PREVI ESCLARECE SOBRE O BET (SIC)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Está fervendo o caldeirão.  A água na fervura lançada pela diretoria da Previ na nota explicativa liberada em seu site, no dia 20, está fazendo efeito contrário.

Como podem comprovar , a postagem do meu blog sobre o assunto já teve mais de 60 comentários, marca que há muito não acontecia. E a visualização do blog alcançou a marca inédita diária de vinte mil acessos (20.000), com ocorrência não só em todo o país, como também em mais de trinta nações.
Além disso, dois jornais de grande circulação local me procuraram telefonicamente em busca de maiores detalhes.  E a adesão ao movimento do dia 25 na frente da Previ aumentou consideravelmente. Que coisa bárbara !


O que mais me chamou a atenção foi a elevação do nível de indignação. Alguns acomodados finalmente acordaram. Talvez não tanto pela suspensão do BET, mas pela forma como a PREVI vem conduzindo o assunto, procurando demonstrar ser uma cumpridora da lei no BET e no pagamento do benefício do Henrique Pizzolatto, mesmo que foragido da prisão.  Mas é complacente e relapsa no caso do teto dos benefícios.

João Rossi Neto escreveu um longo artigo a respeito e me encaminhou por email.  Como de costume faz ponderações bastante apropriadas.  Vou reproduzi-las, pois ele me autorizou, apenas em parte, pela escassez de espaço e de tempo. Talvez outro veículo ou blog consiga transmitir o inteiro teor. Vale a pena. Leiam abaixo os trechos que selecionei.

" O poder decisório no âmbito da Previ nas mãos do BB é um desastre terrível, uma vez que o Fundo vem desrespeitando até o órgão fiscalizador (PREVIC) por determinação do patrocinador BB.  Não cumpriu o prazo estipulado para implementar o Teto de Benefícios e nem fez a revisão das aposentadorias milionárias irregulares porque elas são, na maioria, de Diretores do BB. Essa consulta feita a AGU é uma manobra visível para ganhar tempo e enrolar a PREVIC. E se a AGU demorar anos para responder essa questão ou nem responder, como ficam as ordens da PREVIC...

"Pelo que se infere a Previ não sabe conviver com as opiniões contrárias e diz que os que se manifestam nas redes sociais sobre o BET e demais matérias ligadas à Caixa estão equivocados. Só que não vi afirmação no sentido de utilizar a Reserva de Contingência para melhoria de benefícios e, sim, propostas no sentido da Previc reduzir o percentual de 25% para 15% desta reserva, visto que a LC 109/2001 permite a flexibilização e se a mudança redundar em superávit contábil, o mesmo se transformará automaticamente em Reserva Especial e aí poderia ser utilizado em melhoria dos benefícios, já que uma utilização direta da Reserva de Contingência para melhoria de benefícios é que a LC 109/2001 realmente veda.

"Que estão querendo estabelecer uma negociação, isto não resta dúvida....... A Caixa tem por praxe divulgar os seus resultados somente após o final do primeiro trimestre de cada ano, especialmente quando os resultados são superavitários. Agora, são estranhos os posicionamentos açodados antes de dezembro e de conhecer os números do seu balanço patrimonial, o que quebra a prática rotineira. O certo é aguardar a definição contábil e com os números fechados, discutir as medidas que se fizerem necessárias e não ficar com alardes pessimistas, intempestivamente. Administrador consciente e responsável não pode agir por impulso ou achismo."

Amanhã vou ver se transcrevo algumas colocações que li na rede feitas por Isa Musa Noronha.

Todos no protesto do dia 25 de novembro.

A Novembrada vai firme.... Saiu a segunda nota oficial.

Não ponha água fria na fervura.  Ponha mais água no feijão e no mate, porque tamos chegando.

Avante.  Vamos que vamos .

28 comentários:

Anônimo disse...

Adivinhem quem foi visitar o Zé Genoino junto com outros pilantras. Sim, ele mesmo, o Zé Pimentel, o responsável pelo resolução 26. Quem tem um colega desses não precisa de ter inimigos.

Anônimo disse...

Medeiros

PISANDO EM OVOS.

Acredito que os funcis do FUTURO também estejam preocupados. Este
diretor parece que misturou um pouco, não e mesmo? Falta de tato.
Ou pura realidade?


abrs.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O seu blog, com certeza, é sucesso nacional e internacional. Além disso é monitorado pelo BB, Previ, Cassi, Previc, Abrapp, Anabb, AAFBB, AABB Lagoa, Satelite, AABB São Paulo. e outras mais que não tenho conhecimento.

Isso aumenta sua responsabilidade, mas sei que o doutor não é medroso.

Continue. Parabéns.

Medeiros disse...

ontem recebi alguns telefonemas pra lá de estranhos e tive cuidado com eles, poderiam não ser verdadeiros. Hoje tem que se pisar em ovos. Um deles era do New York Times, pode ?

Anônimo disse...

A cobra está começando a fumar, os pracinhas vão pro protesto.

Anônimo disse...

Não se intimide com ameaças nem com água na fervura. Estamos contigo. A novembrada já é sucesso, pois agitou a galera. Só isso já valeu.

Cariocada vamos levar os instrumentos . Vai dar samba no MOurisco, nem que seja o samba do crioulo doido em homenagem ao dia da raça negra.

Vamos que vamos, o dr. Medeiros é bom na cuíca.

Avamte, no compasso do samba.

Anônimo disse...

A Gauchada está se aprontando para tomar conta de novo do obelisco, quer dizer do mourisco. Chegou a rimar.

Nos vamos, tchê. bARBARIDADE.

Anônimo disse...

aVANÇA MSNGUEIRA SACODE A POEIRA DO CHÃO

E´ ISSO AÍ, SAI DA POLTRONA CUMPADRE.

Jair Mário Bork disse...

Todas as reivindicações na Novembrada são válidas, mas o principal mesmo deverá ser o cumprimento pela PREVI da determinação, ainda de agosto, da PREVIC, determinando o corte das super-aposentadorias dos 300, senão daqui a pouco não serão 300, mas 500, depois 1.000 e isso sim provocará uma sangria nos recursos da PREVI, colocando em risco nosso futuro.

Anônimo disse...

REPITO: Considerando-se o QI da alta administração e o baixo clero , a nota é o BODE NA SALA.
Acautelai-vos ! Vem troca-troca por aí !

Anônimo disse...

.acredito mesmo que o new york times iria adorar saber das mazelas de um dos maiores fundos de pensao do mundo.

Anônimo disse...

Estou me sentindo feliz com o andamento da NOVEMBRADA. Vamos que vamos! O movimento já é um sucesso sem precedentes! Bravos!!!

Cláudio Roberto Almeida disse...



Dr.


Parece que o consenso é em torno do pagamento do BET até dezembro de 2014. Como acordado em 2010.

Abraços.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

O problema de tudo o que está acontecendo é que trabalharam no limite da irresponsabilidade. Os atuais "sem teto" sabem de muitas irregularidades praticadas nas administrações de BB/Previ. Aí dizem: - Se abaixar o meu salário e me fizer devolver o que recebi a mais eu conto tudo que sei.
E devem ter tudo documentado. Por isso estão nessa sinuca de bico tentando acomodar os interesses. Veja só o exemplo do Pizzolato: Acham mesmo que naquela transação de 75 milhões (se é que foi só isso) com o Marcos Valério, ele não levou uma comissão? Em Brasília falam que nesses casos o mínimo é 10%. Tá se lixando pra salário da Previ. Arrumaram essa "fugida" dele porque o cara sabe demais dos podres que envolvem BB/Previ. A imprensa tenta desviar o foco do principal falando em salário de 30 mil. O que é isso comparado a roubo de bilhões?

Anônimo disse...

TUDO COMEÇOU NO PELADAÇO

Sua determinação, honradez, fizeram as soberbas AAFBB e ANABB finalmente escutarem o clamor dos aposentados e pensionistas massacrados pela Previ. As duas entidades já pensando nas eleições do ano que vem perceberam que seriam engolidas por seus associados e divulgaram nos seus sites a NOVEMBRADA muito a contra gosto.
Parabéns Dr. Medeiros.

VOCÊ É O CARA!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Medeiros


E AS REVISTAS SEMANAIS . ONDE ESTAO?


Abrs

Anônimo disse...

Quem diriam hem !

ANABB e AAFBB publicando nos seus sites notícias do movimento de segunda feira. Você, Ary, Leopoldina, tanta gente, estão de parabéns. Organizaram e aderiram na primeira hora. Acreditaram. E agora vem eles, os que não querem ficar de fora.

Só por isso a novembrada já é sucesso.

Anônimo disse...

No site da ANABB fala que a comissão vai ser recebida pelo próprio presidente Dan Conrado. Como é que eles sabem ? Quanta honra ! Mas adiantam que o presidente da Previ vai explicar porque o BET não vai sair. Ora ora, vão plantar batatas, como o senhor costuma dizer dr. Medeiros.

Anônimo disse...

Os jornais do mundo inteiro deveriam saber das falcatruas que a PREVI está fazendo com os aposentados.Quem sabe com a novembrada não vai aparecer os podres desses Diretores incompetentes.
Tem até pensionista passando fome enquanto esses Diretores estão no bem bom.
Viva a novembrada.
Lourival.

Anônimo disse...

O perigo é algum revoltado promover quebra quebra no prédio da PREVI.Se o Marcel aparecer na manifestação ele corre o risco de apanhar, pois prometeu e não cumpriu nada para os aposentados.Ele queria apenas voto para receber a polpuda remuneração de 40 mil reais.
Lourival

Anônimo disse...

Depois da NOVEMBRADA acho que deveríamos fundar uma nova associação nacional de aposentados e pensionistas para barrarmos as que aí estão e que não movem uma só palha para deter a famigerada PREVI do PT, do PSDB... ou de outro que vier!
Somos milhares e esses moços que dirigem o nosso rico e cobiçado fundo de pensão estão deitando e rolando sobre nós. A nota do BET foi uma tremenda burrice e sabe-se que o burburinho está correndo solto lá no Mourisco. Quem rir por último rir melhor!!! Pra cima deles.

Anônimo disse...

Estimado colega Medeiros, você com sua vasta experiência de vida já é um "Sargento York" então somente fico a imaginar se ELES lá na Previ, seja conselheiro, diretor ou o próprio Conrado vier com aquele cafezinho, conversinha fiada, tapinha nas costas e o famoso "vamos ver"...Tudo bem que temos infelizmente limites na nossa novembrada, mas no mínimo alguma resposta positiva aos nossos anseios tem que vir nesta bagagem do RIO.

Paz e bem

Viana

Medeiros disse...

Por favor, vamos nos concentrar na novembrada e vamos evitar por agora quaisquer animosidades entre nós, que é o que eles querem. O que está em jogo agora é todos contra os desacertos da PREVI. O que queremos é questionar e protestar contra os desmandos da Previ e não brigas entre nós.

Os infiltrados vão procurar criar confusão. Nós temos que ter discernimento e foco bem objetivo, senão vamos sair de lá só com a explicação fajuta do Dan Conrado.

Por favor. Não é hora de brigar mas de agregar. O Ary e a Leopoldina estão conduzindo firme o protesto, dentro do que pretenderam desde o início.

Anônimo disse...

Estão querendo nos castigar pelo in sucesso de Pizzolato, o pior é que tem mais para cair. Não vai adiantar nada...podem até ficarem sem pagar nossos benefícios, não vai mudar nada, quem está balançando, vai cair mesmo...

isamusa disse...

Acredito que toda entidade merece olhares atentos e nossas criticas e, às vezes, nosso reconhecimento. Eu pedi à AAFBB e a ANABB para que divulgassem a NOVEMBRADA, pois sei que, como grandes associações, a divulgação chegaria a um maior número de colegas. É inegável que a iniciativa das bravas guerreiras, Leopoldina Corrêa, Eliana Meneguetti, Neusa Vegini, Jane Drummond e dos companheiros Dr Medeiros e Ari Zanella, esse último pela ANAPLAB, atingiu boa repercussão e com toda a certeza será um sucesso. Sei que há muita gente torcendo contra, sei que existe até o risco de baderneiros tentar perturbar a boa ordem com que os organizadores pretendem conduzir a concentração, mas os cuidados foram tomados. A NOVEMBRADA está cercada dos requisitos de segurança policial e médico. Nossos colegas da coordenação não são tolos ou imprevidentes e quem lá chegar com o fito de tentar bagunçar o coreto será devidamente posto em seu lugar. Quanto a iniciativa de subir aos Gabinetes da PREVI para a entrega de um Manifesto já preparado, a Comissão escolhida pela Leopoldina já se entendeu com a diretoria que confirmou que a receberá. Aposentados e pensionistas que puderem e quiserem se juntar às portas da PREVI podem ter certeza de que o dia 25 de novembro de 2013 ficará para a história.

Anônimo disse...

A NOVEMBRADA está acontecendo pelo mais contemplo descaso da Previ com os seus associados, estamos clamando para sermos ouvidos há anos, e nada!
Precisamos chegar ao ponto de ir para a porta da Previ e gritar, OUÇAM-NOS!!!
Nossos idosos, merecíamos mais respeito, em qualquer outro país, isso não precisaria acontecer para se fazer cumprir os nossos direitos.
MUITO DESGOSTO NOS CAUSA ESSA PREVI.
Parabéns, DR Medeiros pela pessoa fantástica que o SR é.

Anônimo disse...

Desde s/posse a Diretoria atual da
Previ, para dizer o mínimo, tem sido inábil no trato c/os associa
dos.
Talvez pos falta de cultura/compe-tencia, preferiu a inacessibilida-de como estratégia p/adminstrar, lamentável e idiota atitude.
Mais cedo ou mais tarde, prestrão
conta.

Anônimo disse...

Alguem da região de Ribeirão PretoSp), vai na manifestação estou precisando de companhia.