O MELHOR PRESIDENTE DO BB

domingo, 3 de novembro de 2013

Cada um de nós tem um presidente do BB de sua predileção. Os mais populares são Karlos Rischbieter e Camilo Calazans.

Karlos Rischbieter foi presidente do BB de 1977 a 1979. Foi Ministro da Fazenda no Governo Figueiredo. Faleceu há poucos dias, em 17 de outubro,  com 85 anos, em Curitiba, no Paraná. Ele era nascido em Blumenau, SC.

Conheci o Rischbieter quando ele era o presidente do BADEP e eu vice presidente do BADESUL, ambos bancos de desenvolvimento estaduais, do Paraná e do Rio Grande do Sul.  Participamos de vários eventos juntos e ficamos muito amigos.

Quando ele foi para presidente da Caixa Econômica Federal se mudou para Brasília e fazia questão da minha visita quando, por motivo de trabalho, para cuidar de repasse de verbas do Banco Central, eu tinha que ir à capital do país.

Gostava de reuniões informais à noite, onde debatia tanto economia, quanto história e filosofia. Era um intelectual e tinha grande cultura. Ficou amigo de um primo meu que era o diretor de loterias da CEF, Claudio Medeiros, já falecido, em cuja residência, no lago Paranoá, gostava de se reunir com várias autoridades para trocar idéias. Foi um dos primeiros a me chamar de Medeiros, em vez de Bernardo, como até então eu era conhecido, popularizando como nome de guerra.

Tinha convicções firmes. Gostava de pessoas, valorizava o funcionalismo, e tinha preocupação com o desenvolvimento do Brasil. Afinal era funcionário de carreira do Badep e sentia na carne as aflições de uma carreira bancária, embora técnica, pois era formado em engenharia.

Quando presidiu o BB me chamou várias vezes para debater crédito rural e projetos de desenvolvimento.  Em determinado momento cismou que eu tinha que voltar para o BB, terminar com a cedência ao Badesul. Tinha que ser logo para aproveitar uma vaga que existia na ASJUR. Não adiantou eu argumentar, que não queria, pois ele, germânico de natureza, ia cuidar de tudo pessoalmente.  Só que teve que viajar para o exterior por alguns dias e aí a vaga foi preenchida... Ficou muito chateado. Eu nem tanto ...  Para compensar me convidou para ser adjunto da COJUR. Mas como era em Brasília eu não aceitei.  Ele ficou ainda mais chateado. Queria que eu fizesse parte de sua equipe. Sempre fui muito grato a ele pela maneira como me considerava. Bons tempos... O BB ia de vento em popa e o funcionalismo, com suas carreiras estruturadas, bem remuneradas e bem equilibradas, sem tetos absurdos, tinha orgulho da instituição e de seu presidente.

O Rischbieter tinha um enorme carinho pelo Banco do Brasil e grande admiração pelo seu funcionalismo.  Estava sempre disposto a atender demandas e equacionar problemas.  Um sujeito especial e um cidadão exemplar.  Detestava corrupção e desonestos. Vai fazer falta.

Para mim foi o melhor presidente que o Banco do Brasil já teve.

Escrevo essas linhas com grande emoção e muita dificuldade pela lembrança que sua extraordinária pessoa me traz.


39 comentários:

Anônimo disse...

É Dr. Medeiros, exatamente isto. Foi o tempo em que me senti orgulhoso de trabalhar no Banco do Brasil e achar ruim ser sexta-feira. Aliás, o único tempo de minha vida que achava ruim ter que esperar voltar a segunda-feira para trabalhar na CREGE.Época que me casei. Ganhava razoavelmente,bem e quase era o rei de minha cidade.Perguntavam para minha falecida sogra: com quem sua filha vai se casar? Ah com um FUNCIONÁRIO DO BANCO DO BRASIL. Tinha orgulho de ser bancário. E hoje? A sogra manda a filha arrumar outro noivo!!!
Saudades daquele tempo e hoje lutas para sobreviver com minha minguada aposentadoria da Previ. Nunca fiz tanta conta em minha vida, de somar e subtrair para fazer espichar o dinheiro. O teclado da calculadora está quase furando.

Mineiro do interior.

Cláudio Roberto Almeida disse...


Dr.

O Dr. me fez lembrar do Alcyr Calliari, que restabeleceu os interstícios na carreira, valorizando os funcionários. Ele, por sua vez, funcionário de carreira e presidente do BB.

O Dr. me fez lembrar de uma palavra pouco usada ultimamente: lealdade.

Abraços.

Felipe Osório da Silveira disse...

Grande Alcir Calliari.

Pai, Adayr e Caliari, em Brasília.

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1001703_336806109787667_1026424080_n.jpg

Mozart Braga disse...

O colega Cláudio Roberto lembrou muito bem.
Jamais poderemos esquecer o coestaduano ALCIR CALIARI.
Para quem não lembra ou nem sabe, graças a ele recuperamos, em 1992 ou 93, a dignidade da nossa carreira e, principalmente, o retorno do nosso consagrado PCS (na época válído para ativos e aposentados - diferencial de 12% por letra)) que tinham sido tremendamente achatado no governo Collor.
Portanto: lealdade, gratidão e reconhecimento para o CALIARI e, também para o Presidente Itamar Franco, que o nomou para o BB.

Anônimo disse...

Tenho certeza que o Presidente merecidamente homenageado iria para porta da Previ se soubesse as injustiças que estamos sofrendo. Principalmente as pensionistas

Medeiros disse...

A audiência pública do Senado foi transmitida pela TV. Isa Musa se saiu muito bem. Falou pouco mas falou o que precisava. Parabéns.

A nota feia foi a ausência do presidente da PREVI. Dan Conrado, que não mandou sequer representante, desdenhando a convocação do Senado.

Acho que ficou com medo de se encontrar com a Isa Musa pois ela havia dito na rede que iria cobrar dele a reunião na PREVI com a FAABB, para tratar da suspensão do \BET.

Que papel feio, Dan Conrado !

Rubem Tiné disse...

Assumi no BB, em julho de 1976 e saí em abril de 2004 e também considero-o o melhor presidente que tivemos.

Anônimo disse...

Também achei que a Isa foi ótima.O tema foi muito bem colocado pois o que está ocorrendo com os fundos de pensão fere a dignidade da pessoa humana.Achei importante o Senador Paim ter falado sobre a insegurança dos novos participantes e a Graziela Baggio (Aerus) ter comentado que ninguém está confiando na Previdência Complementar pois é uma cilada pois não há cumprimento dos contratos. Papel feio, como disse o Dr.Medeiros, fez o Dan Conrado.Ficou a péssima impressão de quem deve teme.

Anônimo disse...

Deixa-me admirado o desrespeito ao poder legislativo demonstrado por essa figuras que mandam no bb. Mas,também, os membros desse poder não se dão ao respeito. Teriam que chamar esses dirigentes e enquadra-los.

fernando disse...

CALAZANS. Na nossa primeira grande greve , acho em 86, ele deu um aumento quase o que nós pedimos, e aumentou,lembro nesta greve , os comissionados. Grande Calazans, o BB era mais independente do Governo ou ao contrário,o BANCO era social, para o povo, só sei que ele batia o martelo. Já , RISCHBIETER, foi outro grande Presidente. Ah e quem lembra de outros presidentes recentes ? Acho que fica nos tres citados.

Anônimo disse...

Presidente legal é Bendine,só ficou com 50% do superavit.Conta sua história BB, por que a nossa ,aposentado da previ,virou uma história de carochinha.

Anônimo disse...

Lamentável o papelão do sr Dan Conrado, além de não ter a menor atenção com os donos da Previ (nós mesmos), ainda desrespeitou convite do Senado - a casa do povo - omitindo-se vergonhosamente de exercer as funções a ele delegadas. Infelizmente a nossa Previ está entregue a um BUFÃO subserviente ao BB/Governo e aos ditames da companheirada que assola este País. TÁ TUDO DOMINADO. ILTON GOMES - NATAL-RN.

Anônimo disse...

Para quem não teve a oportunidade de acompanhar, segue o link com o vídeo da 1ª fala da Isa Musa na audiência pública no Senado:

http://www.senado.gov.br/noticias/tv/default.asp?IND_ACESSO=S&cod_midia=299227&cod_video=298326

Anônimo disse...

O Dan Conrado desde que passou pela super da paraiba é desse jeito, desdenha todo mundo, age como se os outros fossem lixos, aqui na Paraiba pintou e bordou, colocou pessoas na super pelo simples fato de terem acesso a midia, ou seja, pessoas que eram bem relacionadas com os jornais, para pode se utilizar delas.

Anônimo disse...

Covardia no minimo! Que papel feio, Dan Conrado ! Pergunto novamente: E as promessas feitas e não cumpridas?

Anônimo disse...

Dr Medeiros, e impressão minha ou o Sr não esta muito animado.
Desde sua volta das férias não sinto muita firmeza, poucos comentários....
O sr. esta sabendo de alguma coisa?

Medeiros disse...

Sobre o entusiasmo...Eu estou com um sério problema no notebook que me deixa extremamente chateado. Vírus, cavalos de troia, as letras pulam e desaparecem...Ontem entreguei o note para o técnico revisar e me trazer consertado na quarta feira. Vamos ver. Essa a causa da ausência dos meus comentários.

Anônimo disse...

Medeiros,

Em Brasilia, o sr.esteve com diretores do BB?

Dá pra sentir que o nosso Medeirão não gostou nada do que ouviu na sede do BB!!!!

Solta o verbo velho mestre!!

Anônimo disse...

Ilustríssimo Dr. MEDEIROS:

Anônimo disse...

Ilustríssimo Dr. MEDEIROS:

— URGENTE — — URGENTE —
(Por favor, solicito ampla divulgação, para que demais funcionários fiquem sabedores)

"In memoriam" de Dr. KARLOS RISCHBIETER, que realmente foi um dos grandes no nosso mundo, vou deixar de tecer "merecidos elogios" ao BB e a PREVI.
Hoje, 05.11.2013, passei o "maior vexame" na POUPEX em João Pessoa - (PB), quando, mesmo preenchendo os pré-requisitos, NÃO CONSEGUI RENOVAR O EMPRÉSTIMO SIMPLES, pois apesar de no contracheque figurar MARGEM CONSIGNÁVEL SUFICIENTE, a funcionária atendente da POUPEX, me informou que a PREVI, em MAIS UMA PUNHALADA PELAS COSTAS, em 01.11.2013, TINHA MUDADO OS NORMATIVOS/PARÂMETROS, ISTO É, TERIA DE SER DIMINUÍDO TODOS OS EMPRÉSTIMOS e OUTROS COMPROMISSOS ONEROSOS E A FOLHA DE PAGAMENTO TERIA DE SER ENQUADRADA EM 30% (trinta por cento). Resumindo, sou daqueles que tem consignações no salário de até 74%(setenta e quatro por cento), mas nunca pensei em ingressar no Judiciário ou tive alguma consignação devolvida, em mais de 20 (vinte) anos. Só Deus sabe o que poderá nos advir de agora em diante, pois pelos novos parâmetros, nem COOPERFORTE, POUPEX, ALFACASH, CREDISCOOP e a própria PREVI poderão ser mais renovados. Como não tenho medo mais nem da morte (já tive muitíssimo), quanto mais de represálias da PREVI, nem do BB, ainda mais que não devo mais nada (nem favores), segue abaixo quem sou.

RENATO AUGUSTO PEREIRA SILVA - João Pessoa - (PB), 05 de novembro de 2013 - matrícula: 8.531.900-7

Anônimo disse...

O pior presidente do BB deve ter sido Lafayete Coutinho, na era Collor, embora nessa gestão abriu uma seleção para analistas dos antigos CEDIPs e eu consegui entrar para a área tecnológica.

Moral da história: do limão se faz a limonada.

Trazendo para o nosso contexto: se manter ou tentar voltar para a ativa é importante, se a pessoa tem condições. Não dá pra contar apenas com a PREVI.

Anônimo disse...

Por que o site da Previ esta indisponível há dias?

Anônimo disse...

Sr RENATO AUGUSTO PEREIRA SILVA - João Pessoa -vamos todos como represalia se a PREVI não aumentar o prazo e nem o valor do ES entrar na justiça e pagarmos do total 30% do que devemos. Isso é uma vergonha.

Jair Bork disse...

Sr. anônimo das 16:51. Deves estar com problemas em teu computador. O site da PREVI tem funcionado perfeitamente nos últimos dias. Acabei de acessá-lo, sem problemas.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...

Trecho de notícia de hoje, 06.11.13, publicada no site da Anapar. A totalidade da matéria poderá ser encontrada no link http://www.anapar.com.br/noticias.php?id=26131
“...O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que tem a competência para formular e mudar a regulamentação dos fundos de pensão e que reúne representantes do governo federal, dos fundos de pensão, dos patrocinadores e dos participantes dos planos, reuniu-se na segunda-feira e aprovou que o prazo para o equacionamento de déficits, atualmente de um ano, seja aumentado para até três anos”.

Jorge Teixeira - Araruama (RJ) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Renovei hoje emprestimo na Cooperforte de São Paulo, sem problemas e bem acima dos meus 30% da Folha de Pagamento.

Anônimo disse...

A cada ano que passa mestre Medeiros a Previ se supera em anunciar ou falar do ES.
Somente isto tenho a dizer.

Daniel Pereira

Felipe Osório da Silveira disse...

PREVI, depois dessa revisão vi que ta dificel faze algo.

Anônimo disse...

Caro Mestre MEDEIROS:-


Aonde anda todo o pessoal que ainda não comentou o aumento do EMPRÉSTIMO SIMPLES de R$ 120.000,00 para R$ 130.,000,00? Já está no "site" da PREVI, com data de hoje (06.11.2013).

CARLOS ANDRÉ DA SILVA - Recife - (PE), 06/novembro/2013

Anônimo disse...

Sairam as novas sobre o ES.
O FQPM pra os mais idosos vai aumentar, um pouquinho, mas, vai.

Anônimo disse...

Saiu o ES emprestimo simples de 10.000,00 que estará disponível apartir de amanhã dia 07/11/13

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O silencio de seus contatos na Previ procede doutor?

Estamos com saudades de sua bola de cristal e BINGO!!!

O sr. nos acostumou muito mal!!

Brincadeira a parte, mas, o que seria de nós sem o seu BLOG!!

Um abraço!!
Guimarães

Ademar disse...

Já saiu o novo limite e regras do Emprestimo Simples. Disponivel no site da Previ

Anônimo disse...

NOSSA SENHORA ESSE SR MARCEL NÃO VAI PODER SER VISTO POR MUITA GENTE, EU PELO MENOS NUNCA MAIS QUERO OUVIR O SEU NOME.NUNCA FOMOS TÃO JUDIADOS COMO ESTAMOS SENDO, NÃO ACHA DR MEDEIROS? E AS COITADAS DAS PENSIONISTAS SE ACABAREM COM ESSE BET? VAMOS PARA A PORTA DA PREVI SIM E LEVAREMOS AMIGOS E PARENTES.

Anônimo disse...

Saiu mais uma vez o FIASCOO
do ES, esta chapa e estes gestores não vao deixar nenhuma saudade. Mais gestores que deram um estelionato eleitoral nos participantes. Já vao tarde !!
Aproveitem e mamen na teta enquanto podem !!!

Daniel Pereira

Anônimo disse...

A Vale registrou lucro líquido de R$ 7,949 bilhões no terceiro trimestre deste ano. O valor é 139% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando a mineradora obteve R$ 3,321 bilhões. Já em relação ao segundo trimestre deste ano, quando teve ganhos de R$ 832 milhões, a alta foi de 855%. O resultado veio acima da expectativa do mercado, que projeta lucro líquido de R$ 7 bilhões.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Eu quero é um reajuste decente.

Sem subterfúgios estatísticos efetuados pelo Governo Federal.

Alguns, poucos, só falam em ES.

ES não enche panela. Ahhh!

Nem parece que trabalharam em um Banco.

E, se trabalharam, não aprenderam
nada (com raríssimas exceções).

E não aprenderam nem a reivindicar.

Façam as suas reivindicações ao site da Previ. Ali é o Forum.

O Dr. Medeiros tem um grande coração, é corajoso. Porém, o poder de decisão está em outro lado.

Mandem os emails para a PREVI, todos.

Mandem os emails para a PREVI, com a cópia para o site do Dr. Medeiros.

Obrigado Dr. Medeiros, por publicar, direcionar e informar a esse pequeno mundo de idosos inocentes.

james


edsomn Rio RJ disse...

Quando o Sr. Karlos Rischbieter estava Presidente do BB eu tinha pouco tempo de BB e os anos se passaram hoje sou um aposentado.
Na minha modesta opinião o Sr. Karlos Rischbieter foi o melhor dos melhores Presidente que o BB já teve. Referente o momento que passamos com a Previ a impressão que tenho é que quanto mais dividas melhor para os gestores, porque não vejo interesse desses srs. convocar os aposentados e pensionistas "seus representantes" para uma solução das pendencias e levando em conta que somos associados Plano Previ 1.