CONGRESSO DA ABRAPP EM FLORIANÓPOLIS

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A postagem sobre os conselheiros de empresas participadas da Previ teve uma grande repercussão.  Três órgãos da imprensa telefonaram para mim querendo entrevistas e maiores detalhes. Ficaram impressionados com o número de conselheiros comprometidos com a gestão e vinculados às entidades, especialmente ao movimento sindical.

Segundo informes da Previ a atualização do ES será em novembro.

Começa segunda feira, dia 9 de setembro, em Florianópolis, o 34 °  Congresso dos fundos de pensão, reunidos na ABRAPP, sob o tema de "como transformar estratégias em resultados".

Eu participo todos os anos desse Congresso que reputo de alta prioridade.

O sistema de previdência complementar fechada, ao qual a Previ pertence e figura disparada em primeiro lugar no ranking dos ativos, está vivendo uma situação de estagnação há cerca de dez anos.

O número de entidades permanece praticamente o mesmo. Não melhorou nem mesmo com o ingresso dos fundos instituídos, a partir de 2006.  Era de 345 em 2005 e hoje, em março de 2013, é de 327. O número de participantes era de 2,4 milhões e hoje é de 3,1 milhões. Os ativos totais era de 321 bilhões e hoje é de 677 bilhões.

Qual a razão dessa estagnação, que não atingiu a previdência aberta, que cresce bastante a cada ano ? Por que os patrocinadores não aumentam significativamente ? Eram 1.946 e hoje são 2.297.

Além desse problema de crescimento baixo o sistema está vivendo um pesadelo com a ocorrência de déficit em vários fundos. O Postalis, dos Correios, está com deficit de um bilhão de reais.

Por causa dessa situação, que não se sabe se é estrutural ou conjuntural, o Congresso da ABRAPP quer debater a respeito de resultados.  O foco deve ser ação voltada para resultados.  Não adianta filosofar, enrolar, contornar, é preciso enfrentar as dificuldades com estratégias que tragam resultados.

Vou assistir os debates, ouvir as palestras, analisar as idéias.  Depois eu conto para vocês.

Aproveitarei também para fazer contatos com os participantes do Congresso e visitar a sede da AFABB - SC.  Isa Musa estará presente.  Os diretores da Previ também.

Aguardem notícias. O blog continuará ativo durante o Congresso. Florianópolis vai ferver. Fui. Depois eu conto, como diria o Ibraind Sued.





19 comentários:

Anônimo disse...

Bravos dr. Medeiros,

Mexeu com a onça. Coragem não lhe falta.

Vá ao Congresso e depois nos conte as novidades.

Lá é a toca do leão.

Anônimo disse...

Muita cara de pau deles em divulgar na imprensa o encontro de conselheiros que tem tanta irregularidade e compadrismo na escolha dos participantes. Isso entristece a nossa história.

Anônimo disse...

Pizzolatto condenado. Ele era conselheiro da Embraer e presidente do conselho deliberativo da Previ. Todo poderoso. Foi o primeiro a denunciar quabtto ganhava num conselho para justificar a compra do apartamento. De triste memória.

Mauricio disse...

Aparelhamento - resultado
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/policia-civil-do-df-apura-desvios-na-fundacao-bb

Anônimo disse...

Inter ganhou roubado ontem. Palhaçada.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

POR FAVOR!!!! Use sua influência de gremista e mande o Luxemburgo embora do Fluzão. Segundona não!!! A coisa tá mais feia que a presidenta da petrobrás

Anônimo disse...

Ontem a bolsa Subiu para o nosso bem

Anônimo disse...

Amigo Medeiros. Porque vc e a senhora dona Isa Musa não são Conselheiros da Previ nas empresas onde a Previ tem participação acionária? Por que será?

Medeiros disse...

O próximo patamar que a bolsa vai alcançar é de 55.000. Tenham fé, tou falando.

Paulo Beno disse...

Dr.Medeiros e leitores,

Bom feriado a todos.(Vamos desfilar com carros antigos, neste Dia da Pátria).
Bom fim de semana e que na segunda, dia 09 de setembro, em Florianópolis (SC) tenha profícuos contatos no "34º Congresso dos Fundos de Pensão", promovido pela ABRAPP.
Aguardamos as notícias.Boa viagem, bom retorno.

Abraços
Paulo Beno - Carazinho (RS)

paulo carnevale rogerio disse...

Prezado Dr. Medeiros, gostaria de ouvir sua opinião em relação à pontuação que a Bolsa precisaria atingir visando a manutenção do BET em 2014. O motivo da pergunta é que no ano passado vc disse que com 55 mil o BET seria mantido. Qual sua opinião para este ano.

Atenciosamente,

Paulo CArnevale Rogerio

Anônimo disse...

É isso ai Bruxo! Eu, particularmente, estou até achando rápido demais essa escalada da bolsa, pois prefiro mais lenta porém segura. O meu patamar é que até o final do ano, como você cantou, embeiçamos os 60.000 ptos.

Anônimo disse...

........vamos ter que viver "amarrados" aa bolsa de valores p ganharmos esse bet que mal estah cobrindo a inflaçao, pois a correçao dos proventos estah muito aquem do aumento dos preços.tem que ser incorporado, pelo menos cobre as perdas.

Medeiros disse...

Ano passado falei em 57.000 a 58.000. Este ano acho que 60.000 garante o BET.

FBB-Fundação Banco do Brasil- FRAUDES... disse...

Leiam na "Revista ÉPOCA" de 07/09/2013: "A fiscal que fiscalizava"

Trata-se da administadora de empresas MARIA SUELY FERNANDES,(32 anos) funcionária de carreira do Banco do Brasil, que foi demitida do Conselho Fiscal da Fundação Banco do Brasil (FBB.ORG.BR), por denunciar fraudes ao Ministério Público e Polícia Civil de Brasília (DF), em Dezembro de 2012.
Com autorização judicial, está em andamento a "Operação Overnight", na obtenção de provas das fraudes e desvios de dinheiro público feita pela Fundação Banco do Brasil, à entidades favorecidas pelo PT.

Envolvidos:
Jacques Pena(PT) (ex-presidente da FBB), seu irmão menor Joy Pena(PT), e sua ONG de Caratinga-MG; o atual presidente da FBB Jorge Alfredo Streit (PT-Roraima); O cunhado de Jacques Pena, Jairo Jorge (PT, Prefeito de Canoas-RS); a empresa "VIBE-Marketing e Publicidade", de André Fratti(PT) que em 2010 fez parte da campanha de Dilma, "poste do Lula"(PT); as Cooperativas "Cooperu" de Uberaba(MG), "Coop.Casa das Redes", do jornalista "Mídia Ninja" Pablo Capilé e sua gestora e mais seus amigos "Fora do Eixo", de Brasília (DF) e muitos outros amigos do atual presidente e amigos do antigo presidente da FBB,todos petistas, cujo orçamento anual em 2012 foi de R$ 223,9 milhões para 937 convênos e contratos com diversas entidades escolhidas pelo PT.

Para este ano de 2013, as inscrições das entidades encerraram-se dia 30 de agosto e a FBB deverá aplicar R$ 180,2 milhões até 31/12/2013.

-Quais serão estas entidades ?

Com a palavra a FBB, Ministério Público e Polícia Civil ("Operação Overnight"). TODAS DE BRASILIA (DF)

"PT?NUNCA+"

Anônimo disse...

Medeiros, meu amigo, ando carente de boas notícias.

Como tá demorando a aparecer alguma informação boa prá nós, gente!
Lydio

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,
A noticia de elevação do Ibovespa é sempre boa para quem investe e lucra com base nele. Já para quem tem benefício de aposentadoria com manutenção condicionada a ela, principalmente quando cai, é uma péssima notícia. Aliás, não é uma noticia péssima é uma tortura. MAS, CÁ ENTRE NÓS, AO QUE SE SABE A CONTINUIDADE OU SUSPENSÃO DO BET NÃO ESTÁ SUBORDINADA A OSCILAÇÃO DAQUELE INDICE, NÃO.
ASSIM, COM O COMENTÁRIO, A CADA VEZ QUE DÁ A INFORMAÇÃO, O DISTINTO DOUTOR NÃO ESTÁ QUERENDO SEMEAR O TERROR ENTRE OS QUE DEPENDEM DO BET NÃO, ESTÁ?
SE ESTIVER, SERIA INTERESSANTE ABSTER-SE DO TAL COMENTÁRIO.

Respeitosamente,

Anônimo disse...

Prezado Dr. Medeiros, como leitor assíduo de seu blog agradeceria ouvir do Sr. qual é sua opinião com relação à pontuação da Bolsa de Valores para o corrente ano visando a manutenção do BET.

Antecipadamente grato,

Paulo Carnevale Rogerio

Medeiros disse...

Prezado colega, eu não fomento terrorismo, muito pelo contrário, como todos sabem, sou um otimista incorrigível. E sou bom de palpite, a bolsa hoje, conforme previ, está em 54.000. Acho que vai até 55.000 e depois dá uma caida, não se sustenta por muito tempo. Mas a tendência, para mim, contrariando aos técnicos, é de que vai encerrar o ano com 60.000, o que assegura o pagamento do deficit.