VENCIMENTO DA FATURA

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Eu iniciei trabalhando no Banco do Brasil de Uruguaiana em abril de 1957, com 18 anos,  no setor de cobranças, considerado então o mais trabalhoso e mais incômodo.  Tinha que atender o balcão, receber os avisos de cobrança ou as faturas, que, quando vencidas, exigiam que eu fosse fazer os cálculos dos juros de mora nas máquinas FACIT, aquelas que a manivela ora ia pra frente ora pra trás.

Naquela época existia uma grande preocupação com pagar no vencimento, especialmente os títulos  descontados, por causa do risco do protesto. Mas a verdade é que existia bem clara a noção de atender os compromissos e as obrigações no dia certo.  A insolvência era zero ou quase zero.

Hoje é comum empurrar com a barriga o cumprimento das obrigações e deixar de lado as promessas feitas.


Será que a Previ vai responder hoje a notificação extra judicial que a comissão representativa entregou ao próprio presidente Dan Conrado, com prazo de dez dias úteis ? Vai honrar o vencimento da fatura na data certa ? Existem apostas correndo, a exemplo do que acontece na Inglaterra.  Há os que apostam que sim e os que apostam que não.  Os esperançosos e os céticos.  Onde você se coloca ?

Hoje o presidente Dan Conrado e toda a diretoria da Previ deve estar na Costa do Sauípe para o sorteio da tabela de jogos da Copa do Mundo.  Para esse evento - embora se afirme o contrário - foi construída a grande arena, que exigiu cerca de quatorze milhões de aportes da Previ,  investimento que se espera seja realmente rentável e produtivo depois que a Copa terminar.

Porém a dispendiosa Arena não serviu para o sorteio por causa do teto muito baixo que não comporta os equipamentos de TV. O que fazer ?  O Governo da Bahia entrou com seis milhões e construiu uma tenda só para o evento, a qual será desmanchada já no dia seguinte.  Pode ?  Quanto desperdício !

Sabe-se que na Africa do Sul os gastos com a Copa superaram em muito as receitas.  Os elefantes brancos estão lá abandonados e vazios.

Então, será que nossa resposta virá diretamente da Costa do Sauípe, embalada com os tambores da banda Olodum, da Bahia e o canto da Margareth Menezes e Alcione?

Aguardemos.  Eu já fiz a minha aposta.

52 comentários:

Cláudio Roberto Almeida disse...


Dr.

Não sei se teremos alguma resposta.

A notificação extrajudicial entregue à Diretoria da Previ, no caso, serve mais para dar conhecimento das reivindicações do que para cobrar alguma coisa.

Nenhuma das reivindicações feitas pode ser atendida pela Diretoria Executiva, senão modificações no ES. As demais dependem de concordância do Patrocinador ou de outros órgãos.

Ainda assim, me pergunto, a quem a Previ responderia?

Talvez uma mudança no ES, para amenizar o possível fim do BET, possa acontecer.

Sobre o fim do BET nem eles sabem.

Seja como for a Novembrada, por si só, já valeu.

Abraços

Cristina pensionista disse...

Olá Dr Medeiros

Eu também fiz a minha aposta. Estão todos em Costa do Sauípe ,não estão nem aí para nós. Não vão nem responder.

Anônimo disse...

Mederão Cabra Cobrador,

Cê trabalhou na RELIC? No meu tempo o setor de cobrança era chamado assim... Era uma novela destacar as vias de vencimento e grampear o joguinho com grampeadores elétricos.
Êta tempo bão!

Estou com saudades do BIBICA. Será que já desistiu da Chapa para a Previ? Ficou com medo do BABACA?

Carlos-Rio Pardo(RS) disse...

Eu aposto em alterações no ES,,,,e BET até abril/14....Abr a todos.

Carlos-Rio Pardo(RS) disse...

Dr.Medeiros- Uma pergunta: Foi a Previ que disse que a resposta viria em até 10 dias úteis, ou foi solicitação do pessoal da Novembrada? Abr

Anônimo disse...

Eu disse para comprar um banquinho e sentar.
Agora nem adianta mais o banquinho, não tem nada a esperar.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

A previ constroe "TETO ALTO", só para as diretorias (da própria e do BB)kkk...

Anônimo disse...

Mas que resposta no dia de hoje, estes gestores estão prestigiando o evento dos seus verdadeiros PATROÕES, há muito tempo deixaram de se importar conosco e toda a tenção DELES é para os interesses de terceiros, eu duvido que venha alguma resposta ate na semana que vem, no mínimo vai vir uma nota com esclarecimentos dos estatutos da Previ e já nos desejando um Feliz Natal, Ano Novo e ate mais Ver...E ELES vao TODOS para suas belas férias já deixando programado a suspensão do BET.
Infelizmente esta é a realidade, será que depois de todos estes anos de indiferença DELES ainda não caiu a nossa FICHA?
Aquele Banco e aquela saudosa Previ não existem mais.

Viana

Anônimo disse...

Um crime que precisa ser denunciado sobre a Costa do Sauipe.Governo baiano e Previ deveriam ser denunciados.Cadeia neles, jogando dinheiro na lata do lixo

Anônimo disse...

...tem colega que tem fixaçao por ES!!!!!!!!!!!!!Temos que ter salarios dignos,nao defasados e corroidos pela inflaçao, de minha parte,nao tenho como pagar prestaçoes do ES.

Anônimo disse...

Vamos brincar de uma coisa? O nome do jogo é QUANTO VOCÊ GANHA E QUE ANO APOSENTOU:

Eu começo:

Apo$entei em 2003 e meu $alário é R$ 6.430,58

FINALIDADE DA BRINCADEIRA É SABERMOS A VERDADEIRA MÉDIA SALARIAL

Anônimo disse...

Vcs precisavam ver a orgia com o dinheiro público na Costa de Sauípe aqui pertinho de Salvador. Rapazes nunca vi tanto aparato caro para receber pessoas normais que se sentiram anormais dentro daquele toldo que daria para fazer centenas de casas para pessoas daquela periferia. O nosso dinheiro virou grama e esse povo da Previ está prevaricando conosco. Acho que pisamos no rastro de tudo quanto é coisa ruim que existiu no nosso antigo e saudoso BB. Muito de nós, deixou faculdade para entrar no top dos melhores empregos da América Latina e hoje tem colega aposentado fazendo bico de tudo quanto é jeito. Até quando vamos ficar oprimidos??? Esses caras tem que entregar o que é nosso senão vamos pedir esmolas. Como bom baiano Tô retado com tudo isso. Vão todos aqueles caras da Previ pro quintos do inferno.

Anônimo disse...

Estão na Costa do Sauípe? Foram só os diretores? E seus familiares não foram também?

Se foram, devem ter fretado de duas a três kombis.

Não acredito que vão dar alguma resposta às nossas reivindicações da novembrada. Nunca deram importância aos nossos gritos de desespero, por que iriam se importar agora?

Luis Eustaquio disse...

Estou com o colega anônimo das 19:51: EMPRÉSTIMO SIMPLES NÃO RESOLVE NADA, só serve para aumentar o nosso endividamento, vai se transformando numa bola de neve. Precisamos é de benefícios justos, cesta alimentação, reajustes dignos.

Anônimo disse...

Concordo com o colega de 6 de dezembro 19:51, SALARIOS DIGNOS.

Anônimo disse...

Eu aposto que o Vasco e o Fluminense
serão rebaixados para segundona!!

Medeiros disse...

Os seis milhões da Bahia já estão virando pó pois a tenda está começando a ser desmontada. Assisti a cerimonia e minha conclusão é de que quem brilhou foi a Fernanda Lima que é gaucha e conheço ela desde que veraneava em Tramandaí. O resto foi o resto, show de baixa qualidade, fora a voz da Alcione, gafes na fala da Dilma, e quanto ao complexo hoteleiro nada, nadica de nada. Apareceram só umas palmeiras. Um fiasco !

Anônimo disse...

E quanto à sua aposta dr. Medeiros ? Ganhou ou perdeu ?

Medeiros disse...

Vocês sabem que sou bom de apostar, claro que acertei. Ganhei cem reais. Segunda, se melhorar da pressão no olho, eu conto.

Anônimo disse...

Eu preciso do aumento sim, mas também preciso do ES. Voces já renovaram e eu não, apesar de ter pago 12 prestações não pude renovar; AFFFFF

Anônimo disse...

Eu também preciso do E.S. com urgencia!!!!!!!!

Anônimo disse...

Alguem falou ainda em aumento do ES, desculpe a minha franqueza, mas sera mesmo que ainda não caiu a FICHA de muitos?
Estes gestores atuais não servem aos nossos interesses, não vao facilitar e muito menos melhorar a nossa vida, sendo que com CERTEZA vao responder aquele documento dado na novembrada com esclarecimentos teóricos e estatutos e etc...
Com esta gestão não levamos mais nada a não ser FERRO E FOGO.
Não é pessimismo é constatação da realidade atual.
Preparem os lenços para 2014. A choradeira vai bater o recorde.

Viana

Anônimo disse...


Saudades de Ulisses Guimaraes, Um Democrata, Velhinho pela idade mais novo pelas ideias. Se ele estive vivo o Presidente do BB e da Previ já tinham sido demitidos.
O desrespeito a igualdade dos direitos não devem jamais serem ignorados.

Avante Velhinhos. Começou com a Novembrada e ai vai...eles querem todo o dinheiro da Previ é para Privatizar o BB.





Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

A Diretoria da Previ tem que esperar a rentabilidade acumulada do ano de 2013, para tomar alguma decisão que envolvam numeros financeiros na contabilidade!!
Pelo visto, já que a rentabilidade ate set/2013 está em 7,25%, bastaria que saltasse para 11% onde teriamos o BET garantido em 2014!! O pessoal, muito estressado, anda escrevendo muitas abobrinhas em seu blog,inclusive o diretor Marcel possuidor de uma incompetência gigantesca!! Desculpe a franqueza, mas nos temos que se ater aos números e procurar entender melhor os parametros contabeis em que se baseiam os tecnicos da Previ.
Vamo torcer como nunca pra variar, que o Bovespa mantenha uma média de 53.000 pontos neste mes!
Tenho dito!!

Sou teu fã de carteirinha meu velho mestre Medeirão!!!
Um abraço a todos que escrevem neste blog, SEM ESTRESS!!!

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Se em nada forem atendidos, os aposentados devem com urgência mudar a maneira de protestar. Pois essa última forma que alguns usaram, chegando até a pedir desculpas aos diretores, não funcionou. Resta agora saber qual associação vai ter coragem de iniciar um novo evento, com métodos mais ousados. Se de fato tem interesse em ajudar os aposentados endividados, a que se acovardou bem que poderia fazê-lo. Seria uma oportunidade para resgatar a credibilidade.

Um abraço

Anônimo disse...

Para calcular a média salarial, informo o RENDA CERTA e os jetons ?

Medeiros disse...

A bolsa subiu dois dias, quinta e sexta, e alcançou a marca de 51.000. Essa semana ela pode chegar a 54.000 se confirmada nos EEUU, ao que parece, a continuidade do programa de incentivo.Vamos torcer.

Sim, a mudança de método pode funcionar e pode começar a ser empregada em seguida, já nos próximos dias. Depende de todos nós. Nós somos a soma de cada um. O que cada um fizer intressa para todo o grupo.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

No novo vídeo da Leopoldina a intervenção do tal Diretor de cabeça branca é lastimável. Para o cara elogiar a alteração de 97 só pode estar com "o burro na sombra". Recebe aposentadoria (provavelmente acima do teto) + salário de diretor a análise fica prejudicada. Quando dá isso com as mordomias?

CADÊ O SEU VÍDEO DR?

Leida disse...

Dr.Medeiros, boa tarde,

Sou leitora assídua do seu blog mas hoje pela 1ª vez lhe escrevo para pedir orientação. Tenho um problema congênito de saúde e preciso passar por uma cirurgia que envolve o crânio e a coluna. Essa cirurgia será realizada por duas equipes, do neurologista e ortopedista. O médico neurologista pediu uma relação de materiais para ser usados na cirurgia. Isso aconteceu no dia 07 de outubro e até a presente data apesar da cirurgia já ter sido autorizada, ainda não pode ser realizada porque a Cassi entendeu que os materiais que o médico solicitou são muito caros e que precisa a todo custo diminuir os custos. O médico não aceita pois acha que a cassi quer fornecer materiais de baixa qualidade. A cassi já me sugeriu até trocar de médicos, mas eu não aceitei, pois já tenho confiança na equipe. Lembrei do sr.para me orientar , como deverei proceder? Estou deprimida e angustiada com todo esse problema. Ana_PA

Medeiros disse...

Prezada Colega,

ACHO que você deveria sair do anonimato, Leida ou Ana PA, fica confuso, porque a diretoria da CASSI monitora meu blog e se o seu nome aparecesse claro talvez a solução fosse encaminhada mais cedo.

Essa questão de valores é uma constante entre a CASSI e os médicos quando se trata de cirurgia cara. Os critérios da CASSI são mais baixos do que os do mercado.

O que lhe aconselho de verdade é procurar o presidente da AFABB-PA, José Pontes, que é um batalhador infatigável. O endereço está no Google e no facebook.

Sei que ele abraçará a sua causa. Eu estou muito longe do Pará, na outra extremidade, mas torço para que solucione o quanto antes essa pendência pelo melhor.

Anônimo disse...

Sr Medeiros
Com todo respeito o Sr está dizendo que vai postar algo bom, mas por problemas físicos de visão está aguardando, contudo continua a postar. Não lhe entendo, se algo a falar diga logo por favor,estou tensa. Preciso do E.S.

Anônimo disse...

Dr.Medeiros seu olho só está melhorando porque a ALINE tirou fêrias e foi viajar com o Ninho.

Leida disse...

Dr. Medeiros
Obrigado pela orientação. Desculpe por ter sido confusa na minha identificação. Eu me chamo Ana e usei o e-mail de minha filha que se chama Leida. Já estou com o endereço e o telefone da AFABB-PA. Agradeço de coração.

Anônimo disse...

A luta é difícil, mas gratifica quando as conquistas chegam. O poder de mudar as coisas que estão erradas, ao nosso redor, está ao nosso alcance. Quando se deparar com uma violação ou abuso de direito, não cale, não consinta; faça valer a lei! Exercite cidadania todos os dias, é bom, é de graça e ajuda o mundo a ficar muito melhor.
Pessoal vamos continuar nossa luta por melhores salarios, Bet e ES etc....

Anônimo disse...

Dr. Medeiros:

E a implantação do teto. Como está?
O ES tem alguma perspectiva positiva para modificação?
Abração.
Mineirinho do interior!!!!

Anônimo disse...

No Natal de 2012, pensei ter sido o pior de minha vida.
Vida de 66 anos.
Engano - o pior de TODOS os natais será este de 2013.
Vou fazer um brinde, na noite de 24.12, com K.suco de groselha, aos dirigentes do PT.PREVI.
Durante a ceia de pão com sardinha.
E ficar imaginando como será a ceia dos sem teto da PREVI.
Tão miserável quanto a minha.

Medeiros disse...

Muito obrigado por ter chegado a 460 seguidores. Será que até o final do ano o blog alcançará a marca dos quinhentos ? Será um marco histórico importante. O blog é monitorado diariamente pela Previ, pela Cassi, pelo BB, pela Abrapp, pela Fenabb,pela Anapar, pela Cut e por outros órgãos e entidades.

Anônimo disse...

Grande Medeiros, é bom mesmo o blog monitorado por TODOS EELES, para que vejam com estas postagens a total insatisfação nossa com esta situação de anos de promessas não cumpridas em que TODOS levam vantagem e a nós sobram sempre as migalhas.
Nós somos da PAZ Medeiros e sempre seremos, mas se a COISA continuar assim, rolando ladeira abaixo e com esta indiferença que nos tratam, qualquer dia destes veremos fatos muito tristes e desagradáveis na porta da Previ.
Chega uma hora que este PÃO E CIRCO começa a realmente deixar os ânimos mais exaltados.
Quem viver vera...

Viana

Anônimo disse...

Mederão Cabra do Futuro,

Quando restar apenas um beneficiário no PB1 o superávit será dividido por dois?

Esse cabra vai se dar bem

Anônimo disse...

O cipoal de regras que desvirtuam a parte intrínseca da metodologia ocasionada pelo desmembramento da qualidade produtiva efetivamente equalizada, me condiciona obrigatoriamente a votar no processo eletivo da Previ na CHAPA DO BIBICA

Medeiros disse...

Parabéns, esse evento está previsto para 1980, daqui há mais de 50 anos e só vai aproveitar para colegas que hoje estejam na faixa dos 40. Mais ou menos. Mas pode ser que inventem no ano que vem uma pílula milagrosa que prolongue ainda mais a vida e aí vai se dar a maior confusão. E´ pra cabra nenhum se candidatar de antemão. Um abraço. Vou torcer para o meu Inter fazer um pontinho. Que vergonha !

Anônimo disse...

Depois da arrasadora Fernanda Lima no sorteio da Copa, não há visão que não melhore, não Medeiros?

Anônimo disse...

Medeirão, Medeirão, acho que só vamos receber essa fatura na justiça.
Oh povinho acomodado... essa renca de aposentados do BB. Somos milhares e somando os nossos dependentes tem muito mais voto para presidente (eles adoram os nossos votos). Vamos ficar esperando a morte chegar com a boca cheia de dentes??? Temos que falar logo com a Dilma que os caras da PREVI estão matando os véios. Vamos exigir a saída dos caras.Queremos bolsa idade já!!! kkkkkk. A tática é não deixá-los dormir.

Anônimo disse...

Eu tenho uma informação Extra oficial: O BET vai até 31.12.2014 e essa notícia será dada antes do natal.Só que posso dizer. Quem viver, verá!
Tbm não posso me identificar, Espero que me entendam.

Everton disse...

Caros Medeiros,
Caso o BET seja suspenso e as contribuições voltem significa que os banco terá que lançar em seu balanço um prejuizo proporcional ao tempo que falta, pois ele já lançou todo o valor em 2010. Você acha que ele fara isso em ano de eleição? Caso deixe de pagar 12 parcelas significa 1/5 do que ele já lançou, ou seja um prejuizo de aproximadamente 1,2 bilhões em seu balanço.

Unknown disse...

Caro Medeiros, sei que estou lhe devendo uma foto com nossas corujas, mas me dê um tempo. Estou à mil e um p/h. Assim que arrefecer esta dinâmica pós Novembrada eu cumpro a promessa.

Quanto à resposta dos "homis", não seria no dia 06/12 (sexta). Seria no dia 09/12 (segunda) amanhã, com a possibilidade de ser dia 11/12 (terça), portanto, o prazo só se extinguiria no dia 12/12 (quarta).

Quero pedir "sua permissa" para usar seu artigo sobre a Novembrada na INAUGURAÇÃO do Jornal da TV Asas que ocorrerá no dia da resposta à nossa Notificação Extra Judicial. Já está prontinho, só aguardando...

Antecipadamente me desculpo por não tê-lo consultado antes e por ter suprimido alguns trechos (muito pequenos) da sua matéria apenas por razão da formatação do jornal, porém, não interfere em nada no sentido do que foi dito.

O link do jornal é este: http://jornaldatvasas.blogspot.com.br/ (copie e cole no seu navegador).

Caso não concorde, me avise com antecedência... rsrs.

Vamos aguardar...

Grande abraço,

Leopoldina

Anônimo disse...

Sois Marcel ?

Anônimo disse...

O Lula, o Barba disse que o PT tem que ficar ate 2022..........

Carlos - Rio Pardo(RS) disse...

Dr. Medeiros - Melhorou sua pressão no olho? E hoje estou torçendo para que venha alguma novidade. Um abraço e melhoras.

Anônimo disse...

8 de dezembro de 2013 19:09 vOCE SABE ALGUMA COISA MAIS SOBRE O ES E AS PENSIONISTAS/

Unknown disse...

Caríssimo Dr. Medeiros,

Desculpe usar este espaço para contacta-lo com outro assunto, mas foi a única forma que encontrei.
Veja a mensagem de um colega, que resgatei no grupo BB PREVI do Facebook. Por me encontrar em situação similar, gostaria de suas abalizadas considerações a respeito:
"
Nelson Barenho
PARA REFLEXAO DE TODOS - A LOUCURA DO FINANCIAMENTO DA PREVI.
SUGESTAO QUE ENCAMINHEI AO SINDICATO NOSSO.

Senhor GLADIR BASSO
Presidente do Sindicato dos Bancarios de Cascavel

NOVA SUGESTAO

- a PREVI tem que revisar seus procedimentos quanto as taxas de juros
embutidas nos financiamentos imobiliarios
- agora está uma das mais caras do país, mesmo considerando clientes normais
das instituições financeiras.
- fiz um financiamento e constatei que meu saldo devedor nunca reduzia.
Contratei R$ 200.000,00 em 20.08.2011 e ainda devo R$ 190.000,00 em
outubro/13 . A primeira prestaçao foi de R$ 2.101,64 e hoje pago ainda R$ 2
218,00. Isso tudo tendo pago mais de R$ 54.600 e somente baixou de meu
saldo devedor R$ 10.000,00. Isso por um prazo de 180 meses.
- tentei por diversas vezes saber quanto seria a minha prestação numero 180
(considerando constantes os indices atuais), para ter uma ideia como ficaria
meu futuro, mas em nenhum momento puderam ou quiseram fazer esse calculo.
Sempre dizendo que isso era impossivel. Nos financiamentos outros, sabemos
quanto vamos pagar em cada prestação e ela vai reduzindo-se mes a mes. Isso
nao na PREVI, pois hoje minha prestação já está em R$ 2.218,00.?????????????
- somando-se todas as taxas que a PREVI paga vai além de 11,47%, o que é
CARISSIMO em relação ao dinheiro que é nosso e que lá está sendo movimentado
bem como em relação ao mercado atual, que os juros giram em torno de 6% a.a

- além disso o fundo de quitação por morte era de 0,25% a.a. e agora como
cheguei aos 60 anos ele passa para mais 1.80% a.a. Assim meu financiamento
ficaria em torno de 13% a.a. O BB trabalha no máximo com 12,20 % a.a. de
taxa efetiva.
- qualquer financiamento e consórcio dá de 10 a Zero na PREVI
- se precisar pode fazer as simulações nos sites do BB e CEF e constatará a
enorme diferença
- agora fiz um consorcio de imóveis na CEF (que é muito mais barata que o
BB) para liquidar minha divida impagavel, na PREVI.
- necessario que a PREVI revise suas tabelas de juros e enquadre-se no
momento financeiro do Brasil e nao explore mais seus associados.
- fica um alerta a todos para pensarem duas vezes antes de contratarem o
financiamento pela CEF. Não só para os futuros, como os atuais financiados.
- FICA O PEDIDO para nas discussoes que haverão, que os sindicatos atuem
nessa situação.

abraços

NELSON BARENHO
Aposentado BB
7376950-9".
Muito obrigado.

Anônimo disse...

Vcs viram o informativo da PREVI não há motivo para ninguém ficar preocupado, a PREVI tem dinheiro suficiente para honrar seus compromissos. Nós beneficiários somos o seu maior compromisso, a sua prioridade maior.

Angela Paes
19451310/6