípio, via c/c, no BB.

No começo do ano, num comentário da estimada colega pensionista, Rosalina, de Goiânia, soube que ela recebe, via Orpag, o que é uma excepcionalidade. Fiz o mesmo.

É preciso haver um motivo sério. Você escreve para a PREVI, via faleconosco e expõe o(s) motivo(s) e a PREVI analisará, podendo aceitar ou não a sua causa.

Caso aceite, o serviço é rápido e poderá valer, já para novembro.

Grato, Doutor Medeiros, tenha uma boa noite e PAZ E BEM!

Fernando Lamas (Aposentado)
Valinhos(SP)

"Não tenha medo, eu(O Senhor)estou com você. Não desconfie, sou o seu Deus. Eu lhe fortaleço, ajudo e sustento, com a minha direita vitoriosa."
Isaías 41,10.

Ari Zanella disse...

Amigo Medeiros,

O Marcel me ligou agora às 19h (que chic, sem eu pedir) sobre o novo ES dizendo que foi feito o melhor para a maioria, embora reconheça que os mais idosos foram prejudicados. Disse que a Previ é a única que faz empréstimos para pessoas acima de 85 anos.
Comentou, também, sobre o caso da RMI cuja postagem eu fiz há duas semanas. Disse que naquele caso específico, um cidadão de Goiás, teve seu valor decrescido em 70 reais.
Sobre o email pedido que lhe fiz, do caso do Anônimo acima, 18:11, disse não ser possível atender. Já existe dois ES e atender um terceiro não haveria MC, já tão escassa. Retirar a verba C820 da Cassi também não é possível atender.
Um grande abraço, doutor!

Anônimo disse...

Mais uma noite sem dormir.
De tanta preocupação.
De tanto medo de não acertar minhas
contas em função de esperar um rea-
juste no E.S. mais caridoso.
A raiva que sinto do PT/PREVI está
me fazendo muito mal.

Medeiros disse...

Colega,

Você não entendeu nada. 210/210 não pode acontecer, não tem justificativa. Agora 180/180 tinha. A idéia era passar o prazo de 10 pARA 15 anos e o limite de 110 para 180, tudo exequível. Nada era loucura, mas existiam bases sólidas e matemáticas para o que se estava pleiteando. O que se pretendia era estabilizar o ES nesses patamares. Nada absurdo. Os estudos de que disponho são sérios e factíveis. Agora se o diretor da Previ acha que acima de dez anos não é empréstimo é financiamento, tudo muda de figura. Eu não acho. Vários colegas que exerceram cargos elevados no BB, até de superintendente, não acham também. E´uma questão de números. Tem pessoas que só lidam com números pequenos. Questão de escala. Nunca vão conseguir grandes lances. Aconselho que leiam o livro Conquistando o Everest, do Luciano, lançado no Congresso da ABRAPP.

Anônimo disse...

Eu nãodisse: Marcel não esta nem ai, com os idosos>

Anônimo disse...

Eita gente boa Dr Medeiros e Prof. Ari Zanella.Na batalha para nos ajudar. Concordo com o seu comentário das 21.45 hs.O sr. tá certo.Questão de escala.O prof. Ari recebeu resposta negativa do Marcel quanto a verba Cassi e ao emprestimo emergencial-anonimo das 18.11 hs.Mas, como lhe conheço sei que esta negativa não o fará desistir.Quando estiveres no Rio, Dr.por favor insista. Estão nos devendo.Ainda mais que estabilizaram o ES muito baixo,ficando congelado,isto é, até a próxima eleição.

lourival disse...

Ê só entrar no fale conosco sitePREVI e solicitar.Tambêm fiz isso hoje.

Anônimo disse...

Faz lembrar uma piada que ate hoje nao sei se é verdade ou mera piada, mas dizem que uma pensionista foi tentar fazer um financiamento para comprar um carro usado para seu filho que havia se formado medico e ia presentea-lo, entao na hora de prencher o cadastro do financiamente o representante da financeira que servia a loja de veiculos perguntou:

A sebhora ganha o que mesmo?
- Eu sou pensionista da Previ, do Banco do Brasil
Sim eu sei, mas sobrevive de que?

Parece piada, mas eu sempre levei muito a serio.

Viana

Anônimo disse...

Impressionante! ele reconhece que os mais idosos foram prejudicados , como este homem é frio, pensa que a previ é banco que faz empréstimos e nós CONTRIBUINTES E BENEFICIÁRIOS SEM DISTINÇÃO DE IDADE ,ele denomina simplesmente de" pessoas acima de 85 anos", entrou para trabalhar contra nós, que vergonha Marcel invadiu nossas casas pedindo voto e já esqueceu as promessas de campanha.

Pensionista disse...

Mas se for via via Orpag,o nome ficará com restrições?

Anônimo disse...

DR MEDEIROS EU ACHEI QUE O MARCEL FOI MUITO SINICO E SARCASTICO NA CONVERSA COM O ARI.DEVE ESTAR RINDO DA CARA DOS VELHINHOS, MAS ELE SE ESQUECE QUE UM DIA PODERÁ CHEGAR N ANOSSA IDADE ISSO SE CHEGAR POIS PESSOAS MÁS PAGAM AQUI MESMO NESSE MUNDO..

Julita disse...

Parabéns aos aposentados que com seu suor ajudaram a construir esta Previ!
Dia 8 de novembro Dia do Aposentado.

Anônimo disse...

Eu não acredito que não possa tirar a Cassi da margem. Então tire-a da folha. A partir do momento que um pagar fora da folha, será como a Capec ano passado, eles tirarão da margem sim. Não podemos aceitar só o não pode.Alguem deve poder resolver, alem do Marcel.Quem ficar com a margem negativa no proximo ES vai renovar como?Só quando pagar e se adequar à margem? Isto não é justo.

Anônimo disse...

Apenas por curiosidade foi montada a tabela abaixo relativa a um empréstimo de R$120.000,00, na modalidade ES-170, variando o valor da prestação de acordo, imagino, com as novas regras que entrarão em vigor em 22.11.12. A faixa etária entre 62 e 74 anos é a mais significativa em termos do universo de aposentados do “PB-1”.
62 anos
108 meses – R$1.772,93
63 anos
107 meses – R$1.782,53
64 anos
106 meses – R$1.792,32
65 anos
105 meses – R$1.802,32
66 anos
104 meses – R$1.812,52
67 anos
103 meses – R$1.822,94
68 anos
102 meses – R$1.833,57
69 anos
101 meses – R$1.844,44
70 anos
100 meses – R$1.855,53
71 anos
099 meses – R$1.866,87
72 anos
098 meses – R$1.878,46
73 anos
097 meses – R$1.890,30
74 anos
096 meses – R$1.902,40

Anônimo disse...

Dr. Medeiros dá para perguntar ao Marcel porque ele não usou para contratação,as mesmas faixas etárias que mantiveram no FQM?
idade meses anos tx FQM
Até 59 anos 120 10 0,7%
de 60 a 69 108 9 1,3%
mais de 70 96 8 2,5%
Criaram cinco faixas etárias prejudicando exatamente os mais frágeis isso é DESUMANO eu estou na faixa dos 108 meses, mas fiquei indignada com a discriminação, a contratação deve obedecer os mesmos fundamentos do FQM com relação à faixa etária, achei altamente CONTRADITÓRIO.

Felipe Osório da Silveira disse...

Banco do Brasil apresenta lucro líquido de R$ 2,7 bilhões no 3º trimestre.

Saiba mais: http://www.bb.com.br/portalbb/page118,3366,3367,1,0,1,0.bb?codigoMenu=0&codigoNoticia=35376

Anônimo disse...

Prezado Medeiros,
Esperava uma conclusão melhora para o ES-PREVI, ou seja 150/120.
Como não saiu estou desde já revendo minha atual situação e me programando para o futuro.
Vou fazer da seguinte forma:
Estou utilizando os atuais R$ 110.000,00 - vou pegar agora R$ 10.000,00 no segundo ES e em julho/2013 vou renovar os R$110.000,00 em 108 parcelas, recebendo um TROCO.
Quando chegar em dezembro/2013 renovo os R$ 10.000,00 de agora com a correção do INPC e embolso mais uns R$ 7.000,00 ou R$ 8.000,00
Programo minha vida assim dessa forma e vou me virando.
Acho que ainda podemos brigar por melhorias, tipo 150/150 mas que seja definitiva, pois senão no ano seguinte vamos querer 200/200, no outro ano 300/300 e assim vai.
Acho uma loucura pedir a antecipação do BET. Gasta-se tudo de uma vez e depois ficamos com uma redução de 20% nos nossos tão minguados salários.
Acho que quem está pedindo a antecipação d BET está muito bem de vida e quer gastar logo o dinheiro na compra de casa, apartamentos, automóveis ou viagens.
Vamos que vamos!

Anônimo disse...

Dr.Medeiros,
Já que o Diretor Marcel está enfatizando tanto os casos de ação RMI nos quais ocorrerá redução do benefício quero dizer a ele que de fato deve ter muitos casos como esses pois depende dos rendimentos totais do funcionário.Outros casos, como o meu (Graças a Deus)terão uma grande diferença. Como ingressei pelo estatuto de 1967 e me aposentei quando exercia cargo comissionado e ainda ganhei na justiça 3 horas extras (diárias) no período considerado para o cálculo da Previ a minha diferença (a maior) será de R$ 5.200,00/mensais.Tá bom para você Diretor?

WILSON LUIZ disse...

Caro Medeiros,
Apenas coloquei que certamente algum maluco lançaria, em 2013, uma proposta ES 210/210. Lembremos que, em 2011, pedíamos 150/150, e tivemos que engulir 110/96. Em 2012, algum "gênio" escreveu "com ES 180/180, consigo resolver meu problema de endividamento", saiu 120/108. Nada aprendemos com o fiasco de 2011, e logo tomamos a "brilhante idéia" do 180/180 como se fosse o 11º mandamento das tábuas de Moisés; de alguns meses para cá, praticamente não se falou de outros assuntos muito mais relevantes aos nossos interesses, como a resolução 26 e a retirada do patrocinador.O assunto se tornou um "muro das lamentações" para alguns, e uma "porta da esperança" para muitos,
expectativas se criaram, que acabaram totalmente frustradas.
Concordo com você, que a fórmula 180/180 é perfeitamente viável, financeiramente; alíás, também seria viável outras melhorias urgentes, como a melhoria das pensões, apenas ocorre que a PREVI já deixou bem claro que apenas seremos brindados com algumas migalhas se o BB passar os 5 dedos na metade.
Reconheço, também, seu empenho e o do Profº Ari na busca de uma melhoria efetiva no Empréstimo Simples, mas parece que, quanto mais pedimos, menos a PREVI concede, acho que eles querem mostrar quem manda, e que não concedem nada sob pressão.
O que seria mais efetivo, na minha opinião, seria criar-se uma mesa permanente de negociações, entre a PREVI e representantes dos associados, que se reuniria periodicamente para tratar de assuntos de nosso interesse.

Cláudio Roberto Almeida disse...



Dr.

Em 2011, dia 09 de novembro, já estava aberta a contratação do novo limite.

Este ano, a contratação é a partir de 22 de novembro.

Eles estão esperando a reação a este balão de ensaio, porque ainda têm tempo de mudar.

Marcel disse que tinham 03 propostas sobre a mesa. Por certo esta aprovada é a pior.

Uma vigorosa reação, como a do João Rossi Neto pode produzir algum resultado.

A AFABB RS com o peso de seus 3.500associados deve se manifestar urgentemente por e-mail, fax, através de um oficio para a Diretoria, de preferência para o Presidente. Marcel pouco pode isoladamente.

O ES é decisão da Diretoria. Nada a ver com o Conselho Deliberativo.

Não podemos esperar sua viagem no fim do mês.

Abraços

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Diante da nova configuração do es, não poderia o Sr. como Presidente da Associação do RS e além disso considerado atualmente representante não somente de seus associados, mas também de outros inúmeros colegas que o seguem diariamente, contactar a Cooperforte no sentido de ampliar o prazo de seu empréstimo, hoje limitado a 60 meses. Peço ao colega também, que veja a mensagem do Rossi, no blog do Prof. Ari.

Anônimo disse...

Os colegas que têm até 50 anos vão pagar pelo ES-120.000,00, em 120 meses, o valor inicial de R$1.671,26.


Anônimo disse...

Quanto a excluir a verba C820-Cassi da Fopag, eu imagino que passa por uma negociação com os dirigentes da CASSI, pois algum risco de inadimplência quanto à mensalidade do Plano de Saúde passa a existir com o débito em conta corrente.
Quem sabe seria desprezível, uma vez que aconteceria simultâneo ao crédito da Fopag.

Janone

Anônimo disse...

Caro Dr. Medeiros -

Vou lhe fazer um apelo, idêntico ao
que acabei de postar no BLOG do
Professor Zanella ----------------

Ligue, por favor, para seu amigo
Marcel, diretor da PREVI. Hoje ainda
se possível.

Peça a ele para nos adiantar 06
parcelas do BET, ref. ao primeiro
semestre de 2013 - para crédito
dia 20/11/2012.

Sabemos que o balanço da PREVI de
2012 só será divulgado em março de
2013, motivo pelo qual a apuração
de um suposto (tomara) superavit
será divulgado naquela data.
Depois ainda tem a abominável
caravana da alegria, com tour pelas
mais belas capitais, para explica-
ção para meia dúzia de gatos pin-
gados os excepcionais números de
nossa PREVI.

Vai lá Dr.
Pegue o telefone.
Fungue no cangote de Marcel.
Explique a ele que a merreca do E.S
e a parcimônia dos prazos não
agradou nada nem a gregos e nem
a goianos, ops. troianos.
Goianos é uma singela homenagem ao
destemido João Rossi.

Anônimo disse...

Reportando ao último comentário acima do colega Wilson Luiz, gostaria de dizer que não fosse factível, ou exequivel a proposta 180/180, não estaria a ANABB com estudos para ano que vem junto com a Diretoria da PREVI implantar um ES SEM LIMITE, com 180 meses prazo.

O desgaste emocional a que nos submetemos nestes períodos de 2009 para cá não foi brincadeira; mas tenhamos certeza ninguem esteve neste período tentando resolver suas situações financeiras somente com o ES.

Do que eu pude aprender nisso tudo foi, que igualmente o Colega Fernando Lamas, também obtive ajuda de parentes, sogro, companheira, enteada, hipotequei casa, ainda não estou em dia com a RECEITA FEDERAL, etc. etc...

Ninguém disse que teríamos um emprestimo nos parâmetros que desejamos. Tudo não passa e não passará de uma luta, seja através de e-mails, mobilizações, outras coisas mais, dependendo do discernimento de cada participante nos blog´s.

Acho que nosso erro foi como o Fernando Lamas em um de seus comentários disse: Pecamos em ser Pais Previdentes e Providentes.

A Srª. Rosa Calixto também nos deu uma lição do que é ser mais realista no trato com as questões financeiras quando do contexto familiar, envolvendo, filhos, netos, e outros dependentes.

ACREDITAR E TER FÉ, SER OTIMISTA aqui nos blog´s não significa ser irresponsáel a ponto de iludir, quem quer que seja, esquecendo que devemos cumprir os compromissos na vida lá fora, dando certo ou não (frustrações) o esperado, as contas têm que ser pontualmente pagas.

Ninguem mesmo possuindo abaixo de cinquenta anos tenho certeza, se iludiu com promessas.

Nem por isso = após as frustrações - deixemos de sonhar com o 180 sem limite da ANABB, com o BET incorporado, aumento para janeiro/2013 etc...

Eu fui um dos que mais desejei 180/180 cheguei até a "pedir", "rogar" 240/240. porque não?

"Mas não fui louco" a ponto de ser irresponsável esperando só o ES.

Não deu certo, não deu.

Bola pra frente!

Mas ano que vem sendo desejo ou realidade certamente teremos mais. Infelizmente é assim a vida. Sempre queremos mais. Isso faz parte.

Fiquemos com Deus!

A vovó já dizia o pouco com Deus é muito e o muito sem deus é nada.

Carlos-Rio Pardo-RS disse...

Ao anônimo das 11:55. Uma pergunta: Essa previsão de prestação de R$ 1.671,26 para ES-120.000,00 em 120 meses,,,foi conseguida na HP12C? Tenho margem de R$ 1.177,70 e gostaria de ter uma idéia de valores. Hoje com essa margem tenho 75.000 em 96 meses. Agradeço se alguém pudesse me ajudar.

Anônimo disse...

Penso que um pleito formulado por uma ou mais associações de funcionários, reivindicando da diretoria de seguridade uma revisão nos parâmetros do esdrúxulo ES colocado à disposição, teria muito mais representatividade do que um pedido feito de forma isolada, não obstante bem fundamentado. Entendo que tenha chegado a hora de a Afabb-RS e a Aapprevi entrarem em ação em defesa mais uma vez dos interesses dos seus inúmeros associados.

Anônimo disse...

Ao Carlos-Rio Pardo/RS - das 17:55H

Para efetuar o cálculo de valores para a sua situação é necessário saber sua idade para que possamos determinar em qual faixa se enquadra seu ES. Informe sua idade que faarei o cálculo para você.
Forte abraço.
Luiz Carlos

Anônimo disse...

Aí meu ilustre colega Medeiros, a FAABB já se manifestou junto à Previ a respeito do discriminante ES 2012/2013.Ajude-nos com sua experiência e influência.Por favor.
O Dr. vai estar frente a frente com os "home" no Rio, não vai?
Vamos que vamos!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

E colegas. Diga-me o seguinte:

O Marcel foi eleito para dirigir a PREVI para os aposentados ou beneficiar a PREVI através dos aposentados?

Que o ES tenha encargo de, SOMENTE, 0,50% ao mês.

Custos Administrativos de, SOMENTE, 0,10% ao mês.

FQM de, SOMENTE, 0,10% ao mês.

A PREVI, colegas, NÃO é Banco.

A PREVI É e SERÁ para preteção dos beneficiários.

Vamos protestar enviando mensagens de desagravos à PREVI, ao BB, e a Casa Civil da Presidência da República, Etc.

Protestemos! Protestemos! Protestemos!.

Um abraço de James Paiva-Jpa-PB.

Anônimo disse...

Colegas,

Vocês que solicitam antecipacao do BET, cuidado!!! Isto pode dificultar a sua incorporacao aos nossos beneficios, e sem falar no IMPOSTO DE RENDA que irá comer uma fatia ENORME,,,,,,,,,,,,

Carlos-Rio Pardo(RS) disse...

Ao colega Luiz Carlos das 20:42, informo minha idade, 49 anos. Eu chego em um valor de R$ 86.000,00. Desde já agradeço sua ajuda. Abraço

Pensionista disse...

Colega tenho 61 anos! Qto será que poderei tirar? Sou pensionista.Agradeço!

Anônimo disse...

Caro James Paiva, como mandar carta para a Casa Civil da Presidência da República?seria então uma única carta assinada por todos? gostei da sua sugestão.