CUIDAR DO JARDIM: MENSAGEM DE NATAL

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Eu sou apaixonado por borboletas. Azuis, amarelas, brancas, monarcas, de todas as cores e matizes. Adoro.


Sou admirador da metamorfose da lagarta em borboleta. Para mim uma mudança de estado impressionante. Um mistério da natureza. Um bicho feio e rasteiro, que adquire asas maravilhosas, para voar livremente, de galho em galho, de flor em flor. Como é possível tamanha transformação !


As borboletas nos transmitem sábios ensinamentos.

Primeiro, que é possível uma metamorfose em nossas vidas. Que pode haver mudanças para melhor. O feio virar belo. O ruim ficar bom.

Segundo que novos horizontes devem ser buscados em nossos voos imaginários. Devemos procurar ultrapassar os nossos limites.


Terceiro que a liberdade é uma qualidade e uma virtude que não podemos abrir mão nunca.

Adoro as borboletas mas há muitos anos deixei de procurar aprisiona las. Isso não quer dizer que abdiquei delas. Jamais. Mudei apenas de estratégia. Um dia li um poema de Mario Quintana, poeta gaúcho, lá do Alegrete.


"O segredo é não correr atrás de borboletas. Se quiseres atrai las cuide de teu jardim. Elas virão até ti.".

 
O segredo é , portanto, cuidar do jardim. Caprichei e desde então vivo rodeado de borboletas, cada uma mais maravilhosa que a outra, cada vez mais numerosas.

Minha mensagem de Natal é essa, que seu jardim se encha de borboletas, que cada uma delas lhe propicie imensas alegrias, lhe proporcione momentos de prazer e de felicidade, lhe maravilhe com seu colorido e com suas habilidades - você sabia que borboleta pousa também nas pedras do caminho ? -e, especialmente, que lhe traga boas notícias, notícias confortadoras, de paz, de saúde, de amor e de tranquilidade.

FELIZ NATAL PARA TODAS E PARA TODOS.     VAMOS QUE VAMOS !

16 comentários:

Anônimo disse...

Linda mensagem, e sábia também. Boa para meditar. Cuidar do noso jardim é uma necessidade.

Nei G,B,Vaucher disse...

É Dr. Medeiros, cada leitura do blogger é uma lição que nos leva a refletir e pensar sobre nossa existência. Feliz Natal para o Sr. e a todos seus familiares. nei.vaucher

José Humberto disse...

Medeiros, Boas festas! Que Deus abençoe você e sua família. José Humberto

Anônimo disse...

E por falar em metamorfose:
"Devemos dizer um ao outro somente o que realmente pensamos e desejar apenas o que é possível, pois ambos sabemos que numa discussão de questões humanas a justiça só entra quando existe equilíbrio de forças e que os poderosos exigem o que podem e e os fracos concedem o que precisam".
NB: Declaração de Atenas 416 a.C.

Anônimo disse...

Muito obrigado, Dr. Medeiros, pelos votos de Feliz Natal, o mesmo desejo ao Sr. e sua família. Quando recebi os votos da Previ, porém, anexo ao espelho deste mês, tive o prazer de rasgar e jogar no lixo. Aliás este ano não vai deixar saudade nenhuma. Os jornais e notícias no site da Previ para nada servem, não acrescentam nada, não nos dão uma notícia que preste. Nossos proventos estão cada vez mais ínfimos a cada ano que passa.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros,

Você tem um belo jardim, construído com carinho ao longo do tempo. O blog é o portão de entrada. As plantas e as flores você plantou e cultiva quase que diariamente com mensagens otimistas e de valor inestimável para nós, que, com certeza, somos as borboletas.

Parabéns é Feliz Natal.

Ruben

Anônimo disse...

Caro Medeiros,

Tua oportuna mensagem acendeu uma luz em mim. Vou passar a cuidar mais do meu jardim. Vivo cuidando ou criticando o jardim dos outros. Obrigado.

cristina pensionista disse...


Feliz Natal! Paz e Saúde!!!

Anônimo disse...

Boa tarde Dr.Medeiros. Acabo de receber o calendário do BB, com os dizeres feliz 2015, no verso do envelope. Na face do envelope existe um carimbo para as ocorrências do correio, e, dentre as opções, está de RECUSADO. Optei por ela. Conclamo à todos os nossos colegas que façam o mesmo. Calendário é muito pouco. Tarcísio Augusto Bulhões Martins.

Anônimo disse...

Dr. Medeiros, desculpe a falta de educação. Um santo natal para o senhor e seus familiares. Tarcísio Augusto Bulhões Martins.

rosariommsoares@hotmail.com disse...

Dr. Medeiros, Um Feliz Natal e um Ano Novo de muita luz, saúde e paz. Que o senhor conteúdo voando e sonhando mais alto e melhor que as borboletas do Jardim da Vida. Grande abraço Rosario

Valim disse...

Medeiros,

Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Já foram indicados alguns Ministros com competência ímpar como diz o Jair Bolzonaro que quer se candidatar a presidente para 2018. Ele dise que antes proporia a Dilma e ao Lula um exame do Enem para ver quem estaria melhor preparado. (Veja. Joyce Hasselmann).

Acredito eu que uma JANEIRADA para indicação do Presidente do BB e da PREVI seriam posições nossas. Gostaria de sua posição. Acredito sempre mesmo com rolo compressor. Só o povo acaba com tal, mais ninguém.

Oh janeiro, como mudaríamos muitas coisas!!! Imagina policial sem farda e sem arma.

Uns falsos ignorantes acham que o texto está desconectado. Se acha mesmo vai ler mais no Natal que é todo dia, dando gentilezas e recebendo-as.

Valim.

Anônimo disse...

FELIZ NATAL.
De janeiro a novembro
Sou de pedra e certeza
Mas é só dezembro
Anunciar que está chegando
Com os anjos tocando trombetas
E os Reis Magos chegando de longe
Que o meu coração dispara
E eu volto a ser menino
E construo um presépio
Como o meu pai me ensinou:
Presépio alegre e singelo
Como o coração do Menino Jesus
E coloco nele o quê eu tenho de mais valia
A alegria vinda sob forma de luz
Dos olhinhos de meus filhos
Aguardando o nascimento do Pequeno Salvador
Desejo a todos os meus amigos um feliz natal e um 2015 repleto de alegrias.
Luiz Cardoso.

Anônimo disse...

Dr Medeiros,

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Cheio de paz, saúde e alegria. Pra você e toda sua família!
grande abraço

Anônimo disse...

Medeiros,

Quero lá saber de borboletas? eu, hein...o mundo tá borboletando e Dilma aprontando...K ministério...e querendo que o M.P informe quem foi denunciado...é o governo do cocô do cavalo do bandido doido...
Mas, vamos falar de bolsa de valores? pois é...Dow a 18 mil pontos. Arrancada fulminante da economia dos EUA, sempre indomável..mas agora com empregos mais precários. É o fim da crise de 2008? acho que ainda não dá para dizer isso...mas é o começo do fim do Brasil...quer dizer...o começo da alta dos juros por lá que carrega o dólar para as alturas...fuga de capitais? bem...tem-se reservas de quase 400 bi...mas como tem contrato swap correndo na ladeira. Acho que não se deve medir a Bovespa por números..tá a 50 mil com o Dow a 18 mil??? tá baixo. Petrobrás ainda tem muito pra arriar pneu...rebaixamento à vista, inclusive do Brasil. Quando teremos boas notícias? bem...em primeiro lugar, tem que se tirar o PT daí. Na lei ou na marra, mo diria Jango. O PT é o entrave do Brasil. Quem mandou apostarem em pro-castristas? Obama também apostou? não. Obama apostou na informação que vai, aos poucos, detonar a herdeira do irmão do Fidel. Agora se sabe...toda a esquerda pro-velha Cuba é um "projeto criminoso de poder"> E vem o Medeiros falar em otimismo na Bolsa...
Medeiros...quero nem saber de borboletas...vamos falar de bolsa? nãoa da tua patroa, que é cara, mas ela merece. Mas, a Bolsa da Previ vai mal irmao que sabe menos de Bolsa...
Se vou desejar Feliz Natal? por que? ah...por Jesus, sim. Sempre. Mas, quem pensa no aniversariante nos Natais de hoje? mudou o Natal ou mudamos nós, peguntaria o velho Machado? mudou tudo...o PT no poder é o cocô do cavalo do bandido.
Só Jesus Salva!
Amém.

ANTONIA disse...

Dr. Medeiros,
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO prá voce e sua familia.