A NOVEMBRADA ARRASOU (2)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Como eu fui um simples apoiador da novembrada, deixei para os verdadeiros organizadores do evento, Ary Zanella, Leopoldina Correa e Eliana Meneghetti, fazer primeiramente o seu relato.  Desta vez o blog do Medeiros não se prontificou a ser o primeiro a noticiar. Em respeito aos idealizadores da manifestação.

Em primeiro lugar desejo agradecer e homenagear a todos os membros da comissão da novembrada, que trabalharam intensamente para o sucesso do evento:  Ary Zanella, Leopoldina Correa, Jane Torres de Mello, pela ANAPLAB, Eliana Meneghetty, do blog Olhar de Coruja, Neusa Vegini, consultora jurídica, Genésio Vegini, presidente da AFABB-SC.  Tive muita satisfação de fazer parte dessa comissão, como presidente da AFABB-RS e do blog do Medeiros, e muita honra por ter sido designado pela presidente Isa Musa Noronha como representante da FAABB. Meu papel era o de incentivador da novembrada e procurei desempenha-lo da melhor maneira possível através do blog e de telefonemas.


Em segundo lugar desejo agradecer a todos aqueles que compareceram ao Mourisco para protestar e demonstrar sua inconformidade com os rumos da Previ. Não foram os trezentos esperados e que se inscreveram. Mas foram cento e cinquenta, um número histórico em se tratando de manifestação de aposentados e pensionistas. Além disso foi um pessoal participativo, com faixas e cartazes, animado, vindo de vários pontos do país, alguns dali do Rio, gritando A PREVI É NOSSA, muita gente bonita e representativa, que exercem cargos importantes em entidades do funcionalismo, que não se importava com a chuva que não parava de cair, confraternizando, me acolhendo com carinho.  Dava gosto de ver. Só faltou o bumbo e a cuíca. Eu levei o tamborim.Obrigado, gente.

Em terceiro lugar desejo mencionar que não houveram os distúrbios que alguns previam, não houve quebra quebra, não aconteceu baderna, tudo transcorreu na santa paz.  Alguns incidentes, fruto de divergência de opiniões, considerei como fazendo parte do processo, embora alguns excessos. Sempre há os que discordam, os que criticam, os que querem se aproveitar do momento para aparecer. Alguns são até de carteirinha, pois tiveram longa vivência sindical e agora estão aposentados. A principal discordância é de que alguns queriam subir junto para questionar a diretoria da Previ. Porém não foi assim que foi costurado o encontro. A diretoria aguardava numa sala apenas a comissão já anunciada previamente pela Leopoldina. Daí os contratempos.  Desculpem a minha opinião sincera, mas achei até bom o diretor Marcel Barros sentir o clima pesado dos protestos.

Em quarto lugar desejo expressar que, em meu entendimento, A NOVEMBRADA ARRASOU, saiu ainda melhor do que a encomenda. Foi, de fato, um acontecimento histórico, vibrante e emocionante. Espero que o Schuster tenha filmado, ele estava com problema de som na filmadora, mas a caminhada dos manifestantes, de camiseta branca, cabelos brancos, semblantes cívicos, caminhando pelo pátio do Mourisco, cantando o hino nacional, foi verdadeiramente de arrepiar.

Só esse espetáculo, colega, já valeu a novembrada.  Mas tem mais. Amanhã vou contar da reunião com a diretoria da Previ.  Hoje o espaço acabou e tenho muito trabalho me esperando.  Não se levante da cadeira, nem deixe de acompanhar o meu blog. Aguarde a sequência, com uma única certeza:

A NOVEMBRADA ARRASOU.  Temos muito que celebrar. Vamos que vamos.

33 comentários:

Anônimo disse...

Eu amo esse blog. Deus que me perdoe e meu marido também, mas eu adoro o dr. Medeiros. Bonitão e classudo, que categoria no que escreve, bonito, lindo. Também fiquei toda arrepiada quando ele falou da turma toda caminhando e cantando o hino nacional. Ai Meu Deus ! Parabéns. Vou aguardar ansiosa o texto de amanhã, sei que a novembrada arrasou. Obrigado a todos voces porque também sei que lutaram por uma causa justa.

Anônimo disse...

Parabéns a todos os que participaram e aos organizadores. Gostei do jeito como você se expressou, Medeiros. Temos que ser civilizados, mas duros também na hora certa. Sou seu profundo admirador. Certamente já ganhou o céu.

Anônimo disse...

Caríssimas,

Eu estava lá e tirei uma foto com o dr. Medeiros. Babem de inveja. E´ tudo e mais um pouco. Estamos em ótimas mãos. Obrigado aos organizadores. Valeu o protesto. Inesquecível.

Anônimo disse...

Parabéns a todos. Foi um grande lance, que lance - como diria um locutor esportivo.

Anônimo disse...

Valeu, vamos que vamos.

Anônimo disse...

Saiu no site da Previ a notícia sobre a novembrada. MAtéria insossa e mentirosa. Falou que tinha 100 manifestantes e a notícia do encontro com a comissão não diz nada. O que você acha dr. Medeiros.

Medeiros disse...

Caro colega,

Acho que, mais uma vez, a comunicação da Previ foi muito infeliz e procurou distorcer a realidade. A discrepância do número de 100 para 150 nos deixa realmente preocupados com a contabilidade de nosso fundo. Até a Band contou melhor. Aguarde minha postagem de amanhã, onde vou contar a minha versão da reunião.

Goulart disse...

Caro Dr. Medeiros e colega aposentado, fico muito agradecido pelo seu desprendimento e incentivo, desde o tempo do peladaço, onde foram mais ou menos uns treze colegas aposentados. Não pude ir mesmo, mas torci e orei para que tudo desse certo. Graças a Deus e os bons fuidos da cada companheiro, o objetivo foi atingido e a manifestação foi coroada de exito. Muito obrigado aos colegas guerreiros, Ary Zanella, Medeiros, Leopoldina e todos os outros, que foram muitos, a nos representar, aposentados. Aqui aposentado de Cambé-PR, e torcendo que deste dialogo, surjam boas e possíveis novidades.

Anônimo disse...

Dá-lhe Medeirão, cabra da peste, produto de Caicó e de Uruguaiana não se mixa por pouca coisa. Estou aguardando a réplica. Dá-lhe de rebenque .

sergio luiz romagnoli machado disse...

A Nós que lá não estivemos, só nos resta um ato de reconhecimento, de agradecimento, de muitíssimo obrigado. E pra quem acredita, que DEUS os recompense de alguma forma !!!

Jair Mário Bork disse...

Parabéns, Dr. Medeiros. Todos nós devemos ser agradecidos pelo teu empenho. Você é o cara. Para seres perfeito, só falta seres corinthiano.

Anônimo disse...

Mederão Cabra Brigador,

Por que o Dan, Marcel e Cia tão tudo com uma baita olheira? Falta de dinheiro pros remédios? Sem dormir por causa do fim do BET?
Ou são aloprados fazendo MENAS maracutaia?

Anônimo disse...

A manifestação foi muito boa mas seria muito melhor se houvesse a união de todos que mais tem se destacado.Faltaram Isa, Cecília, Rossi e Carvalho.

Anônimo disse...

O sr falou sobre o que aconteceu na manifestação, um pouco creio, mas não apresentou o que foi debatido na mesa, o que o Conrado falou, o Marcel, o Janela(por que ele ficou na ponta da mesa quando deveria estar cara a cara com o Marcel?), a d. Cecilia Garcez estava presente, o que foi reinvindicado e o oferecido ou negado?. Ou será que sua alma estava em outro lugar e não sabe o que se passou? Seja objetivo, dr., não fique com nhem nhem nhem e fale sobre o que realmente nos interessa.

Anônimo disse...

No site manifestação da PREVI.
O mesmo de sempre.
Bordões repetidos. Parecem papagaios. Respeitar a lei. E o teto ???
Pela nota divulgada, não estão dando a mínima importância às reclamações. Por incapacidade administrativa ou por subserviência total ao patrocinador.
Como as administrações anteriores, agem como superiores a todos, como se nota pelas posturas. Julgamento preconceituoso? Talvez, mas, parece que não têm o necessário preparo para administrar. O patrocinador na verdade é quem dita as ações.
Numa boa "negociação", não se revela logo de início o negociador.
Na nota da Previ, há uma frase atribuída a um dos representantes do encontro, que foi usada pela Previ, como aprovação à sua conduta. "Muito obrigado por nos atender. Fico emocionado e tranquilo porque não esperava essa boa recepção".
É a historia da cadeira mais alta para o "chefe" e a mais baixa para o "funcionário".
Sem querer criticar, apenas opinando.

Anônimo disse...

É, meu corajoso e zeloso Medeiros, parece-me que esta gestão da Previ, quando publica aquela nota no site, não dá realmente o devido respeito e importância a novembrada como deveria dar.
Desculpe a franqueza, mas não vejo estes gestores colocando em pratica aquilo que fomos pedir e protestar no Rio.
Por outro lado, se ELES verdadeiramente continuarem indiferentes, mesmo com nosso ato de protesto, da próxima vez, estas centenas poderão ser milhares e não sei qual sera o limite da paciência de aposentados desrespeitados com falsas promessas nunca cumpridas de fato, somente na base da PRESSAO.
Se cair o BET então...

Viana

Medeiros disse...

Colega anônimo ansioso e irado,

Quem sabe você toma um Valium, se acalma, e aguarda até amanhã ? Eu vou no meu rítmo e não no seu .

Anônimo disse...

Vamo Medeiros, relata logo...

Anônimo disse...

Pela nota da Previ também não senti nenhuma intenção em atender as propostas.Alguns colegas estão querendo mais agressividade o que é lamentável mas talvez seja a única forma para impor respeito aos aposentados.

Anônimo disse...

..parabens a todos e obrigado.DR Medeiros,se puder,um esclarecimento.estah na internet:fundos de pensao podem perder 40 bi se o julgamento do stf for favoravel aos poupadores.Nao entendi! Nos roubam e mais essa.............

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, você é o cara!!!

Um dos jornalistas mais conhecidos da mídia e ferrenho crítico das mazelas do PT é o jornalista Reinaldo Azevedo da revista Veja(há pouco tempo deu entrevista na Forbes.

Acredito que uma nota dele sobre o que está acontecendo na Previ, inclusive o descumprimento do Teto e os altos salários, seria interessante

Anônimo disse...

Caro Medeiros, um sucesso a novembrada. Estive lá pude constatar tudo que vc já disse, e principalmente, para mim, o fato de ter tido chance de conhece-lo pessoalmente e poder agradecer sua luta incessante pelos aposentados.

Obrigado,

Paulo Carnevale Rogerio

Anônimo disse...

Anônimo das 14;29,boa tarde.É assim :funcionário que saiu do banco pelo pdv,os que pediram para sair,os,lamentavelmente, demitidos receberam o dinheiro que tinha no fundo previ com um índice de correção menor.Agora ,esse indice será maior, aumentando, assim o dinheiro que tinham na preve.Receberá,então , essa diferença.Estou torcendo para que eles recebam essa diferença.Edmílson em Januária mg.

Anônimo disse...

lculado pelo Ministério da Fazenda em R$ 149,9 bilhões, caso o STF decida pela correção a maior das cadernetas de poupança.

Assim como as instituições financeiras, os fundos de pensão também utilizaram os mesmos índices para fazer a correção dos planos de previdência no caso dos resgates dos valores pelos participantes. Esses resgates foram muito comuns, na década de 1990, com os programas de demissão voluntária (PDVs) em bancos públicos e em estatais. No caso dos bancos públicos, houve PDV tanto em instituições federais quanto em bancos estaduais privatizados. No caso das empresas estatais, as demissões ainda atingiram companhias que foram adquiridas pelo setor privado, como as telefônicas.

Ao deixar esses bancos e empresas, a maioria dos participantes abandonou também os planos de previdência e pediu o resgate dos valores com a correção pelos índices que vigoravam antes da edição de cada plano econômico. Como esses índices eram maiores do que os que foram determinados pelo governo, essa disputa foi parar na Justiça.

Assim como os bancos, os fundos de pensão perderam a grande maioria dessas ações. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) chegou, inclusive, a editar súmula dando o direito aos ex-participantes de planos de previdência a obter a correção plena, por índice que recomponha a efetiva desvalorização da moeda . É a Súmula nº 289, de 28 de abril de 2004. Com ela, a regra na Justiça passou a ser dar a correção a maior dos valores aportados nos fundos de pensão aos participantes que pediam o resgate de seus planos de previdência.

Segundo a Abrapp, existem dezenas de milhares de ações sobre o assunto no Judiciário e elas serão decididas a partir do julgamento que o STF vai fazer sobre a possibilidade de os correntistas receberem correções monetárias a maior em suas poupanças. Como o tribunal vai julgar a questão com repercussão geral, a decisão será aplicada para mais de um milhão de ações apenas envolvendo bancos.

O assunto aqui discutido não se limita ao interesse das instituições financeiras, mas também atinge diretamente os interesses do Sistema Brasileiro de Previdência Complementar , afirmam os advogados Adacir Reis e Lara Corrêa Sabino Bresciani no memorial em defesa da Abrapp.

Um dos maiores problemas para os fundos é que, se o STF determinar a correção a maior para os ex-participantes que já fizeram os seus resgates, a conta vai ficar para os atuais. Nessa hipótese, o valor da contribuição dos atuais participantes dos fundos deve aumentar, inclusive para aqueles que já estão aposentados. Isso porque, uma vez determinada pelo STF, a correção dos índices dos planos econômicos vai fazer com que grandes fundos de pensão, como o dos funcionários e pensionistas da Caixa Econômica Federal (Funcef) e do BANCO DO BRASIL (PREVI), tenham que restituir valores a maior para ex-participantes. Sem a devida provisão para tais pagamentos, a saída para financiar essa conta pode ser a de aumentar a cota de contribuição dos participantes atuais.

Se ex-participantes sacarem valores superiores (os chamados expurgos inflacionários ) aos previstos no contrato, os que permaneceram no plano, juntamente com o patrocinador, terão que cobrir a diferença, já que não houve custeio para tanto , diz o memorial da Abrapp.

A entidade estuda se vai apresentar a sua tese perante os ministros, na fase de defesas orais, ou se deixará a tarefa para o Banco Central. O julgamento vai começar às 14 horas e o dia que deve ser dedicado à apresentação da defesa dos bancos e dos poupadores.
Edmílson na cidade de Januáaria mg.

Anônimo disse...

Boa tarde, Dr.Medeiros.É lamentável.No Rio-rj,há mais de 2000 aposentados da previ,sem falar nos ativos.É por isso que a previ nos humilhar dizendo uns 100. Ná hora de votar,não votam.Casa dividida,não vai para a frente.Aí a Previ deita e rola.Eu estou há mais de 1200km de ônibus.Não há avião,são dois ônibus.Dr.Medeiros,se o sr.tiver endereço de seu escritório em porto alegre-rs,fineza me fornecer.Pela 3 vez,estarei em porto alegre de 24 a 1 de janeiro próximo,se Deus quiserSempre fico no hotel Catedral,na Fernando Monteiro,perto do supermercado e queria conchecê-lo.edmílson em januaria mg.

Anônimo disse...

Pessoal,

Do jeito que a Bolsa está caindo.
Olhem as ações da Petrobrás e da Vale.
Acho que se continuarmos a receber o benefício já está bom.

Dr. Medeiros, o que está acontecendo com a Bolsa ?

Abraços a todos

Elenita Brandão disse...

Sr. Medeiros,
Eu estive lá na novembrada junto com minha irmã que tb é aposentada da Previ. Sou daqui do Rio. Espero que a carta que os senhores entregaram tenha algum resultado positivo para todos nós. Vamos aguardar o que a Previ irá fazer. Vi que tinha muita gente de fora. Obrigada por tentar fazer esta união. A união faz a força.

Anônimo disse...

Só 150 pessoas!
O que os mais de 2000 aposentados do RJ ficaram fazendo num dia chuvoso? DORMINDO ...?
Será que não tem conhecimento do perigo que estamos correndo?
DURMAM AGORA PRA TEREM PESADELO AMANHÃ ! ! !

Anônimo disse...

e agora?


Como a PREVI pode manter o BET coma bolsa a 51.573 pontos????

Alguém pode explicar isso?


Socorrooooooo!!!!!!

Anônimo disse...

Boa tarde Dr.Medeiros,

Afinal de contas a Cecília Garcez apareceu na novembrada? Não fui por problemas financeiros.O senhor e o Prof.Zanela são meus idolos por defender a nossa causa tão bem.Pena que os aposentados residentes na cidade maravilhosa deixaram de comparecer à manifestação.Se houvesse um número expressivo de participantes, a PREVI tremeria na base.Infelismente não há união entre nós.Como diz o ditado: a união faz a força.
Lourival

Anônimo disse...

O BET como o próprio nome diz é
T E M P O R Á R I O.
Foi bom enquanto durou. Isso é só a ponta do iceberg.
O que temos que lutar é contra esse pessoal que só colocou o pé no BB, não suaram, não passaram nervoso, não vestiram a camisa por 30 anos ou mais, e já querem se aposentar com altos salários. Desse jeito nossa PREVI vai virar um saco vazio!

Anônimo disse...

Quem tiver dinheiro entre na bolsa. Vai subir muito até dezembro. Quem viver verá.

Anônimo disse...

A bolsa está caindo. Lei de mercado.