SUPREMO E MORTE DO CHINA

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Infelizmente alguns comentários de significado político e partidário foram publicados no blog, que está com problemas técnicos e de vírus há algum tempo, difíceis de solucionar. Mudei de anti vírus mas não adiantou e fiz uma revisão no computador que só piorou as coisas. Mas sou obrigado a ir adiante. Hoje vou consultar o técnico novamente. Mas confesso que já ando cansado de lidar com esses problemas e com hackers.


Não há como não ficar com os cabelos em pé face à iminência do STF dar a volta no julgamento do mensalão e colocar a Justiça brasileira no menor grau de credulidade perante a opinião pública. Não basta que tenha dado uma demonstração de imensa lentidão no julgamento do mensalão, cerca de dez anos. Agora a impunidade está em jogo, numa prova de que não se pode confiar em ministros escolhidos politicamente.  Como advogado, velho militante, filho e neto de juizes, repugno o que está acontecendo no STF.  E´ uma vergonha.

Também não posso deixar de me referir ao falecimento do ex deputado e ex ministro Luiz Gushiken, pois ele teve muito que ver conosco do Banco do Brasil.  Ele foi líder do sindicato dos bancários de São Paulo e comandou vários movimentos da categoria. Ele foi para os bancários o que o Lula foi para os metalúrgicos do ABC.

Conheci a sua força na PREVI pois o Gushiken, conhecido na intimidade como China, era o protetor do Sergio Rosa, apoiador de sua indicação para presidente da Previ. Em momentos de crise o Gushiken amparava o Sergio Rosa e impedia o Lula de substitui-lo. Está até em livro.

Um dia o Pizzolato, então diretor de marketing do BB e presidente do conselho deliberativo da PREVI, se incomodou com o Sergio Rosa por causa das brigas com o Dantas do Opportunity e também porque achava a gestão do Sergio muito apática.  Falou que ia procurar tirar o Sergio do posto e talvez ele próprio viesse a assumir o lugar, pois sua tarefa no BB já estava cumprida.

O dia seguinte foi terrível para o Pizolatto. Cerca de dois meses depois se viu envolvido no BB por denúncias de compra de ingressos de show promovido em benefício do PT, denúncia que se atribui teria vindo de dentro de próprio BB (Salinas ?).  Pouco depois ocorreu o caso da entrega de pacote com dinheiro através de portador pertencente aos quadros da PREVI.  Pizzolato caiu em desgraça e foi processado pelo mensalão.

No primeiro momento Pizzolato tentou se safar alegando que não tinha autonomia e cumpria ordens diretas do próprio Gushiken, que era ministro de marketing do Governo. Depois se desmentiu. Tudo muito estranho e muito misterioso.

Bem, Gushiken se foi para a eternidade com suas histórias.  Não há dúvida de que foi dos primeiros a se dar conta de que o segmento dos fundos de pensão era uma mina de ouro para os sindicalistas. Batalhou e conseguiu grande penetração na PREVI, na PETROS e na FUNCEF.  Parece que no princípio tinha foco nos participantes, depois para o poder.

Sem ele o líder dessa ala passa para o deputado Berzoini, autor do projeto polêmico da 26, que estava um pouco escanteado.

Por enquanto é isso, amanhã voltaremos aos assuntos miúdos do nosso dia a dia.


6 comentários:

WILSON LUIZ disse...

Caro Dr. Medeiros
Infelizmente, o nosso bravo ministro Celso de Mello tornou-se refém de declaração que fez, lá no início do julgamento, em que admitiu ser favorável aos embargos infringentes. Espero que tenha ele a grandeza de analisar a importância histórica de seu voto, e tenha a coragem de rever sua posição. Sua decisão pode representar a diferença entre a restauração do prestígio da justiça, ou sua total desmoralização. Ele pode rever sua posição, pois o assunto é muito controverso, tanto que a decisão está empatada em 5 a 5, só estão favoráveis aos embargos os ministros petistas.
Vi, no blog do Josias de Souza(recomendo, para quem se interessa por política), uma charge muito emblemática: o ministro Celso está pronto para dar seu voto, em uma das mãos tem o solene martelo que os juízes batem quando proferem sua sentença, e na outra mão, tem um martelo de plástico, daqueles que buzinam, usado em festas de crianças e pelos palhaços. Qual deles será batido, quarta-feira?

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O Ministro Celso é um constitucionalista.

Pecam aqueles que querem um julgamento direcionado para a plateia.

Admitir Embargos Infringentes não é admitir a impunidade.

Afinal o Tribunal está dividido.

Não se imiscuir em assuntos Não terminados é garantia de maturidade.

Quem viverá.

Anônimo disse...

Sr. Revoltado com Governo

Assim como Tofoli, Lewandowski e Celso de Melo votam com o PT.
Deveria ser proibido alguem sair por qualquer motivo e ou se aposentar durante o processo até finalizar, mesmo que a aposentadoria se da durante o processo. Foi orquestrado o inicio do julgamento para que durante o processo 409 ocorreria as aposentadorias, e a insistencia para Tofoli entrar no processo 409 em vista que nem poderia pois foi advogado do PT e trabalhou com Dirceu e voces acreditam que foi coincidencia ? Acreditem que o empate em 5x5 não foi coincidencia. Foi proposital para haver o desempate a favor do PT. Uma vergonha. Se isto esta acontecendo e porque o povo quis votou na continuidade deste governo, então não temos o que reclamar.O povo brasileiro ja tem no DNA a fator corrupção que e facilmente se vende por programas sociais de todo tipo, isto e o PT.
Como um deputado pode ser absolvido preso por corrupcão ? Me explique , o Brasil é sério ? ora bolas vou parar por aqui...

Anônimo disse...

Ao comentario acima das 17.13

Celso de mello não e refem de declaração, ele volta com o PT.
Talves o unico se salve é Joaquim Barbosa.

fernando disse...

Se passar os embargos infringentes, poderemos começar a lutar/reaver nosso plano de carreira extinto em 97, nosso anuenio, o fim da Parcela PREVI, a cesta alimentação para aposentados e pensionistas, o BB vai devolver o superavit a que nos pertence? JUSTIÇA É PARA TODOS, independente do cargo que ocupa.

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Vamos entrar com embargos infringentes sobre a votação da aceitação dos embargos infringentes, visto que temos 5 votos.
O Brasil é o país da piada pronta, como diz o Simão (Folha S.Paulo).